COM A BOLA TODA

Futebol de Raphael Veiga coloca Palmeiras nas semifinais da Copa do Brasil

Meus amigos.

Em nosso mais recente encontro, logo após a vitória sobre o Fluminense/RJ, de forma irônica comparei Raphael Veiga a Valdivia, insinuando que a bola que o nosso atual meia vem jogando ultimamente bem que poderia ser comparada à que jogou, na esmagadora maioria das vezes em que esteve em campo, o nosso eterno Mago. Não posso assegurar se o cara leu o que escrevi, mas depois da bola que ele mostrou nesta quarta-feira, em Fortaleza/CE, fica ainda mais difícil não o comparar ao craque chileno – e desta vez não há ironia nenhuma em minhas palavras.

Nosso camisa 23 sofreu e converteu o pênalti que nos colocou à frente do placar. Além disso, provando mais uma vez a confiança de que vem desfrutando, marcou um golaço, de calcanhar, após ótimo cruzamento de Lucas Lima, já nos acréscimos do primeiro tempo. Isso, sem contar, claro, os bons lances individuais e os passes e lançamentos que saíram de seus pés. Ou seja: em pouco mais de 45 minutos, Veiga tornou impossível o que já era pra lá de improvável: as chances de classificação do Ceará/CE à fase semifinal da Copa do Brasil.

O atleta revelado pelo Coritiba/PR e que só agora começa a justificar sua contratação pelo Verdão, em janeiro de 2017, foi o principal, mas obviamente não o único motivo que nos garantiu mais uma classificação. Diante de tantos desfalques e com um grupo recheado de garotos do Sub-20, nossa equipe somente teria uma noite mais tranquila se, além da vantagem obtida com os 3 a 0 da primeira partida, atuasse também com muita união. E foi o que se viu: todos os jogadores jogaram pelo time, ou seja, além de para si próprios também para o companheiro, e com isso impediram qualquer ameaça adversária na etapa inicial.

Outro destaque deve ser dado a Weverton e Gustavo Gómez, que se dispuseram a atuar mesmo vindo de longas viagens e, é fato, à ajuda dada pela patrocinadora principal do clube. Ao, mais uma vez, disponibilizar seus aviões para o deslocamento de ambos os atletas, a Crefisa contribuiu em muito para que o Palmeiras voltasse do Castelão com a vaga garantida.

Muitos de vocês, agora, podem estar se perguntando: Trevisan, se fomos tão bem, por que não ganhamos o jogo? Por duas razões: a primeira é que, com 5 a 0 no placar agregado, era natural que o time relaxasse nos primeiros minutos do segundo tempo. E quando isso acontece, ou seja, quando todos ou até mesmo muitos deixam de correr, deixam de ter a máxima atenção, o resultado quase sempre é a perda do comando da partida e o consequente crescimento do adversário.

Contudo, deve-se ressaltar que o primeiro gol do Ceará/CE, oriundo da cobrança de um escanteio, deveria ter sido anulado porque, no início da jogada que o originou, Lucas Esteves levou um tapa no rosto que o péssimo árbitro Paulo Roberto Alves Júnior fez que não viu. Aliás, não fosse o VAR o apitador paranaense teria cometido outro erro, ainda mais absurdo, ao anotar pênalti para o time da casa quando o mundo viu que o atleta do Vozão se projetou e sequer foi tocado por Marcos Rocha.

Mas o que importa mesmo, prezado internauta, é que seguiremos no torneio e disputaremos uma vaga na grande decisão com o América/MG, time muito bem treinado por Lisca “Doido” mas que, convenhamos, não tem 1% da tradição do Palmeiras. Então, com todo o respeito que merece o Coelho, até por ter eliminado gigantes como o time “deles” e o Internacional/RS, o fato é que o Verdão é, por baixo, muito, mas muito favorito nas partidas que acontecerão somente no fim deste ano – em 23 e 30 de dezembro, para sermos mais exatos.

Tomara que, até lá, Raphael Veiga continue nos fazendo lembrar de Valdivia. 

 

WEVERTON – 5,5
SATISFATÓRIO

MARCOS ROCHA – 5,5
SATISFATÓRIO


ÉMERSON SANTOS – 5,5
SATISFATÓRIO

RENAN – 4,5
RUIM

MAYKE – 5
REGULAR

PATRICK DE PAULA – 5,5
SATISFATÓRIO

ZÉ RAFAEL – 5
REGULAR

RAPHAEL VEIGA – 8,5
EXCELENTE

LUCAS LIMA – 6
BOM

WILLIAN BIGODE – 5,5
SATISFATÓRIO

 

ANÍBAL – 4,5
RUIM

VÍTOR CASTANHEIRA – 6
BOM

RAMIRES – 6
BOM

LUCAS ESTEVES – 5
REGULAR

GUSTAVO GÓMEZ – 5
REGULAR

LUIZ ADRIANO – 4,5
RUIM

MARCELINHO – 4,5
RUIM

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

6 Responses to COM A BOLA TODA

  1. Fábio P. R.

    Pior que agora até o Veiga pegou Covid, o veiganismo está seriamente ameaçado.

  2. Bom dia, Márcio.

    O que vou dizer do time do Palmeiras? Onde estava o futebol e a entrega desses caras? Será que a motivação chegou de Portugal? O medo do pé na bunda acordou os “atletas”?

    Penso que temos chances reais de ganhar mais um título, mas se passarmos pelo Coelho São Paulo/SP ou Grêmio/RS nos darão trabalho, principalmente o São Paulo/SP, que aparentemente encaixou o time.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: assim que derrubaram Luxa, começaram a jogar melhor.

      Já vi isso acontecer 100 mil vezes.

      Abs.

  3. roberto alfano

    Bom dia caro Trevisan, apesar de todos os desfalques conseguimos a classificação.

    Agora necessitamos recuperar os jogadores da tal Covid, para melhorar o Elenco.

    No segundo Tempo, nos faltou o Abel pois bagunçou o esquema tático.

    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>