BOLA LÁ NO ALTO, BOLA CÁ EMBAIXO

Palmeiras precisa entender que confiança demais gera resultados de menos

Existem dois grandes problemas técnicos que, quando presentes em uma equipe de futebol, resultam em desempenhos abaixo do esperado: autoestima muito baixa e autoestima muito alta. No primeiro caso, mesmo que a qualidade do time seja razoável, o jogador acaba não confiando no próprio taco – e ainda menos no dos seus companheiros de time; no segundo caso, mesmo que a qualidade do time seja indiscutível, os jogadores acabam se fiando que, a qualquer momento, o jogador acaba confiando demais no próprio taco – e ainda mais no dos seus companheiros.

Guerra está ganhando a posição de Lucas Lima

Obviamente, o Palmeiras se encontra na segunda situação. Marcos Rocha acredita que, se não estiver em um dia propício, Diogo Barbosa (ou Victor Luís) quebrarão o seu galho; Antônio Carlos e Thiago Martins ficam sempre tranquilos, pois podem variar: quando um vai mal, o outro compensa; o mesmo se aplica a Felipe Melo e Bruno Henrique (ou Moisés), Lucas Lima e Guerra, Dudu e Keno e Borja e Willian Bigode. Ou seja: quando olha para o lado, o atleta do Verdão vê que tem um cara tão bom ou ainda melhor, e isso – mesmo se o resultado não nos é positivo – acaba gerando não uma acomodação, como apregoam alguns, mas sim uma convicção: “Sem estresse: daqui a pouco a gente ganha este jogo”.

Só que não é bem assim. Aliás, nesta noite de novo não foi assim. Ninguém que entenda um mínimo de futebol discute que o Palmeiras é, por baixo, umas 10 vezes melhor do que o Botafogo/RJ, mas me respondam com sinceridade: hoje jogamos 10 vezes mais do que o time carioca? O ótimo toque de bola, as lindas jogadas individuais, a vontade que demonstram em campo (porque eu não concordo, de jeito nenhum, que falte raça à equipe) são, claro elogiáveis, mas de nada valem se, a cada erro de passe (por sinal: como este time erra passes, Deus do Céu!), o cara dá de ombros e pensa assim: “Sem estresse: daqui a pouco a gente ganha este jogo”.

Hoje, o Palmeiras não obteve um mau resultado. Empatar fora de casa no Campeonato Brasileiro, sobretudo diante de um time grande, é sempre algo a ser comemorado. Mas é claro que poderíamos, sem maiores esforços, ter obtido a vitória. Aliás, mesmo após termos sofrido o empate (e a forma como Felipe Melo e Thiago Martins erraram na jogada acabam apenas por fortalecer esta minha tese), com um pouco mais de humildade e com um pouco menos de soberba certamente teríamos chegado ao segundo gol, pois chances em contra-ataques foram criadas para tanto.

Em resumo, meus amigos: por mais paradoxal que seja, a verdade é que quando a bola fica muito lá em cima, ela acaba ficando também baixa demais.

40 Responses to BOLA LÁ NO ALTO, BOLA CÁ EMBAIXO

  1. Fábio P. R.

    Márcio,

    Vc acha que o Luxa ainda tem capacidade para ser técnico hoje em dia? Não estaria ultrapassado? Acha que ele faria esse time do Palmeiras jogar bem?

    • Márcio Trevisan

      Fábio: se ele quiser ser apenas técnico, ainda será o melhor do Brasil.

      E disparado.

      Abs.

  2. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Marcio…acho que vc matou a charada, estamos confiantes demais, achando que o gol vira com naturalidade. Mas, a realidade esta sendo outra, estamos jogando muito abaixo do que a torcida espera e isso, esta dando “força” aos adversarios. Nos tempos de Parmalat, quando o time entrava em campo, os adversarios já entravam perdendo de 1-0. Eles nos viam como superiores e acreditavam nisso, hj não. A torcida já começa a pegar no pé do Roger, isso é justo na sua opinião?

    • Márcio Trevisan

      Ildebrando: creio ser justa a cobrança em cima do RM.

      Ele tem um grande grupo nas mãos e ainda não conseguiu fazer com que a equipe jogue o que pode e o que dela se espera.

      Aliás, é melhor ele resolver isso rapidinho – para o nosso bem e para o bem dele também.

      Abs.

  3. Mauro Zamoura

    Não sei onde o Palmeiras é uma 10 vezes melhor que esse Botafogo. É melhor sim pelo elenco que tem mas nada substâncial. Aliás, esse Palmeiras não é muito melhor que qualquer time do Brasil pois esse elenco só tem tamanho e valor (muito caro), de resto, tá no mesmo nível dos outros times do Brasil da primeira divisão, basta ver o sofrimento que foi as semi-finais e final do Paulista, quase foi eliminado pelo Santos, só não tomou uns 3 no primeiro jogo graças ao Jailson. O grande problema do Palmeiras é esse desde o ano passado, a soberba de não aceitar que esse time e elenco não deu certo, por isso a coisa não vai. Talvez se parassem e analisassem com calma, perceberiam que esse elenco não vai dar mais do que isso por mais que troquem as peças. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Mauro: se você analisar nome a nome, nosso elenco é, de longe, o melhor do Brasil.

      O problema é que isso não vem se concretizando em campo. E é aí que devemos descobrir o motivo.

      Abs.

  4. José Aparecido - Mogi das Cruzes

    Muito mi mi mi com este time de vagabundos.
    Defesa fraca…meio de campo inoperante e ataque de lampejos.
    Falta vergonha na cara destes vagabundos.
    Reação urgente.

  5. coloca o tche no lugar de fm e tiago santos no lugar do bruno henrique, lucas lima e keno dudu e borja o tiome vai melhorar muito deixa de jogar em diagonal enfim….

    • Márcio Trevisan

      Canuso: são opções que podem, sim, ser testadas.

      Até porque não creio que o time ficaria muito pior.

      Abs.

  6. Márcio com esse sonolento treinador não iremos á lugar algum, esse cidadão fez pré temporada, teve muito tempo para arrumar esse time e até agora não aconteceu nada, absolutamente nada, aliás aconteceu sim, fomos humilhados pelo time falido em nossa própria casa, nem vem me falar de arbitragem que esse assunto já era.
    Luxemburgo já! Abs.

  7. Jorge Farani

    Já tive a oportunidade de dizer que não acredito no trabalho do técnico. No entanto acho que tem coisa muito pior no time que são os zagueiros de área, pois o único que sabe jogar já não tem idade de menino, que o Edu Dracena. Se juntar o futebol do Juninho, Antônio Carlos, Luan, Emerson Santos e Tiago Martins, e colocar tudo no liquidificador não dá um que preste. Não entendo porque temos tantos “Xerifões” espalhados pela América e esse diretor de futebol não enxerga que precisamos parar de contratar esses bondes.

    • Márcio Trevisan

      Farani: só não concordo com o Émerson Santos, pois ele ainda sequer estreou.

      Aliás, será que não merece uma oportunidade?

      Abs.

  8. Ronaldo Laranjal Pta.

    Nos últimos anos é a mesma coisa, contrata mil jogadores que jogam e muito nos outros times, vem vestir nosso manto e esquecem o futebol lá de onde vieram. Se for sitar um a um aqui acho que irei ficar uns 5 anos descrevendo.
    Não irei citar time, mas existe um monte na serie A que não paga em dia, e os caras correm pra c….., será que é para mostrar serviço e virem jogar no verdão e depois disso ou melhor de conquistar o que queria some.Atrasem salário e a mídia vem pra cima da gente.

    Joguem por favor.

    • Márcio Trevisan

      Às vezes, Ronaldo, penso que o Palmeiras deveria atrasar os salários só um mês, pra ver a reação dos caras.

      Quem sabe eles não treinariam mais e jogariam mais?

      Abs.

  9. Moe, Larry, Curly = AC, TM, FM.
    Defesa que ninguém passa…
    Aguardem os próximos episódios…só falta saber quem vai falhar.
    Podem esquecer título este ano com esta defesa.
    Que primeiro tempo horroroso…o LL parecia que tinha acabado de vir de uma balada.
    Segundo tempo até melhorou com o Guerra, que marcou um belo gol,mas perdeu um gol chutando bisonhamente, errou um passe que poderia ser nosso 2 gol e deu uma furada vergonhosa.
    Apesar da vontade de Dudu, keno e Willian os mesmos erram muitos passes e chutes.
    Este ano vai ser sofrido, talvez pior que 2017.

  10. Paqulo Eduardo

    Olá MÁRCIO !
    DOIS ZAGUEIROS, PELO AMOR DE DEUS !
    Zagueiro que não vire de bunda(leia-se costas) para a bola.
    Outra coisa que notei desde o início do trabalho do Roger:o time faz um gol e dá a bola para o adversário para poder contra-atacar . Muito cedo para se jogar deste jeito. Apenas alguns adversários em clássicos é que vem com tudo, normalmente não dá certo este tipo de esquema.
    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Então, Paulo, é o esquema que o treinador montou.

      Mas ele não é burro. Se não mudar, não vai ficar.

      Abs.

  11. Eu gostaria de saber desses incompetentes jogadores do Palmeiras se o salário deles está atrasado? Ou sei lá, de repente eles estão ganhando tanto dinheiro que não tem tempo de pensar em futebol. E eu já disse uma vez aqui, lugar de técnico estagiário é na Ponte Preta e não no Palmeiras. E porque eu digo isso? Por exemplo, Tiago Martins é jogador pro Bahia, pro Paysandu, não para o Palmeiras. Victor Luis jogando muito e por nada vira reserva do mal preparado Diogo Barbosa? E etc, etc. Realmente 2018 promete, novos frustrações. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      VL melhorou demais em relação ao que era, mas entendo a opção pelo Diogo Barbosa.

      O cara precisa de ritmo de jogo pois, nas mesmas condições, é umas dez vezes melhor.

      Abs.

  12. Ou muda o miolo da zaga ou o Roger não termina o primeiro turno no Palmeiras, o que esta esperando, não e possivel que o Luan, Dracena ou o zagueiro que veio do Botafogo-RJ que nem sequer estreou, joga menos que os dois patetas.

    • Márcio Trevisan

      Renato: creio que Dracena já voltará ao time no domingo.

      Resta saber se no lugar do AC ou do TM. Por mim, daria mais uma chance ao Luan tb.

      Não é possível que o cara tenha esquecido de como se joga futebol.

      Abs.

  13. Júnior Colletti

    Bom dia!

    Genial! O paralelo das bolas altas e baixas, matou a pau… kkkk!!! Parabéns!

    Abraços!

  14. O futebol do Palmeiras é decepcionante.
    Infelizmente, mas infelizmente mesmo pra mim que sou um torcedor fanático não vejo condição nenhuma do Palmeiras conquistar algo em 2018.
    Vamos ter um ano tão medíocre como foi 2017.
    O motivo pra mim é simples, não trata-se de soberba ou coisas do gênero, trata-se de falta ABSOLUTA de futebol !
    Thiago Martins e Antonio Carlos não tem condição nenhuma pra vestir a camisa de um gigante a nível mundial chamado Palmeiras !
    Felipe Mello tem preparo físico pra jogar em alto nível no máximo 60 minutos.
    O William tem que abandonar o futebol e ir correr na prova de maratona pelo mundo afora.
    O Deyverson é uma ABERRAÇÃO que num contra ataque mortal, 3 jogadores do Palmeiras contra 2 do Botafogo, ele ficou 100 % do contra ataque em posição de claro impedimento. QUE ENERGUMENO !
    O elenco é FRACO, por exemplo, os reservas da dupla de péssimos zagueiros é o veterano Edu Dracena, o tenebroso Juninho, e a maior decepção que é o Luan !
    Q U E M…………..E R C A D O R I A !

    • RUBENS WAKIM JUNIOR

      Concordo com o Jair. Além do que ele já falou…
      Lucas Lima não estava fazendo corpo mole no Santos. Não tem futebol mesmo. Guerra já deve ser titular.
      E o Róger Machado? Ontem claramente o Felipe Mello tinha que ter sido substituído pelo Thiago Santos, não estava ganhando UMA jogada no segundo tempo, e ele tirou o Bruno Henrique e colocou o Moisés. E para que colocar Deyverson? Não serve para nada.
      Por que NUNCA muda o esquema tático? Não pode tentar o 4-4-2 de vez em quando, ontem quando estavávamos ganhando, por exemplo? É muito fraco…

      • Márcio Trevisan

        Olá, Rubens.

        BH saiu porque não tem capacidade física para jogar 90 minutos. E é preciso que os preparadores físicos do Palmeiras nos expliquem o motivo disso.

        Quanto ao Deyverson, de fato o cara é ruim de dar raiva.

        Por fim, nenhum técnico brasileiro muda o esquema porque tem certeza de que sabe tudo e mais um pouco de futebol.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Jair: ainda é cedo para afirmarmos que não ganharemos nada em 2018, até porque quase ganhamos o Paulistão, certo?

      Mas vc tem razão em relação à nossa zaga. É preciso que alguém chegue logo, no máximo após a Copa do Mundo.

      Que tal o Miranda?

      Abs.

  15. Roberto Alfano

    Bom dia caro Trevisan, muito bom seu comentário deste jogo, acredito que está faltando humildade e reconhecer os erros cometidos e corrigi-los.

    Em pontos corridos o que vale é vitória, portanto 1 X 0 é goleada, interessa os 03 pontos.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Alfano.

      Um ponto fora de casa no Brasileirão não é um mau resultado, sobretudo na 1ª rodada.

      Mas poderíamos ter conseguido 3, certo?

      Abs.

  16. PAULO SERGIO

    Roger está incorrendo no mesmo erro do E.B….
    Apostando num esquema fracassado, “casando” com ele e não mudando mesmo vendo que não está dando certo.
    Gente teimosa tem seu prazo de validade.
    E acho que está vencendo……..
    Jogar com 3 atacantes já foi visto em 2017 que não dá certo.
    Vc tem meias de criação como L.LIma, Guerra e Moises….e porque não jogar com 2 meias e 2 atacantes.
    Porra tenta ccte já que com 3 atacantes ficamos previsíveis..
    Depois daquela atitude do Roger no jogo contra o Boca, quando não dirigiu o time, ficando sentado o tempo todo no banco ser dar uma palavra, creio que ele quis mostrar aos jogadores…joguem vocês , façam o que acham que devam fazer….
    E ai creio que pegou mal….
    Falta um líder de vestiário..como era o Zé Roberto, e como era o Rafael Marques, que se dentro de campo não era grande coisa, no elenco ele tinha muito respeito.
    Já que o nosso presidente sequer vai ao vestiário desejar boa sorte…..
    Já que o nosso presidente sequer vai ao vestiário desejar boa sorte.

    • Irineu Curtulo

      Sim, o esquema tático é fundamental no futebol atual, mas, quem ganha campeonatos são os jogadores que desequilibram, e nesse ano não vejo o esquema tático montado pelo nosso técnico favorecer esses desequilibrantes. Marcos Rocha e Diogo Barbosa não são laterais, são alas. Lucas Lima não é volante, é meia armador. Nossa zaga não demonstra confiança, sim, mas o espaço vazio que existe no nosso meio campo deixa a zaga completamente desguarnecida. O problema é que os técnicos brasileiros de hoje se prendem a seus esquemas e não às características do elenco. Traduzindo: somos um elenco forte sem qualquer identidade.

      • Concordo, o técnico tem como função montar uma equipe explorando o máximo de cada jogadores. Em cima disso montar o esquema que melhor se adapte tirando o ponto alto de cada jogador.
        O problema que os técnicos brasileiros não criam, só copiam. Hoje no Brasil é só isso que vimos em todos os times, não há surpresas, não se consegue mudar o esquema no meio do jogo mexendo uma peça, as vezes sem substituições basta uma mudança de posicionamento e quebra toda a linha de marcação adversária.
        Ao que o Marcio disse, a correção é cobrança. O presidente tem que estar mais presente e cobrando assim como o Alexandre Mattos. Cobrar comissão técnica e jogadores.
        Mas o Roger tem um defeito dos velhos técnicos. A teimosia. Isso nos fez perder um título, e pontos que fatalmente farão falta no Brasileiro e Libertadores. Isso vai lhe custar o emprego. Sem cobrança vai continuar insistindo até cair. Pelo andar das coisas no intervalo da Copa teremos mudanças.

        • Márcio Trevisan

          Marcos: concordo contigo.

          Se até a parada para a Copa do Mundo o futebol do Palmeiras não melhorar consideravelmente, nosso treinador a assistirá tranquilamente, sem ter que se preocupar em dar treinos.

          Abs.

      • Márcio Trevisan

        Irineu: concordo contigo.

        Nossos treinadores montam um esquema e fazem os jogadores a ele se adaptarem, quando o correto seria o inverso.

        É nisso que dá conceder status demais a esses caras.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      PS: também não gosto do 4-3-3, embora por vezes ele dê certo.

      Pra mim, o time tem de ter quatro caras no meio-campo: um volante de marcação, outro de saída de bola (também chamado de “segundo volante”) e dois meias, um de cada lado, com um destes tendo mais liberdade para encostar nos dois homens de frente.

      Em relação à falta de liderança, vc está correto. Dudu é o nosso capitão, mas não o nosso líder. Este seria Fernando Prass, mas ele agora é reserva. Neste ponto, está difícil.

      Abs.

  17. Boa leitura do Jogo Márcio.

    Acho que é um misto de confiança extrema e soberba. Creio que a sua leitura
    foi cirúrgica. O time precisa entrar todo jogo pensando que será muito difícil e
    que se todos, sem exceção não deram tudo a todo instante podemos perder qualquer jogo.

    • Márcio Trevisan

      Agradeço os elogios, Tiago.

      Espero que nossos jogadores pensem exatamente assim a partir de agora.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>