ESTÊVÃO. MAIS UMA VEZ.

Joia sai do banco, sofre pênalti, converte e garante outra vitória de um sonolento Palmeiras

Meus amigos.

Eu sei que em Cuiabá/MT faz um calor que beira a insuportabilidade (aliás, semelhante ao que vem fazendo ultimamente aqui em Sampa).

Eu sei que em todo o começo de competições que não sejam de cara no formato “mata=mata” nosso treinador gosta de testas esquemas e atletas.

Eu sei que alguns dos nossos principais jogadores, como Gómez, Endrick e principalmente Veiga (que hoje sequer foi relacionado) estão em visível má fase.

Eu sei que Zé Rafael (que hoje voltou no fim da partida) faz uma falta danada para o nosso time.

Mas…

Lázaro marcou o primeiro dos dois gols do Palmeiras. E depois sumiu.

Eu também sei que o Palmeiras tem toda a estrutura do mundo para se preparar corretamente para partidas que acontecem nestas circunstâncias (e, vale lembrar, hoje o jogo começou às 17h30 locais).

Eu também sei que começar uma partida com quatro atacantes mas sem nenhum meia de armação tem pouquíssimas chances de dar certo (vide que os raros lances em que apresentamos algo de bom surgiram do talento e de jogadas individuais de nossos atletas).

Eu também sei que temos no elenco alguns nomes que têm recebido pouca ou nenhuma oportunidade (e que por isso começam, diz-se, a criar um clima ruim dentro do elenco).

Eu também sei que insistir na improvisação de atletas fora de suas posições (como hoje aconteceu com Luís Guilherme e Rômulo) geralmente não surte o efeito desejável (a menos, claro, que estes atletas utilizem suas capacidades técnicas pessoais para resolver o problema).

Sendo assim…

PARE DE INVENTAR, ABEL!!!

 

WEVERTON – 6,5
MUITO BOM

Nas poucas vezes em que foi exigido, mostrou qualidade. Fez uma boa defesa no primeiro tempo e uma ótima na etapa final. 

MARCOS ROCHA – 5
REGULAR

Preso à marcação mesmo após o time passar a atuar no 4-3-3, fez uma partida apagada. Mas pelo menos não comprometeu.

GUSTAVO GÓMEZ – 5
REGULAR

Sua missão era marcar Isidro Pitta, e o centroavante do Cuiabá/MT em nada complicou.

MURILO – 5
REGULAR

Já no fim do jogo furou uma bola que poderia ter culminado em gol dos caras. Mas este foi seu único erro no jogo.

PIQUEREZ – 4,5
RUIM

Hoje voltou à normalidade, errando passes após passes tanto na defesa quanto no ataque. Mas foi bastante participativo, o que livra um pouco a sua cara.

GABRIEL MENINO – 5
REGULAR

No esquema montado por Abel, coube a ele a função de ser o armador em nosso meio-campo. Mas não é a dele e, por isso, fez mais número do que boas jogadas.

ANÍBAL MORENO – 5,5
SATISFATÓRIO

Errou um passe perigoso e proporcionou um contra-ataque na etapa final. Mas marcou bem à frente da nossa área nas demais jogadas.

LUÍS GUILHERME  – 6
BOM

Mais uma vez foi escalado na direita, onde não rende tudo o que pode e sabe. Mesmo assim, fez algumas boas jogadas individuais e deu o passe perfeito para a cabeçada de Lázaro.

RONY – 5
REGULAR

Entregou-se em campo, como de praxe. Mas não concluiu uma única vez em gol, o que para um centroavante é um erro indesculpável. Só não foi substituído logo no começo da etapa final porque Endrick conseguiu ser pior do que ele.

LÁZARO – 6
BOM

Graças à habilidade que possui, foi outro que tentou várias jogadas individuais e que errou a maior parte delas. De positivo, só a bela cabeçada que abriu o placar na Arena Pantanal, pois mais uma vez sumiu no segundo tempo.

ENDRICK – 4,5
RUIM

Entendo que atuou fora de sua posição, pois percebendo que Menino não conseguia criar nada voltou para tentar suprir esta lacuna. Mas isso fez com que jogasse muito longe da área, o que sempre complica muito a sua vida. Para piorar, iniciou uma linda jogada de contra-ataque, recebeu uma bola perfeita de Luís Guilherme e conseguiu perder um gol feito, algo que para um jogador que custou 60 milhões de euros é inaceitável. 

ABEL FERREIRA – 4,5
RUIM

Nosso treinador não foi bem nesta noite. Optou pelo esquema tático 4-2-4 e o Palmeiras não rendeu nada no primeiro tempo e nada até os 12 da etapa final, quando resolveu mexer no time. Foi bem nas substituições, mas conseguimos a vitória devido mais à fragilidade do Cuiabá/MT do que a méritos próprios. 

ESTÊVÃO – 7
ÓTIMO

O melhor em campo e, mais uma vez, a nossa salvação. Além de ter sofrido o pênalti após aplicar dois dribles desconcertantes, ainda teve a personalidade de pedir para cobrar e acertou a bola no ângulo direito de Walter. Queira Deus que não se perca pelos encantos que a vida oferece aos craques e possa seguir nos ajudando pelo máximo de tempo possível.

ZÉ RAFAEL – 5
REGULAR

Entrou apenas para ganhar um pouco de ritmo, já que não atuava havia quase um mês. Mas teve tempo para receber, merecediamente, um cartão amarelo.

RICHARD RÍOS – 5
REGULAR

Só foi a campo porque Menino estava “amarelado”. Não ajudou em nada, mas também não atrapalhou. 

FABINHO – 5
REGULAR

Mais um que só jogou porque Abel Ferreira quis dar um leve descanso a Aníbal Moreno.

RÔMULO – 5
REGULAR

Ganhou nova chance mas, de novo, fora de sua posição, já que atuou aberto pela esquerda. E, desta vez, nada de muito importante fez.

FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

6 Responses to ESTÊVÃO. MAIS UMA VEZ.

  1. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, vitória fora de casa e ainda com a força das crias da casa Palmeiras.

    Abraço.

  2. Bom dia, Márcio.

    Vitória para fazer com que o Palmeiras se reabilite no campeonato e nada mais. Como todo respeito ao Dourado, o time é fraquinho e desorganizado.

    Vou cutucar uma ferida lhe fazendo uma pergunta: você acha que o Estêvão é realmente essa coca-cola toda, ou estamos carentes de novos heróis e precisamos encontrar alguém para suprir a ausência do Endrick?

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Estêvão é diferenciado.

      Não será surpresa para mim se ele chegar mais longe na carreira do que Endrick, pois a personalidade dele é espantosa.

      Abs.

  3. Ó o Palmeiras chegando hem. O Verdão jogou ontem no ritmo tartaruga. Valeu foi pela vitória. E os Bambes do Panetone hem que precisaram ser ajudado mais uma vez pela arbitragem, vamos ficar de olho. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      Está muito cedo para dizer que estamos chegando, mas é claro que a vitória era essencial porque estávamos um pouco longe das primeiras colocações.

      Quanto ao jogo do SPFC, se você se refere à expulsão do zagueiro Vágner Leonardo, em minha opinião ela foi correta.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>