“É REVERTER. OU PASSAR VERGONHA”.

Frase de Abel Ferreira em coletiva escancara situação do Palmeiras na finalíssima do Paulistinha.

Meus amigos.

Na mais do que centenária e gloriosa história do Palmeiras, talvez a frase dita durante entrevista coletiva pelo seu treinador seja, se não a mais, com certeza uma das mais mais verdadeiras. Sinceramente não me recordo de um técnico ser tão feliz tanto quanto foi o nosso português ao resumir a situação em que nossa equipe ficou após a humilhante derrota para o Água Santa/SP por 2 a 1, no primeiro jogo final do Paulistinha, hoje à tarde, em Barueri/SP.

Sei que muitos poderão dizer que menosprezo o time de Diadema/SP ao concordar com Abel Ferreira, mas não é isso. O que eu e ele pensamos é que a diferença técnica entre ambas as equipes é tão abismal que qualquer outro resultado domingo que vem que não seja a conquista do bicampeonato do Paulistinha será, sem dúvida alguma, uma das páginas mais vexatórias destes quase 109 anos de existência palestrina/palmeirense. E olha que nem entrei no campo da trajetória, já que se o fizesse seria prova de brutal covardia dadas as idades de ambos os clubes.

Mas, afinal, como o Palmeiras conseguiu perder – aliás merecidamente – para um adversário tão fraquinho? A resposta é simples: porque tinha certeza de que abriria o placar quando quisesse, depois que empataria quando bem entendesse e, por fim, que chegaria à virada quando lhe desse na telha. Ou seja: faltou ao nosso time neste domingo a tal da competitividade tanto alardeada por Abel Ferreira, a qual sempre se vê em campo, mas que hoje não deu as caras na Arena Barueri. Além disso, os erros individuais, tanto ofensivos quanto defensivos, nos foram fatais.

Contudo, não teve o Água Santa/SP nenhum mérito? Sim, e muitos, sendo o principal deles ter percebido a apática atuação de vários de nossos jogadores e, por isso, ter tido também a coragem para nos atacar. Daí que sua vitória foi pra lá de justa, e poderia ter sido por um placar ainda maior se a trave não tivesse nos salvado de levar mais um gol.

Só que vou lhe ser sincero, aliás como sempre sou: não acredito que na semana que vem, numa Arena Palestra Itália de novo lotada, o Verdão jogue mais uma vez tão mal quanto jogou hoje. Por isso, se apresentar um futebol apenas um pouco melhor, este já será mais do que suficiente para garantir mais uma festa verde e branca. E digo mais: por este aspecto, foi até melhor termos perdido hoje, pois se tivéssemos empatado talvez assistiríamos na grande decisão ao replay do jogo desta tarde.

Não sou a Mãe Dinah, prezado palmeirense, mas tenho certeza: no Domingo de Páscoa a vergonha irá, sim, passar – só que bem longe do Palmeiras. 

WEVERTON – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Quase fez uma lambança numa saída do gol, mas se recuperou ao evitar um gol certo com grande defesa.

MARCOS ROCHA – REGULAR
NOTA 5

Eu sei: ele foi o grande responsável pelo gol que nos levou à derrota. Por outro lado, evitou um gol certo ainda no primeiro tempo. 

GUSTAVO GÓMEZ – REGULAR
NOTA 5

Foi bem nas coberturas, mas errou feio no primeiro gol do Água Santa/SP.

MURILO – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Destacou-se nas antecipações e em alguns bons lançamentos ao ataque. Defensivamente, não comprometeu.

PIQUEREZ – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Vinha bem no aspecto ofensivo, apoiando bastante e buscando sempre jogadas com Breno Lopes. Mas se machucou no fim do primeiro tempo e teve de ser substituído.

ZÉ RAFAEL – REGULAR
NOTA 5

Tomamos o primeiro gol por irresponsabilidade sua, que perdeu uma bola no ataque e não conseguiu nem fazer a falta. Rocha o salvou, é verdade, mas no escanteio acabamos levando. Por outro lado, fez bons desarmes e iniciou algumas boas jogadas em nossa intermediária defensiva.

GABRIEL MENINO – RUIM
NOTA 4,5

Não fosse tão individualista, teríamos aberto o placar em Barueri/SP. Mas ao não tocar para Rony, livre, e dentro da grande área, prejudicou muito o Palmeiras. É por causa de lances assim que certamente perderá a posição para Richard Ríos.

RAPHAEL VEIGA – REGULAR
NOTA 5

Mais um jogo bem abaixo do que se esperava. No primeiro tempo, aceitou passivamente a marcação; na etapa final, até tentou algumas jogadas, mas nada que surtisse efeito. Se tivesse um reserva no banco teria sido substituído.

BRENO LOPES – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Ficou bem perto de abrir o placar logo no começo da partida, o que só não conseguiu graças à grande defesa de Ígor Vinhas. Mas não foi o jogadpr agudo pela ponta de que o Verdão tanto precisava.

RONY – BOM
NOTA 6

Mesmo sem ter uma grande atuação, foi o nosso melhor atacante (ao lado de Endrick). Pelo menos provocou várias faltas e não se furtou a lutar por todas as bolas. 

DUDU – RUIM
NOTA 4,5

Pelo amor de Deus! Esta é, com certeza, a pior fase desde que chegou ao nosso time. Além de não conseguir uma única jogada individual, ainda por cima perdeu a chance de fazer o 1 a 0 tendo à sua frente apenas o goleiro.  


ABEL FERREIRA – BOM
NOTA 6

Nosso treinador, apesar da derrota, teve um bom trabalho nesta tarde. Seu primeiro acerto foi mandar a campo o time principal, tendo neste a presença de apenas um suplente – Breno Lopes. Também foi bem ao mandar a equipe pressionar desde o começo do jogo, algo que só não surtiu efeito devido a duas ótimas defesas do goleiro adversário e, claro, também à má pontaria de nossos atacantes. Com o placar adverso, não bobeou e, já no intervalo, mandou a campo Endrick, alterando a posição de Rony e tornando o Palmeiras mais ofensivo. Também não teve muita paciência – e nem poderia ter – com Dudu, sacando-o aos 25 da etapa final e colocando em seu lugar Giovani (se o garoto mais uma vez decepcionou não podemos colcar tal responsabilidade sobre os ombros do português, certo?). O mesmo vale em relação a troca de Menino por Fabinho, que melhorou pelo menos um pouco nossa marcação no setor. Mas, como disse no título desta crônica pós-jogo, Abel se destacou mais pela perfeita frase que disse durante a coletiva de Imprensa. Se fosse só por ela, mereceria nota 10.

FABINHO – REGULAR
NOTA 5

Entrou para diminuir os espaços em nossa intermediária defensiva e ainda apareceu algumas vezes na área. Mas ainda não está preparado para ser titular.

VANDERLAN – REGULAR
NOTA 5

Pelo menos desta vez não foi tão mal quanto em suas últimas apresentações. Mas não conseguiu dar ao time o poder ofensivo que vinha sendo feito por Piquerez.

ENDRICK – BOM
NOTA 6 

Perdeu ótima chance assim que começou o segundo tempo, praticamente recuando a bola para Vinhas. Mas se recuperou ao, finalmente, marcar pela primeira vez neste ano e também por ótima jogada individual quase no fim da partida.

JAÍLSON – SEM AVALIAÇÃO
SEM NOTA

Jogou apenas 8 minutos, sem tempo para ser analisado.

GIOVANI – RUIM
NOTA 4,5

De novo teve um bom tempo – 28 minutos – para mostrar seu futebol, e de novo não conseguiu. Na verdade, não acertou uma única jogada. E tentou várias.

FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

10 Responses to “É REVERTER. OU PASSAR VERGONHA”.

  1. José Aparecido - Mogi das Cruzes

    Boa noite a todos!
    Lamentável a atuação do time ontem.
    Alguém avisa o GM que ele não é craque, aliás muito longe disso.
    Roni é aquela coisa, é 8 ou 80. Tem que ser estudado.
    Dudu…irreconhecível.
    A “mulekada” também tá osso. Encheram muito a bola deles e não é tudo isso.
    Até o GG deu vacilos.
    Mas acredito que terão outra postura domingo que vem. Que seja.

  2. Marcos Alvim

    Prezado Trevisan
    É inacreditável a proteção do Abel ao Zé Rafael , o cara fez um jogo péssimo, horroroso ,mas por jogar quase sempre mal ele leva a imagem de carregador de piano…..lamentável O cara entregou tudo ontem e não foi substituido

  3. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, uma Vergonha ter tomado o segundo Gol da maneira como foi e ainda em uma Final.

    Me desculpe, vai ter que buscar a vitória no próximo Domingo a qualquer custo perante nossa Torcida.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Vc está corretíssimo: o Palmeiras será campeão domingo, até porque nossa quota de vergonha já foi preenchida.

      Abs.

  4. Bom dia, Márcio.

    Você está escrevendo uma crônica do jogo do Palmeiras? O Palmeiras jogou ontem? Pensei que quem estava em campo ontem era o Guarani, Goiás, Coritiba ou qualquer outro time que também usa as cores verde e branca em seus uniformes.

    Meu Deus do céu, que partida ridícula. Estou inclinado a dizer que foi a pior partida sob o comando do Abel, visto que ninguém, absolutamente ninguém, jogou futebol ontem. Os erros cometidos pelos nossos principais atletas foram tão amadores que pareciam crianças do sub-10.

    Eu tenho uma teoria que defendo há anos: jogador de futebol não pode ter folga, nem semanas livres. Esses caras não treinam e só demonstram o que querem nas partidas oficiais. As duas semanas de folga só serviram para fazer o time passar este vexame.

    Eu realmente espero que estes caras estejam conscientes do papelão e da vergonha que passaram. A perda deste título mamão com açúcar será uma lástima para um trabalho competente e que vem sendo realizado com muita maestria.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Com toda a certeza, esta foi a pior partida do Palmeiras sob o comando de Abel Ferreira.

      Quanto ao desempenho do nosso time, a resposta é simples: soberba.

      Mas pode ter certeza: domingo que vem seremos campeões, pois é impossível que o time jogue tão mal outra vez.

      Abs.

  5. O Palmeiras vai reverter o resultado e será novamente campeão Paulista !
    Mas a partir dai as coisas ficarão muito dificeis.
    Uns dos melhores meio de campo do mundo foi dizimado pelo Deus Sol que atualmente esta dirigindo o Palmeiras, Danilo, Menino, Patrick de Paula e Scarpa (meio de campo que fez a extraordinária partida contra o River Plate em Buenos Aires).
    As contratações foram carissimas e com jogadores absolutamente MEDIOCRES, Atuesta. Jailson, Merentiel, Lopes, Tabata .
    Dudu esta numa descendente TOTAL, tangenciando jogador pré fim de carreira.
    Arthur pra mim é jogador pro Bragantino, Ponte Preta, Sevilha da Espanha, Braga de Portugal, Parma da Italia, etc…
    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      Vc está sendo injusto com a Leila neste ponto.

      Danilo era impossível manter no elenco, pois a proposta feita ao garoto e pelo era irrecusável.

      Scarpa só saiu porque quis – havia uma ótima proposta para a sua renovação.

      Patrick teve 10 chances para largar a vida que está levando e não quis. Tanto que vem fracassando também no Botafogo/RJ.

      Menino segue no elenco.

      Quanto às contratações, concordo: até agora, nenhuma de fato vingou. E nem sei se vai vingar.

      Abs.

  6. JORGE FARANI

    Se é que o Palmeiras com esse plantel pretende disputar Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão, acho melhor a torcida colocar a “barba de molho” pois nessas competições seremos mero participantes e não disputaremos nada. Penso que a única chance que temos é acontecer o que aconteceu no ano passado quando fomos eliminados da Copa do Brasil e Libertadores e ficamos disputando apenas o Brasileirão, pois já está mais que provado que essa presidenta está disposta primeiramente a receber o que emprestou, para depois contratar jogadores. Se o torcedor tem dúvida só é ver o que foi vendido e o que foi contratado em 12 meses e aí constatará a queda do nível técnico jogando contra esses times no Paulistão 2023.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Farani.

      Realmente, com exceção do jogo com o Flamengo/RJ. não jogamos quase nada neste ano. Mas isso não significa que será assim até o fim da temporada.

      As chegadas do Richard Ríos e do Artur jpa vão melhorar consideravelmente o time.

      Com certeza não vai dar pra ganhar CB, Liberta e Brasileirão, mas pelo menos um destes acho que a gente garante.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>