QUANDO O MEDO DE SOBREPÕE À RAZÃO

Histórico recente faz com que torcedores não enxerguem o óbvio: o Palmeiras é melhor do que Flu.

Torcedor nenhum tem obrigação de entender de futebol – esta é (ou pelo menos deveria ser) uma exigência exclusiva a quem o pratica ou divulga profissionalmente e, claro, também àqueles que dele vivem, caso específico de jornalistas como este amigo de vocês. Daí não ter sido surpresa pra mim a enxurrada de comentários pessimistas que li em nosso site nos últimos dias.

Em síntese, o que o palmeirense – em sua maioria, claro – pensa é que o recente histórico do clube o credencia a ser eliminado da Copa do Brasil na próxima quarta-feira. Afinal, nosso mais recente e importante título se deu em 2012, mesmo ano em que o time foi rebaixado à Série B. Além disso, a equipe só não caiu de novo por um milagre em 2014 e, em 2015, embora tenha chegado à final do Paulistão e a perdido apenas nos pênaltis, foi humilhada pela Chapecoense/SC, derrotada duas vezes pelo fraquíssimo Goiás/SP e viu equipes apenas medianas (como Atlético/PR, Ponte Preta/SP e Sport/PE) fazerem a festa em plena Arena Palestra Itália.

Tudo isso é verdade, como também é verdade que a memória do torcedor é muito curta, e esta não é uma exclusividade daqueles que amam o verde e o branco. Mas, no nosso caso, ela parece ser capaz de algo que não consegue em relação a outras torcidas: ela faz com que o medo se sobreponha à razão. Querem uma prova? Quem se lembra de que, neste ano, goleamos duas vezes o São Paulo/SP? Quem se lembra de que eliminamos (nos penais, é verdade, mas eliminamos) o Corinthians/SP dentro de sua casa (que, na verdade, é nossa, já que foi construída com dinheiro público)? Quem se lembra de que vencemos duas vezes o Cruzeiro/MG pela Copa do Brasil, mesmo torneio do qual alijamos o Internacional/RS, clube que é o nosso maior carrasco?

Gabriel Jesus: uma das esperanças verdes de chegar à final

Ultimamente, o Palmeiras tem nos feito ser assim: amargos, cabisbaixos, pessimistas. O que é um contrassenso extraordinário, pois torcer pelo Verdão sempre foi sinônimo de alegria, de orgulho e de um otimismo tão intenso que chega, muitas vezes, a ser confundido com soberba. Mas mudar esta situação é dever de todos nós.

Em vez de reclamarmos dos erros que Marcelo Oliveira possa estar cometendo, valorizemos os seus acertos (ou será que ele só pisou na bola desde que assumiu o time?). Em vez de nos preocuparmos com o sempre fraco zagueiro central (seja ele quem for) ou com a insípida, inodora e incolor presença de Egídio na lateral, exaltemos o poder de marcação de Vítor Hugo, a personalidade do jovem Matheus Sales, o talento iniciante, mas inconteste, de Gabriel Jesus, a dedicação de Dudu, a liderança de Zé Roberto.

Se assim agirmos, não haverá árbitro ou emissora de TV capaz de impedirem a nossa classificação. Se assim agirmos, nos primeiros minutos da próxima quinta-feira estaremos festejando a vaga nas finais da Copa do Brasil pela quarta vez. Em outras palavras: se assim agirmos, terá chegado a hora de o palmeirense fazer com que a razão mande o medo pra escanteio.

O Palmeiras é melhor do que o Fluminense/RJ, e se jogar 60% do que pode o vencerá. Meus colegas de Imprensa sabem disso, nossos jogadores sabem disso, a torcida deles sabe disso, até o próprio time do Fluminense/RJ sabe disso.

Chegou a hora de os palmeirenses também se deixarem saber. 

42 Responses to QUANDO O MEDO DE SOBREPÕE À RAZÃO

  1. Caro Marcio,

    Estou contigo. Como e bom ler um texto tao inspirado como o seu. Avanti Verdão. Espero que nosso elenco leia suas palavras. Gde abraço.

  2. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Marcio, grande quarta feira pra vc e os seus. Eu acredito sim na nossa vitória e estou como vc, enaltecendo os melhores e criticando menos os “ruins”. Nossa torcida esta cansada de ser alvo de piadinhas e esse ano, pelo que vejo “eles” serão os campeões do Brasileirão e se não ganharmos nada, sera horrivel. AVANTI NOSSO PALESTRA !!!!

    • Márcio Trevisan

      Bibanco: retribuo os votos.

      Sabe o que é legal no futebol? Sempre há um jogo após o outro, um torneio após o outro, etc.

      Assim, se não der em 2015, dará em 2016.

      Abs.

  3. Marcio,

    Concordo que o elenco do Palmeiras é melhor do que o Flu. O problema que vejo é o momento do Verdão. Estamos em claro movimento de baixo (4 derrotas nos últimos 5 jogos), e a falta de confiança em alta (Egídio é o símbolo disso).

    Vou torcer muito mas infelizmente não acredito que tenhamos grandes chances de classificação. Espero sinceramente estar errado.

    Abraço, Hudson

    • Márcio Trevisan

      Eu também espero que vc esteja errado, Hudson, e sei que vc é sincero quando diz isso.

      O detalhe é que há torcedores que parecem torcer pelo pior apenas para depois dizerem: “Não disse que perderíamos?”.

      Sei que a relação do torcedor com o seu time é de amor e ódio, mas às vezes, na condição de formador de opinião, sinto que prego no deserto.

      É claro que podemos ficar de fora da final, pois tudo pode acontecer em um jogo de futebol. Mas parece que já fomos eliminados antes mesmo de jogar. Aí, cara, eu não concordo, não aceito e lamento que existam torcedores que pensem assim. O momento, agora, é de apoiar o time, e que se dane se temos problemas ou se iremos ou não tomar um pau do Santos nas finais. Ou a gente é palmeirense ou não é.

      Perdoe-me pelo desabafo, que por sinal nem foi dirigido a você.

      Abs.

      • Aposto 2 caixas de cerveja que esse desabafo foi dirigido a mim. Olha Marcio, vou lhe ser sincero. Sou corneta mesmo, pessimista dos piores que existe, não tenho mais saco, as vezes sinto revolta por perder tanto tempo por isso, portanto, ou essa bosta volta a ser time grande de verdade ou não vai ver palavras bonitas de minha parte mesmo. Na hora do jogo incentivo, aqui só posto meus desabafos.

        Abçs.

        • Quase 20 anos aguentando gozações dos rivais e agora eu sou o mau por ser pessimista. Era só o que faltava.

        • Márcio Trevisan

          Ed: vc acaba de perder duas caixas de cerveja.

          E pode postar seus desabafos à vontade. Mas, quando vencermos, coloque também seus elogios.

          Abs.

          • Só pesquisar que vai encontrar meus elogios ao time quando acho que merece.

            E que vençamos hoje para eu poder elogiar amanhã.

            Abçs.

      • Grande Marcio,

        Não sei porque, mas hoje estranhamento um forte sentimento positivo está tomando conta… Vai dar Palestra !!!!!

        Abraço!!!!

  4. Marcio, não é o caso de der pessimista ou otimista. A questão é ser realista. Tudo pode acontecer numa partida, óbvio. Mas a realidade mostra que talvez o Palmeiras mesmo tendo um elenco superior ao fluminenC, como time é inferior.
    Erra muito na defesa, o meio esta desestruturado e o ataque anda pecando em momentos cruciais como tem mostrados nos últimos jogos.

    • Márcio Trevisan

      Ok, Marcos.

      Então, de acordo com o seu pensamento (e o de alguns outros palmeirenses), mesmo mais de 24 horas antes do jogo já estamos eliminados.

      Que pena.

      Abs.

  5. Emilio Maranga

    Márcio o problema, não é ser otimista ou não. o problema, é como diz o ditado —O maior cego, é aquele que não quer ver…Vc ouviu a entrevista do M O depois do jogo ???ele deve ter dormido !! Se tivesse hombridade pelo menos iria falar que tomou um nó tático do Falcão………….Márcio é visivél a decadência técnica e física do Palmeiras !! E agora vem o NOBRE presidente falar que o time ainda está sendo montado por isso carece AINDA de entrosamento ????

    • Márcio Trevisan

      Maranga: esta história que o time está sendo montado é balela para enganar torcedor.utu

      O time inteiro, com exceção do Prass e do Tobio (que já foi embora), foi montado em janeiro. O maior problema é que aconteceram graves lesões com jogadores que chegaram para ser titulares – e o foram -, como Gabriel, Arouca e Cleiton Xavier. Foi isso que desestruturou o time e impediu resultados melhores.

      De qualquer forma, este é um ano de plantio, não de colheita. Por isso, se ganharmos o título da CB, já teremos colhido muito mais do que o planejado.

      Abs.

  6. é isso aí, Marcio : vamos levar essa e tentar dois empates pra levar essa taça.

    abraço!!

    • Márcio Trevisan

      Celsinho: quanto aos dois empates, blz.

      Desde que seja 0 a 0 na Arena Palestra Itália e 1 a 1 na Vila.

      Abs.

  7. Márcio,
    boa tarde.
    Ótimo texto.
    Sou Verdão sempre, seja com chances ou não em qualquer campeonato.
    Perder, pode até que ser sim, mas nunca se entregar na véspera!!!
    Abs

  8. O seu texto apenas dá razão ao torcedor. Vencemos todos que diziam que eramos piores e perdemos pra todos que diziam sermos melhores. Logo, se somos melhores que o Flu, está aí o problema.

    • Márcio Trevisan

      Ed: já conheci palmeirenses infinitamente mais “corneteiros” do que você, mas poucas vezes vi um torcedor tão pessimista quanto você.

      É aquela velha história do copo meio cheio, ou meio vazio.

      Abs.

      • Olá Márcio.
        Um grande abraço.
        Li o teu texto, aliás muito bonito, mas, não querendo (querendo) colocar pimenta na tua pizza, acho que, lembrando o saudoso Garrincha, você se esqueceu de combinar com a nossa defesa. Eita defesa ruim!!!!!!!!!!!!!
        Teu admirador corneteiro-mor

        Roberval

        • Márcio Trevisan

          Olá, Roberval.

          Agradeço os elogios.

          De fato, levar gols em 19 dos últimos 20 jogos não é indício de bons antecedentes.

          Mas, quem sabe amanhã baixa o espírito do Luís Pereira no Jackson ou em qualquer outros zagueiro que atuar ao lado do Vítor Hugo?

          Abs.

      • Por que toda vez que tento ser otimista quebro a cara. Se vc lembrar dos meus comentários no segundo turno eu estava cravando que iriamos ganhar o título. Nunca fui feliz quando resolvi ser otimista. Aliás, final do ano agora vou ter que pagar 2 caixas de cerveja pois graças ao meu otimismo aceitei uma aposta com um são paulino que dizia que não iriamos ficar nem entre os 4 primeiros. Pelo jeito vou perder.

        • Corrigindo: meus comentários do primeiro turno.

        • Márcio Trevisan

          Bom, se ganharmos a Copado Brasil você poderá discutir esta aposta – rs…

          Abs.

          • Não Marcio. A aposta foi clara. Ele cravou que não ficaríamos entre os 4. Aliás, eu queria apostar no título ( e vc fala que sou pessimista né ) e ele que não quis. Daí eu que consegui convencer ele a fazer uma aposta de quem terminaria no G4. Já tentei argumentar com ele que se ganharmos a Copa do Brasil estaremos na Libertadores e ele já me disse que a aposta foi só em relação ao G4. De fato ele tem razão.

  9. Marcio Parabéns pelo texto otimista.
    Eu também estou otimista, desde que:-
    - O Fred não jogue ou jogue totalmente fora de forma física.
    - O Leandro Almeida não seja sequer relacionado pra dormir na concentração de 3ª pra 4ª feira.
    - O Rafael Marques seja escalado no máximo pro BANCO de reservas (onde ele esteve em quase todas as ultimas vitórias do Palmeiras).
    - Todos os 11 jogadores que estão comentando que poderão ser escalados (inclusive o Matheus Salles) forem todos pro jogo.
    - O fraquíssimo Jackson seja escalado e não o Dinossauro do Vitor Ramos.
    - O Egidio sendo escalado ele acerte pelo menos os passes de 0 (zero) a 6,54 metros de distancia.
    - Finalmente o Lucas Barrios esqueça as aulas que ele tem que preparar para a Universidade de Oxford, e jogue com um pouquinho de vontade na casa de um Gigante chamado Palmeiras.

    • Márcio Trevisan

      Jair:

      1 – Acho que o Fred não joga, mas se jogar será “meia boca”.
      2 – Leandro Almeida não pode ser relacionado para jogos da Copa do Brasil
      3 – Creio que Rafael Marques começará no banco (a menos que o esquema volte a ser com três atacantes).
      4 – Acho que Matheus Sales será titular, e terá como missão marcar Gustavo Scarpa.
      5 – Jackson, ao que tudo indica, será o companheiro de zaga de Víitor Hugo.
      6 – Não posso garantir nada positivo sobre Egídio, mas talvez ele não seja titular. Neste caso,ZR seria o lateral-esquerdo e o meio-capo eria frmado por Matheus Sales, Amaral, Allione e Robinho.
      7 – Lucas Barrios começará jogando. De repente, bate nele a mesma luz daqueles 4 a 1 no Maraca e ele resolve.

      E aí, deixei vc ainda mais otimista?

      Abs.

  10. Então eu realmente faço parte desse grupo. Estou extremamente pessimista e acho que tenho motivos para tal. Sempre penso em conspirações e nesse caso eu pergunto: qual seria o interesse dos jogadores do Palmeiras em se classificar para a Libertadores se muitos deles irão embora no final do ano? Esses caras não estão nem aí, querem é o salarinho (salarião) no final do mês e acabou. Do jeito que o Palmeiras está jogando, será um milagre passar para a final e se passar será um vexame contra o Santos. No Brasileirão? ficará em décimo se tudo correr muito bem. A propósito, não me lembro quando foi que o time jogou bem pela última vez. Sim estou muito pessimista.

    • Márcio Trevisan

      Fernando: vc mesmo respondeu à sua pergunta.

      Se os jogadores só pensam em grana, se forem à final da Copa do Brasil ganharão mais. E se a conquistarem, mais ainda. Então, acusá-los de corpo mole é um absurdo.

      Outra coisa: não serão muitos os que irão embora ao fim do ano. Pelo que apurei, deixarão o time, com certeza, Aranha, Victor Ramos, João Paulo, Andrei Girotto e Kelvin. Também poderão sair, mas ainda não está definido, Jackson, Cristaldo e Rafael Marques.

      Ou seja: no máximo, serão oito as saídas, e apenas uma delas de um jogador “quase” titular – RM.

      Abs.

  11. Trevisan sobre o torcedor não entender de futebol. Concordo plenamente! A gigantesca maioria vai na onda dos resultados ou dos comentários da mídia.

    Sábado por exemplo fizemos um bom jogo no qual pecamos muito na finalização e tbm defensivamente. Como o comentarista do jogo só desceu a lenha no Palmeiras e criticou até coisas boas como a posse de bola, a maioria vai na onda.

    Você não acha que a imprensa deveria demonstrar mais sobre futebol, comentar induzindo o público a entender mais sobre o assunto?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tiago.

      Esclarecendo: não disse que o torcedor não entende de futebol – disse que o torcedor não tem a obrigação de entender de futebol. É bem diferente.

      Respondendo: o nível dos comentaristas de futebol, sobretudo na TV, sejam eles jornalistas ou ex-jogadores de futebol, é péssimo. Normalmente, eles só falam o óbvio (quem fez o primeiro gol começou melhor, a defesa do time que levou o gol sempre comete as mesmas falhas, falta criatividade no meio-campo do time que está perdendo, etc.). Então, como fazer com que o torcedor entenda mais de futebol se nem eles próprios entendem?

      E aí, como vc mesmo disse, o torcedor vai na onda.

      Abs.

    • Acho que você, com todo respeito, assistiu outro jogo, talvez um vídeo tape da primeira metade dos anos 1990. Acha que o time jogou bem e tomou 2X0 de um time ridículo?

      Um abraço

      • Jogar bem é vitória certa?

        Isso que eu saiba é futebol e um time pode moer de jogar bola e mesmo assim o outro levar a peleia!

        • Márcio Trevisan

          É verdade, Tiago.

          Assim como o Palmeiras poderá jogar mal e ganhar a vaga com um chute do Barrios que desviar na canela do Gum e enganar o Diego.

          De novo vou dizer a mesma coisa: é a história do copo meio cheio, meio vazio.

          Abs.

      • Márcio Trevisan

        Roberval: não se se vc se referiu a mim, mas caso seja isso lhe digo que vimos o mesmo jogo – apenas o interpretamos de forma diferente.

        E vale lembrar que apenas Prass e VH eram os titulares absolutos em campo, que o goleiro do scaras foi o maior destaque da rodada e e que nem de longe o Sport/PE é um time ridículo.

        Abs.

        • Olá Márcio.
          Não, Márcio, meu comentário foi sobre o comentário do Tiago. Por distração não citei o nome dele no meu comentário. Aliás, nesse assunto sobre jogar melhor que o adversário e perder, lembro de um jogo há muitos anos, contra o Botafogo do Rio (um freguesão nosso, diga-se de passagem) no Pacaembu, se não estou enganado, em que tomamos um gol do Jairzinho aos 5 minutos do primeiro tempo. Jogamos os 85 minutos restantes praticamente dentro da grande área dos cariocas e não conseguimos nem empatar. Guardadas as devidas proporções, não dá para comparar o “fogão” de Jairzinho, Paulo César Caju, Ferretti, Roberto, Wendell, Valtencir, Afonsinho, com esse timinho do Sport.

          Um abração

          Roberval

          • Márcio Trevisan

            Olá, Roberval.

            Esclarecido o seu post.

            Em relação ao jogo que vc citou, ele aconteceu em 02/12/1971, valeu pelo Campeonato Brasileiro e foi, sim, disputado no Pacaembu.

            Só para matar as saudades (ou causar raiva, talvez), segue a escalação do nosso time: LEÃO; EURICO, LUÍS PEREIRA, NÉLSON E ZECA; DUDU e ADEMIR DA GUIA; EDU, HECTOR SILVA, CÉSAR (FEDATO) e PIO (LEIVINHA).

            Abs.

  12. Roberto Alfano

    Bom dia, muito bom seu comentário caro Trevisan e internautas, porém chegou a hora de apoiarmos e lutar para a vitória e atingirmos chegar a uma nova Final.

    Só depende de nós e jogarmos com Alma e Coração.

    Força Verdão, acredita, vamos chegar….

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Alfano.

      Acima de nossas opiniões particulares sobre este ou aquele jogador, treinador ou esquema tático, está o amor que sentimos pelo Palmeiras.

      Assim, na quarta temos mais é que lotar o Palestra Itália e empurrar o time a mais uma decisão.

      Se vamos ganhar ou não o título, é outra história.

      Abs.

  13. pedro campos

    Olá Marcio
    concordo com seu texto , que o futebol do time esta uma porcaria faz uns 10 jogos é inegável , mas por outro lado se não apoiarmos agora tudo ficara mais difícil , temos que ser positivos mesmo!!
    Ser otimista e torcedor que apoia o time em qualquer situação não é nada fácil …mas temos que abraçar essa causa agora nesse momento turbulento e inconstante.
    Mas seja qual for o resultado até mesmo o titulo , não pode mascarar certas avaliações pra próxima temporada
    Inclusive o M.Oliveira tem que reavaliar uma serie de erros que serão inadmissíveis ano q vem , por exemplo “chutãobol“ que o time vem praticando , essa acefalia não sera permitida ano que vem…
    Concorda Marcio??
    Abraços ….
    Força Palestra!!!

    • Márcio Trevisan

      Concordo, Pedro, e digo mais: para acabar com o “chutãobol” (excelente esta sua definição. Parabéns!), só se CX10 resolver trocar o DM pelos gramados ou, então, se um outro meia for contratado.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>