NÃO É QUALQUER BAIANO QUE PARA O VERDÃO

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras que, embora muito prejudicados pelo tal do Marielson mostraram garra e talento para vencer o Grêmio/RS.

EM SÍNTESE - Se tem um negócio que eu odeio é criticar árbitro e assistentes, e por uma simples razão: sempre que assim ajo, temo dar a entender de que um mau resultado do Palmeiras seja, em minha opinião, responsabilidade exclusiva dos caras. Só que há jogos que simplesmente não dá pra deixar pra lá só porque vencemos, e hoje foi um deles. Não é possível que o apitador e, sobretudo, o bandeirinha Rodrigo Correa não tenham visto o absurdo impedimento de Bressan no lance do primeiro gol gremista. Se fosse uma jogada difícil, em que por centímetros o gremista estivesse impedido, vá lá. Mas, não: o zagueiro gaúcho estava pelo menos 3 metros (isso mesmo: 3 metros!) em situação irregular, e ainda assim o gol foi validado. Aí, fico pensando: gol de Gabriel Jesus mal anulado contra a Ponte Preta/SP, possível falta em Dudu no lance que originou o gol do São Paulo/SP e, agora, isso: será que já estamos incomodando, tão cedo assim? Fica a dica para a nossa diretoria: se tivermos de perder, que seja por mérito do adversário ou por erro nosso. Roubado não!!!

FERNANDO PRASS – 5,5
SATISFATÓRIO

Por incrível que pareça, levou três gols mas não foi muito exigido. Parece estranho, e por isso explico: ele não teve culpa alguma em nenhuma das bolas que viu entrar em sua meta, e nas demais vezes em que foi chamado a intervir o fez de forma tranquila, sem grande trabalho. 

JEAN – 5,5
SATISFATÓRIO 

Hoje precisou se fixar na lateral-direita porque o Grêmio/RS tem o ótimo Éverton no setor. E justamente por isso teve um trabalho dos infernos, terminando a partida completamente estafado. Também por esta razão não apareceu tanto no apoio. 

THIAGO SANTOS – 7
ÓTIMO

Improvisado no miolo de zaga após o erro de Thiago Martins no domingo, começou nitidamente sentindo dificuldades – tanto que não uma, mas várias vezes abandonou a posição e foi visto jogando à frente da defesa, ou seja, onde sempre atua: na cabeça da área. Orientado por Cuca no intervalo, corrigiu este problema e fez um excelente segundo tempo, no qual foi premiado com o seu primeiro gol pelo Palmeiras. Mas não sei se será mantido como titular diante do Flamengo/RJ.

VÍTOR HUGO – 6,5
MUITO BOM

A verdade é que foi envolvido pela rotatividade do ataque gremista, que a cada jogada coloca um dos seus jogadores pelo meio, fazendo a função de comandante de ataque. Talvez por isso acabou cometendo uma falta idiota no meio-campo, recebendo de forma infantil mas também merecida o cartão amarelo. Mas houve o outro lado: bola na área, ele sobre até o 5º andar e faz o gol da virada, que nos deu grana virada e a moral para obter a vitória.

ZÉ ROBERTO – 4,5
RUIM

Não vou discutir a importância que ele ainda tem para o grupo e muito menos o quão ele já contribuiu para o nosso clube, mas a verdade é que de lateral-esquerdo parece que não dá mais. Ofensivamente, devido ao seu talento, ainda é muito útil em um cruzamento ou mesmo em uma jogada individual, mas defensivamente… Basta o adversário ter um lateral ou um atacante apenas razoáveis e é certo que teremos problemas (se bem que isos também aconteceu quando Egídio joga…). Não à toa, no lance do gol da virada não estava na posição e só chegou à nossa área quando a bola já estufava as redes de Prass. Em resumo: se um Edílson da vida consegue se sobressair, é porque de fato tivemos problemas. 

MATHEUS SALES – 6,5
MUITO BOM

Voltou a atuar muito bem, assim como já o fizera diante do Fluminense/RJ, seu mais recente jogo. Hoje, anulou completamente o veterano Douglas e ainda foi o jogador que mais trabalho deu ao excelente Luan. Se continuar assim, vai ficar ruim do Arouca voltar ao time.

TCHÊ TCHÊ – 6
BOM 

Com Moisés e Dudu se alternando na armação, coube a ele nesta noite ser apenas o segundo volante do time. E cumpriu bem esta missão, povoando o nosso meio-campo defensivo quando não tivemos a bola e tentando aparecer no ataque nos momentos em que partimos pra cima. Não brilhou, é fato, mas ajudou bastante nesta vitória.  

MOISÉS – 6
BOM

Se dividíssemos sua atuação em tática e técnica, diríamos que na primeira foi ótimo, nota 7, e na segunda foi regular, nota 5 – daí a avaliação e a nota que acima lhes foram imputadas por este jornalista. Cumpriu com exatidão a função que lhe foi imposta por Cuca (iniciar nossas jogadas ainda no campo de defesa), mas por vezes a bola lhe pareceu queimar nos pés. Se tivesse aproveitado o perfeito cruzamento de Dudu, no fim do primeiro tempo, certamente ganharia mais elogios. 

DUDU – 9
QUASE PERFEITO

Se você buscar as análises tática e técnica do pós-jogo contra o São Paulo/SP verá que o amigo aí de cima jogou hoje exatamente o dobro do que jogou domingo. Isso mesmo: Dudu dobrou sua nota – de 4,5 para 9. Hoje, ele teve mais uma de suas quase perfeitas atuações pelo Palmeiras – participou diretamente de três dos quatro gols, fez outros dois cruzamentos perfeitos, pelo menos três lançamentos brilhantes, buscou o jogo pelo meio, caiu pela ponta-direita, enfim: foi um tormento para o Grêmio/RS e o melhor jogador do time e de toda a partida.

ALECSANDRO – 4,5
RUIM 

Desta vez nosso centroavante deixou a desejar. Pareceu disperso, sem conseguir entrar no ritmo da partida e nada fez durante todo o primeiro tempo. Quando o sacou já no intervalo, Cuca acertou em cheio.

GABRIEL JESUS – 8
EXCELENTE

Confesso que temia que sua não convocação para a Copa América apenas porque não tinha o visto de entrada nos EUA pudesse lhe gerar um abatimento e a consequente queda no rendimento. Mas estava errado: logo de cara, com apenas 1 minuto e meio, já mostrou faro de gol e fez com que começássemos a partida em vantagem. Depois, foi sempre uma ótima opção de desafogo pelo lado esquerdo e, na etapa final, passou a atuar centralizado, como comandante de ataque, continuando a se destacar bastante. Se jogar assim neste Brasileirão e também nas Olimpíadas, ficará difícil mantê-lo. 

CUCA – 7
ÓTIMO

Nosso treinador não pensou duas vezes em sacar Thiago Martins da equipe titular após a bobagem que o zagueiro cometeu no domingo. O mesmo fez em relação a Róger Guedes, que também foi mal diante do São Paulo/SP e, nesta noite, começou sentado no banco de reservas. Isso prova que ele está ligado no que acontece com o time e, ao mesmo tempo, que não guarda rancor de quem joga mal – tanto que durante a partida colocou ambos os sacados. Mas a visão de Cuca foi mais além: sabendo que o Grêmio/RS não joga com um centroavante fixo, optou para o lugar de Martins pela entrada de um cabeça-de-área (no caso, Thiago Santos) e não por um outro zagueiro; já para a vaga de Guedes, escalou um meia de armação (Moisés), que tanta falta nos fizera no primeiro tempo do Choque-Rei. Ou seja: ao contrário de seus antecessores, o atual técnico do Palmeiras não é adepto da famosa troca “seis por meia dúzia”. Por falar em substituições, ele foi muito bem nesta chuvosa quinta-feira ao tirar Alecsandro e colocar Róger Guedes pela esquerda, centralizando desta forma Gabriel Jesus, pois tal alteração nos deu uma presença infinitamente maior no campo de ataque e um trabalho gigantesco à marcação gremista. Quando optou por um zagueiro no lugar de Moisés, quatro minutos após termos virado o jogo, ele visou diminuir os espaços de articulação do Grêmio/RS, o que de fato aconteceu, sem que isso resultasse numa equipe defensiva, pois Dudu continuou livre para jogar como bem quisesse. Por fim, acertou também ao promover a estreia de Fabrício, mas errou tanto no momento (deveria tê-lo feito antes) quanto no jogador substituído (o correto teria sido Zé Roberto, e não Tchê Tchê, embora este tenha sido outro a não conseguir terminar o jogo devido ao cansaço). Vamos ver, agora, como a nossa equipe se sairá sem seu treinador nos dois próximos jogos.

RÓGER GUEDES – 7
ÓTIMO

Ainda que o golaço que fez tenha sido sem querer, já que seu objetivo era cruzar para a pequena área, o fato é que o lance foi fundamental à nossa vitória, pois surgiu apenas um minuto depois de termos tomado a virada. Mas o jovem aí da foto foi bem mais do que apenas o autor de um gol meio espírita: ele tornou nosso ataque muito mais forte, deu mais opções para Moisés e Dudu e, desta forma, recuperou-se completamente da partida ruim que fizera diante “delas”.

THIAGO MARTINS – 5
REGULAR

Quando Cuca o mandou a campo confesso que me preocupei: faltavam ainda, com os acréscimos, mais de 20 minutos de jogo, tempo suficiente para ele fazer uma ou mais bobagens. Mas, graças a Deus, desta vez ele ficou na dele e, se não brilhou, pelo menos também não entregou o ouro.

FABRÍCIO – 4,5
RUIM

O estreante da noite jogou apenas 12 minutos, mas não foi bem por uma única razão: no lance do terceiro gol gremista, deveria estar marcando Edílson, já que Zé Roberto, então, já se tornara meio-campista. Ele falhou e nós levamos o gol.

FOTOS DA CAPA: César Greco/Ag. Palmeiras

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

8,5 – EXCELENTE
08 – EXCELENTE
7,5 – ÓTIMO
07 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
3,5 – PÉSSIMO
03 – PÉSSIMO
2,5 – VERGONHOSO
02 – VERGONHOSO
1,5 – MEDONHO
1,0 – MEDONHO
0,5 – ENOJANTE
00 – ENOJANTE

20 Responses to NÃO É QUALQUER BAIANO QUE PARA O VERDÃO

  1. emilio maranga

    Márcio, como o Palmeiras, costuma ser –Uma no CRAVO e outra na FERRADURA,perdemos pro flamerda e empatamos contra o Gambá !!!

  2. Complementando o texto anterior ..

    Será que estes torcedores são mesmo palmeirenses, ou torcem pro time da av. marginal sem numero ou do Jardim Leonor, e ficam entrando nos sites da mídia palestrina pra denegrir tudo que é noticia do Palmeiras?
    4º) … E os jornalistas que se dizem torcedores do Palmeiras, alguém viu algum comentário desses VENDEDORES DE LIVROS pros 16.000.000 de Palmeirenses?
    5º) Numa REVIRAVOLTA total do lamentável equivoco de dizer que o Palmeiras seria o Campeão de 2016, o Cuca falou ontem em tom bem humilde que o Palmeiras somente vai fazer um esforço BRUTAL pra tentar de todas as formas possíveis conquistar uma vaga na …………LIBERTADORES de 2.017 !
    7º) Será que a corja de sopradores de apito, junto com o seu líder, o STJD, CBF e a maligna empresa jornalista que esta acabando com o Brasil e com o futebol brasileiro se sensibilizarão com esta nova postura do Cuca e se darão por satisfeitos ?
    8ª) Presidente Paulo Nobre vá tomar um chá da tarde com o presidente da comissão de arbitragem, ou melhor de um pontapé na porta da sala do Sr. Presidente da CBF, conselheiro vitalício do Palmeiras, não pra beneficiarem nosso amado time, simplesmente para pararem com esta perseguição implacável, pois estamos apenas na 5ª rodada do campeonato. Esta uma VERGONHA o que estão fazendo com o Palmeiras. Aja Paulo Nobre, ou chá da tarde ou pontapé na porta da CBF !

    EM TEMPO:- Alguns colegas escreveram na mídia palestrina que a tv que passou o jogo do Palmeiras com o Gremio, já mostrou 187 vezes o lance do 1º gol do Palmeiras, brigando com as imagens e tentando mostrar que um jogador do Palmeiras deu um tapa na cara do zagueiro to Gremio, propiciando assim que o Dudu lançasse o Gabriel Jesus.
    É UMA VERGONHA !

  3. Consequências do erro QUASE fatal do Cuca falar que o Palmeiras seria o Campeão do Brasil de 2016 !
    1º) Todos os sopradores de apito e seus auxiliares, medíocres, incompetentes, corporativistas,dignos do futebol do pais que levou de 10 x 1 da Alemanha e da Holanda (somados os placares) na Copa do mundo realizada no seu próprio Pais, resolveram apitar TUDO, literalmente Tudo contra o Palmeiras. Na dúvida ou sem dúvida, apitam TUDO contra o time do cara que falou que seria campeão antes do torneio começar !
    2º) A MÍDIA PALESTRINA de forma unânime com seus editores (incluso o Marcio) e quase a unanimidade dos torcedores se REVOLTARAM contra este esbulho, este assalto, esta vergonha que em 5 rodadas já fizeram deliberadamente contra o Palmeiras.
    3º) A única exceção pelo que eu tenho acompanhado foram 2 ou 3 torcedores IMBECIS que se dizem Palmeirenses e num site conhecidissímo da Midia Palestrina que faz OPOSIÇÃO FERRENHA ao Presidente Paulo Nobre, estes 2 ou 3 TORCEDORES Acéfalos digitaram textos com o “sentido” de que enquanto o Palmeiras não montar times galácticos como o Real Madri, Barcelouna Bayer, não aceitam reclamações qualquer contra as arbitragens. Será q

  4. Esqueça Márcio, a preocupação do Paulo Nobre é tirar cada vez mais dinheiro do torcedor. Ele não tá nem aí se o Palmeiras foi roubado. Quanto ao jogo é aquilo que venho dizendo. Jogam muito num jogo e nada no outro. Cabe ao Cuca incutir na cabeça dos jogadores que o campo é igual em qualquer estádio. Deixo aqui meu elogio ao Gabriel Jesus o qual critico muito mas sei reconhecer quando joga bem. Roger Guedes é daqueles atacantes que tem faro de gol. Vacilou ele marca. Victor Hugo tem excelente impulsão por isso faz muitos gols, mas continuo achando que ele pensa ser o Baresi e por isso ainda comete erros bobos na defesa. O dia que se conscientizar que não é vergonha dar um bico na bola vai se tornar um grande zagueiro.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Ed: como presidente do Palmeiras, Paulo Nobre tem a obrigação de defender o clube em qualquer situação. Se ele não o fizer, cometerá um erro gravíssimo.

      Em relação ao fato de “ele tirar cada vez mais dinheiro do torcedor”, é um pouco discutível: afinal, ele já emprestou mais de R$ 160 milhões ao clube.

      Abs.

  5. a entrevista do cuca depois do jogo elogiando o bandeirinha foi de arrepiar, vai ser simplorio aassim …….. canuso

    • Márcio Trevisan

      Então, Canuso, parece que ambos são amigos de longa data e o Cuca quis dar uma força ao rapaz, que começa a carreira.

      Mas foi um erro gigantesco, isso para não dizer que foi um roubo gigantesco.

      Abs.

  6. Roberto Alfano

    Bom dia, muito boa a sua análise do grande jogo contra o Grêmio, caro Trevisan, melhoramos em relação ao jogo anterior.

    Temos que buscar as vitórias pois em pontos corridos é o que vale, apesar de a mídia e a arbitragem não gostarem do Verdão!!!!

    Com raça e dedicação vamos buscar a liderança, custe o que custar.

    Força Verdão para cima deles nos próximos jogos.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Alfano.

      Estou muito espero em relação à arbitragem, e sempre que o Palmeiras for prejudicado, como ontem, vou gritar.

      Abs.

  7. Paulo Eduardo Michelotto

    Bom dia Márcio! O Palmeiras é um carrossel de emoções e de viradas! Também tenho sentido perseguição dos árbitros contra o Palmeiras e contra o Dudu também. Agora, temos mais fregueses pela frente , que são protegidos daquele rede de TV. Pra cima deles, Verdão!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Paulo.

      É como eu disse: se perder, tem de ser por mérito do adversário ou demérito nosso, jamais por erro de arbitragem.

      E ontem, na boa: o primeiro gol do Grêmio/RS foi um escândalo.

      Abs.

  8. P E R I G O !
    Os 2 próximos jogos serão contra os queridinhos da Empresa Jornalística que DOMINA e faz um mal terrível pro Brasil e para o futebol brasileiro.
    Sr. Paulo Nobre aja nos bastidores senão será tarde demais !

    • Márcio Trevisan

      Vc tem razão, Jair: temos de ficar muito espertos.

      Fla e “eles” bem são garantia de audiência.

      Abs.

  9. Ótima vitória. + 3 pontos espetaculares !
    Algumas rápidas observações.
    1) Paulo Nobre – CBF já – não é possível aceitar o que os sopradores de apito estão fazendo com o Palmeiras, provavelmente pelo Cuca (erradamente) ter dito que o Palmeiras vai ser o campeão.
    2) Zé Roberto, ótimo jogador, com técnica apurada, etc…, porém as pernas não obedecem mais as ordens do cérebro. Não tem mais condições físicas de ser titular no Palmeiras.
    3) Alecsandro, idem Zé Roberto.
    4) Vitor Hugo, partida regular, bem no ataque, mas mais uma vez falha em 1 gol tomado pelo Palmeiras. No 2º gol, quando Moisés foi cobrir o Zé Roberto e tomou o “drible da vaca”, quem deveria dar cobertura pro Moisés ? Simplesmente o Vitor Hugo, que desta vez pelo menos chegou atrasado e deu pra vermos pelo menos desta vez o Vitor Hugo na jogada.
    5) 5 partidas, já dá pra ter uma noção do melhor esquema, titulares etc. Esquema 4 x 4 x 2 com 2 velocistas na frente. Escalação:-
    Prass, Tche Tche, Tobio (argentino), Vitor Hugo ou Mina, Egidio, Jean, Mateus Salles, Cleiton Xavier e Dudu, Gabriel Jesus e Roger Ghedes.

    • Márcio Trevisan

      Vamos às considerações, Jair:

      1 – Concordo. É essencial que o Palmeiras se faça representar na CBF alertando aos erros que já foram cometidos em apenas 5 rodadas. Afinal, é de pequenino que se torce o pepino.

      2 – Acredito que como meia armador ele possa ser muito útil. Mas como lateral-esquerdo apenas se o adversário não tiver uma boa jogada pelo setor.

      3 – O Alecsandro foi mal ontem, mas foi em outros jogos. Acontece, Jair.

      4 – Vc está enganado. VH só teria de cobrir o Zé Roberto se não houve outro jogador a fazer o mesmo (no caso, Moisés). VH falhou nese lance assim como os outros zagueiros, mas na marcação a Luan.

      5 – Esqueça o Tobio. Ele de fato deverá voltar, mas parece que não quer jogar no Palmeiras e deverá ser emprestado de novo.

      Abs.

  10. Se o Jean cumpriu o seu papel que era marcar o lado esquerdo. Então merecia nota melhor
    talvez (BOM).

    • Márcio Trevisan

      De fato, Jair, ele marcou pelo lado esquerdo, mas não como deveria.

      Por sinal, ele até levou uma sonora bronca do Prass, ainda no primeiro tempo, após permitir um cruzamento que quase terminou em gol.

      Abs.

  11. Opa, ganhamos e mantivemos a freguesia. Bóra ganhar do Flamengo agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>