VITÓRIA DA PACIÊNCIA

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do  Palmeiras que, tendo pela frente um adversário totalmente fechado, teve calma e inteligência para vencer mais uma.

EM SÍNTESE - Às vezes eu fico pensando se você, amigo palmeirense, imagina como eu me comporto durante os jogos do Verdão. Se pensa que por ser profissional eu tenho uma postura mais isenta, mais fria, engana-se por completo. Quando o Palmeiras joga, torço como um louco, grito, falo palavrões e chuto o sofá ou a mesa de centro (quando vejo o jogo de casa) ou a cadeira da frente (quando estou no Palestra) nos momentos em que sofremos um gol ou desperdiçamos uma boa chance, e vibro como um louco quando balançamos as redes. A serenidade e a isenção, características essenciais a todo jornalista que se preze, desta forma só tomam à frente no momento de escrever a crônica pós-jogo. Fiz esta pequena confissão porque hoje, caro internauta, se nosso time fosse dirigido por mim possivelmente não teríamos vencido. Ao final do primeiro tempo, com certeza, eu já faria as três alterações permitidas, porque a bola que o Verdão não jogou me irritou profundamente. Ou seja: este palmeirense não teve aquilo que sobrou ao nosso treinador e aos nossos jogadores: paciência. Foi somente graças a esta qualidade que a equipe conseguiu, em apenas 11 minutos, praticamente “matar” o jogo. E não fossem as várias oportunidades desperdiçadas, até mesmo uma goleada poderia ter acontecido. Então, a conclusão é simples: graças a Deus que eu não sou o técnico do Palmeiras! 

JAÍLSON – 4,5
RUIM

Sabe qual é o maior problema de um goleiro durante uma partida? Ficar todo o tempo simplesmente a assistindo. Isso faz com que se desconcentre, que “esfrie”, e se é preciso sua intervenção ele pode falhar. E foi exatamente isso o que aconteceu com o amigo aí de cima nesta tarde: após ficar até os 30 minutos do segundo tempo praticamente de braços cruzados, precipitou-se numa saída da meta, não foi ágil em seu retorno e tomou um gol meio que cobertura que, se estivesse “ligado”, jamais tomaria. Sei que tem crédito, mas hoje Jaílson falhou. 

JEAN – 5
REGULAR

Não gostei muito de sua atuação. Sobretudo no primeiro tempo, quando o Coritiba/PR só se defendeu, deveria ter apoiado muito mais, assim como fez nosso outro lateral. Mas, não: pareceu acomodado na marcação (de quem???) e pouco produziu. Somente na etapa final, sobretudo quando Dudu passou a jogar pelo lado direito, aí sim deu as caras no apoio.

MINA – 7
ÓTIMO

Sem dúvida alguma, tem um início de história no Palmeiras que pode ser qualificada como “impressionante”. Hoje, além do conhecido talento nas jogadas aéreas, mostrou qualidade em vários lances por baixo e, mais uma vez, balançou as redes, aparecendo para completar linda jogada de Egídio, Moisés, Dudu e Róger Guedes como se fosse um centroavante.  

VÍTOR HUGO – 6,5
MUITO BOM 

Mais uma partida elogiável deste zagueiro que, pelo que sei, infelizmente nos deixará no fim deste ano. Foi muito bem nas antecipações, deu carrinhos certeiros e graças à sua atuação o turco Kazim nem viu a cor da bola. Aliás, teria evitado ogol do Coxa se Jaílson não se precipitasse na saída da meta.

EGÍDIO – 7,5
ÓTIMO

Não, amigo internauta: você não leu errado e nem este jornalista enlouqueceu. Sim, hoje o cara aí da foto foi ótimo tanto defensivamente, já que em seu setor o Coritiba/PR não conseguiu absolutamente nada, quanto principalmente no aspecto ofensivo, mostrando constante presença no campo de ataque e participando diretamente do lance do segundo gol. Depois de Dudu, foi o melhor do Palmeiras e de toda a partida.

TCHÊ TCHÊ – 5,5
SATISFATÓRIO

Revezou com Moisés na função de primeiro volante até os 23 da etapa final. Foi bem no aspecto tático, pois apareceu várias vezes em vários setores do gramado sem deixar a marcação em segundo plano, mas tecnicamente só se destacou no cruzamento que deu para Gabriel Jesus cabecear no travessão.

MOISÉS – 7
ÓTIMO

Vive mesmo ótima fase, sendo um dos destaque do time neste returno. Hoje, seja como primeiro volante, seja como meia, conseguiu impor seu futebol sob todos os aspectos. Com exceção de uma péssima finalização, ainda no primeiro tempo, acertou todo os demais lances de que participou, inclusive do segundo gol.

DUDU – 8
EXCELENTE

Após um primeiro tempo apenas razoável atuando como ponta-de-lança ou, no máximo, aberto pela esquerda, na etapa final pôde se deslocar mais por todo o campo e se fixou na direita após a saída de Róger Guedes. E foi a partir de então que seu futebol, que já havia aparecido na cobrança de falta que originou o gol de Leandro Pereira, cresceu demais. Protagonizou lindos lances individuais, deu dribles desconcertantes e foi essencial no passe que deu para RG cruzar e Mina marcar o segundo. Que Tite não nos ouça, mas já está fazendo por merecer uma convocação.

RÓGER GUEDES – 6,5
MUITO BOM 

Outro que, assim como todo o time, foi bem melhor na etapa final do que na inicial, pois conseguiu impor seu ritmo de jogo e sua habilidade sobre Juan, que quase ficou louco de tanto drible que tomou. Sua assistência para o gol de Mina foi perfeita.

GABRIEL JESUS – 5,5
SATISFATÓRIO 

Nossa joia precisa entender que sua importância para a equipe é total, e que portanto precisa jogar mais em função do time do que de si próprio. Hoje, nossa única oportunidade clara de gol no primeiro tempo, já nos minuto finais, foi desperdiçada porque ele, em vez de cruzar para o meio da área, foi de novo individualista e chutou em cima de Wilson. Na etapa final, é verdade, melhorou um pouco, acertando uma cabeçada no travessão e obrigando o goleiro do Coritiba/PR a operar um milagre em outro lance de cabeça, mas creio que Cuca deveria chamá-lo para uma boa conversa já nesta segunda-feira, pois tal postura tem se repetido após seu retorno das Olimpíadas. 

ERIK – 5,5
SATISFATÓRIO

Sua presença na equipe titular foi um surpresa armada por Cuca, mas até que ele não foi mal. Começou aberto pela esquerda mas, assim que Dudu passou a jogar mais neste setor, formou uma espécie de dupla de atacantes com Gabriel Jesus. Foi sacado no intervalo e, como quem o substituiu marcou nosso primeiro gol, deixa a impressão de que não foi bem, mas a verdade é que não foi mal. 

CUCA – 7
ÓTIMO

Nosso treinador merece elogios nesta tarde de sábado. Primeiro, montou uma equipe titular pra lá de ofensiva, com três atacantes e com Dudu, pelo meio, se tornando muitas vezes o quarto homem de frente. Além disso, sabendo das dificuldades que teremos na quarta-feira, em Porto Alegre/RS, poupou Zé Roberto e colocou em campo Egídio, muito mais ofensivo do que o titular da posição. Tudo isso, porém, não foi capaz de furar a retranca armada por Paulo César Carpegiani, e então o que ele fez? Percebeu que o problema não era velocidade, mas si presença de área e finalizações. Por isso, sacou Erik e colocou Leandro Pereira, um jogador limitado tecnicamente mas de ótima presença ofesniva, tanto pelo alto quanto por baixo. Não à toa, em apenas 11 minutos o Verdão já vencia por 2 a 0, e não fossem as várias chances desperdiçadas poderia facilmente ter chegado à goleada. Outro acerto de Cuca foi a entrada de Thiago Santos no lugar de Róger Guedes, pois com isso melhorou nossa marcação no meio-campo, liberou Moisés e Tchê Tchê para chegarem mais vezes ao campo de ataque e deslocou Dudu para a direita, o que fez com que o futebol do atacante crescesse ainda mais. Porém, o maior mérito do técnico foi ainda mais importante: mesmo após um primeiro tempo muito ruim, ele manteve a calma, passou tranquilidade à equipe e literalmente mudou o jogo nos vestiários. Confesso que o único treinador que eu vi fazer isso foi Wanderley Luxemburgo.  

LEANDRO PEREIRA – 6
BOM

Como sabemos, o amigo aí de cima é que no futebol se chama de “caneleiro”. Mas também sabemos que tem uma boa presença de área e um bom jogo aéreo. E foi graças a ele que, sem cometer falta alguma, ele se aproveitou de um vacilo ridículo de Wilson e marcou seu primeiro gol desde que retornou ao Verdão, e o 11º com a nossa camisa. 

THIAGO SANTOS – 6
BOM

Entrou para dar maior poder de marcação ao setor de meio-campo, pois após levar os dois gols o Coritiba/PR abriu mão da retranca e passou a atacar mais. E graças a ele não passamos sustos.

THIAGO SANTOS – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Jogou apenas 12 minutos, sem tempo para ser analisado.

Crédito das fotos: César Greco/Ag. Palmeiras

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

8,5 – EXCELENTE
08 – EXCELENTE
7,5 – ÓTIMO
07 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
3,5 – PÉSSIMO
03 – PÉSSIMO
2,5 – VERGONHOSO
02 – VERGONHOSO
1,5 – MEDONHO
1,0 – MEDONHO
0,5 – ENOJANTE
00 – ENOJANTE

37 Responses to VITÓRIA DA PACIÊNCIA

  1. Marcio eu sou fanático por teorias conspiratórias.
    Quando o mineirão estava em reforma pra Copa do mundo, o Cruzeiro ficou a beira do rebaixamento.
    Quem salvou o Cruzeiro?
    Simplesmente o seu maior rival, o Atlético Mineiro, tomando uma goleada histórica.
    Segundo teorias conspiratórias, a ordem veio do governo do estado de Minas Gerais, e envolveu os presidentes dos 2 clubes.
    O que fizeram os jogadores do Atlético Mineiro quando receberam a ordem pra entregar o jogo pro Cruzeiro não cair?
    Hah é pra entregar o jogo ! Então que seja por uma goleada acachapante pra ficar devidamente registrado esta marmelada !
    Feito este relato de teoria conspiratória vamos pra 2016.
    O Cruzeiro estava vencendo o Flamengo por 1 X 0, e os atacantes do Cruzeiro perderam dentro da área pequena 3 gols inacreditáveis, em seguida quase sem marcação, em 5 minutos o Flamengo virou o jogo e venceu a partida.
    Depois destes relatos finalmente, vou te fazer a pergunta:-
    Como considero o Cruzeiro um time escolado em MARMELADAS, você acha que eles entregaram o jogo deliberadamente para agradar a empresa jornalistica que domina o futebol brasileiro e tem o Flamengo como um de seus filhinhos queridos, e a comissão de arbitragem visando conseguir benefícios futuros em mais 12 rodadas e escapar do rebaixamento?

    • Júnior Colletti

      Prezado Jair, bom dia!

      Primeiramente, peço licença em comentar seu texto.

      Por fim, só digo uma coisa: o que você escreve não é conspiração, meu amigo Palestrino!!! É fato!!!

      Excelente! Em poucas palavras, resumiu toda a situação deste campeonato (e de passados também)!

      Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Jair: vc deveria escrever roteiros para filmes de Hollywood – Rs!

      Abração.

  2. emilio maranga

    Márcio se o Flamerda ganha 9, são 27 mais 56 =83 pontos —- No caso do Palmeiras,se ganha 7, são 21 pontos, mais 57 = 78—–então ????

  3. emilio maranga

    Olá Márcio, eu juro por DEUS, que não consigo entender essa conta de que com mais 6 ou 7 vitórias, o verdão será o campeão. E se o flajuto ganhar 9 das 11 que restam???

    • Márcio Trevisan

      Maranga, é simples: se o Palmeiras ganhar mais 6 jogos e empatar outros dois, somará mais 20 pontos e chegará a 74, número que praticamente garantirá o título.

      Quando se faz este tipo de conta, se leva em conta que as sucessivas vitórias de um time ocasionarão o esmorecimento de outros.

      Abs.

  4. Júnior Colletti

    Bom dia!

    Como é feio esse despeito e falta de respeito com uma instituição tão tradicional e relevante ao esporte e à história brasileira como o Palmeiras.

    Já não tem mais nada velado. Tudo bem claro. Essa chamada mídia esportiva está muito vergonhosa!!! Adorei a tungada que o Cuca deu no #linguabol!!! Já achava esse cara insuportável. Agora, nem pintado de outro.

    Já escrevi isso antes e reafirmo. O negócio é esquecer estes programinhas desses caras que nunca deram um chute numa bola e não sabem a cor da grama.

    Pensar só no Palmeiras. E o que for bom para o Palmeiras. Percebam que agora o intuito é colocar a torcida contra técnico e time. Se não, pensem comigo: caso tivéssemos algum tropeço nos últimos jogos, com essa “cama de gato” contra o Cuca, quem estaríamos pedindo a cabeça? Do nosso técnico. Pode não ser o melhor do mundo, mas, faz tempo que não vejo gols de jogadas ensaiadas como ele vem fazendo no Palmeiras. Nem Tite no time “deles”.

    Na minha ignorância, isso é fruto de trabalho, treino, estudo… não cobramos tanto isso de nossos técnicos? Não exigimos coisas diferentes desses? Nem sempre será pela melhor técnica, mesmo que tenhamos o melhor elenco do país. Jogadas convencionais se tornam manjadas. Está certinho o Cuca mesmo!!!

    Enfim, o título está mais perto!

    Abraços.

  5. Cruzeiro um time de m… Tomara que caia. Próxima rodada o Flamengo joga primeiro e isso muito me preocupa pois em caso de vitória eles nos passam e fica aquela pressão sendo que vamos jogar só segunda feira. Parece que não mas o psicológico pode derrotar o Palmeiras. Esse é o único adversário que tenho medo, o psicológico. Será que nossos jogadores vão ter calma pra administrar a situação pois já está mais do que claro que estão conspirando contra nós. Inclusive um pseudojornalista que não vou citar o nome deu pra pegar no pé do Cuca chamando seu esquema de jogo pejorativamente de Cucabol. Um verdadeiro palhaço a serviço dos cariocas.

    • Disse tudo Ed!!

      Os malas perderam um jogo ganho…a pressão vai ser forte, mas temos um grnde técnico e um time bem armado e ainda 11 rodadas pela frente. Mesmo com o Cruzeiro perdendo, o Menguinho mostrou suas fragilidades que devem se exacerbar nos proximos jogos. Abs e Avanti!!

    • Ed pode ficar tranquilo que o flamerda não vai ganhar dos bambis. Abs.

      • Márcio Trevisan

        Esta é a nossa sorte, Maciel.

        O SPFC não pode se dar ao luxo de entregar o jogo para o Flamengo pois estes pontos poderão lhes fazer falta na briga contra o rebaixamento.

        O mesmo se aplica ao SCCP, que terá de jogar pra vencer os caras, mesmo fora de cassa, se ainda quiser sonhar uma chance de disputar a próxima LIbertadores.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Ed: vc tem razão.

      Psicologicamente, uma vitória do Flamengo sobre o São Paulo poderá abalar a nossa equipe, sim. Será muito difícil, mas teremos de torcer pelas bibas.

      Em relação ao jornalista, eu o conheço há muito tempo, é um cara muito gente boa mas, infelizmente, perdeu um pouco do senso profissional pois o time pelo qual torce disputa o título com o Palmeiras.

      Abs.

  6. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Marcio, eu sabia que o jogo contra o coxa seria “chato”, mas vencemos e muito bem se vislumbrarmos só o segundo tempo. Todo os meus amigos sabem que sou fanatico demais pelo Palestra e agora cedo eu disse: hj acordei lider. E um colega de trabalho respondeu: hj esta cheio de palmeirense aqui né? quando perde, desaparecem. Respondi: Faz 18 rodadas que não falto e sou verdão somente a 50 anos, é pouco pra vc? Enfim, esse titulo não nos pode faltar esse ano.

    • Márcio Trevisan

      Olha, Bibanco, é fato que teremos pedreiras, como Galo e Santos fora de casa, mas Atlético/MG e Flamengo também terão.

      Assim, se continuarmos com os pés no chão e conscientes de que este título só será definido na antepenúltima, na penúltima ou mesmo na última rodada, teremos grandes chances.

      Abs.

  7. Roberto Alfano

    Boa tarde, muito boa sua análise do jogo, caro Trevisan, também fico muito nervoso com as muitas chances perdidas principalmente do Gabriel Jesus.

    O Cuca tem que conversar a parte com o menino Gabriel Jesus.

    Agora só faltam mais 07 vitórias para alcançarmos o nosso objetivo.

    Valeu Palmeiras.
    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Alfano.

      Talvez com mais seis vitórias e dois empates nos próximos 11 jogos levaremos o título.

      Abs.

  8. Ótima vitoria. Mais 3 maravilhosos pontos acrescidos na tabela.
    Considero que os melhores do Palmeiras foram Dudu, Moisés, Vitor Hugo e Mina (que começo avassalador no Palmeiras).
    Me lembra um POUQUINHO o inicio de um zagueiro chamado LUIZ PEREIRA !
    Gabriel Jesus, ainda é cedo, mas… dá a impressão que jamais será um Romário ou o Coutinho (parceiro do Pelé nos anos 60) dentro da área , pois perde um caminhão de gols em todos os jogos, vamos aguardar….

    • Jair concordo plenamente. Só lembrar os gols absurdos que ele perdeu na final da Copa do Brasil contra o Santos. Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Jair, olá!

      Cara, minha maior preocupação em relação ao Mina é justamente esta: começarem as comparações com Luís Pereira. Isso já aconteceu antes várias vezes, e em todas foi fatal ao zagueiro que surgia.

      Em relação a Gabriel Jesus, permita-me acrescer: por melhor que seja, ele jamais chegará aos pés de Romário ou Coutinho. Existe estre estes e a nossa joia uma distância abissal.

      Abs.

  9. Antonio Carlos Moraes

    discordo totalmente da substituição do r.guedes. Não precisava, e foi no melhor momento do time no jogo.
    E chamou o Coritiba pra cima, pois T.Santos só marca e faz faltas.
    Outra coisa, precisamos parar de brincadeiras, achando que podemos fazer gols quando
    queremos, fazendo firulas como o dudu faz, e levar os jogos faceis mais à serio. Hoje quase complicamos
    um jogo facil, e depois temos que ficar ouvindo besteiras da maior parte da midia.

    • Márcio Trevisan

      Antônio Carlos, salve!

      Com quase 28 anos de experiência no Jornalismo esportivo, vou lhe dar um conselho: não dê muita bola aos comentários sobre futebol que ouve, vê e lê, sobretudo se eles partirem de ex-jogadores.

      Digo isso por dois motivos: nem todo mundo que fala e escreve sobre futebol entende, de fato, do assunto, e porque é evidente que existe uma enorme corrente em prol do Flamengo/RJ – vide o que certa emissora faz todos os domingos à noite.

      Abs.

  10. Márcio o negócio é o seguinte, são mais 3 pontos para nossa conta, mais 10 vitórias e o titulo será nosso! abraços.

  11. Olá Márcio. Me diverti com sua síntese inicial mas é claro que vc foi humilde, vc vive o futebol e conhece muito mais do que muitos técnicos. Sobre o jogo, discordo apenas sobre a entrada do Thiago Santos aos 20′ do 2o tempo, achei um pouco precipitada, atraiu o adversário e tomamos o gol dez minutos depois.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu, grato pelo elogio.

      Às vezes, confesso, sou obrigado a concordar contigo. E digo mais: tem certos técnicos tidos como top’s por aí que, juro, não sabem nada de bola. Afirmo isos porque conheço bem de perto o trabalho de alguns deles.

      Em relação à entrada do TS, ela não atraiu o Coritiba/PR, pois a equipe já estava em nosso campo (até porque eles não tinham outra opção, certo?).

      Abs.

  12. Ola Márcio. Tudo bem? Exatamente no final do primeiro tempo estava pensando em como vc estaria vendo o jogo! Eheh. Difícil jogar com tanta retranca, mas achei ótimo o jogo pois foi muito didático para consertos necessarios bem citados por vc, sem precisar ter perdido. Concordo sobre Jesus…ta muito fominha e isso tem que mudar. Abs e tudo de bom.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Carlos, meu medo é que Cuca não consiga corrigir este problema do Jesus.

      Torçamos para que nosso treinador resolva logo esta questão.

      Abs.

  13. Os 3 ultimos jogos com Gabriel Jesus o time foi mal. Coincidência ?? Eu acho que não. Discordo da sua avaliação referente ao Jailson. Ele fez certinho, saiu pra fechar o ângulo, teve azar da bola cair no pé de outro jogador do Coritiba. Se o Vitor Hugo não corta e o gol saísse no primeiro lance, iriam culpar o Jaílson por não ter saído do gol. Tem muito crédito esse goleiro e não acho que falhou.

    Abraços.

    • Aliás, corrigindo, se o Jailson não sai do gol e o Vitor Hugo não corta o lance tendo resultado em gol, iriam criticar o goleiro por não ter saído. Ele fez o que tinha de fazer, sair pra fechar o ângulo. Na minha humilde opinião não falhou. Foi mérito do jogador que fez o gol que pensou rápido e bateu de bate pronto pro gol.

    • Márcio Trevisan

      Ed: respeito sua opinião.

      Justamente por ser o VH na jogada é que ele deveria ter confiado mais no zagueiro e aguardado a definição do lance.

      Mas todo goleiro falha, e esta nem foi uma falha muito grande.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>