MELHOR DO QUE SE ESPERAVA

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras que, mesmo quando muitos esperavam que perdesse, empatou e ficou ainda mais perto do título.

EM SÍNTESE - Lá atrás, no começo do segundo turno, pensei assim: “Quando chegar o jogo contra o Galo, tomara que o Palmeiras esteja pelo menos com quatro pontos de vantagem. Assim, mesmo com a derrota, ainda ficaremos à frente”. Ou seja: eu tinha quase certeza de que perderíamos no Horto, pelo simples fato de que quase todos os times perdem no Horto. Por isso, quando chegamos a este jogo com inacreditáveis 10 pontos a mais do que o Atlético/MG, aí é que fiquei mais tranquilo ainda. Diante deste quadro, vocês podem ter ideia da importância deste empate que obtivemos no Independência. Se, por um lado, ele não nos garante o título, por outro nos deixou ainda mais perto da taça – afinal, faltam apenas seis pontos (que podem ser menos ainda caso Santos e Flamengo não vençam na próxima rodada). Não estou afirmando que ganharemos tanto do Botafogo/RJ quanto da Chapecoense/SC, mas convenhamos que as chances de tais resultados acontecerem é bastante grande, não só porque nosso tiem é melhor mas também porque jogaremos na Arena Palestra Itália lotada de palmeirenses. Em resumo, internauta amigo: só uma catástrofe impedirá que a festa seja verde e branca. Mais uma vez.   

JAÍLSON – 6,5
MUITO BOM

Fez duas grandes defesas, uma em cada tempo, mostrando toda a tranquilidade e a categoria que já conhecemos. Sem culpa alguma no gol que sofreu.

JEAN – 6
BOM

Destacou-se defensivamente porque teve de cuidar de Robinho, o que cá entre nós não é missão das mais fáceis. O experiente e aidna habilidoso atacante jogou bem, mas não tanto quanto costuma. Justamente por isso, o amigo praticamente não deu as caras no apoio. 

EDU DRACENA – 6,5
MUITO BOM

Usou de sua experiência para anular Fred, que mal viu a cor da bola durante todo o jogo. 

VÍTOR HUGO – 4,5
RUIM

Hoje esteve irreconhecível. No começo do jogo, não cortou uma bola pelo alto e Luan só não marcou de cabeça por sorte nossa. Ainda na etapa inicila, embora tenha feito algumas boas antecipações, espanou de forma bisonha e obrigou Jaílson a brilhar para evitar o gol. Para piorar tudo, aos 48 do segundo tempo recebeu um cruzamento perfeito de Egídio e, mesmo absolutamente sozinho e com Victor já batido, cabeceou para fora e perdeu aquele que seria o gol da nossa vitória. Uma atuação bem abaixo das que costuma ter.

EGÍDIO – 5
REGULAR

Quando vi que jogaria já me prepareu para o pior, pois sabia que Luan jogaria em seu setor e que lhe daria uma banho de bola. Não deu outra: o atacante deitou e roou enquanto teve pernas e, para piorar, constantemente teve o apoio de Carlos César. Além de toda a dificuldade defensiva que sempre tem, acabou sendo o principal responsável pelo gol que tomamos, pois demorou para se antecipar e permitiu que Lucas Pratto lhe tomasse à frente. Só leva a avaliação e a nota acima porque foi bem no apoio e, como disse acima, colocu uma bola na cabeça de Vítor Hugo, que só teria o trabalho de empurrá-la para o gol. Pena que o zagueiro não o fez.

THIAGO SANTOS – 5
REGULAR

Foi bem quando se limitou à sua função: marcar a saída de bola atletica, tanto com Júnior Urso quanto com Maicosuel. Mas se atrapalhou sempre que tentou sair jogando, pois não tem bola suficiente pra isso.

TCHÊ TCHÊ – 7
ÓTIMO

O melhor do Palmeiras. Jogou mais uma vez para o time pois, percebendo a pressão atleticana durante quase todo o primeiro tempo, foi uma espécie de segund0 cabeça-de-área da equipe. Na etapa final, com a diminuição do ímpeto do Galo, soltou-se mais e foi ainda mais útil, aliás quanse marcando um gol logo na saída e depois realizando boas jogadas individuais. 

MOISÉS – 6,5
MUITO BOM

Jogou sem totais condições físicas devido a uma gripe que lhe deixou sequelas importantes. Mesmo assim, dedicou-se ao máximo na marcação e também iniciou a maior parte de nossas jogadas de ataque, inclusive concluindo algumas delas. No fim do jogo, estenuado, quase se arrastou em campo, mas não perdeu a raça.

RÓGER GUEDES – 4,5
RUIM

Ok: graças à sua constante presença ofensiva, Fábio Santos não teve toda a liberdade que esperava para apoiar. Contudo, embora reconheça que taticamente cumpriu importante função, tecnicaente deixou a desejar, sobretudo quando partiu com a bola dominada e tentou cruzamentos.

GABRIEL JESUS – 6,5
MUITO BOM 

Deve-se aplaudir o esforço deste rapaz, que menos de 40 horas após defender a Seleção Brasileira entrou em campo para ajudar o Palmeiras a ficar ainda mais perto do título brasileiro. Tecnicamente, é verdade, não teve uma atuação de encher os olhos, mas pelo menos deu trabalho ao grandalhão Erazo. Além disso, voltou a marcar um gol pelo nosso time após  8 jogos, fato que – tomara – possa deixá-lo mais aliviado e, assim, mais preparado para as partidas que faltam para o título.    

DUDU – 6,5
MUITO BOM

Outro jogador que deve ser elogiado, pois na maior parte do tempo foi uma espécie de lateral-esquerdo auxiliar. Aliás, graças a Deus que assim agiu, pois se não fosse ele certamente Egídio teria levado uma baile ainda maior. Além disso, foi dele o perfeito lançamento para Gabriel Jesus marcar o gol do nosso time.  

CUCA – 6,5
MUITO BOM

Nosso treinador voltou a ter uma atuação positiva no comando da equipe. Com os desfalques de Mina e Zé Roberto, fez o correto e mandou a campo Dracena e Egídio. E se em relação ao zagueiro não tinha, de fato, com o que se preocupar, com o lateral-esqurdo sabia que teria problemas defensivos – por isso, acertadamente determinou que Dudu estivesse mais preocupado com o apoio à marcação do que com o ataque. É fato que levamos um sufoco dos infernos nos primeiros 25 minutos, mas por competência (ou por sorte, talvez), a equipe conseguiu se safar e, melhor ainda, levar a vantagem parcial para o intervalo. Muitos esperavam que Cuca reforçaria a marcação, talvez com a entrada de Gabriel no lugar de Róger Guedes, mas ele acertou ao manter a equipe que começara o jogo, pois a presença do atacante aberto pela direita poderia ser nossa saída para contra-ataques. E isso vinha acontecendo, até que Marcelo Oliveira começou a utilizar as excelentes peça que tinha no banco. Daí que não houve tempo para acertar a marcação em Lucas Pratto, que marcou o gol de empate logo na primeira vez em que tocou na bola. Daí em diante tudo de ruim poderia acontecer com o Verdão, pois o Galo passou a contar com quatro atacantes – Robinho, Luan, Fred e o próprio argentino (que, Deus queira, poderá ser o nosso camisa 9 a partir de 2017). E foi então que o treiandor agiu rapidamente: sacou Thiago Silva, recuou Moisés para a cabeça-de-área e mandou a campo Thiago Martins, fazendo nossa equipe jogar, a partir dos 16 minutos da etapa final, no 3-5-2. Desta forma, o Palmeiras congestinou o meio-campo, acabou com a festa que o Galo fazia no setor, “matou” a força ofensiva adversária e ainda conseguiu ter fôlego para quase vencer o jogo (ah, o gol de cabeça de Vítor Hugo perdeu…). Resumindo: Cuca foi muito bem. 

ALECSANDRO  - 6
BOM

Hoje cumpriu a função que lhe cabia: prender os zagueiros atleticanos e manter a bola o máximo possível em nosso campo de ataque. Usou de sua vasta experiência para ajudar a equipe.

THIAGO MARTINS – 5,5
SATISFATÓRIO

Fpi a campo com uma árdua missão: marcar Lucas Pratto. Mas o fez bem, perdendo aenas uma bola para o ótimo centroavante argentino.

ERIK – 5 
REGULAR

Entrou quase no fim para ajudar a puxar os contra-ataques, mas como o jogo se equilibrou a partir de então acabou ficando sem função.

Crédito das fotos: César Greco/Ag. Palmeiras

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO
 8,5 – EXCELENTE
 
08 – EXCELENTE
 7,5 – ÓTIMO
 
07 – ÓTIMO
 6,5 – MUITO BOM
 06 – BOM
 5,5 – SATISFATÓRIO
 
05 – REGULAR
 4,5 – RUIM
 04 – MUITO RUIM
 03 e 3,5 – PÉSSIMO
 00 a 2,5 – VERGONHOSO

23 Responses to MELHOR DO QUE SE ESPERAVA

  1. emilio maranga

    Marcio ta na hora de mala pro Coritiba e mala pro Cruzeiro ! Tenho certeza que o Fla vai fazer isto com o Bota e Chapecoense! mas nossa diretoria é muito amadora !!!!

    • Márcio Trevisan

      Maranga: a mala para ganhar sempre é válida, mas creio que PN não a utilizou desta vez porque o time só precisa de si próprio para ser campeão.

      Em relação ao amadorismo, neste sentido vc está sendo injusto: em 2014, Flamengo e Santos receberam ma bolada para nos ajudarem a permanecer na elite.

      Abs.

  2. Roberto Alfano

    Boa tarde, muito boa a sua análise do jogo caro Trevisan, tenho certeza que falta muito pouco para atingirmos o Título 2016.

    O Palmeiras jogou de igual condição no jogo contra o Atlético Mineiro.

    Agora só falta fazermos nossa parte nos próximos jogos e gritar.

    Abraço;

    • Márcio Trevisan

      Alfano: agradeço o elogio.

      Tenho pra mim que não precisamos de 6 pontos para levantar a taça, mas sim de apenas 5 ou, talvez, até mesmo 4.

      É que Fla e Peixe se enfrentarão e poderão morrer abraçados.

      Abs.

  3. Boa tarde, Márcio e Colegas.

    Um resultado bom e esperado. A vitória seria a glória, mas sabíamos desde o primeiro momento que seria muito difícil conquistar 3 pontos no Horto. O time do Atlético é muito bom e me admira não estar melhor classificado nesse Brasileirão.

    Apenas uma situação me incomoda: a necessidade constante de vitórias em casa. Claro, jogar em casa, com a torcida apoiando e um clima de otimismo favorece o Verdão, mas e se algo der errado, como um empate, por exemplo, com Botafogo ou Chape? E se Flamengo e Santos não derraparem? Sei que são muitos “ses”, mas são possibilidades que me preocupam.

    Sinceramente, gostaria de estar mais tranquilo, mas enquanto Santos ou Flamengo não largarem o osso de vez, é difícil soltar o grito da garganta. E isso já devia ter acontecido.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: esta preocupação de nossa parte e justifica pelos resultados que tivemos nos últimos anos.

      Isso marca a vida de todo torcedor e, num momento como este, o medo acaba se aflorando.

      Mas tudo dará certo, sabe por quê? Porque estamos ganhando quando o mais provável é ganhar e não estamos perdendo quando o mais provável é perder.

      Abs.

  4. José Aparecido - Mogi das Cruzes

    Bom dia Márcio, bom dia Nação Palmeirense.
    Ótimo empate que nos deixa otimistas pra garantir este tão sonhado título nos próximos jogos.
    Não entendi o nervosismo no primeiro tempo e as rodadas de bola o jogo todo, quando colocamos a bola no chão e tocamos criamos várias oportunidades.
    Mas valeu pela raça e pela disposição… estão de parabéns.
    Está chegando a hora!!!

  5. José Aparecido - Mogi das Cruzes

    Bom dia Márcio, bom dia Nação Palmeirense.
    Ótimo empate que nos deixa otimistas pra garantir este tão sonhado título nos

  6. Puts, foi por pouco.

    Bom dia Márcio e amigos Palestrinos.

    Aquela conversa de que o empate é bom e depois do empate ficar um gosto de que dava pra ter ganhado.
    Achei que o time foi bem, só o Vitor Hugo que destoou, mas acho que isso faz parte da ansiedade que não se justifica.

    Quanto o apitador, hoje não veremos jornaleiros e rivais dizendo que o campeonato está manchado pela arbitragem neh!
    Esse ser que apitou o jogo estava de brincadeira só pode, sem contar no jogo sardinha um pênalti mandrake. Ué o Del Nero não mandou ajudar o Palmeiras?

    Mas o pensamento agora é no próximo jogo, ir com tudo pra cima do Botafogo e dar mais um passo para o ENEA…

    Até a vitória, grande abraço.

    • Ah! Esqueci de mencionar nosso lateral esquerdo reserva, que se sou da diretoria ele iria embora e traria Victor Luis de volta. Na minha opinião muito melhor que Egídio.

    • Márcio Trevisan

      Fagner: não tenho dúvidas de que, vencendo o Botafogo/RJ, seremos campeões, pelo simples fato de Flamengo e Santos se enfrentarem e, de repente, morrerem abraçados.

      Abs.

  7. Ótimo ponto obtido para a conquista do titulo do Campeonato Brasileiro, segundo Cuca foi 1 ponto de ouro.
    Com este ponto o Palmeiras esta matematicamente classificado pra Libertadores no ano que vem, sem depender da 1ª fase de grupos.
    Ai é que eu penso no Palmeiras como um GIGANTE a nível mundial, e tem que entrar nesta BENDITA Copa Libertadores da América pra ganhar !
    A Diretoria do Palmeiras tem que assistir a gravação desta partida que foi uma verdadeira BATALHA CAMPAL, pois todos os jogos das Copa Libertadores da America de 2017 serão iguais ao jogo de ontem, pelos seguintes fatos:-
    1º) Presidente do Atlético Mineiro OBRIGOU o Marcelo Oliveira a escalar todos os titulares somente contra o Palmeiras, e já tinha programada jogar com os reservas até o fim do campeonato, só pra guerrear contra o Palmeiras.
    2º) Arbitro OMISSO, COVARDE, CASEIRO, apitou tudo a favor do Atlético Mineiro, inclusive apitou dezenas de contatos dos jogadores do Palmeiras, interpretando como faltas qualquer esbarrão nos jogadores do Atlético. UM SALAFRÁRIO !
    3º) Tem zagueiro que jogou ontem que não tem condições de ser titular de 1 gigante chamado Palmeiras nos jogos da Libertadores, você sabe de quem eu estou falando né Marcio ……
    4º) Tem lateral, idem zagueiro,….
    5º) Tem 1 atacante , que é um ex-jogador em atividade, que não9 tem mais força fisica pra jogar num gigante chamado Palmeiras…
    6º) O atual Lucas Prato é infinitamente superior a TODOS os atacantes de meio que temos no Palmeiras, inclusive o Sr. Rafael Marques, que tem 2,67 metros de altura mas se recusa a jogar de centroavante.

    Em resumo,é por existir estas deficiências GRITANTES no time do Palmeiras, que no final dos jogos metade do time esta EXAURIDO, com caimbras em todas as partidas.
    Se não houver contratações PONTUAIS, um zagueiro, um lateral e um centroavante, não conquistaremos a Libertadores de 2017.

    • Márcio Trevisan

      Jair: vc tem razão.

      Para 2017 precisaremos de pelo menos uns três reforços de peso: um lateral-direito, um meia de armação de um centroavante.

      Mas cada tema em sua devida hora: ganhemos o Brasileirão de 2016 e só então pensemos como ganhar a Libertadores de 2017.

      Abs.

  8. Marcio

    Apesar do otimismo verde, confesso que ainda estou apreensivo, pois neste campeonato, ninguém dá folga para o Palmeiras.
    Veja o Galo, o presidente já afirmou que a partir de agora jogará com time reserva no brasileirão.
    Mesmo não valendo quase nada para o Botafogo, tenho certeza de que domingo estarão com a faca entre os dentes.
    E a Chapecoense, nada me tira da cabeça que virão para complicar.
    Em outras oportunidades, o líder a esta altura, já estava pegando times em férias.
    Mas enfim, o título virá com sabor incrível, sem qualquer tipo de “senão”.
    Aproveitando, como este Eric não consegue ajuda o Palmeiras!

    Abs

    • Márcio Trevisan

      Oi, Rodrigo.

      Tem este lado: justamente por só encontrar pedreiras (e vc não citou o Vitória/BA, que poderá ter de nos vencer na última rodada para não ser rebaixado de novo) é que o título do Palmeiras será ainda mais inconteste.

      Mas temos de vencer o BFRJ de qualquer jeito.

      Abs.

  9. As vezes sinto que o jogador já entra em campo derrotado por tabus, sabendo que ali o time nunca ganha então nem adianta tentar que a vitória não virá. Ontem com um pouquinho de capricho a vitória era certa. Empate bom mas esses apenas 4 pontos para o Santos me preocupam. O jogo contra o Botafogo é primordial. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Também não estou à vontade, Ed.

      O BFRJ vem caindo de produção, e se o Palmeiras não encarar a partida como decisão (ou seja: se pensar tipo “se não ganharmos hoje ganharemos no outro domingo”), poderá se complicar, pois é quase certo que o Flamengo ganhará do Coxa.

      Mas creio que seremos campeões, meu amigo. Não é possível que não sejamos!

      Abs.

  10. Olá Márcio. Tudo bem? Muito bom resultado de fato…mas faltou capricho e sobrou ansiedade e nervosismo ao time em lances no ataque. Não entendo essa fragilidade de jogador brasileiro frente às pressões inerentes de momentos decisivos como este. Parece que virou moda se desculpar ou mesmo chorar…enfim…tema para os psicólogos de plantão.

    Achei que tivemos competência e um tanto de sorte na pressão do primeiro tempo e preferia se Cuca tivesse logo voltado ao segundo tempo com a defesa mais fechada, como acabou fazendo depois do gol deles. Mas enfim…fazer o que…

    Também achei esse juiz bem fraco e nos prejudicou em lances importantes…

    Mas vamos lá! Falta pouco!!

    Abs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Carlos.

      Cuca teria fechado o time com a entrada do Thiago Martins ou mesmo do Gabriel caso o jogo estivesse 0 a 0.

      Como vencíamos, ele apostou na velocidade de Róger Guedes para puxar os contra-ataques, o que acabou nem acontecendo, aliás.

      Quando levamos o gol de empate, era certo que o Galo viria ainda mais pra cima da gente, e aí ele foi inteligente para escalar a equipe no 3-5-2.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>