PALMEIRAS 2017: AO QUE TUDO INDICA, VEM MAIS ALEGRIA POR AÍ

Verdão perde algumas peças importantes, mas as compensa adquirindo promessas e também ótimos jogadores

Fernando Prass; Jean, Mina, Vítor Hugo e Zé Roberto; Felipe Melo, Tchê Tchê, Moisés e Guerra; Dudu e Lucas Barrios.

Ao que tudo indica, e diante do que vem acontecendo nos primeiros trabalhos deste ano, deve ser este o time titular do Palmeiras que Eduardo Baptista tem na cabeça. Uma ou outra mudança – sobretudo no comando do ataque – poderão acontecer, é fato, mas na prática o time será este ou, no mínimo, muito próximo a este.

Ainda é cedo, claro, para afirmarmos com certeza se esta equipe – ou até mesmo este elenco – é melhor ou pior do que o do ano passado, mas me parece que estamos fortalecidos em relação a 2016. Mesmo com as perdas de Gabriel Jesus, sem dúvida uma baixa que tende a ser muito sentida, Cleiton Xavier e Gabriel, creio que os jogadores contratados pela diretoria suprirão tais baixas. Faltou um camisa 9? Aparentemente, sim. Mas, de repente, sob um novo esquema tático que priorize a presença de um comandante de ataque, Barrios (ou Alecsandro ou, ainda, William Bigode) poderão se destacar.

Abaixo, seguem minhas primeiras impressões sobre cada um dos oito atletas que, a partir de 2017, terão a honra de vestir a camisa do maior campeão do futebol brasileiro:

ANTÔNIO CARLOS

Chega por indicação de Eduardo Baptista, com quem trabalhou na Ponte Preta/SP. Mas a verdade é que dificilmente este zagueiro, revelado pelo nosso maior rival, será titular, pois mesmo que a dupla titular, formada por Mina e Vítor Hugo, sofra uma baixa pelo motivo que for, Edu Dracena e até mesmo Thiago Martins estão à sua frente. Assim, deverá ser presença constante no banco – e olhe lá.

FELIPE MELO

Quero muito queimar a minha língua, mas não gostei da contratação deste jogador. Não discuto suas qualidades técnicas, sua experiência e sua raça, essenciais a torneios como a Libertadores da América, mas se não mudar radicalmente sua maneira de jogar será expulso jogo sim, jogo não. Em minha opinião, foi uma aquisição desnecessária, pois no elenco há Thiago Santos e havia Gabriel.

GUERRA

De todos os reforços, foi o que de mais gostei. Já no ano passado, ao vê-lo no Atlético Nacional/COL, pensei: este cara é o camisa 10 de que precisa o Palmeiras. Na verdade, o venezuelano tem o estilo que agrada a todos nós, palmeirenses: clássico, habilidoso e, ao mesmo tempo, ofensivo. Se não tiver problemas de adaptação, tem tudo para repetir o sucesso que um outro venezuelano (ah, que saudades dele!) fez com a camisa verde e branca.

HYORAN

Sem dúvida alguma, este jovem talento é quem mais tem de agradecer a Deus pela oportunidade de jogar no Verdão. Se não tivesse se contundido com certa gravidade, teria estado no avião que matou 71 pessoas em novembro passado. É quase certo que tenha algumas oportunidades, sobretudo entre 5 de fevereiro e 12 abril, período no qual nosso time disputará 17 partidas em 37 dias, mas a menos que arrebente, não deverá titular logo de cara.

KENO

Também aplaudi de pé a vinda deste rapaz. Já não é tão garoto (tem 27 anos), mas ainda que atuando por um dos piores times do Brasileirão do ano passado conseguiu se destacar não só com gols, mas com jogadas insinuantes pela esquerda. Será uma ótima opção para quando Dudu não puder atuar, e também poderá ser improvisado, se necessário, no comando do ataque.

MICHEL BASTOS

Foi a mais impactante e também discutida contratação. A fama que criou no São Paulo/SP (desagregador, “chinelinho”, insubordinado, etc.) faz com que sua vinda seja uma incógnita para a maioria dos palmeirenses. Mas creio que a nossa diretoria acertou, pois não acredito que um jogador com a experiência que ele possui, que atuou em grandes clubes do Brasil e da Europa e que disputou uma Copa do Mundo possa ter, de fato, tantos defeitos. Além disso, trata-se de um atleta muito versátil, podendo ser escalado como segundo volante, meia de armação, atacante pelos dois lados do campo e, claro, também em sua posição original: a lateral esquerda. De todos os que chegaram para comporem o elenco, é quem mais chances possui de ganhar um lugar no time titular.

RAPHAEL VEIGA

Outro jogador cujas características se assemelham aos meias que mais se destacaram nestes mais de 102 anos de Palmeiras e que, por isso, tem boas chances de cair nas graças da nossa torcida – até porque assumiu ser palmeirense desde que nasceu. Bastante habilidoso, tem um forte chute de longa distância, sem dúvida uma importante arma diante de adversários que atuarem mais fechados. Assim como Hyoran, deverá ter mais chances no Campeonato Paulista.

WILLIAN BIGODE

É fato que já viveu melhores dias, como quando apareceu no Corinthians/SP e, sobretudo, quando foi bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro/MG. Mas ainda não pode ser considerado um jogador comum, desses que se encontram em qualquer time por aí. Mesmo sem ser um “9” de verdade, costuma fazer muitos gols e, por isso, ser uma ótima opção caso Barrios ou Alecsandro não estejam bem ou não possam atuar. Se repetir na Academia o mesmo desempenho que teve na Toca da Raposa, certamente se tornará um bom reforço.

35 Responses to PALMEIRAS 2017: AO QUE TUDO INDICA, VEM MAIS ALEGRIA POR AÍ

  1. Prefiro esperar mais um pouco para dar minha opinião sobre o time profissional, mas o que falar da Copa SP e do verdinho??? lamentável. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Eu já sabia, Maciel.

      O time era bem limitado e, para piorar, o técnico resolveu inventar um esquema com apenas um zagueiro fixo.

      Deu no que deu.

      Abs.

      • Márcio esse que é o problema, quase todos os anos temos time medíocre nessa categoria, tudo bem que o importante é revelar jogadores, mas tudo tem um limite, nossa diretoria precisa olhar com mais carinho esses moleques no sentido de garimpar melhor porque tem cada um que pelo amor de Deus, só para citar esse tal de Augusto é pior que o Leandro Almeida. abraços.

        • Márcio Trevisan

          Pois é…

          Mas será ele o 5º nome para a nossa zaga, pelo menos no começo deste ano.

          Abs.

        • Maciel concordo em 100 % com o seu comentário sobre este Augusto.
          Ele é HORROROSO !
          Ele foi disparado o PIOR jogador do Palmeiras nesta Copinha !
          Ele falhou em TODOS os gols que o Palmeiras tomou nos jogos em que ele atuou, pois este PEREBA ainda tomou 2 cartões amarelos seguidos e não jogou na 3ª partida !
          Mais uma vez o PIOR jogador disparado do Palmeiras na Copa São Paulo de futebol Junior será o ÚNICO a ser incorporado no time principal (da mesma forma que a anos atras o CATASTRÓFICO Miguel,centroavante que perdeu 10 gols dentro da pequena área contra o Santos numa semi final, esta anomalia foi o único que foi incorporado ao time principal e assinou contrato longo que felizmente para o bem da Sociedade Esportiva Palmeiras se encerrou em 31 de dezembro de 2.016) !
          Depois nós torcedores do Palmeiras temos que ouvir historias da “carochinha” que tem conselheiros que querem ser diretores do Palmeiras por causa das famosas “carteirinhas” !
          Todos nos sabemos muito bem o que são estas “carteirinhas” !

          • Jair na base do Palmeiras tem muito jogo de interesse creio eu, deve ter filhos,netos e sobrinhos de conselheiros que tem facilidade em peneiras ou até mesmo empresários que pagam para colocar seus jogadores ali porque não é possível tanto moleque perna de pau jogando junto.
            O Márcio que já esteve lá dentro deve saber de alguma coisa nesse sentido. abraços.

          • Márcio Trevisan

            Oi, Maciel.

            Sei. E muito. Mas como não posso provar, não posso escrever.

            Abs.

  2. José Aparecido- Mogi das Cruzes

    Caro Marcio…a ansiedade tomou conta.Temos elenco pra ir longe e principalmente ganhar títulos. Minha preocupação é com relação ao grupo, pois era claro a união

    • Márcio Trevisan

      Oi, Zé.

      Não creio que a união será prejudicada, pois nenhum jogador foi demitido – apenas alguns não tiveram seus contratos renovados, o que é normal.

      Já os que chegaram também não deverão criar problemas neste sentido.

      Abs.

  3. Tiago Henrique

    Márcio só discordo da questão do Felipe Mello. Acho que é uma grande contratação a melhor do Brasil em 2017 na minha opinião.

    O Gabriel custaria 17 milhões fora salários, o Felipe não vai custar nem perto disso.

    As mesmas coisas ditas em relação o Michel Bastos se aplica ao Felipe Mello, copa do mundo, Grandes time europeus. Ele só é um cara que chega duro. Talvez pague pela fama em algum momento, mas acho muito mais fácil isso acontecer aqui no Brasil do que na Liberta.

    O FM será titular indiscutível do Time acompanhe e verá.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tiago.

      Que ele será titular, não discuto – até eu mesmo o escalaria.

      Só que o temperamento dele me preocupa, sim. Tomara que, como eu disse, ele me queime a língua.

      Abs.

  4. É I N A C R E D I T A V E L !

    Eu sempre entro primeiro no site do Marcio que é disparado o MELHOR da mídia Palestrina, pra depois entrar nos outros sites da mídia Palestrina e por último nos demais sites da Imprensa Esportiva Canalha de São Paulo.
    Dou a minha palavra de honra que não sabia do empréstimo do Leandro Almeida pro Figueirense, e apos entrar nos sites mencionados leio que o Leandro Almeida foi emprestado pro Figueirense disputar a sere B.
    Coitado do Figueirense, com o Leandro Almeida de zagueiro, a serie C te aguarda Figueirense !

  5. Oh Marcio !
    Abusando da sua paciência, mas bem que você poderia fazer um post ESPECIAL quando o Palmeiras conseguisse a PROEZA de emprestar o Leandro Almeida como “REFORÇO” pra algum time.
    É obvio que o Palmeiras continuara pagando 90 % do salario deste craque.
    Considero o Leandro Almeida o pior jogador que vestiu nossa gloriosa camisa neste século.
    Se o Palmeiras conseguir empresta-lo pra algum time, tal fato já merece uma comemoração.
    O que você acha ?

  6. Sinceramente estou achando estranha essas contratações. Não me empolguei com nenhum nome e certamente detestei a contratação do Felipe Melo o qual sempre abominei como jogador de futebol. Esse brucutu não tem nada a ver com o Palmeiras fora o fato dele acreditar piamente que é o Beckenbauer. Também quero queimar minha língua.

    Abraços !!!

    • Márcio Trevisan

      Assim esperamos, caro Ed: que ele nos queime e língua.

      Só espero que não fique muito bravo comigo, pois se ele vier pra cima de mim não vai dar pra encarar, não.

      Abs.

  7. Hoje é dia 16 de Janeiro e eu estou triste, muito TRISTE !
    Como eu aguardei ansiosamente a vinda do Papai Noel na noite de 24 pra 25 de dezembro e ele não veio… !
    …Não para trazer presentes, MAS… pra levar, isto mesmo levar…!
    …Não melhor, pra DESAPARECER, isto mesmo, desaparecer com o Lucas Barrios e o Rafael Marques do Palmeiras !
    Em tempo 1:- Mas já que Papai Noel não realizou meu sonho, quem sabe o Felipe Melo resolva esta questão. Perguntado num determinado programa de esportes, numa determinada emissora, por um determinado apresentador do programa “se já tinha saído no braço no vestiário com algum jogador” ele respondeu “várias vezes já troquei socos e pontapés no intervalo no vestiário com inúmeros jogadores que estavam se recusando a correr em campo”.
    Em Tempo 2 :- Nesta época do ano só se escuta que fulano é REFORÇO pro time A, sicrano é REFORÇO pro time B, e assim “TODO JOGADOR, MESMO OS PEREBAS SÃO REFORÇO” !
    Pergunta do post.
    Sem contar o Asa de Arapiraca, o Rafael Marques seria REFORÇO pra qual time ?

    • Márcio Trevisan

      Jair: vc é uma figura.

      Acho que pega demais no pé do Rafael Marques.

      Ok: concordo que ele seja limitado e até destoe dos demais atacantes do grupo, mas não é tão ruim assim. Ruim, meu amigo, eram Ricardo Bueno, Fernandão, Robert e que tais.

      Abração.

  8. Grande Márcio Trevisan. Desejo-lhe um ótimo 2017 para vc e toda a sua família. E para nós palmeirenses muitos títulos, se Deus quiser. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      O mesmo desejo a ti e aos teus, Tadeu.

      E prepare a garganta, pois neste ano gritaremos “É campeão!” de novo. E talvez mais de uma vez.

      Abs.

  9. Gustavo Cantieri

    Márcio, o outro venezuelano é aquele que começa com “V”?

  10. Júnior Colletti

    Boa tarde, Amigos!

    Sabe, estive refletindo esses dias: faz uns 03 anos que esperávamos por verdadeiro camisa 10, e todos os insucessos eram creditados a este fato. Qual o saldo, em títulos, no mesmo período???

    Penso que o mesmo se aplica a questão do NOVE-NOVE. Se pintar um que venha e tome a camisa e saia metendo gols, ótimo!!! Agora, Alecssandro e Barrios não são piores que Fernandão… Ricardo Bueno… são caras que, como o Márcio bem disse, com um sistema que os favoreçam podem fazer muito a diferença.

    E falando em sistemas, guardadas todas as proporções e sem querer cometer um sacrilégio, pensemos o Barrios como o Evair. El Matador Cruel num esquema desse também seria prejudicado, não fossem Zinho, Mazinho e até Edmundo servindo a fera, mais próximos ao gol… Se houver uma proximidade de Guerra, Moisés e Dudu com Barrios, penso que o Paraguaio canse de meter gols!!!

    Enfim, vamos Verdão!!!

    Abraços!!!

    • Márcio Trevisan

      É mais ou menos por aí que eu penso, Colletti.

      E mais: se nenhum dos três (Barrios, Alecsandro e Bigode) der certo, dinheiro haverá para ir ao mercado.

      Abs.

  11. Caro Márcio,

    Um Ótimo 2017 pra vc! Estava ansioso por ler sua opinião sobre a movimentação de aquisições e dispensas.

    Também torço pra queimar a língua em relação ao Felipe Melo. Prá mim uma contratação desnecessária. Uma pena perdermos Gabriel, devemos vê-lo ai da jogar pelo Curintia! Não dá…péssimas decisões nessa troca. Um velho polêmico por um menino aplicado.

    Uma outra questão: espero que esta bonança econômica não esteja ligada a males feitos e falcatruas…em tempos de crise nacional profunda, tanto política qto econômica, fico me perguntando de onde vem tanto $$. Seria muito triste ver o Palmeiras envolvido em falcatruas e pilantragens financeiras…

    • Márcio Trevisan

      Oi, Carlos.

      Desejo o meso a ti e aos teus, e agradeço muito por acompanhar meu trabalho com tanta atenção.
      Olha só: no que diz respeito a Gabriel, também acho que poderíamos tê-lo mantido. O problema é que os empresários donos de seus direitos econômicos (embora a legislação brasileira proíba que pessoas físicas ou mesmo empresas assim sejam classificadas, tanto que oficialmente o jogador pertence ao Monte Azul/SP) não abriam ão dos 17 milhões de reais para liberar definitivamente o jogador. E, para um novo clube, eles topavam emprestá-lo novamente.

      Já em relação a este caminhão de dinheiro de que dispõe o clube, posso assegurar que a parte obtida pelo Palmeiras é 100% honesta e advém das arrecadações na Arena Palestra Itália, dos “naming rights” e do Avanti. Já a grana que chega pela patrocinadora, se for de origem suja, é problema da patrocinadora, não do Palmeiras. Mas também não acredito que tenhamos problemas neste ponto.

      Abs.

  12. Marcio

    Penso que sentiremos falta do Gabriel Jesus não só pelos gols, haja vista que a pontaria do mesmo ainda não estava totalmente madura, mas principalmente pela briga dele durante todo jogo, tanto no ataque quanto na defesa, falta que não será suprida pelos prováveis substitutos.
    Mas de fato, temos um time bom, e concordo que teremos mais alegrias em 2017.
    Abs

    • Márcio Trevisan

      Você tem razão, Rodrigo.

      O índice de aproveitamento de Jesus no Palmeiras caiu demais após as Olimpíadas, mas ainda asism ele conseguia bons lances,c riava situações de gol e sofria muitas faltas próximo à área adversária.

      De todos os contratados, o que mais pode se aproximar disse é Keno.

      Abs.

  13. Bom dia, Márcio e Colegas.

    O time titular indicado por você, Márcio, é praticamente o mesmo que eu tinha em mente, com exceção de um jogador: Lucas Barrios. Pelo amor de Deus, esse cara não. Vamos fazer com que o Willian volte a jogar bola, porque engolir o Lucas Barrios de novo não dá. Para mim, era um dos que deveriam ser envolvidos em qualquer tipo de negociação. Tem técnica, mas é lento demais e vê-lo jogando, sinceramente, me irrita.

    Aliás, o nosso ataque, com a saída do Gabriel Jesus, não recebeu um substituto digno de vestir a 9 do Verdão. Com todo respeito, dar a 9 à Alecssandro é, no mínimo, uma tremenda falta de opção.

    Concordo plenamente com a forma que você avaliou individualmente as contratações. Penso que estamos mais fortes do que em 2016, mesmo com a saída do Gabriel Jesus. A manutenção da base do elenco foi determinante para conseguirmos alcançar nossos objetivos em 2017 e, de acordo com Alexandre Mattos, “essa foi a maior contratação do Palmeiras”.

    Um grande abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Oi, Válter.

      Respeito e até concordo em parte com o que vc disse sobre Lucas Barrios, mas quero salientar dois pontos:

      1 – Este time não é necessariamente o meu, mas sim o que provavelmente está na cabeça de Eduardo Baptista.

      2 – Desde que chegou ao Verdão Barrios não teve um esquema tático que o favorecesse. De repente, se o time voltar a jogar no 4-4-2 com um centroavante fixo, ele receba mais bolas e melhore seu desempenho.

      Abs.

  14. PAULO SERGIO

    Antonio Caros- Roger Carvalho
    Felipe Melo- Gabriel
    Michel Bastos- Fabricio
    Hyoran- M.Salles
    Rafael Veiga- Clayton Xavier
    Keno- Leandro Pereira
    Guerra- Allione
    Ainda tem 2 que precisam sair…Rafael Marques e Arouca.
    Gabriel Jesus não tem um substituo hoje em dia..
    Acho que qualificamos bem o elenco…
    Só verificar quem chegou e quem saiu.

    • Márcio Trevisan

      Olá, PS.

      Concordo com você.

      Até porque as únicas baixas relevantes até agora foram as que eu citei.

      E detalhe: dos três, vale lembrar que Cleiton Xavier não jogou nem 50% do que havia jogado em sua primeira passagem pelo Verdão e que Gabriel teve duas sérias lesões no ano passado.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>