RESERVAS. #SQN.

Mesmo com só um titular, Palmeiras empata com San Lorenzo/ARG na estreia da Libertadores

Meus amigos.

Muito embora o San Lorenzo/ARG não seja, assim, uma “brastemp”, é inegável que o time pelo qual torce o Papa Francisco tem lá suas qualidades: um bom goleiro, uma zaga segura, laterais que não comprometem, e dois homens mais avançados, Ferreira e Barreiro, com muita habilidade e também velocidade. Daí que empatar com eles na Argentina nesta noite pode, sim, ser considerado um resultado pra lá de bom para o Palmeiras.

Até porque, como salientei na linha fina desta crônica pós-jogo, atuamos com apenas um titular – Gustavo Gómez que, aliás, mostrou porque ocupa temporariamente a suplência após ter quebrado um dos dedos do pé direito. Assim, mesmo que tivéssemos perdido a partida (algo que, por sinal, poderia tranquilamente ter acontecido), tal resultado teria sido o resultado de um risco calculado, pois os outros 10 jogadores que iniciaram o jogo eram reservas.

No entanto, nem sempre eles se comportaram como tais. Nos primeiros minutos de jogo e a partir dos 30 da etapa inicial, o Verdão dominou as ações e poderia ter aberto o placar ou mesmo chegado ao empate bem antes do que apenas aos 35 do segundo tempo. É claro que, como disse acima, poderíamos ter sido derrotados, já que os argentinos perderam duas chances claras e Lomba foi o destaque palmeirense na noite, mas também poderíamos ter vencido, já que Rony e Gómez perderam gols incríveis e Flaco López por muito pouco não fez um golaço.

Em síntese, prezado palmeirense: se a ideia na fase de grupos da Copa Libertadores da América é vencer em casa e pelo menos empatar fora dela, então a começamos de forma positiva

MARCELO LOMBA – 7,5
ÓTIMO

Sempre que tem uma chance sabe aproveitá-la. Hoje foi, de longe, o melhor do nosso time, praticando pelo menos duas grandes defesas e um milagre e evitando que comelássemos perdendo na Libertadores.

NAVES – 5
REGULAR

Atuou pelo lado direito da zaga quando todos sabemos que joga pela esquerda. Por isso, sofreu bastante ao marcar o rápido ataque argentino.

GUSTAVO GÓMEZ – 4,5
RUIM

Ficou um tempo considerável de fora e está sem ritmo de jogo. Hoje, errou antecipações e ainda perdeu um gol feito.

VANDERLAN – 5
REGULAR

Mais um que foi prejudicado pela escalação de Abel, já que atuou improvisado como zagueiro pela esquerda. Fez o que pôde para ajudar e não comprometeu. 

GARCIA – 6
BOM

Mais uma boa partida deste rapaz. Não sentiu o peso da partida, apoiou sempre que pôde e acertou bons cruzamentos. 

GABRIEL MENINO – 5
REGULAR

Começou mal, errando passes e propiciando contra-ataques. Aos poucos se recuperou, mas não conseguiu preencher o espaço à frente da nossa saga e foi corretamente substituído.

RICHARD RÍOS – 6
BOM

É aquele tal negócio: muitas vezes passa quando deve chutar e chuta quando deve passar. Mas, pelo menos, se entregou ao time tanto na armação quanto no apoio à marcação.

LÁZARO – 5,5
SATISFATÓRIO

Pode até ser que já tenha jogado como “10″ algumas vezes, mas decididamente não é a sua. Só melhorou, e apenas um pouquinho, quando foi para a ponta esquerda.

CAIO PAULISTA  – 4,5
RUIM

Ainda procuro entender porque os trikas ficaram tão bravos quando ele pulou o muro. Hoje jogou na dele, como ala esquerdo, e de novo decepcionou

RONY – 4,5
RUIM

De nada adianta lutar por todas as bolas e quase fazer um golaço de bicicleta se perde duas chances de gol, uma delas imperdoável. Só não leva nota e avaliação ainda piores porque com um carrinho evitou o segundo gol dos caras no último lance da partida.

BRENO LOPES – 5
REGULAR

Hoje não jogou como atacante pela direita, onde aliás é ainda mais fraco do que pelas esquerda, já que foi apenas uma auxiliar de marcação para Garcia.

ABEL FERREIRA – 5
REGULAR

Nosso treinador teve erros acertos nesta noite. 

Ele errou ao inventar Naves pelo lado direito da nossa zaga, já que o garoto atua pelo lado esquerdo, errou ao definir Vanderlan como zagueiro, já que ele é lateral, e errou ao iniciar o jogo com Lázaro pelo meio, como um falso “10″, já que o dito cujo é atacante.

Por outro lado, o “portuga” acertou ao mandar a campo uma equipe com apenas um titular, pois domingo teremos uma decisão e precisamos de uma vitória por pelo menos dois gols de diferença para sermos tricampeões, acertou ao escalar Gustavo Gómez desde o início, pois o paraguaio precisa readquirir ritmo de jogo o mais breve possível e acertou ao não demorar muito para promover as mudanças, ação que fez com que a partir de então passássemos a dominar o jogo e sermos ameaçados apenas em contra-ataques.

Tomara que, diante do Santos/SP, prevaleçam seus acertos.

PIQUEREZ – 6,5
MUITO BOM

Como já disse aqui, de vez em quando, muito de vez em quando, consegue fazer alguma coisa que preste. desta vez, cobrou bem a falta e surpreendeu o goleiro, garantindo o nosso empate. Mas, no finzinho, furou de forma ridícula dentro da área e quase pôs tudo a perder.

FLACO LÓPEZ – 6
BOM

Participou de apenas dois lances: no primeiro, deixou Rony na cara do gol com um toque magistral e o infeliz conseguiu perder; no segundo fez uma linda jogada individual, bateu de fora da área e só não marcou um golaço porque um leve toque do goleiro fez com que a bola batessa na trave.

ANÍBAL MORENO – 5,5
SATISFATÓRIO

Entrou para melhorar a marcação no meio-campo, algo que até conseguiu fazer, embora menos do que se esperava.

LUÍS GUILHERME – 5,5
SATISFATÓRIO

Inegavelmente tem muito talento, mas de novo vou dizer o que já disse várias vezes: precisa aproveitar as chances que recebe. E isso, mais uma vez, hoje não aconteceu.

LUAN – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Jogou apenas 11 minutos, sem tempo para ser analisado

FOTOS: FÁBIO MENOTTI/AG. PALMEIRAS

3 Responses to RESERVAS. #SQN.

  1. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, a Libertadores não é fácil, só com muita garra e determinação da para encarar, um bom resultado jogando fora, agora temos que nos preparar para a grande Final no próximo Final de Semana.

    Abraço.

  2. Meu Deus. O Palmeiras tem uma baciada de jogador lá prá vender, emprestar ou até doar, fazemos qualquer negócio. Garcia travequeiro, Breno Lopes, Wanderlan e outros. O bagraiada ruim de bola.

  3. Bom dia, Márcio.

    Concordo que, dadas as circunstâncias, o resultado obtido ontem foi muito bom, mas vi dois Palmeiras em campo ontem.

    O Palmeiras do primeiro tempo eu gostaria que nunca mais existisse. O catadão montado pelo Abel conseguiu errar passes de meio metro e, como diria no interior, tomou um vareio de bola do San Lorenzo. Só não tomamos dois ou três por méritos do Lomba e por incompetência dos bons atacantes do time do Papa.

    No segundo tempo apenas um time entrou em campo, e foi o Verdão. Encurralado em sua defesa, o San Lorenzo só não sofreu a virada por incompetência dos nossos atacantes.

    Eu queria entender uma coisa: por que o Palmeiras demora tanto para se ver livre de jogadores como Breno Lopes e de quem foi a brilhante ideia de trazer Lázaro e Caio Paulista? Este Breno Lopes é brincadeira, o cara faz absolutamente nada em todas as partidas que atua.

    Penso que o Abel não acertou na escalação de meninos como Naves, Vanderlan e Garcia. É um jogo muito pesado para esta molecada. Já Luis Guilherme entrou muito bem.

    Agora, é foco no tri do Paulista. Avanti, Palestra!

    Um abraço.

    Valter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>