QUE DIA É HOJE: 14.06.2023?

1966

Há 57 anos nascia, em São Paulo/SP, Gilberto Carlos Nascimento, o Betinho, meia que se destacou no Palmeiras no começo dos anos 90. Revelado pelo Juventus/SP, era bastante técnico e tinha facilidade também para marcar gols.

Teria tido uma vida bem mais longa no Verdão se, à chegada da Parmalat, o então presidente do clube não tivesse vetado a permanência no elenco de atletas que não pertencessem exclusivamente ao Verdão – no caso, Betinho tinha seu passe vinculado ao empresário Clodoaldo Antonangelo.

Assim, foi para o Cruzeiro/MG, jogou também no futebol japonês, no Internacional/RS e terminou sua carreira em 2004, no mesmo e simpático clube da Mooca onde começara.

Como treinador, chegou a comandar a equipe Sub-20 do Verdão na primeira metade da década passada.

1986

Há 37 anos, o Palmeiras perdia por 1 a 0 para a Inter de Limeira/SP, no Interior, em jogo válido pelo Paulistão.

A partida marcou a estreia do ponta-esquerda Éder no Verdão.

 

6 Responses to QUE DIA É HOJE: 14.06.2023?

  1. Fernando Tadeu

    Se não me engano num jogo contra a Portuguesa teve dois pênaltis para o Palmeiras, no primeiro o Betinho bateu e o goleiro pegou, no segundo o Betinho bateu e fez. Eu estava esse dia no estádio. Acho que foi numa oitavas ou quartas de um Paulistão. Me ajude aí Marcio. Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      O jogo valeu pelas quartas-de-final do Paulistão de 1990, aconteceu no Pacaembu e terminou 2 a 0 para o Palmeiras (o outro gol foi de Careca Bianchesi). Confira o time que jogou: Velloso; Édson Boaro (Dorival Júnior), Toninho, Aguirregaray e Dida; Elzo, Betinho e Erasmo (Serginho Fraldinha); Careca Bianchesi, Mirandinha e Paulinho Carioca. O técnico era Telê Santana.

      Detalhe: 10 dias mais tarde, empatamos sem gol com a Ferroviária/SP, no Pacaembu, e perdemos a chance de nos classificarmos à semifinal do torneio. Após o jogo, vândalos de uma torcida uniformizada invadiram a sede do clube e destruíram vários troféus históricos.

      Abs.

  2. Márcio na estréia do Eder essa derrota foi em 1986 gol do Kita? se for esse jogo eu estava no Limeirão. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Maciel.

      Você foi um dos 10.521 pagantes daquela tarde.

      E o Verdão jogou com Martorelli; Ditinho, Márcio Alcântara,Amarildo e Denys; Gérson Caçapa, Marco Antônio (Edmar) e Mendonça; Hélio – pai de Bernardo, hoje jogador do Palmeiras (Barbosa), Mirandinha e Éder.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>