EFEITO PRASS

Veja as análises técnica e tática de todos os profissionais do Palmeiras que, visivelmente abalados diante da grave contusão do goleiro, perderam merecidamente para um adversário fraquíssimo.

EM SÍNTESE - Eu não me preocupo com perda momentânea da liderança, pois clube nenhum lidera em todas as rodadas. O que me preocupa é que a derrota que sofremos há pouco para o horrendo time do Botafogo/RJ, seríssimo candidato ao rebaixamento, é daquelas que fazem perder o sonho. Digo isso porque se não existe grau de comparação nem mesmo entre o times reserva do Verdão e titular do Fogão, muito menos deveria haver nesta noite, quando apenas três dos nossos jogadores não atuaram – Gabriel Jesus, Tchê Tchê e Fernando Prass. Por falar no goleiro, a gravíssima contusão que sofreu e que, provavelmente, o impedirá de voltar a jogar neste ano, foi um dos fatores que mais influenciaram em nossa vexatória apresentação deste domingo. Além da pena de não verem o companheiro e líder realizar o sonho de disputar as Olimpíadas, nossos jogadores também ficaram muito preocupados pois, mesmo longe de ser um mau goleiro, seu reserva não chega nem mesmo perto do dono da posição. Somente uma sequência de boas atuações fará com que o grupo passe a ter em Vágner confiança semelhante à que deposita em Prass, só que a sequência de jogos não permite que isso demore para acontecer. Em síntese, amigo palmeirense: existem derrotas que pouco ou nada significam, mas existem também derrotas que muito podem vir a significar.

VÁGNER – 5,5
SATISFATÓRIO

Não teve culpa em nenhum dos gols que levou, e inclusive fez uma ótima defesa logo após termos diminuído o placar. Mas mostrou enorme dificuldade para jogar com os pés e poderia ter sido mais cuidadoso no lance em que Vinícius Tanque cavou o pênalti. Mas o que mais preocupa é outro fator: ele levou quatro gols em dois jogos, e se não tiver uma boa cabeça poderá perder a confiança. E aí, palmeirense, correremos o risco de ver aquele mesmo filme estrelado por Bruno, Deola e Fábio.

JEAN – 4,5
RUIM

Toda vez que Neílton apareceu em seu setor, levou um bando de bola – tanto que até pontapé desferiu. Atuação abaixo da média, até porque inexistiu ofensivamente.

EDU DRACENA – 5
REGULAR

Como o Botafogo teve uma nulidade no comando de seu ataque – a piada do Canales -, vinha tendo uma atuação tranquila até torcer o tornozelo. O que me irrita é que ele continuou no jogo, foi aos vestiários e só pediu substituição com 5 minutos da etapa final, quando acertadamente Cuquinha já havia feito duas alterações. Tal postura prejudicou a equipe, pois não pudemos promover nenhuma outra alteração. 

VÍTOR HUGO – 6
BOM

Atuação segura. Destacou-se principalmente nas antecipações e na saída de bola da defesa. 

ZÉ ROBERTO – 6
BOM

A verdade é que vacilou, sim, no lance do primeiro gol, pois não percebeu que Neílton estava às suas costas quando Róger Guedes perdeu a bola no meio-campo. Mas depois se recuperou com ótimas jogadas individuais, bons cruzamentos (um deles perfeito, na cabeça de Leandro Pereira)constante apoio e uma maior atenção à marcação do veloz atacante, que inclusive foi jogar do outro lado do campo.

THIAGO SANTOS – 7
ÓTIMO

Quem quiser discordar, esteja à vontade, mas em minha opinião este cara é titular absoluto da equipe – pelo menos enquanto Gabriel não recuperar totalmente sua total condição física e também técnica. Hoje, marcou muito bem o único jogador com lucidez do Botafogo/RJ, o bom Camilo, e ainda deu uma enorme proteção à nossa zaga, sendo fundamental nos desarmes. 

MOISÉS – 4,5
RUIM 

Não voltou bem ao time. Errou passes fáceis, não conseguiu nenhuma grande jogada individual, falhou na ajuda à marcação e mais ainda na armação. Só apareceu, mesmo, no chute que originou o gol de Erik.

CLEITON XAVIER – 4
MUITO RUIM

O pior do Palmeiras. Foi figura absolutamente nula em campo, não conseguindo produzir nada de útil. Não tivesse a história que tem com a nossa camisa, poderia ter sido sacado já aos 20 minutos do primeiro tempo.

RÓGER GUEDES – 4,5
RUIM

Espero que as recentes atuações bem abaixo da média sejam apenas uma rápida e passageira má fase, pois desta vez novamente nos decepcionou. Além de ter perdido a bola que originou o primeiro gol botafoguense, não produziu nada ofensivamente. Com exceção de um bom chute de fora da área, já no fim do primeiro tempo, passou em branco no aspecto positivo. 

LEANDRO PEREIRA – 5
REGULAR

Como já sabemos, é o centroavante grandalhão, paradão, que apenas empurra a bola pro fundo das redes quando ela lhe sobra. E hoje não foi diferente: só participou, mesmo, em uma cabeça após ótimo cruzamento de Zé Roberto, logo no começo da etapa final, que para nossa infelicidade acertou o travessão.

ERIK – 7
ÓTIMO

Ao lado de Thiago Santos, o melhor do Verdão. Todas as nossas ais perigosas jogadas ofensivas começaram ou forma finalizadas em seus pés – inclusive o único gol que marcamos, aliás um golaço.

CUQUINHA – 6,5
MUITO BOM

Nosso treinador interino não merece nenhum tipo de crítica em razão desta vergonhosa derrota que sofremos. Aliás, muito pelo contrário: manteve muito bem armada a equipe titular escolhida por Cuca e promoveu de forma corretíssima as três alterações. Além disso, alternando-se com Alberto Valentim, esteve sempre ao lado do campo, orientando nossos atletas e os incentivando sempre a buscarem o gol.

DUDU – 4,5
RUIM

Deu a impressão – ou será que eu deveria escrever “certeza”? – de que entrou com uma má vontade daquelas, talvez por que não aceitou muito bem o fato de ter sido relegado à reserva. Porém, em campo não provou que isso estava errado, já que foi displicente na maior parte das jogadas de que participou.

RAFAEL MARQUES – 4,5
RUIM

Sabe qual o maior problema deste rapaz? É que ele, às vezes, de fato joga muito bem, mas na maioria das vezes joga muito mal. Hoje, sua entrada em campo foi um acerto de Cuquinha, mas o que produziu – ou seja: nada – acabou “queimando” a alteração.

THIAGO MARTINS – 5
REGULAR

Só passou a ter um pouquinho de trabalho quando Vinícius Tanque entrou no lugar de Canales. O problema é que, devido à suspensão de Dracena, será titular em Chapecó/SC. Deus ajude o Palmeiras…

FOTOS DA CAPA: César Greco/Agência Palmeiras

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

8,5 – EXCELENTE
08 – EXCELENTE
7,5 – ÓTIMO
07 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
3,5 – PÉSSIMO
03 – PÉSSIMO
2,5 – VERGONHOSO
02 – VERGONHOSO
1,5 – MEDONHO
1,0 – MEDONHO
0,5 – ENOJANTE
00 – ENOJANTE

61 Responses to EFEITO PRASS

  1. Júnior Colletti

    Márcio,

    agora há pouco me ocorreu um fato que estamos deixando passar despercebido: nas minhas contas, fomos roubados em 07 pontos, que, assim, estaríamos isolados na liderança com uma vantagem de 06.

    Não obstante ao fato da queda de rendimento, que é incontestável, pra mim isso é motivo pra nossa Diretoria arrepiar quem de direito na CBF, Comissão de Arbitragem… e agora essa pena para o Alecsandro. Está explícito o desejo em nos prejudicar.

    Mas, independentemente disso, continuo com a certeza do título. VAMOS PALMEIRAS!!!

    • Márcio Trevisan

      Colletti: vc tem razão em relação aos pontos que nos tiraram.

      Mas sejamos sinceros: contra o Inter/RS, não foi pênalti do Zé Roberto no fim do jogo?

      Neste caso, a diferença cairia para 5 pontos.

      Mas é claro que a diretoria tem de ficar atenta.

      Abs.

  2. Márcio é um absurdo o que a CBF e esse tribunal estão fazendo com o Palmeiras, agora acabei de crer que estão querendo nos prejudicar, essa punição de 2 anos para o Alecsandro é o fim do mundo, uma injustiça absurda, no minimo teria que pegar uns 5 anos para vazar de vez. abraços.

  3. Roberto Alfano

    Bom dia, sinal de alerta acionado, não podemos jogar tão ruim assim, espero que tenham compreendido.

    Não gostei da escalação quando se joga fora de casa, ainda temos outro jogo fora, tomar cuidado e buscar a vitória.

    Abraço

    • Márcio Trevisan

      Alfano: acredito que contra a Chapecoense/SC jogaremos no 4-4-2, ou seja, com dois volantes de marcação, um meia de ligação e outro de armação.

      Na frente, ou dois jogadores abertos ou, então, um aberto e outro centralizado.

      Abs.

  4. Diferença entre Palmeiras e os outros times. Outros contratam um atacante que resolve. Palmeiras contrata 500 e nenhum resolve . Exemplo: Atlético MG foi atrás do Robinho sem nem pensar quanto isso custaria, depois fez o mesmo com o Fred. Já o nosso presidente fica brigando por diferença de 5 reais pra fechar contrato. Tudo é caro pra ele.

  5. emilio maranga

    Márcio mais um campeonato na conta do infantil NOBRE !!Lembra quando falei que o cala-boca da diretoria no CUCA, seria um tiro no pé???

  6. Júnior Colletti

    Boa tarde!

    Palmeiras ressuscitando mortos! Gambás e Botafogo… Cruzeiro anteriormente! Mas, vamos aos fatos:

    - O time teve uma queda considerável de rendimento: quais seriam os motivos? Recusa da direção por transferências? Titulares/pilares fora – PRASS/MOISÉS/TCHÊ TCHÊ/GJ 33? Migué e “casinha” dos insatisfeitos no banco?

    Tenho ouvido e lido muito disso nas páginas que falam do Verdão. Estive pensando e, de fato, a impressão que o time nos passou era de que mataria facilmente este campeonato, principalmente, pelo futebol vistoso e eficiente que vinha demonstrando.

    Dito isto, quero deixar minha impressão de que não foram os outros que decolaram ou que estão jogando o que vínhamos jogando. “Eles” (principalmente) e as sardinhas não estão jogando nada perto do que já mostramos. Na verdade, quem me preocupa é Grêmio e CAM, quanto ao título. Já sobre as outras vagas da Libertadores, só vejo os dois primeiros desta rodada mesmo disputando conosco, mais os outros citados.

    No entanto, penso que a recuperação imediata passa pela forma como o Cuca trabalhará o motivacional e, principalmente, criará alternativas e esquemas que o faça utilizar o que temos de melhor contra a Chape. Vagner; Jean; Vitor Hugo; Thiago Santos; Fabrício; Gabriel; Zé Roberto; Alione (CX 10); Dudu; Barrios; Erik. Continuamos com a pegada no meio campo, com o ataque veloz, com criação e a capacidade de finalização de Barrios e Erik, alternando-se no comando de ataque. É minha opinião, mas, é um Senhor time. Qual dos 19 é superior? Pra mim, só o CAM. Do meio pra frente, qualquer um seria titular em qualquer outro dos 18.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Colletti.

      Sua escalação, assim como a minha (veja a resposta abaixo para José Aparecido), é muito boa.

      É o tal negócio: nem sempre o 4-3-3 dá certo. Em minha opinião, ainda prefiro o 4-4-2.

      Abs.

  7. Veja se consegue me responder Márcio.
    O pouco que acompanho a história do Palmeiras, me pergunto. Porque temos tamanha facilidade de tomar porrada de times que veem de uma campanha horrível.
    Sempre que o palmeiras pega um time que vem jogando mal ou que está embaixo da tabela me preocupo, porque eles geralmente eles crescem pra cima do verdão que se torna um verdinho. Como isso pode acontecer com tanta frequência?
    Abraço

    • Márcio Trevisan

      É uma ótima pergunta, Rodrigo, e de fato vem acontecendo este tipo de situação com frequência ultimamente.

      Talvez o Palmeiras jogue mais relaxado diante de adversários mais fracos, e por isso acabe pagando com derrotas.

      Obrigado pelo seu comentário e seja bem-vindo a esta seção.

      Abs.

  8. José Aparecido - Mogi das Cruzes

    Li várias opiniões dos nossos colegas Palestrinos, e é estranho a não utilização de vários jogadoras. Barrios, Arouca, Fabrício, deixar o vagabundo di DUDU no banco, mesmo que ele mereça.
    Colocar o cone do L Banana, o cara não chega em nenhuma bola.
    E vai uma dica, já que nosso meio de campo não tá rendendo p.nemhuma, que tal escalar o ZR no meio e por o Fabrício na lateral???

    • Márcio Trevisan

      Zé: é uma boa ideia.

      Fabrício ainda não foi testado e ZR tem qualidade de sobra para ser nosso segundo volante. Para o jogo de quinta, que tal uma escalação assim: Vágner; Jean, Thiago Martins, Vítor Hugo e Fabrício; Thiago Santos, Zé Roberto, Allione e Cleiton Xavier; Erik e Lucas Barrios?

      Abs.

  9. Boa tarde Márcio.

    Me desculpe colocar água no teu chope, mas na minha vivência de mais de seis décadas acompanhando meu verdão, ganhar um mísero pontinho em nove disputados (síndrome de 2009)…..será que estamos no complexo de “cavalo paraguaio? Freud que explique.

    Um abração

    Roberval

    • Márcio Trevisan

      Oi, Roberval.

      O Palmeiras nunca foi cavalo paraguaio. Se o tivesse sido, não seria o maior campeão do Brasil.

      Abs.

  10. José Aparecido - Mogi das Cruzes

    Efeito Prass???Santa paciência hein Márcio. Esses vagabundos não querem mais jogar.
    Se foi preocupante a derrota a derrota pro Atletico, essa oro medíocre do Botafogo então.
    Jogamos de maneira totalmente errado. Teríamos que entrar com sistema forte de marcação e cozinhar o galo até aparecer um contra ataque e deixar os caras nervosos. Terminar o primeiro tempo perdendo de 2×0 foi osso.E tem mais se jogarmos desta maneira contra o chapecoense, vcs já sabem né???

    • Márcio Trevisan

      Então, Zé, em relação ao efeito Prass é uma questão de opinião. Na minha, baseada em quase 30 anos de carreira, isso contribuiu para a derrota.

      Mas vc está certo quando fala sobre a forma tática que o time utilizou. Mesmo fora de casa, Cuca se deixou levar pela fragilidade do adversário e montou o time no 4-3-3, e o manteve assim até o fim. Este foi o maior erro.

      Abs.

  11. Sobre o fato do time ter se desestabilizado por causa do Prass respeitosamente eu discordo Márcio. É apenas mais uma desculpa ( todo ano tem uma ). Engraçado é que os rivais de Itaquera perderam quase um time inteiro pra China e não mudou nada, pelo contrário, pareciam que jogavam até melhor depois disso. O Santos vive perdendo jogador e nem por isso perde a competitividade. Só o Palmeiras que fica com essas desculpas. Time é fraco, isso está mais do que claro, temos um excelente treinador que esse sim está tirando leite de pedra.

    Abraços.

    • É verdade Ed Sousa. Ano passado a desculpa foi a contusão do Gabriel volante. Ano retrasado foi o Wesley, e assim por diante. Pelo nosso glorioso Departamento Médico pode esperar que lá pelo fim de 2017 o Prass volta.

    • É verdade Ed Sousa. Ano passado a desculpa foi a contusão do Gabriel volante. Ano retrasado foi o Wesley, e assim por diante. Pelo nosso glorioso Departamento Médico pode esperar que lá pelo fim de 2017 o Prass volta.

    • Márcio Trevisan

      Ed: este time fraco que você cita liderou o torneio por oito rodadas seguidas e em 10 das 17 até agora disputadas.

      Se for assim, espero ter um time fraco todo ano.

      Abs.

      • Grande coisa. Eu quero um time que lidere e se mantenha até o fim. Já vimos esse filme em 2009 certo ?? Portanto pode liderar 37 rodadas, se não liderar a última não adianta nada. E cá entre nós. Só tem time ruim no futebol brasileiro. E nem assim o Palmeiras consegue se manter.

        • Márcio Trevisan

          Ed: o Palmeiras liderou em 10 das 17 rodadas até aqui.

          Time nenhum lidera todas as rodadas – nem o Barcelona.

          Ms vc tem razão em um ponto: se tiver de escolher, escolho liderar a última rodada.

          Abs.

  12. Jorge Farani

    No dia 25/07 postei meu comentário falando da queda do Palmeiras que já vem acontecendo quando o time perde um titular absoluto, tanto que disse que era só aguardar o final da olimpíada para fazer o balanço dos pontos disputados e perdidos.
    Não culpo o técnico por isso, uma vez que entendo perfeitamente o que ele deve sentir quando tenta fazer alguma alteração e olha para esse medíocre banco. Tanto que já faz algum tempo que prevendo a saida de Gabriel Jesus ele vem pedindo a contratação de um atacante com estilo de jogo dele e um meia armador, pois o que temos é “um meio jogador”, e a diretoria deixou fechar a janela, não contratou ninguém e agora prefere ficar com esse plantel “inchado e imprestável” procurando jogador na serie B e ficar no mesmo.
    Para finalizar não gostaria de relembrar 2009, porém, lembra muito o que aconteceu naquele ano quando chegamos a ocupar as primeiras posições e no final nem classificamos para a disputa da Libertadores.

    • Márcio Trevisan

      Farani: um banco que conta com Arouca, Barrios, Dudu, Allione é medíocre?

      Fale isso para os técnicos das outras 19 equipes e veja se todos eles, sem exceção, não gostariam de ter estes e outros jogadores do Palmeiras em sue elenco.

      Abs.

  13. Jancer Destro

    Bom dia Márcio e amigos palmeirenses..

    Bêbado, este é o time do Botafogo! Bateu não fez mais que a obrigação, perdeu é motivo de gozação. E é o que temos para hoje..
    Eu fiquei muito chateado com a contusão do Prass, imagina quem está perto dele.
    Pode sim, ser um dos motivos….minha opinião!
    Mas, se estes que tiveram proposta estão com a cabeça na ” proposta”, sou a favor de vender logo! Sempre fui a favor de não segurar jogador, porque eles não jogam por amor, podem até jurar amor, jogador gosta de dinheiro e só!
    O Palmeiras era o time a ser batido, o mais estudado pelos nossos adversários, cabe a comissão técnica encontrar uma solução.
    Cuca tem que escalar o que há de melhor, seja argentino, brasileiro, coreano, não importa!

    Abraços!

    • Márcio Trevisan

      Perfeito, Jancer.

      Faço minhas as suas palavras.

      Obrigado pelo post e seja bem-vindo a esta seção.

      Abs.

  14. Leonardo Madureira

    Barrios é o melhor atacante que temos após o GJ. Isso é um fato. E a menos que esteja machucado, nada justifica não estar em campo quando não temos o GJ. E cadê o Allione? Por queimar um dos meias mais talentosos e com potencial? Pra mim o principal problema da nossa queda de rendimento é o cuca inventando moda. Se não da pra jogar do mesmo jeito sem Jesus, muda o esquema pra centroavante e pare de inventar moda.

    • Márcio Trevisan

      Leonardo: concordo com tudo o que vc disse.

      E para Barrios jogar, o esquema tem que mudar para o 4-4-2.

      Abs.

  15. Alexandre Fragoso

    Mais ridículo que o time do Botafogo é o time que perde para eles…. Deu a impressão que o Palmeiras não entrou em campo, ou melhor entrou para perder….
    Será que seremos os eternos cavalos paraguaios????

    • Márcio Trevisan

      Alexandre: jamais fomos os cavalos paraguaios.

      Se fôssemos, não seríamos o maior campeão do Brasil.

      Mas concordo com sua primeira frase: fomos mais ridículos do que o ridículo time do Botafogo/RJ.

      Abs.

  16. Palmeiras sendo Palmeiras. Sem mais.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Ed: senti um certo prazer em sua frase.

      Estou certo?

      Abs.

      • Pense o que vc quiser Márcio. Nunca fui torcedor oba oba e não vai ser agora que vou ser. Um time que toma um show do Botafogo não merece nem ir pra libertadores.

        • Márcio Trevisan

          Ed: melhor seria ser rebaixado, certo?

          Pode ter certeza de que há torcedor que vai preferir. E sabe por quê? Porque o futebol é a válvula de escape de alguns. Assim, se o time dele vai mal (o que nem de longe é o caso do Palmeiras de agora), ele pode canalizar toda a sua frustração sobre a equipe. Mas, se o time vai bem, do que ele irá reclamar?

          O ser humano é mesmo um negócio complicado…

          Abs.

          • Bom dia Marcio e demais amigos palestrinos. Querer que o time seja rebaixado já acho um exagero, mas ter empolgação com o Palmeiras é para poucos. Quando eu disse Palmeiras sendo Palmeiras, obviamente me refiro ao Palmeiras dos últimos anos. E se vc reparou Márcio, após a derrota contra o Atlético MG nem comentei nada pois pensei comigo ” uma derrota pro Atlético que é um time bom, não é o fim do mundo, pode acontecer ” , mas daí vem o jogo contra o Botafogo que na minha opinião é o pior time do Rio, onde o melhor eu já acho uma piada, e os caras conseguem tomar um vareio de bola, ” ah Márcio, não tem corneta que resista, da vontade de nem assistir mais. Que adiantou vencer o Inter lá e perder pro ridículo Botafogo depois ???

            É isso….abraços.

  17. Marcio, me permita discordar que o time está abalado por falta do Fernando Prass. O time está mostrando algum tipo de desacordo com o Cuca, haja vista Dudu e Barrios no banco, Allione e Gabriel sem chances, Arouca e até CX sem continuidade sem jogar um jogo todo. E o meio de campo aberto, como aconteceu contra Atletico e ontem. Boleiro conhece quem joga e quem é meia boca, sa quando esquema está certo ou não.
    Erick e Leandro não da. Só o Thiago Santos marcando não da. Se entrar com este desenho contra a Chapecoense la vai tomar outra piaba. Em resumo, o time parou e o tecnico parece que perdeu a mão. Não tem que ficar de mimimi com jogador, tem que fazer os melhores jogarem. Toio é melhor que T.Martins, Gabriel é melhor qu T.Santos, Dudu é melhor que Erick, Barrios é melhor que o Banana, e s tem elenco não tem que inventar.
    Acho que o título ficou difícil, perdeu as chances de mostrar força.

    • Márcio Trevisan

      Marcos: o título ficou difícil? Estamos um ponto atrás e ficou difícil?

      Entendo a posição do torcedor, mas às vezes vocês exageram.

      Em relação a tudo o mais que vc escreveu, concordo que alguns jogadores merecem mais chances, mas não vejo problemas do time com o treinador. Afina, há pouco mais de 48 horas liderávamos o torneio havia 8 rodadas.

      Abs.

  18. Bom dia, Márcio.
    Tanto no jogo contra o Atlético como no de ontem, faltou ao Palmeiras um meio de campo mais pegador e mais brigador. Alguém precisa ajudar o Tiago Santos e o meia também não pode ser peça nula, senão sobrecarrega a defesa e a bola não chega no ataque. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Paulo.

      Concordo: o esquema que vc sugere é o 4-4-2, o qual acredito que será utilizado na próxima quinta.

      Abs.

  19. Bom dia Márcio e Colegas Palmeirenses,

    Com todo o respeito que tenho pelo seu trabalho e tempo dedicado a este site, Márcio, me permita discordar de você.

    Eu não acho que o time se abalou pela contusão do Prass. Isso demonstraria uma tremenda imaturidade e incompetência de todo o grupo. Uma equipe bem estruturada não pode se desfazer pela ausência de um dos seus integrantes. Além disso, se esta for a razão, não temos um “time”, mas um catadão que depende de dois ou três jogadores para conseguir alguma coisa. Isso não caracteriza um time campeão.

    Para mim, esse “bando” perdeu o interesse. Vieram propostas da Europa, onde muitos ganhariam muito dinheiro, e foram “convencidos” a ficar até o fim do ano. Basta ver as “conversas” particulares que Cuca vem tendo com Dudu, Vitor Hugo, Roger Guedes, Gabriel Jesus, etc. para perceber que alguma coisa não vai bem.

    Na semana passada, quando lhe falei do jogo contra o Atlético/MG em casa, disse que, se quisesse ser camapeão, o Palmeiras não poderia perder daquela forma jogando em casa. Vendo a derrota para o Botafogo/RJ ontem, sinceramente, se não acharmos a fórmula de voltar a jogar um bom futebol, acho que o título fica mais distante.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Olá, Valter.

      Esteja sempre à vontade para discordar do que escrevo. O espaço, aqui, é sempre democrático.

      Quando falei do “efeito Prass”, não me referi ao desfalque dele no jogo, mas sim à contusão que provavelmente o impedirá de jogar até o fim deste ano. E, vale lembrar, o cara é o maior líder e o capitão da equipe. Daí ao abalo que o grupo, em minha opinião, sofreu.

      Em relação às propostas do exterior, vc tem razão: elas mexem com qualquer jogador. Mas acredito que, em breve, ele superarão isso, até porque não adianta fazer corpo mole e perder os jogos, pois os prejudicados serão eles mesmos.

      Abs.

  20. Bom dia Márcio e amigos Palmeirenses.
    Primeiro que duas derrotas seguidas fazia tempo que não acontecia, ainda mais jogando a mediocridade que jogou.
    Segundo a pressão sobre o Vagner vai aumentar, mas quem tem que ajudar o atleta são os próprios companheiros e a comissão técnica. Porque agora os jornaleiros vão compara-lo o tempo todo com o Prass, isso também para desestabilizar a equipe porque eles torcem contra sempre e são tendenciosos nas reportagens.
    Terceiro, parece que era final de campeonato e que o Palmeiras havia perdido a decisão, tal felicidade dos adversários. Até rojão ouvi, não sabia que incomodávamos tanto. Tomara que nossos atletas tomem consciência do que aconteceu e na próxima rodada superem isso, apesar de ser um jogo difícil senão até o mais otimista torcedor vai abandonar de vez.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Fagner.

      É muito cedo para pensar em abandono. Mas que uma vitória na quinta será excelente, isso ninguém discute.

      Abs.

  21. paulo sergio

    Caros, parece que estávamos prevendo essa derrota para um dos times mais fracos do campeonato.
    Falávamos durante a semana toda que o Cuca deveria rever alguns conceitos, de trabalhar ( e está tendo tempo para isso) novos esquemas táticos, novas formas de atuar.
    Dizer que apenas a ausência de 2 jogadores podem tirar a competitividade do time ,é jogar “pro ar” tudo que se programou para 2016- elenco grande e forte para superar possíveis ausências.
    Não é possível um time ser vulnerável como é.
    Será que o Cuca teria que fazer um “curso” com nossos arqui-rivais, que não tomam gol, sabem fechar a casinha mesmo tendo um “arremedo” de treinador.
    E ainda dizer que não quer o Tobio.Mas acredita no Dracena, que mais uma vez vai desfalcar a equipe por contusão.
    Mas ele Cuca bate o pé e diz: não quero o Tobio.
    Mas vamos ao jogo.
    Não critico somente a forma de jogar mas sim a escalação.
    Se joga com Thiago Santos, que ele faça o papel de cabeça de área , e seja o jogador responsável pela cobertura dos laterais.
    Nossos 2 laterais tomaram um sufoco ….sem ter a cobertura necessária.
    Se é para fazer um meio de campo sem grandes marcadores, porem com posse de bola ,que se coloque o M.Sales.
    No ataque parece que nosso treinador está colocando divergências pessoais acima da equipe.
    Ele simplesmente resolveu ignorar o Barrios e fazer do Dudu um reserva de luxo.
    Tudo isso para não ter que ceder seus conceitos.
    Ora porque não poderia jogar ontem com Dudu C.Xavier e Moises, deixando Guedes( ou Barrios) e Erik.
    Trouxeram o Banana e ele tem que jogar, o R. Marques , que disse que queria ir para os Bambis, entra com uma “marra’ , uma má vontade que só ele.
    O Fabricio deve ser aqueles casos que vão acabar devolvendo sem ele jogar.
    Será que num meio de campo “acéfalo” como o de ontem, o Fabricio não poderia ter entrado ??
    Não era para o R. Marques e sim alguém que pensasse num meio de campo que não fez nada no jogo de ontem.
    Colocar mais um para não fazer nada foi um erro, pois o que acrescentou o R. Marques??
    Essas conversas ao pé do ouvido com Dudu e V.Hugo , devem ser para tentar fazer com que eles esqueçam as propostas e pensem apenas no Palmeiras.
    Parece que o Dudu não pensa assim.
    Acho que o Guedes está deslumbrado com a Europa.
    Que o Arouca não vê a hora de sair, assim como R.Marques.
    Que o Barrios e o Cuca dificilmente se acertarão.
    Que o Fabricio se quiser jogar só se o Cuca sair do Palmeiras.
    Que essas derrotas devem servir para colocar as coisas em seu devido lugar.
    O Cuca melhorou e muito nossa forma de jogar, mas está “casado” com um só esquema e tem divergências pessoais que não poderiam ser levada em conta em pró do coletivo.

    • Márcio Trevisan

      PS: de tudo o que vc falou, acho que uma afirmação é incontestável.

      Cuca não se bica com Barrios.

      Abs.

  22. ANTONIO O VERDÃO

    Márcio, achei até que o Dudu melhorou nosso ataque e discordo quanto a nota ao Leandro Pereira, vc foi muito bonzinho com ele, não deu um único chute a gol e sumiu em campo. Nos demais vc foi perfeito.

    ##############################################################################
    Ontem me senti na obrigação de assistir ao jogo do Inter contra Eles, e realmente o Inter faz jus a tremenda má fase, ainda mais com aquele cara como técnico.
    Pensei cá com meus miolos “depois que o Leandro Almeida chegou ao Inter-RS, eles ganharam de alguém????” Ainda bem que o P. Nobre atendeu nossas clamações e chutou aquele projeto de jogador pra bem longe

    • Márcio Trevisan

      Verdão: pelo menos ontem a culpa da derorta do Inter/RS não foi do Leandro Almeida.

      O time deles é fraco, mesmo – só tem o Valdivia, o Vitinho e o Alex, e este é reserva.

      Abs.

  23. Marcos Vinicius

    Prezado Marcio
    Creio que perdermos porque o Cuca Pai, errou mais uma vez na definição do meio campo, quando ele escalou Moisés e Clinton Xavier juntos e apenas um volante de marcação, o excelente Thiago Santos. Errou e perdeu taticamente de novo pois deixou um enorme buraco no meio e o Botafogo ganhou o meio de campo. A partir do segundo gol naturalmente faltou confianca e muitos jogadores não renderam. Era perceptível logo aos 15 minutos que algo precisava ser feito, mas nada foi feito. Cuca menosprezou o Botafogo e assim o Futebol lhe aplicou mais uma lição. Outra lição que acho claro,Clinton e Moisés não podem jogar juntos
    Abraços
    Marcos

    • Márcio Trevisan

      Marcos: Cleiton Cavier e Moisés podem, sim, jogar juntos, desde que ao lado de ambos existam dois volantes – um só de marcação (Thiago Santos ou Gabriel) e outro que sai para o jogo (Arouca ou Matheus Sales).

      É que o esquema 4-3-3 vinha dando certo e, como o adversário era muito fraco, Cuca apostou que era o correto, mesmo jogando fora de casa.

      Ele estava enganado e nós pagamos.

      Abs.

  24. Ah….e ainda temos que ver o gde rival mesmo em crise como dizem…assumir a liderança. Parece que sempre as nossas crises são piores que as dos demais…

  25. Oi Márcio,

    Tudo bem? Que jogo horrível para o time que estávamos vendo jogar. Mas devemos considerar a falta de Cuca no banco e tantos reveses de perdas de titulares. Acha que o mercado da bola tbem esta afetando? Alguns segurando o freio ou ja desestimulados a continuar. Ja que sabemos ue jogador ta ligado mesmo em $$$$?

    Se continuarem nesse marasmo la vamos nós iniciar o descenso na tabela…

    • Márcio Trevisan

      Carlos, salve!

      De fato, esta derrota não estava nos meus planos. Este era um jogo que o Palmeiras deveria ganhar até com certa tranquilidade.

      Mas a equipe sentiu, sim, o problema do Prass, e precisará se resolver neste ponto porque provavelmente ele não jogará o restante da temporada.

      Abs.

  26. Ah eu já acho que perdeu porque o Vacaria faleceu! ou será por causa do Osvaldo Brandão, pode ser também porque o Edvaldo sofreu o acidente e faleceu também, ah descobrí o motivo da derrota,foi por causa do falecimento do Florentín. ah quer saber pintou o campeão que não da desculpa e os jogadores tem vergonha na cara. abraços.

  27. Opa sou o primeiro. Perfeito Márcio, sua análise. Realmente derrota preocupante. E o goleirinho hem? Eu já testaria o Jailson na próxima. É Jailson né, o nome do reserva?

    • Márcio Trevisan

      É Jaílson sim, Tadeu.

      Mas vamos com calma: ele não teve culpa nos gols e, quando atuou no Ituano, mostrou muita qualidade.

      Agora, é simples: se não der conta, vai perder o lugar, com certeza.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>