QUE DIA É HOJE: 16.06.2023?

 1999

 Há 24 anos, a torcida palmeirense ria à toa. 

Afinal, após uma longa espera, nossa equipe conseguia chegar ao título da Copa Libertadores da América. A final foi disputada no Palestra Itália diante do Deportivo Cáli/COL e, como havia sido derrotado no primeiro jogo por 1 a 0, o Verdão levou a decisão da taça para a disputa de pênaltis, pois só conseguiu ganhar por 2 a 1 (gols de Evair e Oséas).  

Nas cobranças, Zinho calou todo o estádio, perdendo a primeira. Mas como Júnior Baiano, Roque Júnior, Rogério e Euller fizeram, bastou ao goleiro Marcos olhar as bolas chutadas por Mosquera e Zapata irem para fora para começarmos a comemorar. 

A histórica equipe que levantou o troféu jogou com Marcos; Arce (Evair), Júnior Baiano, Roque Júnior e Júnior; César Sampaio, Rogério, Alex (Euller) e Zinho; Paulo Nunes e Oséas. Detalhe pra lá de curioso: o árbitro daquela partida foi ninguém menos do que o paraguaio Ubaldo Aquino, o mesmo que dois anos depois prejudicaria de forma vergonhosa a nossa equipe na inesquecível roubalheira diante do Boca Juniors/ARG, no La Bombonera. 

1940

Há 83 anos nascia, em Santa Maria/RS, Otacílio Gonçalves, técnico que teve uma importantíssima passagem pelo Palmeiras.

Em 1992, substituiu Nelsinho Baptista e levou o time ao vice-campeonato paulista. No ano seguinte, conduzia a equipe já bastante reforçada ao título regional, mas acabou se aborrecendo com críticas de conselheiros e decidiu pedir demissão pouco antes do início da fase final.

Mesmo assim, seu nome está escrito, ao lado do de Wanderley Luxemburgo, no rol dos campeões paulistas de 1993.

 1984

Há 39 anos, o Palmeiras vencia uma seleção formada por jogadores das equipes do Interior paulista, em Piracicaba/SP, por 2 a 1, gols do ponta-esquerda Eugênio e do meia Carlos Alberto Borges.

O amistoso, no qual estreou o lateral-direito uruguaio Diogo, também marcou a despedida do centroavante Baltazar d0 Verdão.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>