PALMEIRAS EM 1º LUGAR. QUAL A NOVIDADE?

Goleada sobre Bolívar/BOL coloca Palmeiras na liderança da Libertadores. De novo.

Meus amigos.

Assim como aconteceu em quatro das últimas seis edições da Copa Libertadores da América, também nesta o Palmeiras termina a 1ª Fase da competição não apenas como líder de seu grupo mas, também, com a melhor campanha dentre os 32 participantes. A goleada por 4 a 0 sobre o Bolívar/BOL, nesta fria e chuvosa noite de quinta-feira paulistana, não deixou dúvidas em relação à qual equipe foi a melhor do torneio até aqui. 

Legal, né? Sem dúvida. Mas, como diria alguém, “o que isso significa?”. Apenas e tão somente a chance de decidir em casa todas as fases que disputaremos até as semifinais, se a estas chegarmos. Isso pode até não ser pouco, mas está longe de garantir a quem detém tal vantagem o título da competição. Se assim fosse, hoje teríamos 5 títulos da Liberta, e não apenas 3, certo? 

De qualquer forma, obviamente é melhor terminar em primeiro lugar do que em qualquer outro lugar. E mesmo encontrando mais dificuldades do que em anos anteriores, o Palmeiras o fez por merecer. Hoje, mesmo com a obrigação de vencer (já que a equipe boliviana tinha a vantagem do empate), em nenhum momento nossa equipe se afobou ou se precipitou. Buscou, sim, o gol de abertura desde o início, mas não perdeu a calma mesmo o tendo obtido só aos 24 minutos. E como depois que passa um boi, passa uma boiada, a goleada foi construída aos poucos e, mais uma vez, não fossem algumas claras oportunidades desperdiçadas, o placar seria ainda maior – ou melhor: bem maior.

Agora, é torcer para que na próxima quarta-feira, quando acontecerá o sorteio das oitavas de final, a justiça prevaleça e o adversário do 1º colocado na fase de grupos seja o 16º colocado na fase de grupo (no caso, o fraquinho Deportivo Pereira/COL). Mas, mesmo que nosso próximo oponente seja uma grande equipe sul-americana (River Plate/ARG, Flamengo/RJ, Atlético/MG), a verdade é que não seremos nós quem mais teremos motivos para preocupações.

Afinal, eliminar o Palmeiras diante de sua torcida é algo que acontece muito, mas muito raramente.

WEVERTON – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Com exceção de saídas da meta e uma única defesa com um pouco mais de dificuldade, pouco trabalhou.

MAYKE – BOM
NOTA 6

Como Piquerez se mandou ao ataque durante todo o jogo, limitou-se à marcação em seu setor e importantes desarmes.

LUAN – BOM
NOTA 6

Atuação tranquila, sem maiores problemas dada a fragilidade ofensiva do adversário. Foi bem nas interceptações.

GUSTAVO GÓMEZ – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Nos primeiros minutos de jogo tentou ser o armador do time, porém nem todo o seu talento lhe capacita para tanto. Na defesa, não comprometeu.

PIQUEREZ – ÓTIMO
NOTA 7,5

Ótima partida. Além de apoiar constantemente, o fez com com qualidade, cruzando a bola para o primeiro gol de Artur e, melhor ainda, marcando também o seu.

GABRIEL MENINO -  BOM
NOTA 6

Jogou mais atrás, fazendo a função que normalmente é de Zé Rafael. E foi bem, até porque o Bolívar/BOL não tem muita qualidade.

RICHARD RÍOS – ÓTIMO
NOTA 7

Palmas para este rapaz, que de novo jogou muito, mas muito bem. Correu o campo todo, desarmou, armou e chegou para concluir.

RAPHAEL VEIGA – ÓTIMO
NOTA 7

Recuperou-se muito bem da vergonhosa partida que fez contra o Botafogo/RJ. Além de duas assistências para gol, ainda cabeceou uma bola no travessão e protagonizou outros lances de muita qualidade. Só não brilhou mais porque sofreu marcação individual durante todo o jogo.

ARTUR – EXCELENTE
NOTA 8

O melhor do Palmeiras e de toda a partida. Além dos dois gols que marcou, ainda ajudou muito na recomposição e na marcação pelo lado direito da nossa defesa. Não é craque, mas tem se mostrado um jogador muito útil.

RONY – MUITO BOM
NOTA 6,5

A análise e a nota acima levam em consideração o belo gol que marcou e a disposição que mostrou durante todo o jogo. Mas ambas seriam bem melhores se ele não tivesse perdido duas chances claras de gol, ambas de cabeça.

DUDU – BOM
NOTA 6

Bastante aquém daquilo que pode e sabe jogar. Hoje, não conseguiu nem mesmo os seus dribles desconcertantes que em quase todos os jogos faz. Mas, pelo menos, deu o passe para o quarto e último gol da noite.

ABEL FERREIRA – MUITO BOM
NOTA 6,5

Nosso treinador foi muito bem nesta noite. A começar pela escalação inicial, na qual preferiu recuar Gabriel Menino para a “cabeça-de-área” e dar uma chance a Richard Ríos em sua real posição, a de segundo volante. Isso manteve a qualidade na marcação à frente de nossa zaga, graças ao bom senso de marcação do prata da casa, e propiciou uma grande qualidade em nossa saída de jogo devido ao talento e ao estilo do colombiano. Percebendo a dificuldade de Veiga em se livrar da marcação individual que recebia, orientou Dudu a revezar de posição com o meia, a fim de confundir os jogadores bolivianos. Outro ponto positivo foi a calma que manteve durante toda a partida, por vezes até mesmo se sentando no banco de reservas (se bem que contra um Bolívar da vida até eu fico calmo…). Em meu ponto de vista, Abel Ferreira só errou ao levar muito tempo para mexer no time, o que fez somente aos 42 do segundo tempo. Afinal, com a vitória mais do que garantida desde que Piquerez fez o terceiro gol, aos 31, poderia ter dado um descanso aos principais jogadores – Dudu, Veiga, Artur, Gómez – visando so dificílimo compromisso que teremos no domingo, em Curitiba/PR, diante do Atlético/PR. 

NAVES – SEM AVALIAÇÃO
SEM NOTA

Jogou apenas 5 minutos, sem tempo para avaliado.

FABINHO – SEM AVALIAÇÃO
SEM NOTA

Jogou apenas 5 minutos, sem tempo para avaliado.

LUÍS GUILHERME – SEM AVALIAÇÃO
SEM NOTA

Jogou apenas 5 minutos, sem tempo para avaliado.

JHON JHON – SEM AVALIAÇÃO
SEM NOTA

Jogou apenas 5 minutos, sem tempo para avaliado.

BRENO LOPES – SEM AVALIAÇÃO
SEM NOTA

Jogou apenas 3 minutos, sem tempo para avaliado.

 

FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

10 Responses to PALMEIRAS EM 1º LUGAR. QUAL A NOVIDADE?

  1. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, e que vitória está com boas defesas do goleiro do Bolivar|Bol, valeu Palmeiras mostra a sua Força.

    E ainda jogando um bom futebol coletivo.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Mesmo levando em conta a fragilidade do adversário, fizemos mesmo um bom jogo.

      Tomara repitamos este futebol nos próximos jogos pelo Brasileirão e pela Copa do Brasil.

      Abs.

  2. Classificado mais uma vez como o melhor time da competição na classificação geral. Isso é Abel Ferreira, quem critica um dia vai morrer de saudades.
    Aí depois não adianta vir com discurso: “ain mas eu achei que outro técnico fosse apostar na base, ain mas eu achei que um técnico mais ofensivo fosse melhorar”.
    Não existe nenhum técnico no mercado atual que possa fazer o Palmeiras tão vencedor e competitivo como faz o Abel.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Ed.

      Tenho muitos “senões” ao comportamento e à postura de Abel Ferreira em relação ao Brasil, ao futebol brasileiro e à Imprensa do País.

      Mas como treinador concordo contigo: não há no Brasil ninguém melhor do que ele.

      Abs.

  3. Bom dia, Márcio.

    Excelente jogo do Verdão, com intensidade que se converteu em gols, muito diferente do que foram os últimos dois jogos que disputamos.

    Agora, cá entre nós: protesto de “torcedores” na empresa da Leila exigindo reforços e falar que uma derrota contra o Bolívar resultaria em “crise” é o fim dos tempos. É nessas horas que eu vejo a incapacidade do ser humano de ter o mínimo de discernimento.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Que precisamos de reforços, é inegável.

      Que estamos perdendo jogadores opara o Flamengo/RJ, também.

      Mas é muito fácil acabar com estes protestos: basta a Crefisa patrocinar a escola de samba deles outra vez.

      Tudo é sempre por causa de dinheiro, meu amigo.

      Abs.

  4. Ótima vitória.
    Classificação justa e vamos pros jogos eliminatórios.
    Pergunta do post:_
    Será que Dudu foi contaminado pelo virus “tabata”, a bola chega nele, ele faz 1, 2 ,3 firulas e toca pra trás quase que o jogo inteiro ; OU Dudu é 1 ex-craque em atividade ?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      É um pouco cedo para dizer que Dudu é um ex-craque.

      Prefiro acreditar que ele passa por uma má fase, algo que acontece com todos os jogadores.

      E, como disse abaixo ao Fernando Tadeu, espero que ele volte à normalidade rapidamente, pois é imprescindível ao nosso time.

      Abs.

  5. Eita ó nós aqui ó, em primeiro lugar tal qual o Palmeiras terminou a fase de grupos da Liberta. E qual a novidade ? Nenhuma, é que estou com uma gripe danada e não consegui dormir (hehehe). Márcio, achei que o Verdão fez uma partida impecável. Só um comentário a respeito do nosso baixola, o Dudu, será que um banco de reservas não daria um choque nele? Sinceramente, tá começando a ficar inoperante com exceção ontem do passe para o quarto gol como muito bem vc mencionou em sua redação. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      Não sei se um banco faria bem ou mal ao Dudu. O que sei é que ele parece cansado, mesmo com a temporada estando apenas na metade.

      Espero que isso mude o quanto antes, pois nos próximos dois meses precisaremos demais dele. Lembrando que na Copa do Brasil não teremos Artur.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>