IMPEACHMENT NELES, VERDÃO!

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras que, ao vencer o Flamengo/RJ na terra do impeachment, impediu que os líderes do Brasileirão se distanciassem.

EM SÍNTESE - Antes do início do Campeonato Brasileiro, fiz algumas projeções. Uma delas foi de quantos pontos o Palmeiras precisaria para chegar ao seu 9º título do torneio, e cheguei à conclusão de que o número mágico seria 74 (ou 64.9%). Pois bem: passadas as seis primeiras rodadas, eis que o desempenho do time já supera tal marca – hoje, estamos com 66.6% de aproveitamento.

Porém, muito mais importante do que tais números é a forma como os obtivemos: as quatro vitórias que obtivemos foram justíssimas, e em apenas uma das duas derrotas – para o SPFC – fomos, de fato, envolvidos pelo adversário. Pelo menos para mim, tal detalhe é um indício de que estamos no caminho certo, e que apesar das nossas limitações iremos, sim, brigar pelo título deste Brasileirão.

Hoje, por exemplo: mesmo atuando teoricamente fora de casa (sim, porque pelo menos 25 mil dos mais de 54 mil torcedores presentes no Mané Garrincha eram palmeirenses), o Verdão foi quase sempre superior ao Flamengo/RJ e, quando isso não aconteceu, também não lhe foi inferior.

Daqui pra frente, nosso olhar terá sempre de ser em direção ao horizonte.   

FERNANDO PRASS – 5
REGULAR

Ele quase defendeu a única bola que de fato foi chutada a seu gol, e aquele foi o único lance em que de fato teve de trabalhar. Explicam-se, assim, a nota e a avaliação acima.

JEAN – 6,5
MUITO BOM 

Novamente fixo na lateral direita, apresentou alguns pequenos problemas na marcação a Jorge e, principalmente, Fernandinho, mas nada que pudesse colocar em risco o nosso sistema defensivo. No apoio, porém, apareceu muitas vezes e quase sempre muito bem, com bons cruzamentos e jogadas de linha de fundo. Para completar, cobrou com estilo e tranquilidade o pênalti que nos garantiu a vitória. 

THIAGO MARTINS – 6
BOM

Eu já imaginava que ele voltaria ao time titular porque, contra o Grêmio/RS, o improvisado Thiago Santos sentiu algumas dificuldades ao atuar em seu lugar. Mas não é que, desta vez, o rapaz aí em cima foi bem? Não deu espaços a Felipe Vizeu e ainda por cima foi o responsável por duas perfeitas coberturas.

VÍTOR HUGO – 6
BOM

Seu ponto alto na partida foram as jogadas aéreas defensivas – não perdeu uma disputa pelo alto. Com a bola no chão também foi bem, e só não recebe nota e avaliação superiores porque vacilou no fim do jogo e recebeu o terceiro cartão, o que impedirá sua presença no derby de domingo que vem.

FABRÍCIO – 6
BOM

Após uma estreia em que deixou a desejar e se tornou responsável direto por um dos gols do Grêmio/RS, hoje o amigo aí da foto se recuperou bem. Na marcação, cometeu apenas um erro grave que, por sorte, não deu em nada, mas ofensivamente se destacou bastante – sobretudo no primeiro tempo, em que realizou ótimas jogadas individuais e também com Dudu. Na etapa final, postou-se mais na defesa, sobretudo após a entrada de Marcelo Cirino. 

MATHEUS SALES – 5
REGULAR

Teve uma atuação mais discreta do que normalmente acontece, sobretudo porque não pôde fazer a saída de bola como estamos acostumados a ver. E o motivo foi simples: precisou “colar” em Everton, algo que, por sinal, também deixou um pouco a desejar, já que o ponta-de-lança flamenguista teve espaços demais. Assim que o técnico rubro-negro o sacou, Cuca fez o mesmo com Matheus Sales, já que ele passaria, então, a ficar sem função em campo.

TCHÊ TCHÊ – 5,5
SATISFATÓRIO 

Mais uma vez, não se pode dizer que foi mal, mas também não podemos afirmar que foi bem. Como meia, função que exerceu até a entrada de Luan, apareceu vez ou outra na armação, mas não conseguiu realizar nenhuma jogada que chamasse mais a atenção. Já como primeiro volante acabou se tornando mais útil, porque protegeu bem a zaga e ainda permitiu que Moisés ficasse encarregado da saída de bola.  

MOISÉS – 8
EXCELENTE

Sem dúvida alguma, a melhor atuação desde que chegou ao Verdão. No primeiro tempo, fez nada menos do que 5 longos e perfeitos lançamentos, deixando nossos jogadores na cara do gol ou, ao menos, em ótimas condições de dar prosseguimento à jogada. Na etapa fina foi visível seu cansaço, mas mesmo assim ajudou bastante na marcação e em nossa saída de bola a partir do momento em que passou a jogar um pouco mais recuado. Na boa? Se continuar nesta crescente, deixará Cleiton Xavier no banco. 

DUDU – 6
BOM

Obviamente, ninguém esperava que repetisse a atuação quase perfeita que tivera no meio de semana, mas confesso que também não acreditava que teria uma queda razoavelmente acentuada. Isso aconteceu sobretudo porque o ex-palmeirense Márcio Araújo lhe aplicou uma ótima marcação, da qual nosso atacante quase sempre não conseguiu se desvencilhar. Ainda assim, teve dois ou três lances individuais em que mostrou a qualidade do seu futebol.

 RÓGER GUEDES – 6,5
MUITO BOM 

Voltou a apresentar um futebol elogiável, e não apenas no aspecto ofensivo. Neste foi muito bem, claro, não só em jogadas individuais como também em chutes de longa distância. Mas também ajudou muito na marcação à saída de bola flamenguista, muitas vezes preenchendo o meio-campo e roubando bolas. A cada dia explica mais a sua contratação ao Criciúma/SC.

GABRIEL JESUS – 8
EXCELENTE

Nosso menino parece disposto a provar a Dunga que ele errou (graças a Deus!) ao não o convocar para a disputa da Copa América. Hoje, marcou mais um gol, provocou o pênalti e a expulsão de César Martins e infernizou o miolo de zaga carioca jogando como comandante de ataque. Só não recebe nota e avaliação ainda melhores porque desperdiçou duas ótimas chances, ambas ainda no primeiro tempo, e uma delas por puro preciosismo. 

CUCA – 8
EXCELENTE

Nosso treinador, mais uma vez, teve um excelente desempenho. Comecemos pela escalação inicial: acertou ao promover o retorno de Thiago Martins à zaga pois, apesar de sua reconhecida limitação técnica, Thiago Santos mostrara dificuldades ao substituí-lo no meio de semana. Outro acerto foi sacar Zé Roberto e colocar Fabrício, já que o experiente capitão não fora bem nem contra o São Paulo/SP e nem contra o Grêmio/RS. Por fim, Róger Guedes saiu do banco diante dos gaúchos e resolveu os problemas ofensivos do time – portanto, também merecia retornar à equipe titular. Já seu trabalho à beira do gramado nesta tarde foi ainda melhor: quando mandou a campo Luan, o fez de forma consciente e acabou com os apoios que Rodinei havia passado a fazer desde o começo da etapa final. Melhor ainda foi quando optou pela saída de Matheus Sales que, após ver Evandro deixar o gramado, passaria a ficar sem função tática. Apenas 7 minutos depois, aos 21 minutos, promoveu a entrada de Cleiton Xavier, recuou Tchê Tchê para primeiro volante e manteve a qualidade em nossa saída de jogo com Moisés. Não à toa, apenas cinco minutos depois chegamos ao segundo gol. Por fim, até mesmo quando escolheu o sempre contestado Rafael Marques para o lugar de Dudu, Cuca foi bem: alto, ele poderia ser uma boa opção nas jogadas aéreas. Que nosso treinador continue assim! 

LUAN – 6,5
MUITO BOM

Eu sei: só de ouvir o nome deste cara a gente já treme de medo. Afinal, ele já nos fez sofrer muito com sua pouca qualidade técnica e seus muitos gols perdidos. Porém, o tempo passa e, às vezes, ele nos torna melhores. Tomara que isso tenha acontecido com este rapaz, que hoje entrou e mudou o jogo, sendo essencial à nossa vitória. Graças a ele, acabaram as jogadas ofensivas de Rodinei e, além disso, aumentou nossa presença pelo lado esquerdo do ataque. 

CLEITON XAVIER – 5
REGULAR

É um jogador que precisa de ritmo de jogo para poder render todo o seu futebol, e desta forma hoje não iria, mesmo, conseguir jogar muita coisa. Sua entrada serviu, apenas, para preencher o nosso meio-campo.

RAFAEL MARQUES – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Jogou apenas 9 minutos, sem tempo para ser analisado.

FOTOS DA CAPA: César Greco/Ag. Palmeiras

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

8,5 – EXCELENTE
08 – EXCELENTE
7,5 – ÓTIMO
07 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
3,5 – PÉSSIMO
03 – PÉSSIMO
2,5 – VERGONHOSO
02 – VERGONHOSO
1,5 – MEDONHO
1,0 – MEDONHO
0,5 – ENOJANTE
00 – ENOJANTE

38 Responses to IMPEACHMENT NELES, VERDÃO!

  1. O Palmeiras está sendo massacrado pela máfia do apito e o que faz o líder da gangue?
    Afastou o soprador de apito do jogo Sport X Atlético Mineiro.
    Seria cômico se não fosse trágico !

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Jair: é por isso que eu digo que temos de ficar muito espertos com todos os fatores, tanto extracampo quanto “extrabola”.

      Abs.

  2. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Decidi voltar ao nome antigo … kkk

    • Márcio Trevisan

      Legal, Ildebrando.

      Agora, não preciso mais imaginar o seu nome – Rs…

      Mas algo me diz que continuarei a chamá-lo de “Bibanco” – RS…

      Abração.

  3. BIBANCO, ILDEBRANDO

    Narcio … li alguns posts acima e concordo contigo, no nosso campo e só com nossa torcida, merecemos “festa no chiqueiro”. Tambem acho que o Jadson seria um boa contratação nesse momento. Quanto ao menino Jesus, graças a Deus o Dunga é burrão demais.

  4. Ótimo resultado mas só tem um porém, tem que ganhar dos mal cheirosos de qualquer jeito, não tem essa que empate é bom resultado! abs.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: se o jogo fosse no campo “deles”, até poderíamos aceitar o empate.

      Mas jogaremos na Arena Palestra Itália lotada, e apenas de palmeirenses.

      Portanto, apesar de ser um clássico, temos de ir pra cima e buscar a vitória.

      Abs.

  5. JOSE APARECIDO-MOGI DAS CRUZES

    TO COMEÇANDO A ACREDITAR NESTE TIME. VARIAÇÕES DE JOGADORES.A PEGADA MAIS FORTE.MENOS CHUTÕES. É CLARO QUE NÃO É O IDEAL, MAS MELHOROU MUITO.OQUE ME PREOOCUPA SÃO AS OSCILAÇÕES DE ALGUNS JOGADORES CHAVES (DUDU, ZAGA, ATAQUE) E COM AS “FORÇAS OCULTAS” TEMOS QUE NOS PRECAVER. DOMINGO É CONTRA O FILHINHO QUERIDO DA CBF E DA GLOBO.

  6. O email do presidente da comissão de arbitragem é [email protected] vamos pressionar para que eles deixem de prejudicar o Verdão! vamos mandar emails educados falando que estamos vendo o que eles estão fazendo contra nós:

    Contra o Atl. PR queria expulsar o Barrios.
    Contra a Ponte anularam um gol legal e expulsaram o Cuca
    Contra os Bambis teve falta no Dudu no lance do gol
    Contra o Grêmio, não preciso nem dizer
    Contra o Flamengo, eles fizeram 4 penaltis (apenas 1 foi marcado) e deveria ter sido expulso o Mancuello que quase quebrou a perna do Fabricio

    Até quando????!!!

    Tá na hora de mostrarmos nossa força! Vamos pressionar esses kladrões para que parem de nos roubar!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Verde.

      Agradeço o seu post e lhe dou as boas-vindas a esta seção.

      Escreva sempre, ok?

      Abração.

  7. Quando eu não sei o que escrever é porque o time tá no caminho certo. To tão acostumado a xingar que não sei como faz pra elogiar…rs

    Abraços Márcio e amigos palmeirenses.

  8. Marcio

    Infelizmente, estava assistindo o jogo na RGB, e no chamado “show do intervalo”, o comentarista ex-jogador carioca, disse que o Palmeiras foi um pouco superior ao Flamengo no primeiro tempo. Pra mim, isto já mostra como o Palmeiras é tratado pela imprensa, pois no primeiro tempo, apesar do gol do Alan Patric, o Palmeiras amassou o Flamengo.
    Pode parecer besteira minha, mas algo tem me chamado a atenção nos jogos do Palmeiras. Não sei se é a junção da força física + vontade, mas é fato que o Gabriel Jesus escorrega demais, acho que ele precisa avaliar o tipo de cravo a ser ser utilizado em sua chuteira.

    Abs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Rodrigo.

      Vc mesmo disse: o ex-jogador é flamenguista.

      Em relação aos escorregões de Jesus, vou prestar atenção.

      Abs.

  9. Paulo Eduardo Michelotto

    Este é o meu Palmeiras! Que venha o próximo freguês!Abraços.

  10. ANTONIO O VERDÃO

    Haja coração, fico tenso em jogos do verdão, vixi, meus nervos ficam em frangalhos, só fico tranquilo quando o juiz apita.
    Pelo menos este ano a nossa zaga tá errando menos que ano passado.
    O Roger Guedes e o Tchê Tchê, acho que estão mostrando pra que vieram.
    Márcio, discordo quando fala que o o tchê tchê, não fez muita coisa. Pois foi inteligente em lançar de cabeça a bola em que o Jesus fez o primeiro gol.
    Veja, se ele espera para dominar com os pés, ainda ia olhar para os lados, ou demorar para lançar o G. Jesus, que com a velocidade do momento possivelmente iria entrar em impedimento.
    O Luan, parece um pouco com o Luan antigo, em duas bolas que ele recebeu sozinho não lançou para o Xavier ou o G. Jesus que entravam em condições perfeitas. Mas, enfim roubou algumas bolas na lateral tirando as intenções do flamerda de nos incomodar.
    Estou temeroso sem o Vitor Hugo na nossa Zaga, pois o T. Martins não repassa segurança, o Dracena ficou muito tempo sem jogar, os árbitros já estão de olho em nossas duas vitórias consecutivas, o que os fazem se enfurecer.
    Como sempre outro jogo de Palmeiras com 11 jogadores contra 14 adversários.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Antônio.

      Olha só: o Tchê Tchê foi muito bem naquele lance, sem dúvida, mas pelo potencial que tem poderia ter jogado melhor durante toda a partida, o que não aconteceu – daí a nota e a avaliação que lhe dei.

      Em relação à zaga, tenho pra mim que o Cuca improvisará Fabrício e promoverá a volta do Egídio à lateral esquerda.

      Abs.

  11. Márcio e Amigos.
    Bom dia e boa semana!

    Vou escrever não sobre o jogo e sim sobre a arbitragem que nesse campeonato já nos prejudicou contra a PP, São Paulo, Grêmio e ontem Flamengo. Os Srs Nobre e Mattos deveriam ir na mídia corporativista e reclamar, assim como fez e faz dirigentes daquele time que não suportamos. São pontos, contra a PP e o SP que rezo para que não façam falta. Realmente, estou feliz com a vitória mas indignado com tamanha safadeza. Outro ponto que queria destacar é como a imprensa trata o Palmeiras. Dividimos o estádio ou fomos até superiores em torcedores em Brasília contra o Flamengo, time considerado o de maior torcida. Temos o sócio torcedor bem maior que o SP. Ganhamos em público pagante todo ano agora com um estádio de menor capacidade e antes jogando em estádios alternativos. Temos maior renda e somos campeões nas redes sociais. E, ainda dizem que somos a quarta maior torcida!!!! PIADA!!!!

    Márcio. O Luxa foi mandado embora e parece que os jogadores também serão. Faça chegar até a dupla dinâmica, Nobre/Mattos, o nome do Jadson…..pelo amor de DEUS…..tragam um meia….apenas mais um meia e ganhamos esse campeonato…..com Moisés de segundo volante, CX e Jadson armando…..POR FAVOR!!!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Bergo.

      Não creio que os jogadores sejam dispensados, pois há multas altíssimas neste caso.

      Também não morro de amores pelo Jadson, mas admito que ele seria muito bem-vindo.

      Abs.

  12. Bom Dia Marcio e amigos Palmeirenses, sou muito crítico, mas ontem no geral gostei do time e principalmente do Cuca que soube tirar o time de traz com uma mexida e foi praticamente superior os 90 minutos.
    A unica coisa que temi foi o Luan entrar, mas ele não foi tão mal como costumamos ver, mas também não gostaria de vê-lo entrando regularmente nos jogos com o elenco que temos hoje. Também há de se ressaltar a boa atuação do Moisés tanto armando como de 2º volante, acho que achamos o substituto do CX.
    A zaga até que foi bem (méritos do Cuca também), salvo uma saída em falso do VH que é normal, ao dar um bote de primeira, perder e deixar um buraco na defesa. Mas o time ta no caminho sim.
    Agora é o momento do Paulo Nobre ir a CBF e marcar pressão na escala do arbitro contra os gambás. Está claro que nos dois últimos jogos tentaram nos atrapalhar, só não aconteceu por que jogamos bola. Contra eles será um jogo chave, se eles vencerem disparam e sabemos que “forças ocultas” trabalharão para isso. Se vencermos as coisas mudam realmente, e estas “forças” não querem isso.

    • Márcio Trevisan

      Você tem razão, Marcos.

      Além do time “deles”, infelizmente teremos de nos preocupar também com a arbitragem.

      Abs.

  13. Aonde estão os jornalistas que se dizem torcedores do Palmeiras !
    Ah se fosse com o Santos!
    Vocês veriam o que aqueles 3 (isto mesmo 3) jornalistas conhecidíssimos, 1 de rádio e tv, 1 de tv e 1 de rádio (inimigos mortais do Palmeiras devido ao massacre estatístico que temos contra o Santos) fariam em defesa do time da Vila Belmiro caso o time das praias estivesse sendo MASSACRADO pelas arbitragens como o Palmeiras esta sendo perseguido pelos sopradores de apito !
    Estes 3 estariam em 100 % do seu tempo GRITANDO na televisão e nas rádios a favor do Santos!
    E nós Palmeirenses qual a atitude que vemos dos jornalistas que se dizem Palmeirenses ?
    Estão 100 % ocupados em preparar textos para o lançamentos de seus novos LIVROS caça níqueis pra iludir os 16.000.000 de torcedores do Palmeiras !

    BOICOTE JÁ – TORCEDORES DO PALMEIRAS NÃO VAMOS MAIS COMPRAR LIVROS DE PSEUDO JORNALISTAS QUE SE DIZEM TORCEDORES DO PALMEIRAS !

  14. No jogo contra o time da av. marginal s/nº serão dezenas de erros cometidos pelo soprador de apito contra o Palmeiras!
    Qual será o mais absurdo?
    QUE QUADRILHA (CBF, COMISSÃO DE ARBITRAGEM, STJD, empresa jornalista que esta destruindo o pais) SE APODEROU DO FUTEBOL BRASILEIRO !

    • Márcio Trevisan

      Torcemos para que isso não aconteça, Jair, mas se acontecer aí ficará provado de vez que existe má fé.

      Abs.

  15. Roberto Alfano

    Bom dia, muito bom jogo, temos que encarar os adversários e buscar as vitórias, pena que a arbitragem nos persegue!!!!

    No próximo Domingo temos um jogo muito importante, para cima deles Verdão.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Vamos pra cima deles e também teremos de ficar muito atentos à arbitragem.

      Abs.

  16. Fiquei impressionado com a quantidade de lançamentos perfeitos executados por Moisés. Desde a época de Ademir da Guia, Rivelino, Gerson eu não via numa mesma partida alguém fazer isso.
    Não estou comparando o Moisés com os 3 craques mencionados.
    Mas no futebol absolutamente MEDÍOCRE que é jogado hoje em dia por estes milhares de Perebas (que ganham milhões de libras esterlinas ) e não acertam passes de 0,50 metro de distância é surprrendente ver alguém acertar na mesma partida a quantidade de lançamentos longos e perfeitos que o Moisés acertou ontem !

    • Márcio Trevisan

      Por isso, Jair, que lhe apliquei a nota 8 e a avaliação excelente.

      Foi uma atuação de encher os olhos, realmente.

      Abs.

  17. Olá Márcio.
    Bom dia.

    E de novo, voltamos a nos impor aos cariocas como sempre o fizemos. É muito gostoso ganhar de Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo em seus domínios, lembrando que o Maracanã, São Januário, toda vida foram “recreios” alviverde.

    Um abraço

    Roberval.

    • Em tempo: ao me referir “vencer os cariocas em seus domínios”, não estava pensando no estádio de Brasília, ontem, se bem que o mando era dos urubus da Gávea.

    • Márcio Trevisan

      Roberval: para mim, ganhar do Flamengo/RJ é ainda mais gostoso do que dos outros três cariocas.

      Abs.

  18. Marcio. O juizão desse jogo foi tão ruim ou pior do que o do jogo contra o Grêmio. Já está ficando estranho.

  19. Bom dia Márcio! Olha este foi o primeiro jogo que assisto inteiro do no Palmeiras neste campeonato brasileiro e gostei muito so que vi. Não fomos incomodados em nossa defesa, o gol do Flamengo foi um lance muito raro e muito difícil de acontecer. So lembrando dos 2 pênaltis não marcados a nosso favor.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Xavier.

      De fato jogamos bem, mas nada se compara à nossa estreia (4 a 0 no Atlético/PR).

      De qualquer forma, admito que estou esperançoso, e ficarei ainda mais se vencermos no domingo.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>