QUE DIA É HOJE: 09.01.2024?

1969

 Há 55 anos, o Palmeiras perdia para o MTK Budapest/HUN, em Mar del Plata/ARG, por 2 a 1.

O jogo, amistoso, marcou a estreia do lateral-esquerdo Zeca, substituto de Ferrari no Verdão, e que assim como seu antecessor também viria a ser o dono da posição por vários anos.

 

1937 

 Há 87 anos nascia, em Campinas/SP, o inesquecível ex-lateral-esquerdo Ferrari.

O jogador disputou 287 partidas e marcou seis gols pelo Palmeiras entre 1963 e 1968, sendo titular absoluto da Primeira Academia. 

Ferrari deixou o Plano Físico em 15 de julho de 2016, aos 79 anos.

 

2014

Há 10 anos anos, retornava à Pátria Espiritual o inesquecível meia Achilles.

Ele contava, então, 85 anos.

8 Responses to QUE DIA É HOJE: 09.01.2024?

  1. José Eduardo Berti

    Bom dia o substituto do Ferrari foi o Dé da famosa defesa Leão Eurico Baldochi Nelson e Dé campeão do Robertao 1969 o Zeca veio depois.

  2. bom dia marcio, aqui estou eu alhe fazer uma pergunta. Obairro onde se localiza o parque antartica é perdizes, pompeia ou agua branca? um abraço canuso

    • Márcio Trevisan

      Olá, Canuso.

      Segundo o site da prefeitura de São Paulo/SP, a rua Palestra Itália, nº 1.840 fica no bairro de Perdizes.

      Abs.

  3. Olá Márcio…

    Saudações alvi-verdes.

    Sobre o MTK, se não me engano, em 1972, o Palmeiras deu uma sonora goleada de 5 X 0, com 5 gols do César Maluco, pelo Torneio de Verão, em Mar del Plata, uma das 5 Coroas que o verdão levantou nessa temporada da Segunda Academia composta por Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca. Dudu e Ademir da Guia. Edu, Leivinha, César e Ney.

    Corrija-me se eu estiver errado.

    Um grande abraço.

    Roberval

    • Márcio Trevisan

      Oi, Roberval.

      Peço desculpas pela demora na resposta.

      Vc misturou dois fatos distintos.

      1 – O jogo que vencemos por 5 a 1 (e não por 5 a 0) pelo Torneio de Mar del Plata, em 1972 foi contra o Peñarol.

      2 – Já o atacante que fez 5 gols em uma única partida naquela época foi Artime: 5 a 1 no Rapid Viena, também pelo Torneio de Mar del Plata, porém em 1969.

      César Maluco jamais marcou cinco gols pelo Verdão em um único jogo.

      Abs.

  4. Vi os dois jogarem.
    Por coincidência não eram craques.
    O Ferrari junto com o Waldemar Carabina na 1ª Academia e o Zeca junto com o Alfredo na 2ª eram tecnicamente os mais humildes dos respectivos elencos.
    O Ferrari era razoável marcador e velocista, já o Zeca era um marcador terrível, era difícil o Palmeiras tomar gol pelo lado esquerdo pois o Zeca era marcador implacável.
    Mesmo com técnicas humildes, o diferencial do Ferrari e do Zeca era no caráter.
    Não dá por exemplo pra comparar o carater do Ferrari e do Zeca com o caráter do “Mago” Valdivia

    • Amigo Jair.

      Lembro-me que o Zeca, com todas as limitações que você apropriadamente mencionou, era um jogador que resistia a tudo e todos, nunca perdia a condição de titular pelo Brandão, muito parecido com um volante recente que passou por aqui e que todos os palmeirenses conhecem (hahahaha). Em 1971 foi o jogador que mais ganhou bichos no Palmeiras, pois participou de quase 100% das 91 partidas que o time disputou naquele ano, tendo perdido, o time, apenas 4 (Santos, Corínthians, Coritiba e Seleção do Marrocos, em um gramado artificial de Tartan). O Zeca quase nunca se machucava e nunca era expulso, igual o garboso MA…hahahahaha.

      Um abraço.

      Roberval.

      • Correção: o ano foi 1972, em que o palmeiras ganhou todos os torneios que disputou: Campeonato Paulista (invicto), Brasileiro, Torneio de Verão ou Copa Atlântico, Torneio Laudo Natel e outro que não me lembro agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>