VERDE É A COR DO ORGULHO

Nem estupidez de Danilo impede Palmeiras, com só 9 em campo, de ir à semi da Libertadores

Meus amigos.

No alto dos meus 54 anos de idade, dos quase 50 anos como torcedor e dos praticamente 34 anos na condição de jornalista profissional, creio que tenho legitimidade suficiente para lhes dizer o seguinte: ser palmeirense é algo que inúmeras vezes me gerou imensa alegria, mas talvez tenha sido esta a noite em que mais tive orgulho de torcer pelo Palmeiras. 

Peço, inclusive, desculpas a todos vocês se, desta vez, não ocuparei este espaço para analisar mais a fundo a partida ou mesmo avaliar tática e tecnicamente, de forma mais ampla, o que fizeram nossos jogadores e o nosso treinador, pois tais detalhes pouco importam neste momento, em que conseguimos uma classificação às semifinais da Copa Libertadores da América que, sem dúvida alguma, já está eternizada na mais do que centenária história alviverde.

Por isso, vou apenas me limitar a dizer que, após a imbecilidade cometida por Danilo (que deveria ter sido conduzido algemado à Delegacia de Polícia mais próxima, já que a falta que cometeu, intencionalmente ou não, foi criminosa), Abel Ferreira foi perfeito nas mudanças táticas que promoveu.

Ao transformar Rony e Gustavo Scarpa em assistentes de marcação pelos lados do campo, deixar apenas Dudu na frente – e ainda no comando do ataque! – e transformar Raphael Veiga em segundo volante e Zé Rafael em primeiro homem de marcação, ele diminuiu ao máximo os espaços que teve o Atlético/MG não só a partir dos 29 minutos do primeiro tempo, quando o Galo ficou com um homem a mais, mas também depois dos 37 da etapa final, quando Scarpa também foi expulso (e aí já penso que por exagero da parte de Wilmar Roldán).

Murilo comemora gol de pênalti que marcou e que levou o Palmeiras a mais uma semifinal de Libertadores

É claro que o fator sorte também nos ajudou. Os caras perderam pelo menos duas chances claras de gol, uma delas já nos acréscimos, e também acertaram a trave direita de Weverton, mas se jogar diante de um dos mais completos elencos do País já é dificílimo em igualdade de condições, imaginem então ter de suportar exatos 57 minutos com um homem e menos e os 13 minutos finais com a desvantagem de dois jogadores! Porém, ainda assim, o Verdão conseguiu impor sua força psicológica, sua determinação em busca do resultado que lhe era possível obter, a força de sua camisa e, principalmente, sua tranquilidade no momento das cobranças de pênaltis, as quais venceu após cinco derrotas seguidas, das quais tanto nos lembramos ultimamente.

Faço questão de deixar bem claro que todas as palavras que escrevo nesta crônica pós-jogo seriam idênticas às que escreveria se fôssemos eliminados, pois mesmo que tivéssemos perdido todos os penais que cobramos nada diminuiria o brilho daquilo que nossos jogadores e nosso treinador fizeram em campo nesta histórica noite de quarta-feira.

Não sei se seremos campeões da Libertadores mais uma vez, até porque para tanto teremos de passar pelas semifinais (que serão dificílimas) e, se tudo der certo, também superar um terrível adversário na grande final, seja ele qual for. Mas sei que, independentemente do que ainda vier a nos acontecer nesta competição, eu já tenho uma certeza:

VERDE É A COR DO ORGULHO!!!

Confira abaixo avaliações de todos os profissionais que participaram do jogo de hoje:

WEVERTON – Divino: nota 10
MARCOS ROCHA - Divino: nota 10
GUSTAVO GÓMEZ – Divino: nota 10
MURILO - Divino: nota 10

PIQUEREZ - Divino: nota 10
ZÉ RAFAEL - Divino: nota 10

RAPHAEL VEIGA - Divino: nota 10
DUDU - Divino: nota 10

RONY - Divino: nota 10
GUSTAVO SCARPA - Divino: nota 10
ABEL FERREIRA - Divino: nota 10
MAYKE - Divino: nota 10

LUAN - Divino: nota 10
DANILO – Vergonhoso: nota ZERO

FOTOS: CÉSAR GRECO/AG.PALMEIRAS

8 Responses to VERDE É A COR DO ORGULHO

  1. José Aparecido da Silva

    Boa tarde a todos!

    Classificação histórica e memorável.
    Que orgulho de ser Palmeirense.
    Mesmo quando estávamos jogando com 1 a menos poderíamos ter vencido.
    Me estranha o lance de possível pênalti no Gustavo Gomes. Por que o VAR não foi acionado?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Zé.

      Não se trata de um possível pênalti em Gómez – trata-se de um pênalti claríssimo em Gómez.

      O VAR não sugeriu a revisão do lance para o árbitro de campo pois concordou com a marcação do auxliliar, que viu impedimento do palmeirense no lance. Contudo, se tivessem exibido as tais linhas, ver-se-ia que o paraguaio estava em condições.

      Ou seja: fomos roubados de novo.

      Abs.

  2. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, endosso sua boa crônica em noite histórica, não é para qualquer Time jogar um mata-mata com nove homens em campo, este Time é o PALMEIRAS parabéns pela classificação.

    Pena que perdemos dois bons jogadores para a semifinal, mais vamos repor nem que for com a base jovem.

    Abraço, é muito emocionante ver a garra que jogamos contra um Time difícil.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Agradeço o elogio.

      Creio que os substitutos já estejam decididos: Gabriel Menino no lugar de Danilo e López (ou então Bruno Tabata) na vaga de Gustavo Scarpa.

      Se mantivermos este espírito, meu amigo, iremos a mais uma final.

      Abs.

  3. Gustavo Cantieri

    Boa tarde, Márcio. Noite memorável. Um jogo histórico. Aliás, neste ano de 2022 temos outros momentos de destaque: a final do Campeonato Paulista, além das duas viradas contra o Atlético Goianiense e o São Paulo. Quando o Scarpa foi expulso, pensei: “Como faremos as semifinais sem o Danilo e o Scarpa?” RS.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Gustavo.

      Ambos farão muita falta no primeiro jogo, sobretudo Scarpa.

      Mas o problema é que Danilo deverá desfalcar nosso time também na partida de volta, pois o lance foi violentíssimo e a Conmebol costuma ser muito dura nas punições que aplica.

      Abs.

  4. Atuação épica.
    Gostaria de falar sobre a arbitragem:-
    1º) Qual a diferença entre o lance da expulsão do Scarpa e o lance que o Arana matou mais 1 contra ataque do Palmeiras dando uma solada no calcanhar do Rony, inclusive arrancando a chuteira dele ?
    2º) Por que as arbitragens em todos os jogos do Atlético Mineiro sob o comando do Cuca são totalmente coniventes com as dezenas de faltas estratégicas para parar contra ataque dos times adversários ?
    Abçs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      Em relação à primeira pergunta, visualmente o lance de Scarpa foi mais feio. Mas, como eu disse, creio que o vermelho foi exagerado, pois o jogador do Palmeiras sofreu uma falta antes, caiu e por isso acabou atingindo o adversário.

      Em relação à segunda pergunta, sinceramente não sei responder.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>