VAGA COM VERGONHA

Veja as análises técnica e tática de todos os profissionais do Palmeiras que, mesmo atuando com apenas dois titulares, não poderia – de jeito nenhum – perder para um time paraibano.

EM SÍNTESE - Sei que muitos de vocês podem considerar o título desta crônica pós-jogo um tanto quanto exagerado. Afinal, o Verdão teve apenas Zé Roberto e Gabriel como titulares e, mesmo assim, conseguiu a classificação às quartas-de-final da Copa do Brasil. Acontece, amigo que assim pensa, que nem mesmo estes detalhes mudarão o resultado da partida, e este apontará para todo o sempre nossa derrota para o Botafogo da Paraíba. Ou seja: ainda que em nada interfira no desempenho da equipe na etapa seguinte do torneio e, claro, muito menos no Campeonato Brasileiro, o fato é que o Palmeiras perdeu para uma equipe da Terceira Divisão do futebol brasileiro, um resultado indiscutivelmente ruim. Ou seja: a vaga pode até ter vindo sem muito sofrimento, mas veio também com uma boa dose de vergonha.

VÁGNER – 6
BOM

Sem culpa alguma no gol que sofreu, já que a bola desviou antes de chegar ao seu gol, ainda fez duas boas defesas logo nos primeiros minutos de jogo. Pelo menos desta vez, pareceu mais seguro do que nos jogos anteriores. 

FABIANO – 4,5
RUIM

Sei bem que o Cruzeiro/MG cumpre uma campanha bem inferior à nossa no Brasileirão, mas com certeza comemora muito o troca-troca que fez com o Palmeiras no meio deste ano. Além de receber Robinho e ceder… Fabrício (!), por mais comum que seja Lucas o ex-dono da nossa camisa 2 é infinitamente superior ao amigo aí de cima. Hoje, depois de “100 anos” de espera, teve uma nova oportunidade e, com exceção de um ou dois bons desarmes, foi uma nulidade tanto defensiva quanto ofensivamente, já que não conseguiu acertar um cruzamento sequer.

THIAGO MARTINS – 5,5
SATISFATÓRIO

Como os dois melhores jogadores adversários atuam no meio-campo (Marcinho) e pelo lado do gramado (Carlinhos), acabou tendo a vida mais tranquila. Destacou-se, assim, em algumas saídas de jogo.

EDU DRACENA – 5
REGULAR 

Começou disperso. Logo no comecinho da partida, furou uma bola que terminou nos pés do ex-palmeirense Warley que, por sorte, continua  tão ruim quanto nos tempos em que defendeu nosso time. Mas na etapa final, quando o Botafogo/PB mais pressionou, fez valer sua experiência e liderou nossa defesa.

ZÉ ROBERTO – 6
BOM

Destacou-se no apoio, onde apareceu muitas vezes e sempre com muita qualidade, sobretudo na troca rápida de passes com vários companheiros. Defensivamente também foi bem nos desarmes e nas antecipações, mas infelizmente novamente não estava em seu setor quando Gustavo cruzou para Carlinhos chutar e Marcinho marcar, desviando, o único gol da noite.

GABRIEL – 4,5
RUIM

Outro que pareceu disperso na Paraíba. Tinha como função marcar o ótimo ponta-de-lança Marcinho, mas levou um baile do cara, de longe o melhor em campo nesta noite. Teria de ser substituído mesmo que não tivesse recebido o amarelo.

AROUCA – 5,5
SATISFATÓRIO

O que posso escrever deste cara? O que quase sempre escrevo: não foi nem bem – pois poderia ter feito a função de Moisés, que é iniciar as jogadas em nossa intermediária -, nem mal – já que soube proteger a nossa zaga e roubar algumas bolas. Em síntese: mais do mesmo.

ALLIONE – 5
REGULAR

Eu mesmo começo a questionar se o amigo aí da foto merece, mesmo, tantas chances, já que são raras as que consegue de fato aproveitar. Hoje, jogou em sua função – ou seja, como meia, tendo a liberdade para criar e jogar como mais gosta – e de novo foi apenas razoável. Creio que lhe falta algo que sobra aos argentinos como ele – sangue nos olhos. Deveria ter sido substituído.

CLEITON XAVIER – 5,5
SATISFATÓRIO

Este é outro do qual tanto esperávamos e que, até agora, fez muito menos do que poderia. Hoje, até realizou uma ou outra boa jogada, mas nem de longe chegou a ser o “cérebro” de que o time tanto precisa. Mesmo assim, mereceria jogar até o fim, ao contrário de Allione. 

LUCAS BARRIOS – 6,5
MUITO BOM

O melhor do Palmeiras. No primeiro tempo, foi o único jogador a dar trabalho à zaga paraibana, jpa que quase marcou um gol e deu um genial toque de calcanhar para Rafael Marques, que foi travado de forma irregular na hora do chute. Na etapa final, é verdade, demonstrou mais uma vez cansaço, mas poderia ter ficado um pouco mais em campo.  

RAFAEL MARQUES – 6
BOM

Se tecnicamente não foi lá grande coisa (muito embora tenha sofrido um pênalti após toque genial de calcanhar de Lucas Barrios), taticamente cumpriu sua missão, aparecendo em todos os setores do gramado e ainda dando uma força à nossa defesa, sobretudo nos lances de bolas cruzadas.

CUCA – 6
BOM

Nosso treinador, apesar da vexatória derrota, não foi mal. Acertou em cheio na escalação inicial, já que a vantagem era de fato muito grande e só mesmo uma catástrofe poderia fazer com que perdêssemos a vaga. Assim, mandar a campo apenas dois titulares – Zé Roberto, ausente do clássico de sábado passado, e Gabriel, suspenso da partida do sábado que vem – foi a decisão mais acertada. O que Cuca talvez não esperasse fosse o volume de jogo imposto pelo adversário que, mesmo ciente da impossível missão que teria pela frente, deu a vida para conseguir pelo menos um resultado honroso – e que lhe acabou sendo até mesmo histórico (afinal, foi esta a primeira vez que o Botafogo/PB conseguiu vencer o Palmeiras). Daí que tal surpresa acabou causando problemas inesperados ao técnico que, sobretudo após ficar inferiorizado no placar, ter tido que optar entre mandar o time à frente, em busca do gol de empate, ou fazer de conta de que a derrota não era, assim, tão ruim. Acabou escolhendo a segunda opção e, desta forma, também contribuindo com a derrota. Mas então por que recebe nota e avaliação razoavelmente positivas? Porque mexeu relativamente bem na equipe, dando a Vitinho e a Alecsandro as oportunidades de que ambos (por motivos distintos, claro) tanto precisavam e também mandando a campo Matheus Sales no lugar do apagado e “amarelado” Gabriel. Só errou, no meu modo de ver, quando escolheu Cleiton Xavier e não Allione para deixar o gramado.

MATHEUS SALES – 5
REGULAR 

Entrou para acabar com a festa que Marcinho vinha fazendo em nossa intermediária defensiva. Mas, na prática, apenas melhorou só um pouquinho a nossa marcação no setor.

ALECSANDRO – 4
MUITO RUIM 

Ok: não jogava havia quase dois meses (sua última partida fora em 24/07, na derrota para o Atlético/MG) e desta forma sentiu demais a falta de ritmo de jogo. Daí sua entrada ter sido um acerto de Cuca, já que nunca se sabe quando o time precisará de novo de seu futebol neste Brasileirão. O problema é que foi mal demais, nem deu as caras no ataque e, após entrar, o setor ofensivo do Palmeiras tornou-se praticamente nulo. 

VITINHO – 5,5
SATISFATÓRIO

Este rapaz não deu sorte hoje, e eu explico por quê: quando entrou no lugar de Cleiton Xavier, aos 24 da etapa final, a partida estava equilibrada e, portanto, ele teria como apresentar o seu futebol que, dizem os que mais o conhecem, é muito bom. Porém, apenas seis minutos mais tarde, o Palmeiras tomou o gol e sua função passou a ser, então, ajudar na marcação em nosso meio-campo. Mesmo assim, não deixou a desejar e contribuiu da forma como pôde.   

ATENÇÃO: A FOTO DA MANCHETE QUE ILUSTRA A CAPA (DE AUTORIA DE CÉSAR GRECO/AG. PALMEIRAS) É DO GOLEIRO VÁGNER PORQUE ELE FOI O ÚNICO QUE ATUOU NESTA PARTIDA COM A CAMISA VERDE. ESTE SITE JAMAIS INSERIRÁ IMAGENS DE JOGOS NOS QUAIS O PALMEIRAS NÃO ATUAR COM CAMISAS QUE SEJAM TOTALMENTE OU, AO MENOS, PARCIALMENTE VERDES OU BRANCAS.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

8,5 – EXCELENTE
08 – EXCELENTE
7,5 – ÓTIMO
07 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
3,5 – PÉSSIMO
03 – PÉSSIMO
2,5 – VERGONHOSO
02 – VERGONHOSO
1,5 – MEDONHO
1,0 – MEDONHO
0,5 – ENOJANTE
00 – ENOJANTE

25 Responses to VAGA COM VERGONHA

  1. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Marcio, vc foi legal com o CX. Ele esta morto em campo e isso, prova que necessitamos de um camisa 10. Sei que esse ano iremos assim até o fim do campeonato, mas para 2017 a diretoria deveria ficar atenta a esse quesito. ah !!! não devemos esquecer de um 09, estamos ficando fraquinhos nesse posto.

  2. Júnior Colletti

    Boa tarde!

    Não sei porque, mas, esperava algo parecido. Não que a classificação estive em risco. Respeito a opinião de todos, mas, a equipe que entrou seria titular, em todas as posições, em uns 14 times da Série A.

    Agora, são seres humanos. Imaginem que não pensaram “pow, essa não é uma chance real de provar nada, nunca que perderemos a vaga”, “se eu arrebentar e fizer 10 gols, mesmo assim não serei titular”… e por aí vai.

    Por outro lado, a partir desta fase, e eu tenho certeza, mesmo que o Cuca repetisse a escalação, por exemplo, já contra o Grêmio, o comportamento seria outro. E esse é o ponto: comportamento. Me desculpem, mas, o CX 10 e o Barrios não são pernetas. CX 10 sabemos que tem forte propensão a se contundir. E ele também sabe!!! Sabe quando ele ia voar baixo nesse jogo e se arriscar? Já Barrios, concordo com o Márcio, foi o menos “barriga de cavalo”.

    E a máxima vale, também, para o Brasileirão. Penso que podemos contar com esses caras, sim. Aí a visibilidade e importância são maiores.

    Tudo certo. Mas não deveria ser assim!!!

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Colletti: concordo com tudo, absolutamente tudo o que escreveu.

      Mas discordo da forma como vc recebeu esta derrota. Todo time perde, mas perder pra time da Paraíba e que joga a Série C não dá.

      E digo mais: esta derrota pegou muito ma para todos que estiveram em campo e poderá servir de base para se definir quem ficará e quem sairá no ano que vem.

      Abs.

  3. emilio maranga

    Márcio a caçamba tem que m time de terceira divisãoir lotada de —-Allione,R Marques–Lucas Barrios–Morto-Xavier– Alecsandro–Fabiano–e o goleiro chama-gol-Wagner…..Um time que em 95 minutos ,só consegue 1 escanteio contra um time de terceira divisão, é muito brochante !!!!

    • Márcio Trevisan

      Maranga: foi por isso que eu escrevi o que eu escrevi.

      Mesmo com 9 reservas, tinha de ter goleado.

      Abs.

  4. *jogadores melhores

  5. Se sou o presidente alugaria um pau de arara pra esses caras voltarem pra SP, Barrios ganha 1 milhão por mês no Palmeiras, meu pagaria 3 jogares melhoreses, nosso time esta muito bem esse ano, mas acho que deve ter uma lista de dispensa no fim da temporada.

    • Márcio Trevisan

      Renato: lista de dispensa não creio, mas é claro que alguns jogadores serão dispensados.

      O problema é que alguns titulares certamente sairão, sobretudo se vencermos este Brasileirão.

      Abs.

  6. Roberto Alfano

    Boa noite, acredito que este jogo foi o pior do ano, caro Trevisan, me corrige.

    Quem não faz , toma, o Palmeiras pouco finalizou nesta partida.

    Já na próxima semana começa as Quartas de Final só pauleira.

    Abraço.

  7. Boa noite Márcio e colegas:
    Se ganhar esse campeonato brasileiro pode perder até para o Ibis que fico feliz!
    Mércio meu cunhado disputa o campeonato amador aqui da cidade e por sinal ele é palmeirense roxo, joga no meio campo mas já tem mais de 30 anos e joga umas 10 vezes mais que esse Argentino sem sangue, qualquer hora vou te mandar uns videos dele cobrando faltas. abraços.

    • * Márcio*

    • Márcio Trevisan

      Maciel: se ele é meia e joga 10 vezes mais do que o Allione, não mande o vídeo para mim – mande para o Palmeiras.

      Se o clube oferecer uns 10 mil por mês, seu cunhado não topa, não?

      Abs.

  8. Bom dia Márcio e Amigos!
    Deusolivre esse Fabiano, quem disse que esse quadril duro joga bola é um brincalhão. Fraquíssimo para vestir acamisa do maior do Brasil.
    É Márcio, quanto o atleta argentino ser jogador de segundo tempo acho que vale também.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Fagner, só que nem sempre quando ele entra no segundo tempo ele resolve.

      Então, tá ficando cada vez mais difícil defendê-lo.

      Aliás, o mesmo se aplica ao Cleiton Xavier.

      Abs.

  9. Marcio só entro pra cumprimenta-lo.Você sofreu tanto quanto os MARAVILHOSOS torcedores do Palmeiras que receberam o time de braços abertos desde quando chegaram no aeroporto de João Pessoa e foram literalmente desrespeitados por este bando que entrou em campo, e mesmo assim você faz estes comentários dando ótimas notas pros craques do Palmeiras.
    Parabéns Marcio.

    • Márcio Trevisan

      Jair: sei que vc usou de ironia, mas acredito que não leu com atenção minha análise.

      Não dei ótimas notas a nenhum jogador do Palmeiras. O que teve avaliação mais positiva foi Lucas Barrios, que recebeu um 6,5.

      Abs.

  10. Bom Dia

    Jogadores dispersos e sem vontade, mereciam recebem uma multa cada um.

    Sem contar a ruindade já sabida de alguns e a insistência em dar chances
    à outros que não merecem.

    Esse Vitinho precisa voltar pra base e ficar lá por mais uns 10 anos .

    Renovaram o contrato do Gabriel Carrinho por 05 anos e estão queimando
    o médio Mateus Sales.

    • Márcio Trevisan

      Antônio: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

      Gabriel é um ótimo cabeça-de-área, pois marca muitíssimo bem e ainda tem um bom passe, algo raríssimo em sua posição.

      Já Matheus Sales é um segundo volante, ou seja, é um jogador que tem mais facilidade para conduzir a bola ao ataque – e, portanto, não marca tão bem.

      A presença de um não exclui a presença do outro.

      Abs.

  11. Bom dia, Márcio e Colegas.

    Concordo plenamente com você, Márcio. Uma vergonha o Palmeiras perder para um time da série C do campeonato Brasileiro.

    Foi nítido o desinteresse da maioria dos jogadores em campo. Destaco principalmente Cleiton Xavier e Allione.

    Por falar em Allione, você notou que ele jogava com as meias abaixadas nos últimos 15 minutos de jogo, como se estivesse em um treinamento no CT? Pode parecer frescura da minha parte, mas achei uma completa falta de identificação com a partida. Realmente, falta sangue nos olhos desse rapaz e com isso ele demonstra que não quer ficar no Palmeiras.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: não tinha reparado no detalhe das meias.

      Sempre digo que Allione é muito jovem, mas já tem um bom tempo de Palmeiras e, até agora, apresentou pouca coisa.

      Ou melhor muito ou, então, rapidinho deixará o clube.

      Abs.

  12. Opa primeiro aqui de novo. Caros amigos, vamos apagar esta partida de ontem. Estamos classificados e em primeiro no Brasileirão. O jogo de ontem foi só para cumprir tabela.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      Lamento, mas você foi o segundo de novo – Rs. O Ed ganhou de você por três minutos…

      Olha só: o jogo de ontem não valeu nada, é fato, mas nem por isso aceito uma derrota para um time da Série C. Se eu aceitar uma coisa dessas, aí aceitarei rebaixamentos.

      Abs.

  13. Que nhaca virou esse Cleiton Xavier…meu Deus !!!

    Quanto ao Barrios…vc é um fanfarrão Márcio…rs

    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Não sou, não, Ed.

      É que eu já lhe expliquei várias vezes que jornalistas enxergam o jogo de forma distinta de torcedores.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>