SE O QUE VALE É A VITÓRIA….

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras que, mesmo jogando muito mal, vence o pior time do Brasileirão e fica uma rodada mais perto do título.

EM SÍNTESE - Desde que Charles Miller chegou da Inglaterra com duas bolas sob os braços, começou uma discussão que, certamente, será eterna: o que mais vale, a vitória ou o espetáculo? Claro que quando ambos surgem juntos todo mundo fica feliz, mas se todos se lembram, por exemplo, do maravilhoso Palmeiras de 1979, de Gilmar, Pedrinho, Mococa, Jorge Mendonça e Jorginho, pois aquele foi um time capaz de humilhar o Flamengo de Zico e cia. em pleno Maracanã, também não são poucos aqueles que afirmam que muito mais vale o Palmeiras de 2012, de Juninho, Betinho e que tais, uma equipe capaz de faturar a Copa do Brasil sabe-se lá como pois este, afinal, obteve algo que o outro não conseguiu: um título. Hoje, no mais palmeirense dentre todos os interiores do País, mais uma vez a discussão emergiu. Em se tratando de futebol, o Verdão deixou muito, mas muito a desejar, dando claros sinais de que se arrastava em campo e apenas esperava o apito final. Porém, em se tratando de pontuação, nossa equipe deu mais um importante passo rumo à conquista do seu 9º título do Campeonato Brasileiro.  De minha parte, digo que detestei o que vi, mas que adorei o placar final. E você?

JAÍLSON – 6
BOM

Diante do pior ataque deste torneio, já era de se esperar que tivesse uma atuação bastante tranquila. Mesmo assim, fez uma boa defesa em um cruzamento de Gílson, impedindo um dos raríssimos ataques de perigo do América/MG.

JEAN – 5,5
SATISFATÓRIO

Pareceu ter sido um dos que mais sentiram o forte calor que neste domingo castigou a cidade de Londrina/PR. Assim, permaneceu mais no campo defensivo, também porque uma das poucas jogadas com um mínimo de qualidade era justamente a que começava com Gílson.  

EDU DRACENA – 6,5
MUITO BOM

Ao lado de Róger Guedes, o melhor do Palmeiras e de toda a partida. Se não teve muito trabalho na marcação, dada a nulidade ofensiva do adversário, destacou-se bastante nas antecipações e desarmes, inclusive na zona intermediária.  

VÍTOR HUGO – 5
REGULAR

Pelas mesmas razões apresentadas em relação a Edu Dracena, viveu uma trade absoluta tranquilidade. 

EGÍDIO – 6
BOM

Com exceção de dois passes errados, um no campo defensivo e outro já no ataque, foi bem durante toda a partida. Sua principal ação se deu na marcação ao habilidoso Matheusinho que, mesmo tendo sido o melhor atacante de sua time, hoje não conseguiu se destacar. 

TCHÊ TCHÊ – 6
BOM

Tem todos os méritos pelo gol que marcou, pois é um dos raros jogadores do atual futebol brasileiro que arriscam chutes de fora da área. Também foi bem em uma rápida tabela com Rafael Marques, já no fi do jogo, que por muto pouco não se transformou em mais um gol. Infelizmente, porém, exagerou nos toques refinados e desperdiçou bons lances, o que faz com que sua nota e avaliação não sejam tão positivas quanto poderiam. 

MOISÉS – 5,5
SATISFATÓRIO

Outro jogador que talvez tenha sido atrapalhado pelo forte calor e, por isso, não tenha apresentado o futebol que normalmente joga. Mesmo podendo jogar, muitas vezes, como segundo volante, não conseguiu criar uma só jogada de qualidade e foi corretamente substituído.

ZÉ ROBERTO – 6
BOM

Mais uma vez acertadamente escalado no meio-campo, tentou ser o cérebro de que nossa equipe tanto precisa. Hoje, porém, não teve grande destaque, até porque várias vezes deu uma força a Egídio na marcação. Valei pelo ótimo lançamento que deu a Alecsandro no lance do segundo gol. 

RÓGER GUEDES – 6,5
MUITO BOM 

Gostei de novo deste rapaz que, ao que parece, começa a mostrar o mesmo futebol de quando chegou ao Palmeiras e que rapidamente o elevou à condição de titular da equipe. Hoje, quase fez um golaço logo no primeiro minuto de jogo, mas acabou proporcionando a João Ricardo a chance de praticar uma excelente defesa quando optou por apenas colocar, e não chutar violentamente, a bola. Mas nem por isso se deixou abater, protagonizando várias jogadas de habilidade e também dando grande ajuda a Jean na marcação de Gílson. 

ERIK – 5
REGULAR 

Outro que iria fazer um golaço e deixar a partida bem mais tranquila logo nos primeiros minutos. Caprichosa, porém, bola raspou a trave direita de João Ricardo e preferiu ir à linha de fundo em vez de estufar suas redes. Daí em diante caiu um pouco de rendimento, mas nem por isso deveria ter sido substituído, já que então era, pelo menos, uma opção de velocidade.  

DUDU – 4,5
RUIM

“Tem dias que de noite é assim mesmo”. O jocoso ditado popular pode ser aplicado ao amigo aí de cima neste domingo. Afinal, nem em sonho ele lembrou o jogador que vinha encantando após ter sido galgado à condição de capitão e líder do time. Errou tantos passes e tantos lances que Cuca deveria tê-lo sacado bem antes, e não apenas aos 38 da etapa final.  

CUCA – 6
BOM

Eu não vou dizer que, à beira do gramado, nosso treinador foi mal nesta rodada. Afinal, a partir do momento em que percebeu que a equipe não estava nem um pouco preocupada em jogar futebol e garantir, de vez, a vitória, gritou como um louco com todos os jogadores, sempre na intenção de incentivá-los a buscar o resultado o quanto antes. Mas os méritos de Cuca se limitam quase que a este local, já que longe dele não conseguiu o mesmo sucesso de jornadas passadas. Comecemos pela escalação inicial: é fato que acertou em manter a mesma disposição tática sem a presença de um volante de marcação, mesmo sendo a partida fora de casa (aliás, será que ela aconteceu, mesmo, fora de casa?), Afinal, o adversário era fraquíssimo e a certeza da vitória indiscutível. O problema foi em relação ao substituto de Gabriel Jesus: sei que usou da coerência, mantendo no time tanto Guedes quanto Erik, mas o mais correto seria, diante da ausência não só de nossa joia mas também de Leandro Pereira, ter começado a partida com Rafael Marques mais centralizado e, caso fosse necessário – como acabou sendo – ter Erik como opção de velocidade para o decorrer do jogo. Nas substituições que promoveu, acertou ao sacar Moisés para a entrada de Cleiton Xavier, mas deveria ter optado pela saída de Dudu, e não do ex-jogador do Goiás/GO, para que Alecsandro fosse a campo, já que o camisa 7 viveu nesta tarde um dos seus piores momentos com a nossa camisa. Por fim, demorou demais para mandar a campo Rafael Marques, que entrou faltando apenas 10 minutos e pouco pôde ajudar. Contudo, Cuca foi pior na entrevista coletiva: sei que sua obrigação é defender sua equipe e ressaltar que, afinal de contas, seguimos na liderança e a cada rodada mais nos aproximamos do título, mas dizer que o Palmeiras jogou “muito bem” foi uma vã tentativa de contar uma história que não aconteceu.

ALECSANDRO – 6
BOM

Está visivelmente fora de ritmo e, aparentemente, também de sua melhor forma física. Daí entrado e mal tocado na bola até receber o precioso lançamento de Zé Roberto e, mesmo demorando para finalizar,  ter conseguido marcar um gol que acabou sendo importante. Valeu para premiar um jogador que foi vítima de um erro gravíssimo por parte do TJD-SP, que poderia ter acabado com a sua carreira e que prejudicou tanto a si próprio quanto ao clube que o tem em seu quadro de profissionais.

CLEITON XAVIER – 6 
BOM

A partir do momento em que entrou conseguiu fazer o restante do time, que dormia em campo, acordar e buscar o gol que garantiria de vez a vitória. Não foi fundamental em nenhum lance, mas sua vontade fez com que todos passassem a correr um pouco mais.

RAFAEL MARQUES  - 5,5
SATISFATÓRIO

Nem deveria ser analisado, já que atuou por apenas 10 minutos, mas neste pequeno espaço de tempo conseguiu uma boa jogada e, após tabela com Tchê Tchê, uma cabeçada que só não se transformou em gol porque a bola desviou em Messias.

Crédito das fotos: César Greco/Ag. Palmeiras

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO
 8,5 – EXCELENTE
 
08 – EXCELENTE
 7,5 – ÓTIMO
 
07 – ÓTIMO
 6,5 – MUITO BOM
 06 – BOM
 5,5 – SATISFATÓRIO
 
05 – REGULAR
 4,5 – RUIM
 04 – MUITO RUIM
 03 e 3,5 – PÉSSIMO
 00 a 2,5 – VERGONHOSO

36 Responses to SE O QUE VALE É A VITÓRIA….

  1. emilio maranga

    Márcio vc sabe alguma coisa sobre o tabu das ultimas 3 partidas???? Segundo ……….., o Palmeiras não ganha as ultimas 3 partidas desde 2003!! Procede ??

    • Márcio Trevisan

      Vamos lá, Maranga.

      Na verdade, a única vez em que o Palmeiras venceu os últimos três jogos por um Campeonato Brasileiro foi logo em sua primeira edição, em 1960, quando ainda se chamava Taça Brasil.

      Nos demais anos em que faturou o caneco (1967 – duas vezes – 1968, 1972, 1973, 1993 e 1994) o Verdão nunca conseguiu vencer as últimas três partidas, tanto que os títulos de 1972 e 1973 foram obtidos com empates.

      O título brasileiro de 2003, como sabemos, não se referiu ao Brasileirão, e sim à Série B.

      Abs.

  2. emilio maranga

    Olá Márcio Valeu pelos 3 pontos, mas o futebol jogado, inspira o Flamerda a ter muita esperança e aumenta muito o cheirinho…Por isto ja escrevi; Não adianta ganhar 5 se o flamerda ganhar 7 das 9 que restam…..

    • Márcio Trevisan

      Vc tem razão, Maranga.

      Os cálculos do Cuca e de muitos outros (inclusive este seu amigo, que no início do Brasileirão fez contas praticamente idênticas) que apontam que com mais 4 vitórias e um empate seremos campeões (ou seja: que o título virá com 73 pontos) pode acabar não sendo correto justamente pela pouca diferença que temos em relação ao atual vice-líder.

      No ano passado, após as 29 rodadas, o time deles liderava com apenas 1 ponto a mais (61), mas o segundo colocado, que era o Galo, tinha só 55 – ou seja: havia uma diferença de 6 pontos faltando apenas 9 jogos.

      Abs.

  3. Roberto Alfano

    Boa tarde, realmente o que valeu foram os três pontos, agora na próxima rodada será a prova verdadeira, pois contra o Cruzeiro o Palmeiras vai ter que acordar e jogar com vontade.

    Só faltam 09 rodadas para o grito de é Campeão, depende do Palmeiras fazer a sua parte.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: estamos no caminho.

      É quase certo que tropeços acontecerão, sobretudo em jogos como contra o Santos e o Galo, mas os outros clubes também tropeçarão.

      Assim, continuamos na frente.

      Abs.

  4. Boa tarde!

    Mais moleza que esse jogo, nem empurrar bêbado na descida!!! Mesmo com uma falta de vontade tremenda dos nossos jogadores, os caras não conseguiram nos ameaçar.

    Faltam 08!!!

    E gostaria de compartilhar um estudo que li num blog:

    http://epoca.globo.com/vida/esporte/noticia/2016/09/o-brasileiro-e-mesmo-tao-apaixonado-pelo-time-de-futebol-que-torce.html

    Pra mim, não é novidade. Mas, está aí, a verdadeira torcida de um clube de futebol!!

    Abraço!

  5. Próximo jogo contra o Cruzeiro e eles contra o Fluminense. Hora de ver quem realmente está preparado pra ser campeão brasileiro.

    • Márcio Trevisan

      Ed: preparados tanto Palmeiras quanto Flamengo e ATLMG estão.

      O problema é que apenas um destes será campeão.

      Abs.

  6. ANTONIO O VERDÃO

    Bom dia amigos.
    Não pude assitir o jogo, mas coloquei meu palpite de 2 a 0 pro verdão.
    Preocupado no jogo contra o cruzeiro, pois estar doidinho pra sair da zona de degola, e o Cuca deveria se aproveitar disso, tirar o TcHe TcHE, e por o Thiago Santos e jogar com o R. Guedes, o Erick e o G. Jesus. artilharia pesada manter os demais, da um sacode no Dudu, aumentar o bicho pra incentivar contra o Cruzeiro.
    Os mulambos terão um jogo difícil contra o Flu ou sejas se empatarem ou perder iremos abri 5 ou 6 pontos deles e ai so administrar contra o Galo, o resto é obrigação ganhar.
    Estou com saudade de gritar é campeão brasileiro.

    • Márcio Trevisan

      Verdão: creio que Cuca jogará com um primeiro volante, mas acho que este será Gabriel, não Thiago Santos.

      Além disso, nem a pau que ele tirará o Tchê Tchê, pois é apaixonado pelo futebol do cara. Assim, creio que ZR voltará para a lateral esquerda.

      O time deverá ser este: Jaílson; Jean, Dracena, Vítor Hugo e Zé Roberto; Gabriel, Tchê Tchê, Moisés e Dudu; Róger Guedes e Gabriel Jesus (Erik).

      Abs.

  7. Bom dia Márcio! Faz tempo que não escrevo. Mas diante do jogo de ontem, vou escrever. Para mim o time jogou mal, mas porque podia. o lance logo no inicio do jogo do Roger Guedes e gol na mesma jogada e a falta de futebol do América e o forte calor fizeram o Palmeiras jogar a bola que jogou. Mas ficou claro que quem saiu do banco e entrou no jogo queria mostrar serviço, uma pena aquela bola do Rafa Marques não entrar. O Marcio eu acho que já está na hora de uma ou duas vezes o Cuca tirar o Tche-tche na metade do segundo tempo pra ele perceber que não pode ficar errando tantos passes assim no campo de defesa. No mais agora é prestar muita atenção no jogo contra o Cruzeiro, porque uma vitoria fara nos distanciar ainda mais do cheirinho de Vice colocado. Grande abraço e muito obrigado pelo espaço

    • Márcio Trevisan

      Olá, Xavier.

      De fato, estava sentindo a sua falta por aqui.

      Olha só: concordo em relação ao Tchê Tchê. Sem d´vida foi uma grande contratação, mas apesar do gol que fez é notório que está acomodado na condição de titular absoluto da equipe. Daí que um banquinho em um ou dois jogos talvez lhe fizesse muito bem.

      Bem, agora que voltou, veja se não some de novo. O espaço aqui estará sempre à sua disposição.

      Abs.

  8. Bom dia Márcio e ilustres Palmeirenses!

    Primeiro vou comentar o jogo morno, parece que ninguém estava a fim de jogar ontem… como aqui comentado, valeu pelos três pontos mesmo. Segundo, Guedes está voltando mostrar bom futebol e terceiro, gosto dessa formação com o Zé Roberto pelo meio o time tem mais mobilidade e criatividade, isso não aconteceu hoje, mas fica bem melhor.
    Agora o que mais me causou revolta foi antes de começar a partida, certo narrador da RGT disse que era a tarde de jogos dos líderes. Peraí, porque líderes, se o Palmeiras tem TRÊS pontos a mais. A noite nos cavalinhos a frase foi a liderança está sendo disputada cabeça a cabeça, de novo o porque se o nosso time tem mais pontos???
    Márcio, como você já viveu o dia a dia do clube essas colocações e reportagens tendenciosas colocando os mulambos como favoritos, mesmo estando atrás é utilizada para que os jogadores do Palmeiras façam seu melhor para conquistar o título e calar a boca desses corneteiros…
    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Fagner.

      Pode ter certeza de que tudo o que é dito ou escrito na mídia chega aos jogadores e é utilizado como forma de incentivo a mais.

      Lembra a postura dos atletas instantes após a conquista da Copa do Brasil de 2015?

      Abs.

  9. Bom dia, Márcio e Colegas.

    Vou resumir a partida de ontem parafraseando um comentarista que transmitiu a partida:

    “O América-MG quer, mas não pode. O Palmeiras pode, mas não quer”.

    Um abraço.

    Valter

  10. PAULO SERGIO

    Claro está que fica difícil criticar uma equipe que está a muito tempo sem perder no BR-16 e liderando a competição por mais de um turno, porem os olhos também conseguem enxergar erros, que não tem sido capital nos resultados , mas mostra que podemos melhorar ainda mais.
    Continuo batendo na tecla que não é porque um time usa volantes que não pode ser ofensivo.Basta fazer uma boa distribuição e campo.
    Quando você opta por não colocar volantes de origem, acaba fazendo com que meias passem a fazer uma função que foge das característica.Quando opta por uma meio de campo com Tche-Tche, Moisés e Zé Roberto, não conseguimos extrair do Tche Tche o que ele tem de melhor que é a movimentação constante em varias posições do campo.Se restringe a ter que marcar.Quando coloca o Moisés para fazer uma dupla função, marcar e atacar, acaba fazendo com que um jogador “pesado” se desgaste mais do que devia.Quando não coloca volante, Zé Roberto( uma excelente opção de meio), não tenha a liberdade de ser o “facilitador” de jogadas, ou seja estar em posição estratégica de receber a bola em condições ideais para puxa um ataque.Ontem por exemplo, como o time não rodava, era apenas uma mudança tática, sem precisar alterar jogadores.Fazer com que o Moisés, já meio cansado, ficasse com 1º homem de marcação, soltar o Tche-Tche, , centralizar o Dudu, esquecido na ponta esquerda, e fazer o Zé Roberto ocupar a posição do Dudu na esquerda , revezando com o Egídio.Eric e R.Guedes fechando em diagonal, com Dudu municiando os dois….Podem dizer, no papel fica fácil.No campo ficaria mais….Abraço Marcio e obrigado pelo espaço que dá aos torcedores.

  11. Jogo horroroso, realmente valeu só pelos 3 pontos. Abraços.

  12. Olá, Márcio.
    Você chegou a ver o programa dos cavalinhos da famigerada emisssora com o titulo “Briga pela liderança do Brasileirão segue forte”. Acho que querem tirar o Verdão da liderança, mas o pessoal do “cheirinho de hepta” já está tentando a mais de 10 rodadas…

    • Márcio Trevisan

      Olha, Sérgio, não costumo comentar posturas de colegas jornalistas, pois isso é anti-ético.

      Mas de fato a força que eles estão dando ao Flamengo é absurda, e eles nem fazem questão de disfarçar.

      Quanto ao cheiro de hepta, não consigo entender: o Fla é penta, e não hexacampeão brasileiro.

      Abs.

  13. Jorge Farani

    Se o Palmeiras jogar contra o Cruzeiro essa “bolinha” que jogou nas tres ultimas partidas, não consegue nem empatar o jogo.

    • Márcio Trevisan

      De fato, Farani.

      Mas se repetir a consciência tática e a força para buscas as vitórias que conseguiu nos três últimos jogos poderá vencer, certo?

      Abs.

  14. Importante é a vitória, ela veio. Quanto ao jogo horrível, jogadores comerão uma feijoada no almoço. Nosso ataque com três velocistas, mas não tem quem os alimentas a bola não chega. No jogo de hoje eu iria com esses jogadores: Jaílson, Jean, Dracena, VH, Egídio, Gabriel, Zé Roberto, CX, Roger Guedes, Erik, Dudu..

    • Márcio Trevisan

      Então, Almeida, concordo contigo: meus time sempre têm pelo menos um armador (se bem que eu prefiro o tradicional quadrado de meio campo, formado por um cabeça-de-área, um segundo volante e dois meias de armação).

      Abs.

  15. Claramente o time se poupou, joga conforme o adversário, quinta contra o Cruzeiro o ritmo será outro.

    • Márcio Trevisan

      Assim espero, Willian, pois embora tenhamos mais time e joguemos diante de nossa torcida, a partida não será fácil.

      Abs.

  16. Olá Márcio,

    Isso próxima rodada é chave. Mas ainda sobram mais 8. Acho que mais uma vez rolou a síndrome adquirida já faz algum tempo…jogar mal com os pequenos…pelo menos dessa vez não perdemos ou empatamos, como quase aconteceu com o Santa Cruz. De qq forma ta bacana esse campeonato e vai ser emockonange até o final. Bom teste nessa nova fase que o Parnera ta entrando de vencedor novamente…assim vamos esquecendo o período 2011/14….abs

  17. Boa noite Márcio e colegas:
    Realidade 1: O futebol apresentado pelo time foi ridículo.
    Realidade 2: A vitória foi sensacional e no momento é o que mais importa. abraços.

  18. Opa primeiro aqui de novo. Vale lembrar que agora as chances de ser campeão passa a ser de 74% para Palmeiras e 19% para Menguinho (segundo Infobola). Márcio, perfeito sua análise, o time se acomodou com o resultado e perdeu a chance de fazer saldo de gols. Creio que a próxima rodada seja uma das mais importantes para a definição do campeonato. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      De fato: vc de novo foi o primeirão (assim como espero que também seja o Palmeiras).

      Olha só: não me preocupo com o saldo de gols pois o nosso é muito mais maior do que os de Fla e Mengo(25, contra 14 e 9, respectivamente). Mas vitórias por larga margem sempre dão mais confiança ainda às equipes.

      Em relação à próxima rodada, vc está correto: se conseguirmos vencer o Cruzeiro (não será fácil, pode apostar) e o Flamengo não ganhar do Flu, nossa margem subirá para 5 ou, até mesmo, seis pontos de vantagem. E mesmo que dê a lógica e o Galo ganhe do América, ainda manteremos os sete pontos de vantagem que temos em relação a eles.

      O mais importante é que quando formos jogar em Minas contra o Galo tenhamos pelo menos uns 5 pontos de vantagem, pois neste caso poderemos até mesmo perder.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>