QUE DIA É HOJE: 06.03.2024?

1999

Há 25 anos, deixava o plano físico, aos 78 anos, o ex-técnico Ernesto Filpo Nuñes, um dos mais folclóricos e talentosos treinadores de toda a nossa história. 

Seu esquema tático preferido, que visava ao envolvente toque de bola, foi curiosamente batizado por ele próprio como “pim-pam-pum”.

 

1980

Há 44 anos, nascia o ex-jogador Rodrigo Taddei.

3 Responses to QUE DIA É HOJE: 06.03.2024?

  1. Rodrigo Tadei, o Tijela como era conhecido esse “ponta direita” dos nossos time de base.
    Ridicularizado pela torcida e que foi fazer sucesso na Itália.
    No campeonato paulista de 1999, foi protagonista de uma situação que a imprensa esportiva escondeu e não explorou.
    Foi quebrado intencionalmente por um tal Vampeta, que não foi expulso pelo circense Oscar Godoi.
    Aconteceu na primeira partida da final do Paulista de 99, jogo que decidiu o titulo, arrumado pelo tal Godoi.
    Galeano e Evair foram expulsos e o resultado de 3×0, contra o Palmeiras, formado no final do jogo impediu que a segunda partida fosse decisiva.
    Na imprensa, tudo foi normal e a arbitragem criminosa de Godoi não teve destaque, nem a grave contusão do Taddei, sofrida devido a entrada violenta do Vampeta teve repercussão.
    Por consequência dessa entrada criminosa, Taddei teve que operar o joelho e não se questiona o título de 99 “ganho” pela gambazada.

  2. Filpo Nuñez, “El Bandoneón”. Em 1980, em sua segunda passagem pelo Verdão, inventou um tal de “quadrado mágico”, chamado “ciclone” no meio-campo com uma arma mortífera que era o Wagner Bacharel escorar no segundo pau e surpreender a defesa adversária. Daí nasceu o famoso “pim-pam-pum, gooooooooool!”. Ele se orgulhava de ser o único técnico estrangeiro a dirigir a Seleção Brasileira, isso em 1965, quando derrotou o Uruguai no Mineirão por 3X0, com o time inteiro do Palmeiras envergando e representando a Seleção.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Roberval.

      A memória, às vezes, nos trai.

      Filpo Nuñes jamais comandou Vágner Bacharel, que só estreou no Palmeiras em 1983.

      A inesquecível jogada do zagueiro, que após os escanteios cobrados por Jorginho subia no segundo pau e cabeceava para o meio da área, responsável por vários gols do Palmeiras, foi criada por Rubens Minelli.

      O tal “ciclone” de fato existiu, mas alguns anos antes.

      Forte abraço e muito obrigado pelo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>