UMA VIRADA À JESUS

Veja as análises técnica e tática de todos os profissionais do Palmeiras que, contando com sua joia na etapa final, vence de novo e mantém ponta do Brasileirão.

EM SÍNTESE Ninguém discute a qualidade de Gabriel Jesus. O que se pode discutir é como um jogador que atuou praticamente 90 minutos na quarta-feira sob calor e umidade quase sufocantes consegue, 24 horas mais tarde, jogar por mais 45 sob tempo frio e seco e, ainda assim, ser o principal responsável pela virada de sua equipe em um clássico. E dito isso, creio ser desnecessário ampliar esta síntese, pois suas três primeiras linhas já deixam bem clara a importância do garoto para o time do Palmeiras.

JAÍLSON – 6
BOM

Não teve culpa alguma no gol que levou. E como o São Paulo/SP pouco chutou a gol, acabou tendo uma atuação bastante tranquila, fazendo apenas duas boas defesas, uma em cada tempo. 

JEAN – 4,5
RUIM

Foi o único senão da nossa equipe nesta noite. No primeiro tempo, cabeceou para o meio da área e colocou a bola nos pés do adversário, que por pouco não marcou. Na etapa final, deixou-se levar por Kelvin no lance que originou o gol são-paulino. Só não foi ainda pior porque saiu de seus pés a bola perfeita para Mina empatar o clássico. 

MINA – 7
ÓTIMO

Foi absolutamente perfeito nas bolas aéreas, tanto defensiva quanto ofensivamente – vide o gol que marcou. Além disso, jogou sério e com muita raça, tanto quanto teve de dar chutão quanto quando pôde sair jogando. Pena ter recebido o cartão amarelo e com isso tornar-se desfalque para o complicado jogo contra o Grêmio/RS.

VÍTOR HUGO – 8
EXCELENTE

Uma das melhores atuações que já teve com a nossa camisa. Simplesmente perfeito em todas as coberturas, ótimo na marcação do também ótimo Chávez, que só conseguiu concluir com perigo no momento do gol, e exímio na cabeçada que culminou com o gol da nossa vitória.

ZÉ ROBERTO – 6,5
MUITO BOM

Recebe a nota e a avaliação acima por duas razões: marcou Kelvin tão bem no primeiro tempo que, na etapa final, o ex-palmeirenses mudou de lado e foi jogar em cima de Jean, e também porque protagonizou lances em que mostrou toda a sua técnica e também a raça que sempre o caracterizou. Mas, infelizmente, perdeu um gol feito após ogada de Gabriel Jesus que poderia ter nos custado muito caro. 

GABRIEL – 6
BOM

Corretamente mantido na equipe titular por Cuca, soube aproveitar muito bem a nova chance que recebeu. “Colou” em Thiago Mendes no meio-campo e deu uma enorme força à marcação pelos dois lados do campo.  

TCHÊ TCHÊ – 6
BOM

Atuando como segundo volante, função em que mais uma vez revezou com Moisés, teve sua vida um pouco complicada porque o SPFC jogou com três volantes no meio-campo, o que evidentemente lhe diminuiu os espaços para sair jogando. Contudo, mais uma vez foi importante nas roubadas de bola à frente de nossa zaga. 

MOISÉS – 7
ÓTIMO

Para um jogador que não treinou um só minuto durante os últimos 7 dias o amigo aí de cima deu um show de bola neste clássico. Sua atuação pode ser definida como “moderna”, pois aliou ao senso de marcação que mais uma vez mostrou a ótima saída de bola e também as jogadas de habilidade.

ALLIONE – 5,5
SATISFATÓRIO

Outro que foi mantido de forma acertada por Cuca mas, que ao contrário de Gabriel, não soube aproveitar tão bem. Compondo o meio-campo pelo lado direito, é fato que deu uma força a Jean na marcação, mas com isso acabou aparecendo pouco no campo de ataque. E em sua mais clara oportunidade de gol, perdeu ótima chance após cruzamento de Tchê Tchê.

RAFAEL MARQUES – 5
REGULAR

Reconheço e aplaudo sua disposição e a entrega que mostrou em campo, buscando ajudar a equipe no campo de ataque mas também não se furtando em apoiar a defesa em diversos momentos. O problema é que, logo no começo do jogo, desperdiçou ótima chance de abrir o placar, chutando em cima de Denys, e na etapa final perdeu uma boal no campo de ataque ara Thiago Mendes, não consegui alcançá-lo e, por pouco, não se tornou responsável pelo gol de empate são-paulino.

DUDU – 9
QUASE PERFEITO

Uma atuação de encher os olhos de todos os que assistiram ao jogo. Teve inúmeros lances de habilidade, de seus pés saíram excelentes lançamentos, cavou faltas em todos os setores do gramado, desdobrou-se em jogar ora pela esquerda, ora pela direita, ora pelo meio, cobrou escanteios com perfeição (um deles na cabeça de Vítor Hugo, que marcou o gol da 14ª vitória do Palmeiras neste Brasileirão), infernizou a defesa tricolor durante todo o jogo. Se tivesse marcado um golzinho que fosse, mesmo que de canela, teria sido divino e recebido a nota 10.

CUCA – 8
EXCELENTE

Nosso treinador está de parabéns. Escalou corretamente a equipe, mantendo Gabriel e Allione – que foram muito bem diante do Botafogo/PB – no time titular, e reconhecendo a importância da partida e a necessidade da vitória alterou o esquema para o 4-4-2, ainda que orientando  o argentino a se deslocar sempre que possível à direita muitas vezes tenha mantido o time no seu preferencial 4-3-3. Também acertou em não escalar Gabriel Jesus desde o começo, pois o risco de uma contusão muscular seria muito grande. Só o mandou a campo quando as condições do jogo assim exigiram, e o fez no momento certo, pois a partir de então o nosso time foi outro. Nas demais substituições, acerto total para Thiago Santos no lugar de Moisés, liberando assim Tchê Tchê nos últimos minutos do clássico, e também quando optou por Cleiton Xavier para a vaga do estafado Gabriel, muito embora isso tenha acontecido já aos 44 do segundo tempo. Se continuar assim, ou seja, acertando muito mais do que errando, Cuca poderá enfim vestir a faixa de campeão com a qual tanto sonhou quando foi nosso jogador, em 1992.  

GABRIEL JESUS – 7,5
ÓTIMO

Um jogador não precisa, necessariamente, receber as melhores nota e avaliação para ser “o” cara do jogo. Algumas vezes, basta sua presença em campo para fazer com que todo o time passe a ter mais confiança e, consequentemente, comece a jogar melhor. E foi isso o que fez a nossa joia neste clássico: a partir do momento em que entrou no lugar de Allione, mudou completamente a nossa equipe e a tornou muito melhor. Se isso não bastasse, infernizou a vida dos zagueiros são-paulinos e quase fez um golaço, algo que só não aconteceu devido a um verdadeiro milagre de Dênis. 

THIAGO SANTOS – 6
BOM

Mesmo jogando por apenas 13 minutos, teve tempo para melhorar demais a marcação e acabar com qualquer possibilidade de o São Paulo/SP tentar uma pressão nos minutos finais da partida. E melhor: desta vez, não cometeu faltas próximas à nossa área. 

CLEITON XAVIER – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO 

Jogou apenas 4 minutos, sem tempo para ser analisado.

Obs. – Crédito das fotos: César Greco/Ag. Palmeiras

 10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

8,5 – EXCELENTE
08 – EXCELENTE
7,5 – ÓTIMO
07 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
3,5 – PÉSSIMO
03 – PÉSSIMO
2,5 – VERGONHOSO
02 – VERGONHOSO
1,5 – MEDONHO
1,0 – MEDONHO
0,5 – ENOJANTE
00 – ENOJANTE

26 Responses to UMA VIRADA À JESUS

  1. Fábio P. R.

    Bem que o Palmeiras poderia conseguir um empréstimo do Jesus junto ao City até o final da Libertadores, hein?

  2. Júnior Colletti

    Boa tarde amigos!

    Que alívio ver aquele Wesley enganando do lado de lá!!! Fala sério: vendo aquela cara de derrota, quem teme o time “delas”?

    Quanto ao jogo, os amigos fizeram todas as colocações necessárias, nada mais a acrescentar.

    Minha preocupação consiste justamente no tratamento que seus amigos, Márcio, da “grande” mídia dão ao Palmeiras e aos demais. Não assisti ao jogo das Sardinhas, mas, pelo que li e ouvi, pela primeira vez um árbitro usou a regra quanto às “ceras”. Exagerado? Não sei, mas correto e merecido.

    Agora, tem blogueiro que até chamou o árbitro de ladrão (primeira vez que vi isso) no título de sua matéria! Parece o fim do mundo. O que o SFC ambiciona neste Brasileirão? Como sempre, o meio da tabela.

    Agora, fomos seguidamente prejudicados por arbitragens, em lances capitais, de um único entendimento, na cara de bandeiras e árbitros. Quem se manifestou? Quem chamou os vários árbitros de ladrão? Nessas alturas, estaríamos a 12 (isso mesmo, 12!!!) pontos na frente do segundo colocado.

    Bom, com relação aos próximos jogos, usarei um discurso dos jogadores: vamos pensar e focar os pensamentos sempre no próximo. E só no nosso jogo, em fazendo nossa parte. Cara, desde a virada do turno só vejo qual será o nosso próximo adversário e não vejo mais os outros cruzamentos da rodada. FOCO!!!

    Então, quanto ao Grêmio, falo por nossas, infelizes, experiências: pra nós tanto faz do jeito que eles entrarão. Se com “sangue nos olhos”, é só jogar perto da área dos caras que faltas virão aos montes… aí, deixa com nossa FAA – Força Aérea Alviverde, bem como, virão pra cima… e dá-lhe contra ataque do melhor ataque do campeonato. Se vierem desmotivados… aí, meu amigo,… 5×1 pra nós!! Tenho certeza que o Cuca trabalhará isso na cabeça da equipe.

    Ah… o que foi aquele lançamento (ou assistência) do Dudu pro GJ 33? Cara, nosso capitão está jogando demais!!! Que precisão!!!

    Abraço!

  3. Márcio e amigos.

    Só pra não perder o costume de palmeirense (rsrs) vou cornetar o “mestre” Cuca por escalar o Alho&Oléo…..pode ser jovem Màrcio, mas já provou ser jogador de segundo tempo e olhe lá!!!!!

    Abços do líder!!!

  4. Roberto Alfano

    Boa noite, muito bom seu comentário caro Trevisan, o menino está adquirindo mais maturidade e fará falta em qualquer equipe, imagina no Palmeiras.

    O Time só melhorou com sua entrada, agora temos pela frente jogos decisivos daqueles de 06 pontos.

    Com Raça e determinação vamos conseguir.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Muito obrigado, Afano.

      Dos próximos 9 pontos, ficarei muito feliz se obtivermos 6, principalmente se vierem com vitórias sobre o Flamengo (essencial) e Corinthians (importantíssima).

      E se conseguirmos arrancar pelo menos um pontinho do Grêmio, ficará melhor ainda.

      Abs.

      • Roberto Alfano

        Boa tarde, concordo plenamente contigo, se tirarmos ao menos um ponto lá no Sul, está bom, porém o jogo decisivo será contra o Flamengo.

        Abraço.

  5. Bom Márcio estou lendo agora os comentários, como já vi aqui não preciso dizer mais nada sobre o tal do allione, vai ser ruim lá na argentina, quem contratou esse sujeito acho que estava bêbado no dia.
    Do mais concordo com suas notas e comentários. Abs.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: Allione é ainda jovem – tem apenas 21 anos.

      Vamos dar mais uma temporada para ver se ele “vinga” ou não.

      Abs.

  6. Marcos Vinicius de Souza Alvim

    Prezado Marcio, A nota do Allione deveria ser pior, é um jogador que não explode….achei de alto risco a entrada dele, ele nunca conclui com força e coragem….. abraços

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcos.

      Respeito sua opinião. Mas é que analiso vários aspectos da atuação do jogador e, talvez, alguns deles tenham lhe escapado.

      Aproveito para agradecer o seu post e lhe dar as boas-vindas a esta seção.

      Abs.

  7. ANTONIO O VERDÃO

    Olá Márcio, bom dia!
    Mais 03 ponto, vibrei feito louco quando o mina empatou e quase acordo o bairro inteiro quando o V. Hugo virou o jogo. Agora imagine quando a ponte empatou o jogo. pois ficaríamos a 5 pontos a frente do segundo colocado, e eu poderia ficar mais tranquilo nos próximos jogos que vão ser pedreira. A imprensinha parcial como já de costume, até já fizeram uns comentário setembro com cheirinho de fla…, mau amigo como esta impressa estar sendo parcial, até simulação do que falta para o fla… ser líder.
    Verdão 2 a 1 no grêmio, e depois 3 a 1 no fla…, matar a imprensa medíocre de raiva.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Verdão.

      Só uma correção: se o Fla tivesse empatado com a PP, estaríamos com 4 pontos de vantagem, pois o vice-líder seria, então, o Galo.

      Não dê bola a alguns dos meus colegas: o Flamengo conta com muitos torcedores na mídia e é normal que, após muitos anos apenas participando e em outros correndo o risco de ser rebaixado, a festa seja grande pelos lados da Gávea e por parte de quem torce por ela.

      Quanto a seus prognósticos, que Deus o ouça!

      Abs.

  8. bom dia marcio. se o treinador tivesse escalado melhor o time com mais ofensividade, a goleada seria certo,roger guedes e eric teriam que tre entrado de saida, pois o sao paulo jogou para não ser goleado umabraço canuso

    • Márcio Trevisan

      Pode até ser, Canuso, mas isso a gente sabe agora, quando o jogo já acabou.

      Em uma partida clássica, o mais correto é que se tenha uma certa prudência nas escalação inicial, pois muitas vezes o adversário surpreende.

      Abs.

  9. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    O GOL DOS “CARAS”, NÃO ME ASSUSTOU, POIS ESTAVAMOS MELHORES E COM CERTEZA IRIAMOS FAZER GOLS. DOMINGO SERA UM JOGO DIFICIL, POIS DAS DUAS, UMA,OU O GRÊMIO VEM ABATIDO OU COM “SANGUE NOS OLHOS”. MAS, ESTAMOS NO CAMINHO CERTO E COM ALMA DE CAMPEÃO. ESSE ANO NÃO PODE ESCAPAR DE JEITO NENHUM. ACHO QUE IREMOS SOFRER ATÉ O FIM, MAS GRITAREMOS “É CAMPEÃO” … QUANTO AO MLK, QUEM TEM JESUS NO CORAÇÃO, NÃO PERDE JAMAIS, IMAGINE ELE EM CAMPO ENTÃO … RSSSS

    • Márcio Trevisan

      Então, amigo, este jogo com o Grêmio/RS me preocupa muito, mais até do que o jogo contra o Flamengo/RJ e o derby contra “eles”.

      Ontem, o time gaúcho levou uma piaba de dar dó (e de um time apenas mediano), o que pode, sim, abalar o grupo.

      Torçamos, pois, para que eles entrem pressionados e, por isso, errem muito.

      Abs.

  10. Concordo com todas as notas e avaliações menos a do Allione.
    Ele ERROU tudo ! Considero que o Cuca deve dar todas as chances pro Allione até o fim da temporada. Se não tiver atuações convincentes sou de opinião que o Allione não deve ficar no elenco no ano que vem, pois penso o Palmeiras como um gigante a nível mundial e não da pra ter um jogador “meia boca” no elenco.
    Marcio pegando o gancho da sua afirmação sobre o Móises ser um jogador “moderno”, como salta aos olhos a diferença ABISSAL do estilo moderno do Gabriel Jesus (jogador técnico, velocista, insinuante, sempre com o objetivo vertical em relação ao gol adversário) e o estilo do Rafael Marques (jogador com técnica, porém lento, não tem velocidade em nenhum lance agudo, pesadão, um jogador anacrônico).
    Na realidade é uma “covardia” fazer comparação do estilo de jogo do Gabriel Jesus com o Rafael Marques !

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jair.

      Allione é, ainda, muito jovem, mas vc tem razão em um ponto: já teve várias chances, foi muito bem em algumas e mal na maioria.

      Penso que devemos mantê-lo no grupo por mais uma temporada. Se ao final de 2017 ele ainda não tiver “vingado”, não terá mais jeito.

      Em relação à comparação entre GJ e RM, você mesmo diz: ela não se aplica, pois são jogadores com características completamente diferentes.

      Abs.

      • Márcio, podemos dizer que o Allione é um jogador de segundo tempo. Pois quando entra com o jogo em andamento parece render mais… Abraço.

        • Márcio Trevisan

          Já reparei nisso, Fagner.

          Só que ele precisa resolver este problema pois, ara resolver só no segundo tempo, só mesmo Fedato.

          Abs.

  11. Bom dia Márcio e líderes Palmeirenses!
    É bom ver o time jogar bem, principalmente no segundo tempo quando viramos e tivemos a chance de ganhar por um placar maior. Sem contar que quando Jesus entrou meio time delas se borrou, tanto que em pouco tempo ele roubou dua bolas em lances claros e quase marcou… Comparando com o primeiro turno a sequencia que teremos estamos no lucro, pq perdemos pra elas no panetone, agora devolvemos. Próximos jogos difíceis, mas mantendo o foco temos grandes chances. Tomara que contra o Grêmio o Cuca escale o João Pedro no lugar do Jean, porque o tal de Fabiano ninguém merece. ABRAÇOS.

  12. Opa primeiro, de novo. Caros, para mim o argentino Allione foi um zero à esquerda. Não fez nada de útil, estava matando o time. É muito pior que Erik ou Roger Guedes. Essa é minha análise.

  13. Bom dia, Márcio.

    Apenas três comentários dessa excelente vitória do Verdão:

    1. Confesso que fiquei assustado quando vi o nome do Moisés no trio de ataque do Palmeiras. O Cuca deixou vários atacantes de ofício no banco para escalar um jogador que não treinou um minuto se quer nos últimos sete dias. Por um momento, senti o nosso ataque fragilizado, pois apenas o Dudu imprimia ritmo veloz na defesa do SPFC, já que Rafael Marques é bem lento para um atacante. Felizmente, deu certo, mas não achei uma boa combinção a escolha que o Cuca fez. Sinceramente, não gostaria de ver novamente.

    2. Achei que o Allione não foi tão bem assim. Aliás, é impressionante a irregularidade desse rapaz. No começo da partida, errou passes curtos e não conseguiu dar prosseguimento aos lances de ataque. Ele é bom jogador, mas seu desempenho oscila muito.

    3. Admiro e parabenizo o empenho do Gabriel Jesus, mas não acho que foi ele o divisor de águas para a nossa vitória. Na verdade, acho que o SPFC marcou nossos atacantes de uma forma muito competente. Os méritos vão todos para Jean, Dudu, Mina e Vitor Hugo. Os dois primeiros por terem colocado a bola de forma primorosa nas cabeças dos dois últimos, que subiram e “testaram” com perfeição. Não fosse isso, como vimos, a vitória não teria acontecido.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Oi, Valter.

      Em relação ao Moisés, ele não jogou no ataque – jogou no meio-campo, mas de forma um pouco mais ofensiva. E isso não o impediu de voltar e ajudar muito na marcação.

      No que diz repeito ao Allione, vc está correto: impressionante coo ele não consegue jogar duas partidas seguidas de forma elogiável.

      Por fim, como eu mesmo disse, Gabriel Jesus não foi o melhor jogador do Palmeiras, mas sua entrada “incendiou” o estádio e o time, fazendo com que o nosso volume de jogo aumentasse bastante.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>