UM ANO SEM ELE. QUE SAUDADES DELE…

Hoje faz 365 dias que Valdivia disputou sua última partida pelo Palmeiras. E até agora não chegou ninguém melhor…

Há exatamente um ano, com gols de Rafael Marques e Zé Roberto, o Palmeiras vencia por 2 a 0 o Corinthians/SP, no “Entulhão”, em jogo válido pela 4ª rodada do Primeiro Turno do Campeonato Brasileiro. Seria apenas mais uma vitória sobre o time “deles” – e a primeira obtida no estádio que “eles” chamam de próprio – não fosse um detalhe: aquele foi, também, o último jogo de Valdivia com a camisa do Verdão.

Todos vocês sabem qual é a minha opinião sobre o Mago. Em inúmeras oportunidades aproveitei o espaço que tenho para dizer o quanto admiro seu futebol, o quanto o Palmeiras ficava melhor quando ele estava em campo e o quanto eu gostaria de vê-lo encerrar sua carreira vestindo a camisa 10 do maior campeão do Brasil. Até porque, e que me perdoem todos os que disso discordam, quem afirma que o Mago não sabe jogar bola prova sua completa ignorância sobre futebol.

Abrir mão do futebol do Mago, porém, acabou não sendo o maior problema para o nosso time. O problema é que, até agora, nenhuma das inúmeras contratações feitas pela diretoria, algumas delas com total acerto, chegou nem mesmo perto do talento que possui o venezuelano naturalizado chileno. Como se sabe, as apostas eram – ou ainda são – todas em Cleiton Xavier, mas como também não é segredo pra ninguém CX10 tem ficado mais tempo no DM do que o próprio ex-dono da camisa 10 alviverde.

Como historiador do Palmeiras, posso garantir ao amigo internauta que jamais na história deste clube houve um jogador que dividisse tanto a torcida, durante tanto tempo, quanto Valdivia. Às vezes, tenho a impressão de que o meia é amado por 8 milhões de palmeirenses e odiado pelos outros 8 milhões. Tal situação, claro, é resultado de tudo o que ele fez pelo Verdão, de bom e de ruim, e também pela paixão, por vezes cega, que impede tanto os que o idolatram quanto os que o execram de enxergarem a situação como de fato ela é, sem as vendas que neblinam e dificultam a límpida análise dos fatos.

Ao todo, o Mago disputou 241 partidas pelo Verdão, o que o torna – ao lado do lateral-direito paraguaio Arce – o estrangeiro a mais vezes ter defendido o nosso clube. Desta forma, ele atingiu um patamar que o coloca para sempre em destaque na mais do que centenária história palmeirense.

Obviamente, nem tudo foram flores na relação jogador/clube e jogador/torcida. Embora sempre tenha me curvado ao talento do atleta Valdivia, jamais estendi tal admiração ao ser humano Valdivia. Dono de uma infinidade de defeitos de caráter, ele deu inúmeras provas – sobretudo em sua segunda passagem pelo clube – de que quase nunca colocou o Palmeiras acima de suas vontades e vaidades pessoais. A exceção, talvez única, tenha se dado nos últimos jogos do Brasileirão/2014, quando atuou sob efeito de infiltrações e, graças a elas, evitou – ao lado de Fernando Prass – um novo rebaixamento verde.

Além disso, ele também foi muito mal quando não aceitou as condições pra lá de vantajosas que lhe foram oferecidas para renovar seu vínculo com o clube, que duraria até 30/06 próximo: R$ 120 mil mensais fixos e mais R$ 60 mil – repito: 60 mil!!! – cada vez que começasse uma partida como titular. Para piorar, ainda deu entrevistas quando seu contrato terminou difamando a direção do clube.

Sei que o meia não tem o melhor caráter do mundo, mas não o queria para ser meu amigo – queria que jogasse no meu time. Sei que ele não teria condições clínicas de disputar todas as partidas (aliás, quem tem?), mas não precisaria vê-lo em campo em todos os jogos – bastar-me-iam apenas os mais decisivos e importantes. Sei que ele desfalcaria a equipe em várias partidas por forçar suspensões ou atender a novas convocações da seleção chilena, mas não importa, pois sempre que estivesse com a nossa camisa 10 saberia que ela estaria sendo vestida por alguém que a merecia. Como eu sempre dizia, “com Valdivia o Palmeiras era sempre melhor”.

Hoje, um ano após vê-lo se despedir do nosso clube, olho para trás, peso todos os prós e o contras e chego a uma inequívoca constatação: que saudades de você, Vadivia!

17 Responses to UM ANO SEM ELE. QUE SAUDADES DELE…

  1. PALMEIRAS – SP 1 X 1 ATLETICO – PR
    INTERNACIONAL – RS 3 X 1 PALMEIRAS – SP
    CORITIBA – PR 2 X 0 PALMEIRAS – SP
    PALMEIRAS – SP 0 X 2 SPORT – PE
    SÃO PAULO – SP 2 X 0 PALMEIRAS – SP
    PALMEIRAS – SP 0 X 2 ATLÉTICO – MG
    BAHIA – BA 0 X 1 PALMEIRAS – SP

    Márcio olha como o valdívia nos ajudou nos últimos 6 jogos do Brasileiro de 2014, só uma vitória contra o Bahia com um gol do Mazinho se não me engano. abraços.

  2. Márcio eu só queria saber quantos gols o Venezuelano fez no último jogo contra o Atlético Paranaense para nos salvar do rebaixamento? pelo que eu me lembro o que salvou o time do rebaixamento foi a mala de dinheiro que foi enviada para o Santos e por incrível que pareça os gols do Henrique ou será que estou mentindo??? abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: não importa se ele fez ou não fez gols.
      Importa o quanto ele atraiu a marcação, provocou cartões nos adversários, criou jogadas, etc.
      Além do mais, estava com o joelho estourado e aceitou jogar.
      Ele é mau caráter, amigo, mas não é mau jogador.
      Abs.

  3. Nãããããoooooooo !!! Nãããããooooooooo !!!! Nãããããããããooooooo !!!!!

    Abraços !!!

    • Márcio Trevisan

      Ed: eu sabia que esta seria a sua reação – Rs..

      Mas atenção: neste ano ele não voltará, porque o Nobre não quer de jeito nenhum.

      Só que tenho informações (e juro que não estou mentindo) de que ele já falou com o Cuca e teve o aval do técnico. Assim, se o treinador ficar a partir de 01/01/2017 as chances de retorno são grandes, pois Valdivia já baixou bastante sua pedida salarial.

      Abs.

  4. Marcio,

    Também sou muito fã do futebol do Valdívia. Aliás o que ele jogou nessa última partida foi brincadeira, hein?!

    Agora que o Palmeiras tem um bom elenco ele seria realmente o diferencial. É uma pena.

    Por outro lado, como bem destacado, estamos com saudades porque não houve uma reposição à altura. Teria que ser alguém como Conca, ou agora esse Lo Celso, que joga muito.

    Abraço, Hudson

  5. Podem me chamar de puxa-saco, de baba ovo do que quiser, mas que post quase PERFEITO.
    Nota 9,99 pra você Marcio.
    Por que não 10,00?
    Só faltou você dizer que o Valdivia, um jogador digno de ENGRAXAR e LUSTRAR a chuteira do MARAVILHOSO, EXTRAORDINÁRIO E LENDÁRIO Ademir da Guia, ele Valdivia, tinha sim 3.745 defeitos de caráter !
    Difamou Presidentes, Diretores de Futebol, Técnicos, Médicos, Preparadores físicos, Nutricionistas, Massagistas, Roupeiros, Motorista do ônibus do Palmeiras, Seguranças do Clube, Porteiros, etc…

    • Márcio Trevisan

      Jair: então minha nota é 10.

      Leia de novo o texto e você verá que eu salientei as falhas de caráter do dito cujo.

      Muito Obrigado pelo elogio.

      Abs.

  6. Bom dia Márcio e Colegas,

    O Valdivia é um excelente jogador e, pessoalmente, acho que se houvesse dedicação de sua parte ele seria um dos melhores jogadores em atuação no momento. É inteligente para jogar futebol e enxerga o jogo como poucos.

    O problema é um só: o rapaz gosta de uma balada! Meu filho acompanha as redes sociais de muitos jogadores do Palmeiras e, acredite você, na semana passada ele estava com o Victor Hugo e mais outros jogadores em um show sertanejo em São Paulo. O cara sai dos Emirados Árabes para se esbaldar na noite paulistana até hoje.

    Com um perfil assim, fica difícil de ser um jogador excepcional. É uma pena.

    Um grande abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: seria ótimo que algum jogador fosse excepcional mas, diante do atual nível do futebol brasileiro, se algum jogador for ótimo já será excepcional.

      Abs.

  7. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Marcio …. eu sempre fui fã do Chileno, mas ele sugava demais nosso time. mas, concordo contigo, que falta faz. A nossa diretoria parece estar cega, precisamos de um meia urgente. Caracas, o Nene do nosso co-irmão Vasco esta deitando e rolando na serie B.

    • Márcio Trevisan

      Bibanco: Nenê não pode jogar no Palmeiras.

      Não após ter dito o que disse quando deixou o Verdão e se transferiu para o Santos, logo após a nossa queda para a Série B.

      Ele é uma espécie dequele moleque, lateral-direito, que trocou o Palmeiras pelo SPFC (me recuso a escrever o seu nome) e depois nos comparou ao Titanic (e levou a devida resposta deste jornalista) – ou seja: não é digno de vestir a nossa camisa outra vez.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>