CADA MACACA NO SEU GALHO

Com show de Flaco López, Palmeiras massacra Ponte Preta e vai à semifinal do Paulistinha

Meus amigos.

Tenho a mais absoluta certeza de que todos vocês, assim como eu, acreditavam piamente que hoje o Palmeiras carimbaria sua presença nas semifinais do Paulistinha. Afinal, mesmo tendo a Ponte Preta/SP uma história a respeitar e tendo feito, neste ano, uma campanha muito superior a de anos anteriores, é indiscutível a diferença técnica entre nós e ela. Porém, creio que nenhum de vocês, assim como eu, acreditava que nossa classificação se daria de uma forma tão fácil e com um placar tão elástico: 5 a 1.    

E por que isso aconteceu? Por várias razões, claro, mas uma delas me parece digna de ser ressaltada e considerada a principal: o Verdão encarou o jogo desta noite, mais uma vez na distante Barueri/SP, como de fato ele o era: decisivo. Então, não ficou naquela de tocar pro lado, de tentar jogadas de efeito e de esperar aquele momento que, é certo, chegaria para fazer o gol. Não: hoje nosso time partiu com tudo para o ataque, abriu o placar logo aos 2 minutos, terminou o primeiro tempo goleando por 3 a 0 e só não conseguiu um placar ainda mais elástico na etapa inicial porque Pedro Rocha fez duas ótimas defesas e Flaco López, o herói da noite, perdeu um gol inacreditável.

Estar mais uma vez entre os quatro melhores do Paulistinha vale, assim, elogios à nossa equipe e à nossa comissão técnica, e fica bem claro o recado que todos eles querem deixar: independentemente de quem seja nosso adversário nas semifinais (Novorizontino/SP, Inter de Limeira/SP, Portuguesa Desp./SP, Bragantino/SP ou São Paulo/SP), ele terá um árdua missão pela frente.

Ganhar da gente não será nada fácil.

WEVERTON – 6
BOM

Muito pouco ou quase nada exigido, destacou-se por armar jogadas de contra-ataque, como na que deixou Flaco López na cara do gol. A bola que entrou em suas redes não poderia evitar, já que desviou em Estêvão e o tirou completamente da jogada. 

MARCOS ROCHA – 6,5
MUITO BOM

Atuou ora como zagueiro, ora como lateral pela direita, destacando-se sobretudo nas coberturas e saídas de jogo.

LUAN – 6
BOM

Diante de um ataque inexistente, teve vida facilitada. Evitou, cortando um cruzamento com precisão, um lance que poderia ter se convertido em gol da Macaca ainda no primeiro tempo.

MURILO – 7
ÓTIMO

Uma grande atuação. Foi muito bem nos desarmes e também no início de jogadas de ataque. E, de quebra, marcou mais um gol de cabeça.

MAYKE – 6,5
MUITO BOM

Eficiente como ala pela direita e também como ponta pelo setor. Participou de dois dos cinco gols.

ANÍBAL MORENO – 6
BOM

Sua missão era marcar o melhor jogador da Ponte, Elvis. E o fez com tamanha competência que o meia pra lá de gordinho saiu no intervalo.

ZÉ RAFAEL – 7
ÓTIMO

Quando jogamos com três zagueiros e um volante às suas costas, tem liberdade de chegar mais ao ataque e não apenas iniciar as jogadas no meio-campo. Por isso, se destaca mais, e hoje não foi diferente.

RAPHAEL VEIGA  – 6,5
MUITO BOM

Mesmo sem brilhar, deu uma assistência para o gol de Murilo e acertou um chutaço de fora da área que, por infelicidade, se chocou ao travessão e não se converteu em mais um lindo gol em sua carreira.

PIQUEREZ – 7,5
ÓTIMO

Ah, se ele jogasse pelo menos de vez em quando como jogou hoje… Fez cruzamentos perfeitos (um deles na cabeça de Flaco), não permitiu nenhum perigo em seu setor e ainda marcou um gol. Pena que raramente é assim.

ENDRICK – 8
EXCELENTE

Mesmo sem balançar as redes e nem mesmo assustar o goleiro ponte-pretano, teve uma atuação brilhante. Jogando mais fora da área, mas sem se distanciar dela, fez o passe para o segundo gol do amigo aí de baixo e participou também do lance do quarto gol do Verdão. Além disso, infernizou o trio de zagueiros que tentou marcá-lo.

FLACO LÓPEZ – 8,5
EXCELENTE

Após ficar duas partidas sem balançar as redes, voltou com tudo e fez logo três gols – um com o conhecido bom cabeceio, outro mostrando qualidade técnica ao dominar e bater na bola e outro com o oportunismo que todo centroavante precisa ter. Pena ter perdido um lance fácil, após lançamento de Weverton. Mesmo assim, queira Deus que continue nesta fase encantada por muito tempo. 

ABEL FERREIRA – 7
ÓTIMO

Nosso treinador acertou ao optar pelo esquema com três zagueiros, pois foi sogando sob esta esquematização que o Palmeiras fez a maior parte de suas melhores apresentações desde o ano passado. Melhor ainda foi não ter “engessado” a equipe no 3-5-2, permitindo que os próprios jogadores mudassem em campo para a formação 4-4-3 – daí se explicam as elogiáveis atuações de Mayke e Piquerez que, além de alas, foram também pontas pelos lados do campo.

Outro ponto a favor de Abel Ferreira foi a rapidez que teve nosso meio-campo mesmo sem a presença de Richard Ríos. Nas partidas anteriores, o setor de criação palmeirense pecava pela morosidade, já que Zé Rafael tinha que se desdobrar em ajudar Aníbal Moreno na marcação e Raphael Veiga na armação. Hoje, com os três defensores e também com o argentino às suas costas, o “Trem” fez nosso time jogar com criatividade e rapidez.

Nas substituições, outra bola dentro do nosso portuga, dando chances a Luís Guilherme de jogar em sua posição e principalmente a Estêvão de participar de uma partida decisiva que, mesmo já estando garantida, serviu par dar mais experiência a um jogador que, podem ter certeza, nos será muito útil já no próximo semestre. 

ESTÊVÃO – 6
BOM

Gostei. Entrou com o jogo já definido, mas mostrou personalidade partindo pra cima dos marcadores e tentando jogadas individuais com muita habilidade. É muito jovem, mas promete demais.

RONY – 5
REGULAR

Fez uma boa jogada com Estêvão, mas o garoto não conseguiu concluir a gol. No mais, a conhecida luta de sempre.

GABRIEL MENINO – 5
REGULAR

Pra não dizer que não fez nada, teve tempo para ser advertido com o cartão amarelo. 

CAIO PAULISTA – 5
REGULAR

Entrou na lateral esquerda e até tentou uma ou duas jogadas ofensivas, mas sem efeito.

LUÍS GUILHERME – 5
REGULAR

Teve 18 minutos para jogar “na sua”, ou seja, como um “10″, mas pouco conseguiu criar de útil.

FOTOS: FÁBIO MENOTTI/AG. PALMEIRAS

4 Responses to CADA MACACA NO SEU GALHO

  1. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, muito boa nossa classificação para a Semifinal do Paulistão, parabéns a toda Equipe do Palmeiras como encarou o mata-mata com bela vitória e ao Fláco Lopez pelos belos Gols.

    Agora rumo a Semifinal.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Agora será a vez do Novorizontino/SP.

      É um bom time, mas se jogarmos o que podemos e sabemos chegaremos à decisão.

      Abs.

  2. Eita, ó nós aqui ó, de novo. Semifinalista do Paulistão e deixando os antis com um medo danado. Agora, bóra secar os Bambes contra o Novohorizontino, quem sabe. Abraços

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      Como respondo à sua postagem aos 28 minutos de segunda-feira, 18/03, concluo que sua “secagem” no time “delas” deu resultado.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>