É, OSWALDO, ESTÁ NA HORA DE VOCÊ PUXAR O CARRO…

Treinador tem qualidades, mas perfil e personalidade indicam que o melhor seria substituí-lo imediatamente.

Já disse a vocês, e mesmo que não tivesse dito todos já saberiam: não existe torcedor mais exigente do que nós. Para o palmeirense não basta vencer – tem de vencer jogando bem; não basta se classificar: tem de se classificar em primeiro; não basta ser campeão – tem de ser campeão sem sofrimento algum.

Pensamos e agimos assim porque é da nossa natureza. Culpa principalmente da Primeira Academia, da Segunda Academia e dos inesquecíveis times dos anos 90. Fazer o quê? Quando se acostuma com filé mignon, não se engole coxão duro facilmente.

Disse tudo isso porque o título desta matéria já expõe o que penso do nosso treinador, e o nosso treinador é o atual vice-campeão paulista, condição à qual chegou com apenas cinco meses de trabalho à frente de um grupo totalmente novo e, por isso mesmo, desentrosado. E mais: não fosse a sacanagem do árbitro, talvez até mesmo o título ele teria vencido.

Então, trocar de técnico tão rapidamente por quê? Abaixo, seguem algumas das razões:

1 – Oswaldo de Oliveira ainda não conseguiu definir nem time titular e nem esquema tático preferido. Embora insista no chamado 4-2-3-1, esta esquematização varia muitas vezes durante uma mesma partida, fazendo com que alguns jogadores, principalmente Rafael Marques, fiquem perdidos taticamente por longos minutos. Em sua defesa neste ponto ele alega as constantes contusões e suspensões, mas em um elenco com quase 40 jogadores já deveria ter escolhido o titular, seu suplente e o reserva deste.

2 – Oswaldo de Oliveira protege, sim, os jogadores que indicou. Lucas, Gabriel e Rafael Marques são intocáveis, quase nunca substituídos e só ficam de fora do time quando são poupados ou estão suspensos ou contundido – e a lista já, já vai aumentar, com a chegada de Fellype Gabriel. Isso acaba, com o tempo, gerando um mal-estar dentro do grupo, e basta existir neste grupo um atleta de temperamento mais explosivo para a tal “união” ir para o saco.

3 – Oswaldo de Oliveira não vibra, não interage, não joga junto com o time. Dificilmente o vemos agitado no banco de reservas, fazendo com que o time sinta a energia que precisa partir de um treinador. É boa gente, todos os atletas com quem trabalhou gostam muito dele, mas lhe falta pulso, comando e, sobretudo, garra para incendiar a equipe ou corrigir um defeito que ela apresente durante um jogo. Isso sem falar que, até agora, não definiu um padrão de jogo e não tem uma única jogada ensaiada.

4 – Oswaldo de Oliveira demora um pouco além do máximo aceitável para perceber problemas táticos no time. Ele não se omite na hora de realizar uma substituição, mas quase sempre o faz bem depois do que deveria ter feito. Além disso, raras são as vezes em que tenta uma mudança tática, optando quase sempre pelo famoso “seis por meia dúzia”. E, cá entre nós, tem gente pacas a quem ele pode dar mais chances.

Tenho certeza absoluta de que tudo isso o que escrevi acima é verdade, mas também tenho certeza de que a diretoria nem pensa em trocar de treinador neste momento. Jamais nossos dirigentes teriam a coragem que tiveram Grêmio/RS e Fluminense/RJ, que se livraram de seus treinadores logo no começo do Brasileirão – assim, há mais tempo para os novos comandantes acertarem o time.

No Palmeiras não é assim: como quase caímos no ano passado, o vice do Paulistão foi até comemorado por alguns dentro clube. Então, meus amigos, só nos resta torcer para que o time vença seus três próximos jogos, todos em São Paulo/SP, e que o treinador cale a minha boca o quanto antes.

Tô rezando por isso.

28 Responses to É, OSWALDO, ESTÁ NA HORA DE VOCÊ PUXAR O CARRO…

  1. O que mais me incomoda nele é essa falta de vibração. É de dar sono nos jogadores e nos torcedores. O time em campo muitas vezes é reflexo do comandante. Muitas e muitas vezes vi times inferiores técnicamente que tiraram forças não sei da onde e conseguiram reverter maus resultados graças ao técnico que passava energia do banco. No Palmeiras isso nunca vai acontecer já que uma vitória de 5 x 0 e uma derrota de 5 x 0 para o Osvaldo significa a mesma coisa.

    Abraços !!!

  2. palmeirensse nao gosta de esperar é do dna do clube, da torcida, antes que o mal cresça….. vamos ver se o time melhora contra o goias

  3. Paulo Eduardo

    Hahahahahha ..Me desculpe kra… mas desse texto que eu consegui só ler o início ..

    Eu só posso rir!!! Você deve ser corinthiano… então eu só posso rir.

    Você está fora de si…

    • Márcio Trevisan

      Olá, Paulo.

      Como este é o seu primeiro post em nosso site, vou relevar a sua ironia, aliás profundamente deselegante, e manter no ar o que você escreveu.

      Mas, atenção aos seguintes pontos:

      1 – Não sou “kra”. Meu nome é Márcio Trevisan, sou jornalista profissional há quase 27 anos e tenho um currículo que, com certeza, faz inveja a muita gente.

      2 – Não estou fora de mim. Apenas emiti a minha opinião sobre um tema, com a qual muitos concordaram e da qual outros discordam (porém de forma muito mais educada do que a sua).

      3 – Não sou corintiano. Aqui, todos são palmeirenses. A diferença é que, vez ou outra, aparece um palmeirense sem educação suficiente para perceber o nível deste site.

      Esteja à vontade para escrever novamente, desde que respeite a linha editorial adotada nesta página.

  4. Márcio, gosto da maioria dos seus pontos de vista, mas este discordo veementemente. A primeira questão e a principal para mim neste ponto é que no Brasil como torcedores e imprensa nos acostumamos a isso(troca de técnico no meio da temporada) e até clamamos por isso. Mas, como os maiores clubes do mundo provam por A+B é um erro crasso de gestão realizar essas trocas! Estou lendo “A bola não entra por acaso” e em 2006/2007 os dirigentes do Barcelona identificaram que o treinador não era o perfil ideal para continuar a frente da equipe, mas só demitiram ele no final da temporada. Ou seja, perderam uma temporada inteira no nosso entendimento “brasileiro”, mas não.

    Eles sabiam o que queriam, definiram parâmetros tentando torná-los os mais objetivos possíveis e foram atrás de técnicos que pudessem atender aquele perfil. Sabe porque não demitiram o técnico? Pq para se conhecer um grupo de jogadores e suas diferentes características(inclusive psicológicas) é necessário em média de 4 a 6 meses de trabalho. Ou seja, demitir o OO agora é jogar 6 meses no lixo e não os que estão por vir, mas sim os que já se foram.

    Outro exemplo interessante, a fórmula que eles usam lá para atingir a Excelência é (Comprometimento x Equilibrio) elevado ao Talento. Em 2004 eles contrataram o Ronaldinho Gaúcho e mais uns 4 bons jogadores, e o time jogou 6 meses tendo resultados piores que os do clico anterior. Demitiram treinador? Reformularam o elenco? NÃO! Verificaram que estava faltando equilibrio tático ao time e no inicio de 2005 contrataram um baita jogador o Davids e aí sim o time pegou no tranco e rumou para o primeiro título da Liga da gestão em questão.

    Repito independentemente de alguns argumentos seus serem válidos e até falhas a serem corrigidas é erro crasso de gestão esportiva demitir o treinador no meio da temporada. Chega de gestão à brasileira!!

    E digo mais, temos chances de ser campeões esse ano com o OO no banco e são reais!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tiago.

      Tudo o que vc escreveu está correto, de fato aconteceu. Só que na Europa, onde profissionais de dentro e de fora do gramado são infinitamente superiores aos brasileiro.

      Aqui, amigo, é tudo muito mais complicado, a pressão é infinitamente maior. E já que vc citou casos em que a manutenção de um treinador deram certo, vou lembrá-lo de outro, que deu errado e, pior muito nos doeu: o maldito bigodudo no segundo semestre de 2012.

      Quanto às chances de sermos campeões da Copa do Brasil ou do Brasileirão, concordo: elas existem. Mas seriam maiores com alguém mais preparado para o cargo.

      Esteja sempre à vontade para discordar das minhas posições.

      Abração.

      • Concordo que em 2012 foi um erro. Mas, a situação era completamente diferente.

        Respeito sua opinião, mas você como jornalista deve saber melhor do que ninguém que para conseguir as respostas certas deve se fazer as perguntas certas.

        Seguem algumas perguntas interessantes a se fazer: Que garantia teremos de que a troca de técnico melhoraria o desempenho do time? Qual técnico conhece suficientemente o elenco para poder dar resultado em tão curto tempo(no caso até dezembro)? Quem seria esse técnico? Tem alguém com esse perfil? E por esse valor e com produtividade viria?

        A outra série de perguntas que seriam muito pertinentes: Ficar com o Oswaldo geraria quais riscos? Perder títulos? Não se classificar para a Libertadores? Ficar no meio da tabela? Ou lutar contra o rebaixamento? Ou pelo contrário continuar com ele o time poderia corre o “risco” de ganhar títulos?

        Para mim as respostas dessas perguntas levam a conclusão de que não é a melhor decisão demitir Oswaldo. E para vc Márcio respondendo a todas essas perguntas continua achando que o melhor para o Palmeiras é a queda do treinador?

        Cordialmente aguardo sua resposta. Gosto de debater em alto nível e contigo isso é possível.

      • Márcio, ainda acrescento mais uma informação que reforça a tese do erro de gestão. As duas últimas vezes que o Campeão Brasileiro trocou de técnico durante a competição foram 2009 e 2005, em 2009 será que ganharam o título ou nós que perdemos? Já em 2005 sabemos bem o que aconteceu tendo um certo Edilson Pereira, Kia e outras coisitas mais que forçaram o título.

        Então nos últimos 10 anos em condições normais todos, sem exceção que foram campeões brasileiros o fizeram com o seu comandante que iniciou a jornada. E nas duas vezes que aconteceu diferente a troca não se deu no inicio do campeonato e sim no meio e numa delas o técnico que assumiu era Andrade que antes auxiliava o dono da casamata dos rubro-negros cariocas. Só reitero que há muito mais indicativos de que continuar com Oswaldo é o melhor nesse momento e que tirá-lo será um erro e não um acerto.

  5. Marcio,
    Com todo respeito a sua colocação, não concordo que o Palmeiras não tenha definido o time titular, Prass, Lucas, Vitor Hugo, Ze Roberto, Gabriel, Rafael Marques, Robinho e agora Arouca, mantem a espinha dorsal do Verdão neste ano.São oito jogadores, se isso não é espinha dorsal não entendo mais nada. Ocorre que o Palmeiras esta tendo muito jogadores contundidos, como cleiton Xavier, mouche alione, cristaldo, tobio, leandro pereira, kelvin, o proprio arouca,zé roberto, vitor ramos, jackson, alan patrick, andrei girotto e o proprio amaral, fora o eterno contundido valdivia, se voce for ver é outro time no estaleiro. Como voce pode dar padrão em um time com tanto jogadores contundidos, cuja recuperação é demorada? é dificil, qual tecnico conseguiria fazer esse milagre? Quanto ao esquema tatico e padrão face tantas contusões como poderia ser dado?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Eduardo.

      Suas colocações têm base, mas o fato é que pelo investimento feito e o nível de jogadores contratado o futebol e os resultados já deveriam ser melhores.

      Veja só: estamos praticamente no fim de maio e a conversa de técnico e elenco é a mesma: o time está em formação. Será que até dezembro conseguiremos isso?

      Meu nome para agora é o mesmo do fim do ano passado, quando saiu o Dorival Júnior: Abel Braga.

      Esteja sempre à vontade para discordar das minhas opiniões – o espaço, aqui, é sempre democrático.

      Seja bem-vindo e escreva sempre.

      • Marcio
        A sua posição sobre treinador ja esta definida, como citou, ABEL BRAGA, mas te pergunto, nessa altura do campeonato, e se tiver o desempenho (estou dizendo, o desempenho) do RICARDO GARECA?, como explicar para os palmeirenses. Lembre-se que o Verdão já teve técnicos top do brasil, como Felipão, Luxa e Murici e o trabalho foi pífio.

  6. Com uma semana de treinamento podem esperar a mesma escalação dos outros jogos. A unica mudança será a óbvia. Como o Dudu estará fora e o Arouca voltando talves ele escute o Marcio e coloque Gabriel junto com o Gabriel fazendo o 2. Depois ele colocará o RM na direita, Robinho no meio e Zé Roberto na esquerda fazendo o 3. Ou seja, sai Dudu entra Aeouca, eo resto continua igual As desculpas serão as mesmas. O CX ficou no banco qo lado do Valdivia porque ambos ainda não estão 100% (Mas o Arouca tá.), Depois do sufoco no segundo tempo entra o Kelvin no lugar do Egidio que ele vai dizer que o Egidio está sem rítimo (mais não deixa pegar rítimo), depois sai Robinho e Entra Valdivia e no finalzinho entra o CX no lugar do RM (mas se o RM tiver feito um gol não sai).

  7. Seria cômico se não fosse TRÁGICO !
    O mago da fisioterapia cubana, aquele que faz milagres com as mãos no chinelinho chileno, acaba de dar uma recomendação SURREAL pro técnico da Seleção Do Chile,
    Simplesmente pra ele poupar o pseudo mago durante toda a primeira fase da Copa America, pra so nas finais botar o dito cujo em campo !
    Corre, corre SOFRIDA Socirdade Esportiva Palmeiras, renova correndo o contrato dessa caricatura e paga 1.000.000 de Libras Esterlinas por mês.

  8. Emilio Maranga

    Márcio vc disse tudo sobre o PANELEIRO !!!Nós Palmeirenses vamos penar contra Goiás e ASA !!!Eu quero ver qual vai ser a desculpa !!!!

    • Márcio Trevisan

      Maranga:acho que contra o Goiás teremos dificuldades, mas diante de ASA eu não admito.

      Abs.

  9. Márcio você só se equivocou em um ponto: o Osvaldo não é o atual vice campeão paulista, ele é o atual Bi-vice campeão. abraços.

  10. ja que gastamos tanto e emtanta porcaria porque não a abel braga?

  11. Por falar em arbitro, aquele safado, mal intencionado, que apitou o jogo Santos x Palmeiras acaba de eliminar o ABC da Copa do Brasil.
    O ABC estava vencendo o jogo por 1 x 0, teve uma penalidade absurda marcada pro Paissandu, cartão amarelo pro jogador do ABC que esta a mais de 3,00 metros de distancia do “ATOR” digo jogador do Paissandu.
    Resultado, na 1ª jogada depois do empate o mesmo jogador do ABC foi punido com o 2º amarelo e vermelho.
    Final de jogo ABC 1 x 2 Paissandu. ABC eliminado pelo pseudo arbitro.
    E o CANALHA vai ser promovido pro quadro de Arbitros da Fifa !
    Esse é o Pais que tomou de 7 da Alemanha e não aprendeu NADA !

  12. Pra mim o que esta acontecendo nestas 2 rodadas iniciais é o famoso “migue” que tem tudo a ver com as premiações, digo cash, digo money, etc…
    A falta de vontade monumental contra o Joinville foi “descarada”.
    Paulo Nobre bota a mão no bolso !
    Tenha a mesma generosidade que você teve com as malas brancas pro Santos, Flamengo e Coritiba !

    • Márcio Trevisan

      Jair: que premiação?

      Os caras forma vice-campeões. Assim, o prêmio ficou apenas pela classificação á final.

      Abs.

      • Márcio
        O Paulo Nobre tem que melhor o “arame”, as “verdinhas” para o Campeonato Brasileiro, senão e “operação padrao”.

        • Márcio Trevisan

          Jair: vc tem razão quando afirma, mesmo com outras palavras, que jogador gosta mesmo é de dinheiro.

          Mas no Palmeiras as premiações são sempre acertadas no início de cada temporada.

          Abs.

  13. Marcio, até concordo com você, mas, quem viria para o lugar dele?

    Um abraço.

  14. Marcio,

    O time está jogando no mesmo ritmo que o OO fala nas entrevistas.

    Abraço, Hudson

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>