SEM BRILHO, MAS COM BRIO

Palmeiras joga apenas o suficiente para vencer, se manter no G4 e sonhar com o deca

O jogo é em casa, diante de um adversário com história indiscutivelmente menor e que ainda por cima está entre os piores da competição. E aí você pensa: “Vamos ganhar no mole”. Só que não: em campo, muito em nenhum momento o Palmeiras tenha sido inferior ou mesmo corrido grandes riscos, o que se viu foi um jogo muito mais complicado do que se esperava inicialmente. Por isso, a vitória por 1 a 0 deve, sim, ser comemorada por todos nós.

E por quê? Por algumas razões. O Coritiba/PR, como toda equipe que vem a São Paulo/SP enfrentar o Verdão, optou por um esquema mais defensivo. Com isso, diminuiu os espaços no setor de meio-campo e obrigou nossa equipe a usar e abusar das jogadas pelas pontas.

Cuca já sabia disso, e por isso optou pela volta ao esquema 4-3-3. Inicialmente, colocou Dudu na direita e Keno na esquerda, o que era óbvio, mas com poucos minutos de jogo nosso treinador resolveu dar uma de Professor Pardal e inverteu ambos. Resultado: perdemos as jogadas por um dos lados do campo, já que Keno desapareceu na direita. Tal erro só não nos causou problemas porque Jean, mais livre com Tchê Tchê atuando como primeiro volante, pôde se deslocar à vontade por todas as faixas do gramado, dar a liberdade de que Dudu precisava para também flutuar e, de quebra, aparecer por vezes como atacante. Não à toa, a jogada do único gol da noite passou pelos pés destes três: Tchê Tchê roubou a bola, Dudu fez bom cruzamento e Jean apareceu para completar, como se centroavante fosse.

Antes do gol, o técnico do Verdão já ensaiava alterações no intervalo, mas com a vantagem no placar resolveu dar mais um tempo, a fim de ver como Marcelo Oliveira montaria sua equipe na etapa final. E o treinador que faturou a Copa do Brasil de 2015 pelo Palmeiras foi ousado: com duas alterações, melhorou a qualidade de seu meio-campo e deixou seu ataque, embora menos veloz, mais consistente. Deu resultado, e o Coxa passou a jogar bem mais tempo no campo de ataque.

O detalhe é que, desta forma, também passou a ceder mais espaços, mais contra-ataques, e foi por isso que Róger Guedes entrou, logo aos 17 minutos, no lugar do sumido Keno. Com esta alteração, o Palmeiras voltou a mandar no jogo, a criar algumas chances de gol e a dar a impressão de que aumentaria a vantagem. Mas, como vimos, isso não aconteceu.

E por quê? Porque hoje nossos melhores jogadores, embora tenham lutado muito pela vitória, o fizeram um tanto quanto “apagados”. Pode nos ter faltado brilho, mas não brio. E a esta altura do campeonato, talvez seja este o caminho para obtermos as chances de vitória, a quase certeza de uma vaga na próxima Libertadores e o sonho do decacampeonato.

E sem precisar fazer gol com o braço.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

FERNANDO PRASS – 6,5
MUITO BOM

MAIKE – 5
REGULAR

EDU DRACENA – 5,5
SATISFATÓRIO

JUNINHO – 6,5
MUITO BOM

EGÍDIO – 5,5
SATISFATÓRIO

TCHÊ TCHÊ – 6
BOM

JEAN – 5,5
SATISFATÓRIO

MOISÉS – 6,5
MUITO BOM

KENO – 5
REGULAR

DEYVERSON – 6
BOM

DUDU – 6,5
MUITO BOM

CUCA – 5,5
SATISFATÓRIO

RÓGER GUEDES – 5,5
SATISFATÓRIO

THIAGO SANTOS – 5,5
SATISFATÓRIO

BORJA – 5
REGULAR

FOTOS: CÉSAR GRECO / AG. PALMEIRAS

18 Responses to SEM BRILHO, MAS COM BRIO

  1. O que importa a essa altura do campeonato são os 3 pontos, o que não pode é ir jogar contra o Fluminense e não vencer, aí a vaca vai para o brejo de vez. abraços.

  2. Roberto Alfano

    Bom dia, se o que vale em pontos corridos são os 03 pontos, valeu.

    Porém temos que melhorar para encostar nos “Lideres” e vamos.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: até acho provável encostar nos líderes e até ultrapassar Santos e Grêmio que, ao meu ver, seguirão na Libertadores.

      Já deixar “eles” para trás é bem mais complicado. De qualquer forma, o que é improvável não é impossível.

      Abs.

  3. Olá Márcio,

    Tudo bem? Jogo em ritmo de segunda-feira não é mesmo? Mas até que gostei, correram muito e erraram menos nos passes e o Prass fez ótimas defesas, bom ver que ele está se firmando de novo. Faltou mais gols, daí eu achar que poderia ter colocado o Borja prá jogar mais cedo…tem que aproveitar esses jogos mais tranquilos para ver se o cara sai do ostracismo. Nào seria uma perda ao time o Deiverson ter saído no segundo tempo. Abs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Carlos.

      Concordo plenamente.

      O Palmeiras tem que tomar uma decisão: ou dá uma sequência ao Borja de pelo menos uns quatro ou cinco jogos como titular ou, então, já avisa o cara que ele irá embora no fim do ano.

      O que não dá é exigir bom desempenho dele quando atua por apenas 10 ou 15 minutos.

      Abs.

  4. 3 pontos conquistados apresentando um futebol RIDÍCULO !
    10 dias sem jogar e ……….Prass, Moyses e Dracena se estatelando no chão com caimbras !
    Não perco meu tempo ouvindo os blá blá blá do Cuca !
    Se ele falou o que o colega Valter mencionou acima sobre o Jo, ele foi super coerente, pois o Jo elogiou a ÉTICA do Rodrigo Caio, mas o Jo agiu totalmente oposto no caráter quando foi a vez dele.
    O Cuca é a mesma coisa do Jo sobre o Felipe Mello,por exemplo, reintegrou, blá blá bla, mas o cara nem relacionado é.
    Cuca fala uma coisa e faz outra !
    Estou certo ou errado amigo Marcio ?

  5. Bom dia, Marcio e Colegas.

    A vitória serviu para dar gás ao Verdão na busca por um campeonato mais digno, e nada mais.

    Saindo um pouco das quatro linhas, me decepcionei muito com a opinião do Cuca durante a entrevista coletiva, defendendo Jô e dizendo que “a sociedade não está preparada para o fair play”. É por causa de pensamentos como esse que temos um futebol tão pequeno no Brasil.

    Um abraço.

    Valter

  6. O Palmeiras jogou muito feio. O chutãobol voltou? Ou é só o Fernando Prass que adora fazer ligação direta? Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Fernando.

      Cara, não vi muitos chutões, não. Ao contrário: percebi várias jogadas em que a troca de passes, inclusive de calcanhar, foi a marca principal.

      Abs.

  7. António Manara

    Gostei do jogo no primeiro tempo, e poderíamos ter saído com mais gols para termos um pouco mais de tranquilidade no segundo tempo apesar de não termos corrido nenhum perigo, já que o time deles e fraquíssimo.

    M

    • Márcio Trevisan

      É verdade, Manara.

      Completo, o Coritiba/PR já é fraco. Desfalcado como ontem, então, mais ainda.

      Pra vc ver como nosso time encontra dificuldades além das esperadas.

      Abs.

  8. Vitória xoxa num campeonato xoxo. Que venha 2018.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Concordo, Ed, mas que nos deu mais três pontos.

      Se ganharmos as 14 partidas que faltam, mesmo que de forma xoxa como esta, seremos deca.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>