DEUS NO CÉU, JESUS NA TERRA

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras, que tiveram em seu menino de ouro o grande responsável pela vitória e a classificação 

EM SÍNTESE - Muitas vezes, um jogador faz uma partida extraordinária que, como o próprio nome diz, não acontece toda hora – é um caso à parte, que muito dificilmente se repetirá. Mas o que vimos hoje à noite, no Mineirão, não foi algo surpreendente: muito ao contrário, por sinal – já o esperávamos, e há muito. É claro que me refiro a Gabriel Jesus, nossa maior esperança de um futuro melhor. Até hoje, ele não havia aproveitado tão bem as chances que tivera, mas desta vez foi o principal responsável por nossa vitória e nossa classificação. Ainda adolescente, o garoto mostrou nesta noite o futebol que realmente tem – de gente grande.

FERNANDO PRASS – 6
BOM

Se comparada à atuação que teve no domingo, hoje ele foi espetacular. Mas, na verdade, fez duas boas defesas, uma em cada tempo, dando segurança à equipe. Não teve culpa alguma nos gols que sofreu.

JOÃO PEDRO – 5,5
SATISFATÓRIO

Taticamente foi muito bem, pois conseguiu anular o principal atacante adversário – Alisson – tanto quando o adversário atuou mais centralizado quanto jogou mais aberto pela esquerda. Mas, infelizmente, cometeu um erro bobo e, de forma espalhafatosa e desnecessária, cometeu o pênalti que originou o segundo gol cruzeirense. Trata-se, sem dúvida, de um jogador de futuro, mas que ainda não me parece maduro o suficiente para ser titular.

JACKSON – 4,5
RUIM

Hoje não foi nada bem. Bobeou no lance do primeiro gol e quase entregou, de mão beijada, aquele que seria o terceiro. Seu maior problema é o fato de não ter velocidade nenhuma, o que muitas vezes é fatal para um zagueiro. Creio que será banco de Victor Ramos diante do Joinville/SC.

VÍTOR HUGO – 6
BOM

Destacou-se mais nas coberturas – não só de Egídio, mas também de João Pedro. No mais, teve um certo trabalho com Leandro Damião, mas nada que pudesse lhe tirar o sono.   

EGÍDIO – 7
ÓTIMO

Depois de um bom tempo, voltou a jogar um futebol elogiável. Nesta noite, com exceção de uma furada dentro da área já no segundo tempo, foi ótimo no apoio, onde apareceu várias vezes e com grande qualidade (principalmente nos cruzamentos), e também na marcação, não permitindo que o Cruzeiro/MG crescesse pelo seu setor. Para quem quase ficou no banco de reservas no Mineirão, teve uma atuação elogiável.  

AMARAL – 5,5
SATISFATÓRIO

Tinha que cuidar de Fabrício ou de Alisson quando um deles aparecesse pelo meio de nossa intermediária. E o fez bem, tanto que o primeiro teve uma atuação apagadíssima e o outro rapidinho foi jogar na esquerda. Mas, como recebeu o cartão amarelo, foi corretamente substituído no intervalo.

ZÉ ROBERTO – 5,5
SATISFATÓRIO

Iria jogar na lateral esquerda, onde foi bem no último domingo. Mas acabou escalado no meio, como um dos armadores do time, e acabou  não se destacando como se esperava. Muito preso em nossa intermediária defensiva, apareceu pouco no ataque e também errou passes fáceis.

 ROBINHO – 6,5
MUITO BOM

Teve uma dupla função: ajudar na marcação e também ser um dos articuladores da equipe, sobretudo em passes longos. E realizou ambas com bastante competência, sobretudo na etapa final.   

DUDU – 6,5
MUITO BOM

Hoje atuou em uma função completamente diferente da que vinha jogando – em vez de aberto, pela esquerda, jogou centralizado, no meio-campo, como armador. Isso sem falar nas vezes em que voltou para ajudar a defesa. Fez uma partida muito interessante, participando diretamente dos dois primeiros gols do Verdão. Pode até não ser um especialista na posição, mas mostrou que pode ajudar também nela. 

GABRIEL JESUS – 8,5
EXCELENTE

O que se pode dizer de um cara que deu o passe (de calcanhar, diga-se de passagem) para o primeiro gol, causou a expulsão do zagueiro adversário, fez de primeira o segundo gol e, no terceiro, conseguiu driblar até o goleiro? Apenas que este cara não fez tudo isso por acaso ou só porque estava em uma noite iluminada. Não: Gabriel Jesus é diferente, e se até agora não tinha aproveitado as oportunidades que recebera, é quase certo que a partir de agora saberá muito bem o que fazer com elas. 

LUCAS BARRIOS – 6
BOM 

Começou muito bem, movimentando-se no campo de ataque e confundindo a marcação de Paulo André e Bruno Rodrigo. Graças também ao lindo passe de Gabriel Jesus, fez seu primeiro gol com a nossa camisa e tinha tudo para continuar se destacando em campo – porém, pareceu se acomodar, perdeu mais duas boas chances e aos poucos foi sumindo, até ser substituído com correção. Fica uma dica: precisa ser mais rápido, pois centroavantes lentos costumam ter vida curta no futebol brasileiro.     

MARCELO OLIVEIRA – 7,5
ÓTIMO

Tenho a mais absoluta certeza de que muitos de vocês creditarão a nota e a avaliação acima ao fato de o Palmeiras ter vencido, se classificado e mostrado, no primeiro tempo, um futebol de encher os olhos. De fato, todas estas assertivas são válidas e verídicas, mas o ótimo desempenho do nosso treinador se explica menos por elas ou mesmo pelas três acertadas alterações que promoveu durante o jogo e mais pelas opções que fez no momento de definir o time titular. Ao sacar Lucas e Rafael Marques, até aqui titulares absolutos, ele simultaneamente melhorou nossos sistema defensivo, já que João Pedro foi a campo para ser a sombra de Alisson, e também ofensivo, pois Gabriel Jesus já se destacara na derrota para o Galo, no domingo, e entrou em campo motivado com a maior chance que recebeu desde que passou a integrar o grupo principal do Verdão. Mas Marcelo Oliveira foi ainda mais longe: alterou o sistema tático do 4-3-3 para o 4-4-2, tirando Dudu da ponta-esquerda e o escalando no meio-campo, fazendo com que o atacante se transformasse num dos destaques do jogo. Em síntese: nosso técnico deu um nó tático em Wanderley Luxemburgo. No tocante às substituições, acertou nas três: preservou a equipe sacando o “amarelado” Amaral e colocando Andrei Girotto, trocou na hora exata Barrios por Leandro Pereira e deu um pouco de movimentação a Mouche, que não jogava havia oito meses. Seu único senão nesta partida foi, mais uma vez, não ter conseguido fazer o time prender a bola no segundo tempo e evitar, assim, os dois gols que sofreu.

ANDREI GIROTTO – 6
BOM

Como é melhor tecnicamente do que Amaral, sua entrada deu mais qualidade ao time – tanto nos desarmes quanto, e principalmente, na saída de jogo.

LEANDRO PEREIRA – 4,5
RUIM 

É verdade que não recebeu muitas bolas, ficando isolado durante quase todos os 25 minutos em que esteve em campo. Mas, no fim da partida, ganhou de presente um perfeito cruzamento de Robinho e, já na pequena área, perdeu um gol incrível. Entendidas nota e avaliação acima?

MOUCHE – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Jogou apenas 11 minutos, sem tempo para ser analisado. 

FOTOS DA CAPA: CÉSAR GRECCO

29 Responses to DEUS NO CÉU, JESUS NA TERRA

  1. Se ontem o Cruzeiro fosse o Palmeiras, eu não tenho dúvidas de que não teriam dó de enfiar uns 5 ou 6 no Palmeiras. Mas como o Palmeiras é o time bonzinho, quando viu que a classificação tava garantida tirou o pé. Bela partida do Gabriel. Não estou gostando das brincadeiras associando ele a Jesus Cristo, algumas estou achando de péssimo gosto, se fosse ele pediria pra ser chamado apenas de Gabriel.

    Abraços !!!

    • Márcio Trevisan

      Ed: nas categorias de base ele sempre foi Gabriel Fernando.

      Quem o orientou a utilizar o sobrenome (de Jesus) foi o empresário, pois esta palavra é universal e facilitará seu reconhecimento no futebol europeu.

      Agora, vou lhe confessar algo: quando Vágner Love surgiu no Palmeiras, eu – na condição de assessor de Imprensa do clube – o orientei a não permitir o apelido, pois surgira de um ato de indisciplina que ele cometera na equipe de juniores.

      Será que eu entendo muito de Marketing pessoal?

      Abs.

  2. Bom não assisti a partida porque na tv aberta só passa aquele time fedorento, agora eu não preciso assistir uma partida para saber que não se pode levar dois gols com um jogador a mais desde o primeiro tempo de um time de resíduo de vaso sanitário igual o cruzeiro, mas que gostei da classificação isso sim. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel; como vc já deve saber, demos um show no primeiro tempo.

      Ao final, disse a meu moleque: “Pode ir dormir, porque com a vaga mais do que assegurada ninguém do Palmeiras irá correr no segundo tempo. Jogador só corre quando é preciso, e olhe lá”.

      Entendeu, agora, porque tomamos dois gols?

      Abs.

  3. Emilio Maranga

    Márcio discordo de algumas notas, Mas quero lembrar que assim como o VASCO nãanharo era parâmetro, o Cruzeiro, também não é !!Quero ver o time ganhar do INTER e da segunda defesa do brasileiro o Goiás…………( ja faz um tempo né ? )

  4. O 1º tempo do jogo de ontem do Palmeiras é o jogo dos “sonhos” pra nos Palmeirenses.
    O 2º tempo do jogo de ontem do Palmeiras é o jogo dos “pesadelos” que nós estamos acostumados a assistir nos últimos tempos.
    Pergunta do post:-
    Marcio eu estou enganado mas esta foi a 2º partida que o Gabriel começou jogando desde o inicio do jogo, sendo que a 1ª foi um jogo que o Oswaldo de Oliveira escalou o Gabriel como centroavante TROMBADOR preso entre os becões adversários?

  5. Gustavo Cantieri

    Bom dia, Márcio.
    Li num blog de outro jornalista que o Barrios está com apenas 50% de sua capacidade física. Ele precisaria de férias maiores, mas está sacrificando-se pelo time, inclusive usando constantemente um aparelho para recuperação muscular.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Gustavo.

      É possível que a informação proceda. Mas durante a Copa América ele não me pareceu ter este problema.

      Abs.

  6. Antonio o Verdão

    PARABÉNS MEU AMADO PALMEIRAS.

    Ei Cruzeiro, muito prazer eu sou o Gabriel Jesus.

    Márcio discordo das notas do Egídio e do Dudu.
    Do Egidio, porque não foi só uma furada dentro da área, foram pelo menos duas furadas e uns dois escorregões que ainda bem não resultaram em gols.
    O Dudu, só vi no passe que deu para o Jesus chamar o Fábio para dançar, no mais tava sumido além de quando apareceu quis dar toques de letra e com efeitos, e todos sairam errados.
    O Barrios, estava em outro planeta, demora demais para chutar, para tocar, teve lance que ele pisou na bola e pediu falta. o Valter do Atl Paranaense mesmo gordo ainda é muito mais velos e perigoso que ele.

    • Márcio Trevisan

      Verdão, discorde à vontade.

      Quanto ao Barrios, creio que somente saberemos o seu verdadeiro potencial no ano que vem, após realizar toda a pré-temporada.

      De qualquer forma, já ganhou muitos pontos ao abrir mão da convocação para a seleção de seu país para poder participar do “derby”.

      Mas que ele é lento, é.

      Abs.

  7. PALESTRINO NATO

    Marcio … eu disse a tempos atrás, a hora que o mlk desencantar ninguem mais o segura. Agora, é só dar-lhe oportunidades e teremos muitas alegrias.

    • Márcio Trevisan

      Bibanco: também penso assim.

      E GJ parece ter algo muito raro em adolescentes como ele: a capacidade de não se deslumbrar com a fama e o sucesso e nem cair na noite.

      Ao que parece, trata-se de um garoto de família, e isso será fundamental ao seu sucesso.

      Abs.

  8. Márcio quase sempre concordo com as suas avaliações. Mas 8,5 para Gabriel Jesus?

    Gostaria de entender o critério! Se o cara faz 2 golaços, dá assistência para um 3º e ainda cava uma expulsão do adversário só recebe 8,5?

    Precisa fazer um hat-trick para ganhar um 10-DEZ?

    Para mim atuação de craque, cujo qual tem potencial para ser. DEZ atuação perfeita!!! Impecável.

    Fica aqui meu questionamento! O que faltou?

    • Márcio Trevisan

      Tiago: é uma questão de critério de avaliação.

      O meu, desde que comecei minha carreira, sempre foi mais rígido, inclusive em relação a outros jornalistas.

      Sempre que alguém me faz a pergunta que você me fez, respondo o mesmo: nota 10 apenas para Oberdan, Djalma Santos, Luís Pereira, Waldemar Fiúme e Geraldo Scotto; Dudu e Ademir da Guia; Julinho Botelho, Jair Rosa Pinto, Heitor e Rodrigues Tatu.

      Abs.

      • Ahhhh mas então o 10 nem deveria aparecer nos critérios. Estes são imortais da bola estão num patamar muito acima e alguém desse patamar nos dias de hoje que sabemos que já entraram para história só o Messi na atualidade.

        Agora entendi o seu critério.

        • Márcio Trevisan

          Tiago: é óbvio que usei da ironia.

          Já apliquei aqui, algumas vezes, a nota 10 e o critério “Excepcional”, mas forma raras.

          Abs.

      • Fábio P. R.

        acho que já vi um 10 por aqui… valdívia, talvez?

        • Márcio Trevisan

          Olá, Fábio.

          Sim, já apliquei esta nota e o conceito “Excepcional” a Valdivia, mas não me recordo exatamente quando isso se deu.

          Também fiz o mesmo com todos os jogadores e o técnico que empataram com o Coritiba/PR, na finalíssima da Copa do Brasil de 2012.

          Abs.

  9. Paulo Eduardo Michelotto

    E a jóia começou a brilhar ! Tomara que ninguém mais segure. Estava na hora de mudar o time inicial , acho que o Marcelo foi bem. Avante Palestra!

  10. Olá Márcio.

    Sabe qual foi o melhor presente de aniversário do Palmeiras ontem, o despertar de um craque, uma vez que, como você bem disse, potencial sabíamos que o G. Jesus tinha, mas ainda faltava o despertar da sua genialidade, por muitas vezes vimos ele tentando firulas desnecessários, ou até mesmo pouco participativo no jogo, contudo, convenhamos, seria complicado que ele alcançasse de imediato esse despertar.

    Espero que a partir do nosso aniversário de 101 anos, nosso verdão tenha criado uma nova era, a era G. Jesus, e que essa nova era alcance a importância de tantas outras já existem na nossa gloriosa história, como a era Ademir, a era Evair, e a era São Marcos.

    Esperança é verde e se pinta com o nome do menino Jesus.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Diego: também gostaria que tudo isso acontecesse, mas não acredito.

      E o motivo é simples: se GJ tiver o destaque que teve um Evair ou um Marcos (um Ademir da Guia é sonhar demais, sem chance), rapidamente despertará a atenção de um clube europeu e irá embora.

      É a lei da vida: o mais forte sempre vence, economicamente falando, o mais fraco.

      Abs.

  11. Palmeiras faz aniversário e recebe presente de menino Jesus.

  12. Márcio,
    bom dia.
    Hoje só tenha a comentar que o ritmo continue pois ontem foi muito bom!!!
    Abs

    • Márcio Trevisan

      Édson: Deus o ouça.

      Mas devemos levar em conta que o Cruzeiro/MG é bem mais fraco do que o Palmeiras, e que por isso nem sempre encontraremos tanta facilidade quanto ontem.

      Abs.

  13. Bom dia Márcio!
    Gostei do que vi no primeiro tempo, mas é visível a queda física do time.
    Agora não seria interessante manter esse esquema com algumas alterações, tipo, somente a volta do Lucas na Lateral.
    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Fagner: para o jogo de domingo, em casa, contra um time pequeno, creio que será isso que acontecerá (mas também creio que Victor Ramos jogará no lugar do Jackson e Arouca no de Amaral).

      Mas para os jogos seguintes – Goiás (F), “eles” (C) e Inter (F) – será melhor atuarmos com um homem a mais no meio-campo.

      Abs.

  14. Roberto Alfano

    Bom dia, parabéns Palmeiras pelo aniversário e o show de bola do menino Gabriel Jesus, pena que o Lucas Barrios ainda não acordou.

    Muito bom seu comentário caro Trevisan no tocante ao nosso Técnico M.O, ainda temos que melhorar para o Brasileirão principalmente no segundo tempo dos jogos , em não tomar gols.

    Valeu Verdão.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Alfano.

      Temos até 23/09 para pensar apenas no Brasileirão, e uma vitória domingo, sobre o Joinville/SC, é obrigatória, pois os jogos seguintes serão complicados – Goiás (F), “eles” (C) e Inter (F).

      Se, nos próximas quatro partidas, conseguirmos somar pelo menos 7 pontos, estará de ótimo tamanho para seguirmos na briga pela Libertadores.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>