SEM TESÃO NÃO SE É CAMPEÃO

 Palmeiras joga sem vontade, leva virada e é merecidamente eliminado da Copa do Brasil

Meus amigos.

Eu já vi times ruins serem campeões. Querem um exemplo? Palmeiras, campeão da Copa do Brasil de 2012. Aquela equipe tinha apenas quatro jogadores de bom nível técnico (o zagueiro Henrique, o volante Marcos Assunção, o meia Valdivia e o centroavante Barcos) e dois deles – o chileno e o argentino – não disputaram a finalíssima diante do Coritiba/PR. Mesmo assim, o Verdão voltou da capital paranaense com a taça de bicampeão da competição.

Eu já vi times desunidos serem campeões. Querem um exemplo? Palmeiras, bicampeão paulista e brasileiro em 1993 e 1994. Aquela equipe tinha jogadores que mal se falavam (como Evair e Edílson), que nem cumprimentavam (como Edmundo e Edílson) e que até na porrada saíram nos vestiários (como Antônio Carlos e Edmundo). Mesmo assim, o Verdão faturou naquele biênio não só estes quatro títulos citados mas, de quebra, também o do Torneio Rio-São Paulo.

Mas eu jamais vi times sem vontade serem campeões. Querem um exemplo? Palmeiras dos últimos meses. De uma hora para outra e sem que nenhum motivo aparente fosse percebido, o Verdão simplesmente parou de jogar. Não, não é apenas uma má fase – a esta se junta também uma visível apatia, uma indiscutível sensação de “estou com o saco cheio de ganhar” e, o que é ainda muito pior, uma impressão de que “eu não estou nem aí para as críticas que vou receber, pois tenho crédito acumulado”.

Depois do que fizemos com o São Paulo/SP na Libertadores de 2021, no Paulistinha de 2022 e até mesmo na Copa do Brasil do ano passado (quando só fomos eliminados devido a um grosseiro erro de arbitragem), todos esperávamos um replay nesta noite. Contudo, bastou apenas a bola começar a rolar para ver que, desta vez, o roteiro seria diferente. E uma boa prova disso é que só terminamos o primeiro tempo em vantagem graças a um erro que se transformou em acerto de Piquerez, à falha de Rafael no referido lance e às péssimas finalizações do nosso adversário.

Além disso, vale destacar que nosso oponente nesta quinta-feira não lembra nem de longe as formações citadas acima. Para começar, tem em seu comando um ótimo treinador, infinitamente melhor do que todos os que passaram por lá nos últimos anos. Além disso, montou um elenco que, mesmo sem ser brilhante e apresentando falhas naturais a todas as equipes, tem muito mais personalidade e, ao contrário do que se viu nos últimos anos, parece não ser propenso a “amarelar” em jogos decisivos.

Sempre tenho como filosofia de vida encontrar pontos positivos em situações negativas. Sendo assim, ao menos poderemos nos focar com mais exclusividade à Libertadores e ao próprio Brasileirão, competições que passam a ter um peso ainda maior do que já tinham a partir de agora. Mas para que ainda possamos terminar este ano como o começamos, ou seja, com títulos, será preciso que nosso grupo receba reforços de qualidade e com extrema rapidez e que Abel Ferreira consiga fazer com que nossos jogadores voltem a ter fome de vitórias.

É quem sem tesão não se faz um campeão.

WEVERTON – BOM
NOTA 6

Não fossem duas ótimas defesas suas e o resultado ter-nos-ia sido ainda pior.

MAYKE – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

 Não jogou mal, sobretudo no apoio, mas perdeu o duelo com Caio Paulista.

GUSTAVO GÓMEZ – REGULAR
NOTA 5

 Após torcer o tornozelo, pareceu jogar com medo. Levou a pior na marcação de Calleri.

LUAN – MUITO RUIM
NOTA 4

 Foi o principal responsável pelo gol de empate, pois dividiu a bola com o chamado “pé mole”.

PIQUEREZ – BOM
NOTA 6

Foi tentar um cruzamento, pegou mal na bola e acabou fazendo um belo gol (de perna-de-pau mas, ainda assim, um belo gol).

ZÉ RAFAEL – REGULAR
NOTA 5

Sua volta ao time deu maior poder de marcação ao nosso meio-campo, mas pareceu estar fora de ritmo.

RICHARD RÍOS – RUIM
NOTA 4,5

Alguém precisa ensinar a este cara que ele não precisa prender tanto e nem tantas vezes a bola. Hoje, gerou dois contra-ataques por excesso de confiança.

RAPHAEL VEIGA – RUIM
NOTA 4,5

Não sei qual é a dele. Talvez esteja preparando o terreno para ser negociado já nesta janela. Só isso explica sua total apatia em campo não apenas hoje, mas nos últimos jogos.

DUDU – REGULAR
NOTA 5

Mais uma vez foi razoavelmente bem no primeiro tempo e sumiu na etapa final. Talvez esteja fora de forma física.

ENDRICK – RUIM
NOTA 4,5

Se um dia ele reclamar que não teve chances no Palmeiras, merecerá um puxão de orelhas. Mais uma atuação nula de alguém que foi a campo e não ajudou em nada.

 

RONY – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Assim como Veiga e Dudu, não vem rendendo o que dele se espera. Hoje, atuou pela ponta e pareceu ter se esquecido de que foi nela que se destacou no Atlético/PR. Valeu pela conhecida entrega.

ABEL FERREIRA – BOM
NOTA 6

Se foi uma decepção no jogo do último sábado, quando teve sua pior atuação desde que chegou ao Palmeiras, hoje ninguém pode responsabilizar nosso treinador pela derrota e pela eliminação. E os motivos são simples: ele escalou a equipe de forma ofensiva, com dois ponta abertos e um centroavante. Além disso, nosso meio-campo tinha apenas um jogador de marcação e dois na armação. Além disso, ao contrário do que normalmente faz, desta vez não hesitou e nem demorou ao promover as alterações de que o time precisava – o problema é que ao olhar para os seus reservas ele deve ter tido vontade de chorar. O mais importante, porém, é que agora todos iremos ver se Abel Ferreira tem mesmo o poder que todos acreditamos ter, pois dependerá exclusivamente dele pressionar a diretoria para a contratação de reforços e, sobretudo, fazer com que este elenco volte a ter vontade de vencer. E se ele não atingir ambos os objetivos rapidamente, sentirá pela primeira vez na pele o quão difícil é uma crise no Palmeiras. 

LÓPEZ – RUIM
NOTA 4,5

Pode até ser que este rapaz ainda dê certo no Palmeiras, já que é ainda um jovem. Mas tecnicamente cada atuação sua me dá arrepios.

GABRIEL MENINO – REGULAR
NOTA 5

Entrou para povoar o meio-campo e comandar as bolas paradas. Mas isso não resultou em sucesso.

LUÍS GUILHERME – RUIM
NOTA 4,5

É menino ainda (tem apenas 17 anos) e muito, mais muito potencial. Hoje, porém, errou todos os lances que tentou.

JHON JHON – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Pelo menos tentou um chute de fora da área que poderia ter se convertido em nosso segundo gol não fosse a zaga adversária desviar de cabeça.

MARCOS ROCHA – REGULAR
NOTA 5

Foi a campo para tentar o famoso “Cucabol”, e até que tentou algumas vezes. Mas parou nisso.

FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

32 Responses to SEM TESÃO NÃO SE É CAMPEÃO

  1. Caro Trevisan, boa noite.

    Com toda honestidade e sem ser sarcástico, entendo perfeitamente tua opção em comentar a derrocada ladeira abaixo do futebol do nosso amado levando para a questão emocional / motivacional. São tantos os questionamentos que poderiam ser feitos, que é melhor ir por ai mesmo.

    Só discordo plenamente você dar “BOM, nota 6″ para nosso Abelito. Qualquer coisa acima de ZERO para ele neste jogo é bondade.

    Dentre todos os questionamentos, um que me assola é quem é o responsável final por contratarmos tantos perebas? (de 180 milhões, salvou o murilo – que não jogou contra o chelsea). Porque:

    A- Dicionário futebolístico de Dona Leiga (ops, erro de digitação) Leila:
    - goleiro: pessoa que bebe com moderação, de gole em gole;
    - laterais: partes de um carro em que estão os retrovisores, maçanetas e para-choques;
    - central: estação de trem e / ou metrô. No caso de São Paulo, a da Sé;
    - zaga: a esposa do Antonio Carlos Zago;
    - volante: parte de um carro em que se põe as mãos para dirigir;
    - meias: peças de tecido com que se calçam os pés. Pode ser soquete, meia-calça, etc;
    - pontas: depende, se de lápis ou de caneta;
    - atacante: soldado do exército que vai na frente de batalha;
    obs.: – gandula: ai complicou. Não saberia dizer em qual pedaço do campo ele joga.

    B- Sr. Barros e sua extraordinária experiência e capacidade de análise adquirida em anos com o botafogo na série B;

    C- Sr. Abel: quer dizer que se a dupla acima contratar o Silvio Santos ele aceita numa boa?

    Em tempo: Se algum dos colegas tiver a explicação, por favor, ajude, para o fato de que, no dia seguinte que o Sr. Abel declara que o Giovani não teria mais espaço no Palmeiras, o menino é vendido – repito, no dia seguinte, pelo mesmo empresário do Sr. Abel?

    ABç, Abç a todos

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jurandir.

      Ótimas as suas colocações. E hilárias também.

      A saída do Giovani não tinha como ser evitada. Ele vinha caindo demais de rendimento desde que o Palmeiras não aceitou a proposta do Ajax/HOL.

      Aliás, até na Seleção Brasileira ele decepcionou.

      Abs.

  2. Após aquela brincadeira entre eu e o Márcio, ontem resolvi assistir o jogo prestando atenção em alguns detalhes que não costumo prestar no calor do jogo. Fiquei focando nas posturas de Mike e Piquerez e no ataque foquei em Rony e Dudu.
    Me chamou muito atenção que toda vez que o SP tomava a bola na defesa o Rony automaticamente já saia em disparada pra dar combate. Dudu não, todas ele fica apenas observando, teve um lance que Richard perdeu a bola na linha de fundo e SP começou um contra ataque, Dudu estava ao lado da jogada, mas bem ao lado mesmo e não fez qualquer menção de tentar roubar bola.

    • Marcos Alvim

      Um jogador que faz isto realmente não está comprometido , fiz sua mesma análise na época do Diego Souza….o cara se eco nomizava estes lances as câmaras não pega.

      • Márcio Trevisan

        Marcos: o caso do Diego Souza não só no Palmeiras, mas em todos os times por que passou, era muito mais grave.

        Ele se escondia em campo e parecia pedir para que não lhe passassem a bola.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Ed: isso acontece porque o Dudu está de saco cheio de ter de voltar pra marcar e, talvez por isso, caia tanto de rendimento em todos os segundos tempos.

      Mas o futebol atual, infelizmente, não deixa outra alternativa: todos têm de marcar.

      Abs.

  3. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan é uma pena a nossa imensa Torcida, mais o erro do primeiro jogo em ter tomado o Gol foi fatal neste jogo, apesar que faltou muita audácia aos jogadores nossos.

    Agora que sirva de lição para outras competições nais quais ainda participa, mais vai ter que melhorar muito.

    Desculpe o desabafo, abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Ontem vivemos um espécie de “retrô” palmeirense, do qual nenhum de nós gosta de se lembrar.

      E vc tem razão: para melhorarmos no Brasileirão e seguirmos adiante na Libertadores, teremos de jogar muito, mas muito mais do que estamos jogando.

      Abs.

  4. JORGE FARANI

    Quero saber qual a novidade entre todos os comentários feitos, pois faz tem que esse time do Palmeiras vem jogando muito mal, e como a torcida só encontra o que está errado quando os resultados negativos aparecem, termina ajudando a diretoria a conservar sua incompetência achando que está tudo bem e leva uma vida para reparar que o Palmeiras tem um banco de suplente “fuleiro”. Já entregamos o Brasileirão e ontem entregamos a Copa do Brasil e se ficar com esse time dia 02/08 o Atletico pode jogar o 2º jogo já classificado.
    Vamos ver se vai ou não acontecer o que estou dizendo.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Farani.

      Realmente estamos mal desde a conquista do Paulistinha.

      Mas nas últimas partidas despencamos de vez, e foi isso que chamou a atenção.

      Quanto aos jogos com o Galo, vc está certo: ou chegam reforços e o time melhora, ou então tudo ficará mais complicado até mesmo no Brasileirão.

      Abs.

  5. Times vencedores sempre tem um ano de entressafra, não vai ganhar tudo todos os anos, que esse ano sirva ao menos pra blogueirinha acordar que sem reforços um time não se mantém no topo.

    Marcio, sua análise do Myke e do Piquerez mostra bem que sua questão com o segundo é ranço. Aí não tem jeito, vc não suporta o cara e isso atrapalha sua análise sobre ele. Não é sua culpa, vc nem percebe isso.
    Myke foi péssimo no jogo e o gol de empate do SP é todo na conta dele.

    Endrick…mais uma vez teve oportunidade e não fez absolutamente nada o jogo inteiro.

    Dudu: volto a repetir, só é titular pelo nome. Será que o Abel tem medo de colocar ele no banco ?

    • Ah esqueci do Richard Rios, é jogador pro Guarani mesmo, acho que já participou de jogos suficientes pra percebemos isso.

      • Márcio Trevisan

        Ed: o rapaz é bom jogador.

        Mas precisa entender que tem de soltar a bola com mais rapidez, senão nunca será o grande jogador que pode ser.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Ed.

      Não tenho ranço contra ninguém. Mas o golaço que Piquerez fez foi sem querer, e isso todo mundo viu.

      E mais uma coisa: se não ganharmos mais nada em 2023, não será um ano de entressafra. Afinal, fomos campeões do Paulistinha e da Supercopa do Brasil.

      Abs.

      • Tem sim, vc não suporta ele. É mais ou menos como eu via o Valdívia…rs

        Eu sei que vc não faz por mal, ranço quando eu digo é em relação ao jogador em campo. Não lhe agrada, é seu direito, segue o jogo, tá tudo certo !!!

        • Márcio Trevisan

          Ed: já avaliei positivamente o Piquerez, quando acreditei que ele o fez por merecer.

          Jamais levo uma análise de um jogo para o outro.

          Abs.

  6. Marcos Alvim

    Prezado Márcio e amigos palestrinos

    Em administração de uma empresa existe um perfil de agir que é por tentativa e erro, ou seja , vamos ver mesmo se este time não anda apenas com o que temos….se andar , dará certo e não p
    recisaremos gastar dinheiro
    Pois é….deu errado ….a Tia Leila não conhece de futebol e é do tipo qie desafia seus imediatos gestores em vista do sucesso que tem administrando sua empresa de agiotagem oficial não deve ouvir os conselheiros do futebol

    Abraços

    .

    • Marcos Alvim, tens toda razão. Perdemos o mundial contra o Chelsea por não termos um atacante de alto nível lá na frente. Foi a tal da tentativa e erro, tinha dado certo com o Bruno Lopes uma vez, quem sabe daria essa vez com Navarro !!!

      • Marcos Alvim

        Pois entao Ed nossa imperatriz não conhece nada porém se julga a maioral na gestão, assim sofremos pelo time de nossa alma

      • Caro Ed, você toca num ponto que assombra nossas almas. Contra o Chelsea, em que dominavamos o jogo, a ponto do Jorginho ter dado entrevista dizendo que os próprios jogadores do Chelsea já sentiam que sairiam derrotados, não foi só Navarro. Foram Navarro, Jailson e Atuesta. Misericórdia.
        E nosso Abelito teve todo o mês de janeiro para ver o nível de perebice destes 3. Ao contrário, independente se realmente GMenino e PPaula são mesmos os canalhas apregoados, bastava o Sr. Abelito administrar a situação por mais 1 mês. O Sr. Abel optou por humilhar e apunhalar os 2, depois de tudo que entregaram nos anos anteriores, para dar lugar aos perebas. Deu no que deu!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcos.

      Tem um detalhe nesta história de que vc se esquece: Leila Pereira viverá em 2024 o último ano de sua gestão.

      Isso significa que, mais ou mais tarde, terá de entender que futebol é futebol e que não pode seguir todas as regras do mundo empresarial.

      Se não o fizer, não será reeleita. Simples assim.

      Abs.

  7. Dia 02 de Agosto :_

    1°) Sou Luan E + 10 (não importa quem serão os outros 10 jogadores ! ).
    2°) Dependendo da “surra ” que o Palmeiras levar do Atletico mineiro (time que esta jogando 1 futebol tão deprimente quanto o Palmeiras, tchau tchau 2.023.
    3°) VIVA O DEUS SOL ; VIVA O DEUS SOL ; VIVA O DEUS SOL.

    Abçs.

    • Caro Jair:

      Dia 02 de agosto sou Luan + Richard guarani Rios + RVeiga bibelô + Dudu foquinha + 7.
      Não importa quem serão os outros!

      Ah: e ansioso pelo próximo livro metafísico de nosso DEUS SOL.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      2023 não será perdido se nada mais ganharmos neste ano.

      Já levantamos duas taças na temporada, meu amigo.

      Abs.

  8. Leonardo Madureira

    Bom dia Márcio. Você transmitiu com maestria meu exato sentimento. Mas tenho duas colocações:
    1) Apesar de saber que o patrimônio de nossa presidente não se confunde com o do Palmeiras, não é curioso essa má fase começar junto a aquisição do avião?

    2) Desde a saída de Scarpa e Danilo sinto um vazio no nosso meio campo. Mesmo qdo Zé Rafael e o Menino jogam muito bem, parece que falta algo, mais presença. Necessitamos de um jogador urgente que faça essa função, já que parece que não temos como revelar um danilo a cada 2 anos na base.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Léo.

      Fico feliz com seu comentário a respeito do meu texto e agradeço as palavras.

      Em relação às suas colocações, respondo-as:

      1 – A má fase do time não tem nada a ver com a compra do avião, e nem poderia ter porque uma coisa não se relaciona a outra. Além do mais, os jogadores estão é felizes da vida com o avião, pois só quem já viveu uma rotina de viagens seguidas (caso deste seu amigo) sabe o quanto aeroportos e voos são cansativos.

      2 – Não necessitamos de um jogador, meu amigo: necessitamos de pelo menos dois – um volante para ser titular e um ótimo meia para ser reserva de Veiga. Se eles não chegarem, teremos de nos contentar com os dois títulos que ganhamos neste ano.

      Abs.

  9. Bom dia, Márcio.

    Você citou muito bem. Sem motivo aparente, o Verdão deixou de jogar futebol.

    Percebo que a comissão técnica e os jogadores estão apáticos, sem o brilho nos olhos que mostravam há bem pouco tempo atrás, sem o poder de reação que fazia parte do DNA do time e sem a vontade de vencer.

    E o pior de tudo, é que isso não é exclusividade de um ou outro jogador, mas de todo o time. Jogadores diferenciados, como Dudu, Veiga, GG, ZR e o próprio Rony estão nocauteados. A pergunta que não quer calar é: por que?

    Estaria o Abel perdendo o elenco? Estariam Dudu, GM, Endrick e outros “P” da vida por serem constantemente substituídos e começando a criar um mal estar entre os jogadores?

    Quero acreditar que o momento não é bom. Já vivemos situação semelhante com este mesmo elenco e comissão em 2021 e naquele mesmo ano nos recuperamos e nos sagramos campeões da Libertadores.

    Que o raio caia duas vezes no mesmo lugar!

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Não acredito em problemas do elenco ou de alguns jogadores do elenco com o Abel.

      Acredito que estamos em má fase porque nossos principais jogadores, citados por você, não vivem um bom momento simultaneamente.

      Quanto à situação semelhante vivida em 2021, por um lado você tem razão – afinal, na oportunidade foram 7 jogos sem vencer, com 4 empates e 3 derrotas, e agora são 7 jogos, com 4 derrotas, 2 empates e 1 vitória.

      Porém, em 2021, durante aquela fase “ruim” eliminamos o Atlético/MG pela Libertadores. Será que conseguiremos isso de novo no mês que vem?

      Abs.

  10. Bom dia Marcio e demais amigos,

    Pra mim fica claro que o time titular, além de estar de barriga cheia, não tem concorrência no banco, por isso a acomodação chegou, ou seja, constatação do óbvio: faltou contratação.
    Momentos como esse acontecem, mas há de se lamentar a chance perdida de estabelecermos uma hegemonia jamais vista aqui no Brasil, mesmo com concorrentes fortes (Flamengo e Atletico).
    Paciência, foco agora na Liberta.

    Abs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Rodrigo.

      Concordo contigo: aliás, hoje um amigo são-paulino me disse que, na opinião dele, o São Paulo só tinha eliminado o Palmeiras porque nosso time está com o saco cheio de ganhar.

      Quanto à Libertadores, espero que até lá nossa fase tenha mudado e que pelo menos dois jogadores, um volante para ser titular e um meia de ótimo nível para ser reserva de Veiga, tenham sido contratados.

      Abs.

  11. Bom dia caros amigos. Dormimos de cabeça inchada hem. Como é ruim perder para os Bambes. Mas venhamos e convenhamos, aquela vitória sobre elas no brasileirão, de 2 a zero, já mostrou que a coisa não estava boa, não merecíamos ter vencido aquele jogo, jogamos muito mal e demos muita sorte. Agora que venha a crise. Tia Leila que se prepare pois o bicho vai pegar. Quanto às notas para o jogo de ontem, discordo totalmente do nosso tutor. Nota ZERO para todos, de mamando a caducando. Hum… perder pro Chupaulo !!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      O pior não é nem perder duas vezes seguidas para os caras, mas merecer perder duas vezes seguidas para os caras.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>