AOS TRANCOS, BARRANCOS E POÇAS D’ÁGUA

Sob temporal, Palmeiras sofre demais para vencer o pior time do Brasileirão

Meus amigos.

É claro que nenhum deles admitirá, pelo menos enquanto houver possibilidade matemática, de que já pensa no que vai fazer da vida em 2020. Mas a verdade é uma só: neste momento, os jogadores do Palmeiras já abriram mão da luta pelo título do Brasileirão.

Isso ficou muito claro para mim após a vitória por 2 a 1 sobre o Avaí/SC, na encharcada Floripa deste domingo à noite. Embora superior em campo, o Verdão só não terminou o primeiro tempo em desvantagem no placar graças a mais uma atuação destacada de Weverton – afinal, as melhores chances de gol foram do lanterna do campeonato. Isso se deu porque a lentidão do nosso time na saída de bola faz inveja a cágados da terceira idade.

E por que esta ausência de uma velocidade mínima é tão evidente? Primeiro porque com exceção de Dudu, não temos jogadores velozes, por mais que uns e outros digam que Carlos Eduardo seja este jogador – já eu não sei nem mesmo se ele é jogador. A ideia de Mano Menezes de abrir o time com dois pontas fixos e, por isso, dar chance ao único verdadeiro armador que temos no elenco, Lucas Lima, foi válida – afinal, alguém teria de municiar ambos com passes e lançamentos, certo? O problema é que quanto mais chances recebe, mais o ex-santista as desperdiça.

Já a outra razão da malemolência do Palmeiras é justamente a que frisei aí em cima: os caras veem o líder da competição jogando o que está jogando e chegam à conclusão de que não vai dar para ultrapassá-lo. E aí, correr pra quê, não é mesmo? O negócio e ir tocando a bola de lado, tentando uma jogada ou outra de forma individual e ver no que vai dar. E já vou adiantar pra todos vocês: esta situação tende a se manter ou mesmo a piorar. Sabem por quê? Porque faltam apenas seis ou sete pontos para que uma das vagas à próxima edição da Libertadores seja garantida, e assim que isso acontecer podem ter certeza de que a morosidade aumentará ainda mais.

Mas eu não poderia terminar esta crônica pós-jogo sem fazer uma justiça: nada do que eu escrevi até agora se aplica a Deyverson. Sua falta de qualidade técnica é irritante, mas ninguém pode negar que o cara dá a vida em campo. Não à toa, foi o melhor do nosso time e de todo o jogo neste molhado domingo de Primavera.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 6,5
MUITO BOM

JEAN – 5
REGULAR

LUAN – 5
REGULAR

VÍTOR HUGO – 5,5
  SATISFATÓRIO

DIOGO BARBOSA – 4
  MUITO RUIM

FELIPE MELO – 4,5
  RUIM

BRUNO HENRIQUE – 5,5
  SATISFATÓRIO

LUCAS LIMA – 4,5
  RUIM

DUDU – 6
BOM

DEYVERSON – 7
ÓTIMO

CARLOS EDUARDO – 5,5
  SATISFATÓRIO

MANO MENEZES – 6
BOM

HYORAN – 5
SATISFATÓRIO

GUSTAVO SCARPA – 6
BOM

HENRIQUE DOURADO – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Créditos Fotos: César Greco/Ag. Palmeiras

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

20 Responses to AOS TRANCOS, BARRANCOS E POÇAS D’ÁGUA

  1. Com esse time e esse treinador 2020 já está acabado antes mesmo de começar.

  2. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO …acho que a presidência obriga o Mano a escalar LL, Carlos Eduardo, Deyverson e mais uma meia duzia. Acho que é pra manter um certo valor de mercado para vende-los em 2020.Não consigo ver outra explicação. AMO MEU VERDÃO, MAS JÁ ESTOU FICANDO COM RAIVA.

  3. Márcio, perfeito seus comentários.
    O time e muito lento na transição, como dizem hoje, acontece que embora ótimos jogadores FM e BH são lentos e assim comprometem a velocidade da transição. Acho que os dois juntos não é a formação ideal.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Venício.

      Agradeço o seu elogio.

      Em relação à dupla FM & BH, ela não funcionou neste domingo, mas já foi muito bem em vários outros jogos.

      Aproveito para lhe dar as boas-vindas a esta seção. Escreva sempre!

      Abs.

  4. Oh Marcio.
    Já que o Palmeiras esta apresentando este futebol maravilhoso, vou aproveitar a sua boa vontade e mandar mais esta mensagem com 2 perguntas:-
    1ª Pergunta :- Você esta tendo tempo pra ver ou mesmo acompanhar algumas informações sobre o Guardiola no Manchester City ?
    Vou a seguir fazer uma rápida explanação do motivo da 1ª pergunta e em seguida vou fazer a 2ª pergunta.
    Nas última 5 partidas do Mancheste City contra adversários fracos do Campeonato Ingles, ou enfrentando a Atalanta pela Champions Ligue o Guardiola NÂO escalou zagueiros de oficio no miolo da zaga, mas sim ou 2 volantes ou 1 volante e 1 meia pra jogar na zaga.
    Isto deixou o Manchester City mais vulnerável na defesa, porém foram 5 vitórias com 5 goleadas. Atuando dentro de casa ou fora de casa !
    Esta atitude foi pra “amassar” os adversários mais fracos e sair com qualidade e rapidez da defesa, tendo em vista que estes adversários enfrentaram o Manchester City bem retrancados.
    2ª Pergunta:- Você imagina se o nosso Mano Menezes teria coragem de escalar, não vou dizer nem 1 meia, que seja 2 volantes, Thiago Sangos e Matheus Fernandes jogando de zagueiros contra a Chapecoense e o Avai ?

    • Márcio Trevisan

      Jamais, Jair.

      Nem Mano e nem qualquer outro treinador brasileiro.

      Isso não faz parte da cultura do nosso futebol.

      Abs.

  5. Roberto Alfano

    Boa tarde caro Trevisan, é bem verdade que está difícil e a sorte que o Flamengo tem vai avançando, agora olhando para Europa com 10 jogos a serem disputados em pontos corridos, não da para jogar fora até o Final.

    Tem que acreditar, porém deixamos a desejar na finalizações.

    Força Verdão.
    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: temos de ganhar pelo menos 8 dos 10 jogos que faltam e torcer para o Flamengo perder ao menos sete, um deles obrigatoriamente para nós.

      Impossível? Não. Mas que é improvável, ninguém discute.

      Abs.

  6. Bom dia, Márcio e Colegas.

    Me ajudem a entender uma situação: o que faz o Mano escalar um time com Jean, LL, Carlos Eduardo e Deyverson? Será que ele quer concluir se vale a pena ou não insistir com esses caras em 2020? Esses são 4 nomes que, se o Palmeiras estiver pensando em um planejamento sério, devem estar fora do elenco no ano que vem.

    Concordo com o comentário que estamos jogando para o gasto para ficar no G4, mas a diretoria deveria cobrar a manutenção do segundo lugar para uma premiação melhor, já que perdemos uma boa grana com as eliminações sofridas nas outras competições. É o mínimo que se espera desse time – meu Deus, que decadência! Exigir o segundo lugar do Brasileirão! Nem eu acredito que escrevi isso.

    Também gostaria de expressar a minha consideração pelo Deyverson. Chega a ser admirável a resiliência desse rapaz, que sofre críticas de todos os setores e mesmo assim não se abala. Ele pode ser limitado tecnicamente, mas tem uma personalidade forte, de quem não desiste jamais. Deveria servir de exemplo para jogadores como Borja, LL e tantos outros.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: ultimamente nos acostumamos a títulos quase todos os anos, mas nem sempre isso vai acontecer.

      Em relação aos jogadores que você citou, acredito que Jean permanecerá – até porque já teve seu contrato renovado.

      Abs.

  7. Se Felipe |Mello e Bruno Henrique formarem o meio de campo titular do Palmeiras em 2.020 = ZERO títulos pro Palmeiras em 2.020.
    A partir da hora que o Palmeiras a “trancos e barrancos” conseguir a classificação matemática pra Copa Libertadores da America vamos ver se o Sr. Mauricio Gallioti realmente nasceu pra ser Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras !

    • Márcio Trevisan

      Jair: FM foi mal neste domingo, mas vem jogando muito bem.

      Em relação a mudanças no grupo, elas só acontecerão após o término do Brasileirão.

      Abs.

  8. Marcião. Perfeita a sua análise. Só fiquei em dúvida na nota do Cadu, é cinco e meio positivo? Porque realmente o cara é bem ruinzinho hem. Esse foi o maior pecado do tal Alexandre Mattos.

    • Márcio Trevisan

      A nota e a análise são estas, mesmas.

      Achei que ele tentou ajudar, fez o que pôde dentro de suas inúmeras limitações.

      Abs.

  9. Marcio

    Quando surgiu uma falta próxima da área e que o hYoram bateu no lugar do Scarpa. Parei…

    • Realmente RODRIGOM foi o maior suspense pra nós aguardarmos o Scarpa bater a falta bem próxima da área, e vem o Hyoran “cocozinho” e chuta a bola no JOELHO de 1 dos jogadores que estavam na barreira…
      Que sofrimento !

    • Márcio Trevisan

      Rodrigo: às vezes o cara se sente melhor e pede pra bater.

      Faz parte.

      Abs.

  10. Antônio Manara

    Boa noite Márcio, desisto de tentar entender o futebol. Sinceramente falando não vejo que esses atributos ao Deyverson de ter sido nosso melhor homem em campo. Ele pode dar a vida em campo, mas eu me sentiria mais confortável se ele num ato de amor ao Palmeiras reincidisse seu contrato sem multas para o clube.

    • Márcio Trevisan

      Eu também, Manara.

      Só que ele tenta compensar a falta de qualidade com uma entrega elogiável.

      Abração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>