PAU QUE NASCE TORTO, MORRE TORTO. E CEDO.

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras que, apesar da goleada sobre o River Plate/URU, amargaram a eliminação na Copa Libertadores.

EM SÍNTESE - Como já dizia o grande jornalista e dramaturgo Nélson Rodrigues, toda a unanimidade é burra. Por isso, dela fugirei e direi com muita convicção que a causa desta precoce eliminação do Verdão não foi a derrota para o Nacional/URU dentro de casa, ainda que o time uruguaio tenha jogado toda a etapa final com um homem a menos. Nós fomos eliminados, meus amigos, logo em nossa estreia, contra o mesmo adversário que hoje goleamos sem fazer muita força. Um time que deseja se classificar dentro de um grupo equilibradíssimo em um torneio tão difícil quanto a Libertadores não pode perder pontos para a equipe mais fraca da chave – e o Palmeiras deu, de graça, dois pontos a este horrendo estreante da competição. Claro que se tivéssemos ao menos empatado um dos jogos contra o time de Eguren e Victorino também estaríamos, agora, comemorando a vaga, mas a verdade é que começamos mal, e por isso não poderíamos, mesmo, terminar bem. Ou, em outras palavras, pau que nasce torto, morre torto.  

FERNANDO PRASS – 6
BOM

Teve muito pouco trabalho durante toda a partida, sendo mais útil em saídas do gol. As poucas defesas que praticou foram facilitadas por erros na conclusão dos adversários.

JEAN – 6
BOM 

Teve um bom desempenho ofensivo no que diz respeito à presença no campo de ataque, mas não foi tão bem nos cruzamentos – errou a maior parte dos que fez. Defensivamente, contou com a ajuda de Thiago Martins para cuidar do sempre perigoso Schiapacasse.

THIAGO MARTINS – 5
REGULAR

Para que vocês não pensem que eu pego no pé desta rapaz: hoje, ele cumpriu bem a sua missão, que era não dar espaços a Schiapacasse. Porém, como sempre acontece, de novo cometeu duas graves falhass que, por muito pouco, não se transformaram em gols: no primeiro, errou o tempo da bola e permitiu que ela o encobrisse, deixando Rosso na cara de Prass; no segundo, foi facilmente envolvido pelo adversário e obrigou nosso goleiro a trabalhar. A situação é muito simples: se Dracena não entrar em forma rapidamente, teremos de correr atrás de um outro zagueiro. E eu gosto do Gum.

 VÍTOR HUGO – 7
ÓTIMO

Hoje voltou a jogar um futebol mais condizente com o que apresentou no ano passado e o transformou em um dos melhores jogadores do Brasil em sua posição. Foi absolutamente perfeito nas antecipações e ainda saiu para o jogo várias vezes.

EGÍDIO – 7
ÓTIMO

A verdade é que o gol que marcou só aconteceu porque a bola desviou no zagueiro, já que ele errou o chute. Mas isso não diminui a sua ótima atuação nesta noite, já que atuou de forma insinuante e foi uma importantíssima arma ofensiva para a  equipe. É inegável, também, que cresceu muito de produção após a chegada de Cuca. Que permaneça assim.

GABRIEL – 5,5
SATISFATÓRIO 

Praticamente repetiu a atuação das últimas partidas – firme na marcação, mas ainda um tanto quanto hesitante nos desarmes e, principalmente, na saída de jogo. Mas tal situação só melhorará com a sequência de partidas.

MATHEUS SALES – 6
BOM

Gostei de sua manutenção como titular porque, embora reconheça a experiência e a qualidade de Arouca, é fato que tem uma saída de jogo superior à do conhecido jogador. Hoje, cobriu bem a defesa quando Gabriel se mandou para o ataque e ainda iniciou boas jogadas ofensivas.

ROBINHO – 6
BOM

Melhorou um pouco – mas só um pouco – em relação aos últimos jogos. Se continua errando alguns passes fáceis e, de novo, não tenha feito um único lançamento de qualidade, pelo menos se entregou ainda mais em cada jogada e foi decisivo ao prender a bola e, mesmo sentado, conseguir tocá-la para Barrios no lance que culminou no gol de Egídio. De novo esgotou-se fisicamente logo no começo do segundo tempo e foi corretamente substituído.

ALLIONE – 8,5
EXCELENTE

Fez dois gols, ocupou várias faixas do gramado (ponta direita, ponta esquerda, meia direita) e ainda por cima acabou o jogo atuando como segundo volante – ou seja: dedicando-se ao extremo à equipe. É claro que ainda protagoniza lances em que comete erros quase juvenis, mas também é inegável que a cada dia parece mais integrado ao Palmeiras, tornando-se uma importante peça para o nosso elenco.

ALECSANDRO – 8,5
EXCELENTE

Ao lado de Allione, o melhor do Palmeiras e de toda a partida. Começou como ponta-de-lança, armando grande parte de nossas jogadas ofensivas – numa delas, de forma magistral, deixou o argentino na cara do gol para marcar o nosso segundo gol. Após a saída de Lucas Barrios, foi fazer a sua no comando do ataque e foi ainda mais eficaz, já que participou diretamente do lance do terceiro gol e ainda sofreu o pênalti, o qual converteu no quarto gol do Verdão.

LUCAS BARRIOS – 6
BOM 

Mais uma boa partida do nosso centroavante. Além de finalizar com perigo duas vezes – e quase marcar mais um gol, o que só não aconteceu graças a uma grande defesa de Pérez -, ainda voltou para buscar o jogo e, por duas vezes, recuperou bolas no campo de ataque. Pena ter tanta dificuldade para chegar ao seu melhor no aspecto físico.

CUCA – 8
EXCELENTE

É claro que, assim como todos vocês, estou muito chateado com a precoce eliminação do Palmeiras na Copa Libertadores – afinal, o time lutou tanto para se classificar no ano passado para quê? Mas, como além de torcedor sou também jornalista, consigo enxergar pontos que, muitas vezes, alguns de vocês não veem – e nem têm obrigação disso, já que sua função é torcer, não analisar. E uma das coisas que já posso notar é que o nosso time evoluiu muito, mas muito mesmo em relação ao que apresentava. Hoje, não temos mais chutões, não temos ligações diretas, a compactação é uma das nossas marcas mais evidentes (o que impede o espaçamento entre os setores), chegamos muito mais vezes e com mais qualidade ao ataque, etc. E tudo isso se deve, sim, ao trabalho do nosso treinador, que aos poucos começa a dar jeito neste time, embora ainda tenhamos alguns pontos a corrigir (como o sistema de marcação em nosso miolo de zaga, por exemplo). Mas o espaço aqui é para analisar o que Cuca fez neste jogo, e assim acredito que ele tenha feito muito. Primeiro, teve peito para barrar Arouca e manter entre os titulares Matheus Sales, jogador mais jovem, com mais vigor físico e com melhor saída de jogo – características que deram mais qualidade à nossa saída de jogo. Outro acerto foi optar pelo recuo de Alecsandro à função de ponta-de-lança e a escalação no time que iniciou o jogo de Lucas Barrios, que marcara gols nos dois últimos compromissos, pois tais decisões deixaram o Verdão com a ofensividade de que tanto precisava nesta partida. Nas substituições o amigo aí de cima foi bem de novo, já que as três que promoveu alteraram taticamente a forma da equipe jogar: Erik deu mais velocidade e presença de área, Rafael Marques atuou pela faixa direita do gramado e Cleiton Xavier passou a comandar o nosso meio-campo. Mas o melhor Cuca faria pós-jogo: durante a entrevista coletiva, assumiu a culpa pela eliminação (que, sabemos, nem de longe é dele, mas que faz com que ganhe ainda mais o grupo), e principalmente deixou claro que não permitirá qualquer tipo de abalo emocional que possa influenciar no desempenho da equipe na decisiva partida da próxima segunda-feira. Confesso: apesar de todas as nossas limitações, realmente estou otimista: hoje, é fato, choramos, mas possivelmente ainda sorriremos muito em 2016.  

ERIK – 5,5
SATISFATÓRIO

Entrou e parecia que iria, enfim, deslanchar, mas além de novamente ter errado em lances individuais ainda por cima parece estar com uma tremenda falta de sorte – afinal, seu primeiro gol com a nossa camisa só não aconteceu porque o goleiro do River uruguaio defendeu uma bola com os pés – e em pé! De qualquer forma, taticamente fez o que Cuca lhe pedira: deu mais velocidade e maior presença na área à equipe.

RAFAEL MARQUES – 5
REGULAR

Entrou quando todos já sabíamos que estávamos eliminados, pois o Nacional/URU perdia por 2 a 0, e isso o atrapalhou. Mesmo assim, preencheu o lado direito de nossa intermediária direita e quase marcou um belo gol de fora da área.

 CLEITON XAVIER – 6,5
MUITO BOM

É claro que a fragilidade adversária contribuiu para sua atuação ser tão positiva, mas é preciso levar em conta que fazia praticamente 8 meses que não disputava uma partida – seu último jogo fora em 19/08/2015. Daí a imensa alegria que nos causou nesta noite com o futebol que apresentou: a partir do momento em que foi a campo, tornou-se o cérebro da equipe, o grande organizador do time, o craque do qual estávamos órfãos desde que Valdivia nos deixou. Que o jogo de hoje seja apenas o primeiro de muitos que ele voltará a fazer com a nossa camisa, pois é fato: o Palmeiras precisa de um camisa 10, e ele tem tudo para sê-lo.

FOTOS DA CAPA: César Grecco/Ag. Palmeiras

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

8,5 – EXCELENTE
08 – EXCELENTE
7,5 – ÓTIMO
07 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
3,5 – PÉSSIMO
03 – PÉSSIMO
2,5 – VERGONHOSO
02 – VERGONHOSO
1,5 – MEDONHO
1,0 – MEDONHO
0,5 – ENOJANTE
00 – ENOJANTE

19 Responses to PAU QUE NASCE TORTO, MORRE TORTO. E CEDO.

  1. Foi eliminado agora paciência, pelo menos fez sua parte, infelizmente demos de bandeja essa classificação, esse time do Nacional só ganhou do Palmeiras e conseguiu se classificar, com certeza não ganha nem do São Bento e pode ter certeza que vai ser eliminado no primeiro mata mata, Márcio estou com tanta raiva desse timeco uruguaio que se jogar contra o time gambá é bem capaz de eu torcer contra esses imundos uruguaios.
    Agora é bola pra frente e deixar o Cuca trabalhar, mandar embora alguns inúteis e contratar pelo menos 3 reforços de peso para ganharmos esse brasileiro que vem por aí, eu disse reforços de peso, não porcarias.abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maciel.

      O Palmeiras fez a sua parte mas só no último jogo, pois em quatro dos outros cinco que disputou – inclusive na vitória sobre o RC – deixou muito a desejar. A única exceção foi o jogo contra os argentino fora de casa, o qual poderíamos ter vencido (lembra as duas bolas nas traves, uma delas que nos deixaria com 3 a 1 no placar?).vier tem que

      Concordo em relação aos reforços: não é preciso muita coisa, mas quem vier te que chegar para ser titular.

      Abs.

  2. Marcelo Guizze

    Ontem no facebook, comentei que o time precisava de uma vitória por goleada, a despeito do que viesse a acontecer no outro confronto do grupo, precisávamos de uma boa vitória, para que caso fôssemos eliminados, ao menos saíssemos da competição com a cabeça erguida!!! E o time correspondeu!!!

    Está muito claro que perdemos a vaga por falhas pontuais e a principal delas, não querendo insistir no óbvio, foi o empate na estreia!

    Creio que uma eliminação como a de ontem traz coisas positivas!

    Lembro em 1995, após a goleada de 5 x 1 contra o Grêmio, um comentarista disse o seguinte “Dessa eliminação da Libertadores nasce o tricampeão Paulista”, decidiríamos o Paulistão contra os itaqueras no fim de semana, o título acabou não vindo, porém, após aquela derrota, passou a ser formado o time dos 100 gols do Paulistão 1996!!!

    Óbvio que a situação não é exatamente igual, aliás, nem de longe, pela qualidade dos atletas de um modo geral (impossível acharmos um Djalminha atualmente, que dirá colocá lo em um time com Muller, Luizão, Rivaldo…) mas meu ponto é que a partir daquele momento, passei a perceber que certas eliminações podem a médio e longo prazo, serem benéficas!!!

    Em 1997, após perdermos o Brasileiro para o Vasco, a diretoria foi atrás de reforços, o time que já era bom, ficou muito mais forte e acabou conquistando a tão sonhada Libertadores, cerca de um ano e meio mais tarde!!!

    Cuca realmente está conseguindo implementar seu estilo, a torcida, em sua maioria pelo menos, parece confiar em seu trabalho. Cleiton Xavier parece ser o camisa 10 que tanto esperamos, e Deus queira que ele tenha voltado em definitivo, pois é um grande jogador!!!

    O ano ainda não acabou e para mim, que comemorava até Torneio Maria Quitéria e Troféu Naranja, ganhar o Paulista será algo digno de nota!!! E ainda temos o Brasileiro, no qual temos condições de brigar por título e de quebra, buscar o Tetra da Copa do Brasil!!!

    As perspectivas são boas!!!

    • Márcio Trevisan

      De fato, Marcelo, às vezes um tropeço faz com que coisas melhores aconteçam.

      É como diz o antigo ditado, muito em voga agora devido a uma novela que está no ar: “Yudo o que acontece de ruim na vida da gente é para melhorar”.

      Oxalá isso aconteça.

      Abs.

  3. Roberto Alfano

    Bom dia, muito bom seu comentário caro Trevisan, perdemos já no primeiro jogo da Libertadores, porém gostaria de ressaltar que o Time está melhorando e tenho certeza que vamos buscar a classificação e até um Título em 2016, para voltar na Libertadores 2017.

    Parabéns mais uma vez a grande Torcida do Verdão que exemplo.

    Agora é planejar novamente e tentar segurar ou melhorar o Elenco.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Alfano.
      Creio que mais uma ou duas contratações, além da do Róger Guedes, acontecerão para o Camp. Brasileiro.

      E com 38 partidas, creio quea regularidade poderá ser nossa principal arma.

      Abs.

  4. Marcio,

    A perspectiva realmente é muito boa.

    Acho que só precisamos de um zagueirão pra entrar como favoritaços no brasileirão.

    Abraço!!! Hudson

  5. Ontem fiz questão de assistir todo jogo só com imagem, sem som de torcida, sem ouvir os boçais que falam um monte de besteiras nas transmissões, os xaropes que ficam berrando nos alto falantes dos estádios, etc., visando ter uma opinião absolutamente neutra do time do Palmeiras.
    Goleiro – estamos otimamente bem servidos com o Prass.
    Laterais – Se treinarem bastante e tiverem força de vontade, considero que o Jean e o Egidio serão os titulares e darão conta do recado.
    Zagueiros – Sr. Mattos faça a coisa que o Senhor mais gosta na vida, que é gastar dinheiro dos clubes, vá as compras imediatamente, estamos no fundo do poço na zaga, pois:-
    Edu Dracena, ex- jogador em atividade.
    Thiago Martins, precisa de mais 10 anos pra ser um bom zagueiro.
    Vitor Hugo, o ALOPRADO, deu uma rasteira no inicio do jogo, o jogador do River voou nos microfones, se é o jogo é no Uruguai, cartão vermelho sumário pro ALOPRADO Vitor Hugo !
    Nathan, sem comentário
    Roger, sem comentário.
    Leandro Almeida, sem comentário do comentário do comentário !!!!
    Volantes, são os melhore do Brasil, estamos otimamente servidos.
    Meia, temos Clayton Xavier, Robinho como meia é uma PIADA ! Sr. Mattos, idem zagueiros, esfregue as mãos, ás compras JÁ !
    Atacantes, tirando o Rafael Marques que é o ANTI-JOGADOR moderno, pois não tem força física, nem velocidade, e a performance física CATASTRÓFICA do Lucas Barrios, estamos na média pro gasto, levando-se em conta a total mediocridade do futebol brasileiro atualmente.
    Técnico , estamos bem com o Cuca, dá pra sentir algumas alterações no comportamento tático e técnico do time.

  6. Diego Rocha

    Márcio, gosto dos seus textos e avaliações, mas como você sempre diz, aqui podemos também ressaltar algo que deixamos de gostar, e quase não acreditei em meus olhos quando li que você gosta do Gum??!!, nem lembro dele jogando em outro time além do Flu, e, mesmo nessa situação, que deveria torná-lo ídolo por la, ele é odiado por acredito eu 90 % da torcida.

    No mais, acredito que a derrota pode vir a ser boa, pois nos dedicaremos com força máxima ao Brasileiro, e, por ser o título que ganhamos a mais tempo, estou confiante que sairemos da fila em 2016, ainda mais depois das últimas apresentações do time.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Diego.

      Antes do Fku, Gum jogava na Ponte Preta/SP, onde também se destacou.

      Gosto dele pois, além de bom marcador, é ótimo nas bolas aéreas, tando ofensivas quanto defensivas. Mas creio que ele não será contratado, pois acredito que Dracena voltará a jogar o futebol que sempre jogou.

      Em relação à eliminação, ela nunca pode ser boa, mas concordo que, devido à ela, entraremos no Brasileirão com uma pegada maior.

      Abs.

  7. PALESTRINO NATO

    Bom dia Marcio … tambem acho que perdemos a classificação no primeiro jogo. Estou chateado demais e o pior, é a “zueira” deles né?. Tomara que possamos vencer o brasileirão e assim, ter mais um titulo de peso e voltar a liberta com outra “pegada”. Mais um fim de semana chateado … meu verdão, meu verdão volte a ser temido, por favor. Ah !!! que nota vc daria ao gramado, que vergonha é aquilo?

    • Márcio Trevisan

      Oi, Bibanco.

      Talvez o nosso fim de semana não seja tão chateado assim – já pensou se RB Brasil, São Bento e Audax resolvem surpreender?

      Quanto ao gramado, na verdade que estava ruim era apenas a coloração, pois no geral ele estava muito bom – tanto que nenhum jogador reclamou.

      Abs.

  8. Pedro Campos

    Olá Marcio
    Talvez seja a eliminação menos dolorida de todas que tivemos nos últimos anos ….isso se faz devido ao fato de estarmos totalmente carentes de ver um time do Palmeiras “jogando bola“ , muito embora tenhamos levado os canecos da Copa do Brasil em 2012 e 15 , o futebol que nos levou as esses triunfos não era nada convincente , sendo Marcos Assunção e Prass respectivamente os heróis que levaram grande porcentagem de sucesso nesses títulos.
    Ou seja talvez desde o paulista de 2008 nosso palmeiras não tinha mais “ jogado bola“
    Com Cuca parece que isso ressurgiu e mesmo sendo eliminado ver o time jogar futebol novamente é muito bom e nos brinda com doses sugestivas de esperança !!

    Concorda Marcio??

    Abraços

    • Márcio Trevisan

      Olá, Pedro.

      Concordo plenamente em relação à esperança, quase uma certeza, de dias melhores.

      Mas a eliminação não foi, pelo menos para mim, menos dolorida. Se tivéssemos vencido o RP na estreia ou empatado apenas um dos jogos contra o Nacional/URU estaríamos classificados. Ou seja: faltou muito pouco e em um grupo em que éramos o time mais forte e tradicional.

      Abs.

  9. Eu já estava preparado para a eliminação pois sabia que o Nacional iria mostrar sua insignificância. Minha alegria agora vai ser ver esse time do Nacional sendo eliminado pois um time que abre mão de terminar em primeiro no seu grupo não merece nada além de desprezo.

    Foco no brasileiro que o Cuca vai nos dar muita alegria.

    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Então, Ed, também sinto isso.

      E o curioso é que ele começou muito pior do que o Marcelo Oliveira, mas eu nunca senti o mesmo em relação ao nosso ex-treinador, nem mesmo quando vivíamos boas fases.

      Abs.

  10. Eu já estava preparado para a eliminação pois sabia que o Nacional iria mostrar sua insignificância. Minha alegria agora vai ser ver esse time do Nacional sendo eliminado pois um time que abre mão de terminar em primeiro no seu grupo não merece nada além de desprezo.

    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Ed: concordo plenamente.

      E como eles serão um dos piores segundos colocados, enfrentarão um dos melhores primeiros colocados.

      Ou seja: vai ficar ainda mais difícil.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>