PRA BAIXAR A BOLA. E FAZER PENSAR.

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras que, se forem inteligentes, saberão tirar várias lições desta surpreendente derrota para o Atlético/PR. 

EM SÍNTESE - Em matéria que escrevi no decorrer desta semana, alertei que tropeços ainda fariam parte da trajetória do Palmeiras neste Brasileirão. Infelizmente, tal previsão acabou se concretizando antes do que eu mesmo esperava. Quem assistiu à partida viu um jogo equilibrado, mas viu também que todas as nossas principais jogadas foram anuladas pelo Furacão. Isso se deu, principalmente, por duas razões: a primeira é que o time paranaense é muitíssimo bem dirigido por Milton Mendes, um técnico da nova geração que já provou enxergar muito bem uma partida sob o ponto de vista tático; o segundo é que, por mais que tentem desmentir, a sequência de ótimos resultados subiu, sim, à cabeça dos nossos jogadores (algo, aliás, absolutamente normal). Assim, para que Marcelo Oliveira consiga transformar esta derrota em muitas outras vitórias, será preciso que consiga colocar na cabeça de cada atleta que o Brasileirão é assim mesmo: às vezes, para continuar a vencer, é preciso aprender a perder.

v

FERNANDO PRASS – 6
BOM

Ao contrário do que vinha acontecendo, hoje trabalhou bem mais. Sem culpa nenhum no gol que sofreu, ainda fez três boas defesas – duas no primeiro tempo e uma na etapa final.

LUCAS – 4,5
RUIM

Lamento muito quando tenho de aplicar nota e avaliação negativas a um jogador que, no decorrer de toda a partida, não o fez por merecê-las. É o caso do nosso capitão, que nesta manhã teve um trabalho danado com Nikão (atacante revelado nas categorias de base palmeirenses) mas, mesmo assim, vinha jogando um bom futebol, inclusive no apoio. Porém, por um erro de posicionamento, acabou cabeceando para trás após um escanteio e colocando a bola nos pés de Válter. Ou seja: se perdemos, foi principalmente porque ele errou.

VICTOR RAMOS – 6
BOM

A presença de apenas um atacante fixo no Atlético/PR facilitou um pouco a sua vida, sobretudo quando este atacante não era Válter. Mas este detalhe não diminui a boa atuação que teve, principalmente nas antecipações.    

LEANDRO ALMEIDA – 6,5
MUITO BOM

Começou mal, errando o posicionamento em uma bola longa e obrigando Fernando Prass a praticar sua primeira boa defesa na partida. Mas depois se recuperou, indo muito bem nas jogadas aéreas e também nos desarmes. No último lance da partida, quase fez um golaço de fora da área. 

EGÍDIO – 5 
REGULAR

Coube a ele a ingrata missão de marcar o principal jogador adversário, o jovem e talentosíssimo Marcos Guilherme. E o fez até que bem, não permitindo que o garoto se tornasse o protagonista do jogo. O problema é que, com isso, apareceu muito pouco no apoio, e o Palmeiras sentiu falta de sua presença ofensiva. 

GABRIEL – 6
BOM

Vinha se destacando na marcação porque o Furacão, com cinco jogadores preenchendo nossa intermediária defensiva, lhe davam um trabalho danado. Mas torceu o joelho, teve de ser substituído e agora se torna uma grande preocupação para os próximos jogos, pois é inegável sua importância ao nosso time.   

AROUCA – 6
 MUITO BOM

Manteve o nível das atuações anteriores, ajudando na marcação (aliás, sua principal obrigação) e também aparecendo no campo de ataque. Falta-lhe um pouco mais de chegada à área adversária, sua mais marcante característica nos tempos de Santos/SP.

ROBINHO – 6
BOM 

A nota e a avaliação acima se explicam pelo futebol que apresentou no primeiro tempo, quando foi o maior destaque do Palmeiras. Pena que, na etapa final, tenha sumido em campo, quase se escondendo do jogo.  

RAFAEL MARQUES – 5
REGULAR

Jogou abaixo do que pode porque, durante a semana, teve um caso de sinusite, resultado do tempo seco que perdura na Capital paulista já há mais de 10 dias. Foi corretamente substituído por Marcelo Oliveira.  

LEANDRO PEREIRA – 4,5
RUIM

Se comparada ao futebol que jogou contra o Vasco/RJ, sua atuação nesta manhã pode ser considerada terrível. Concluiu apenas uma vez para o gol, de cabeça, e no mais foi figura nula no comando do nosso ataque. 

DUDU – 5
REGULAR

Outro que jogou bem mais no primeiro tempo, com boas jogadas individuais e finalizações, do que no segundo, quando se destacou apenas pela enorme quantidade de passes que errou.  

 

MARCELO OLIVEIRA – 6
BOM

Nosso treinador teve o trabalho bastante dificultado nesta manhã, já que duas das três alterações que efetuou lhe foram impostas – Gabriel e Rafael Marques deixaram o gramado não por razões técnicas ou táticas, mas sim clínicas. Isso atrapalha muito a ação de um técnico de futebol, pois limita sua chance de efetivamente corrigir os problemas que sua equipe apresenta. Mesmo assim, não considero negativa a atuação de Marcelo Oliveira e nem mesmo lhe imputo qualquer responsabilidade sobre esta derrota já que, dentro do que poderia fazer, ele fez – quando percebeu que a nulidade de Leandro Pereira não se resolveria, sacou-o e colocou em seu lugar Lucas Barrios. Muito podem perguntar por que não foi  Alecsandro o escolhido, já que este fora muito bem nos treinamentos da semana, mas a resposta é simples: o paraguaio foi contratado para ser o dono da posição, e se espera que isso aconteça o mais breve possível. Nosso treinador, agora, terá uma semana cheia para consertar os erros que vimos e, principalmente, para colocar na cabeça dos seus atletas que em campeonatos como o Brasileirão cada jogo é uma decisão – e que ninguém ganha na véspera.

ANDREI GIROTTO – 6,5
MUITO BOM

Quando Gabriel se machucou, confesso que temi pelo pior – afinal, o cabeça-de-área é o nosso cão-de-guarda. Mas o amigo aí de cima, mais uma vez, me mostrou que tem muita qualidade. Além de manter o bom nível de marcação à frente da nossa zaga (evitando, inclusive, um gol certo do Atlético/PR), ainda mostrou qualidade na saída de jogo. Não é tão bom quanto o titular da posição, mas já deu provas de que merece ficar após o término do seu empréstimo. 

LUCAS BARRIOS – 5,5
SATISFATÓRIO

Melhorou um pouco em relação aos seus jogos anteriores, com uma participação maior e algumas trocas de passes de qualidade. Mas ainda lhe falta uma presença ofensiva mais efetiva, sobretudo no que diz respeito às finalizações.

KELVIN – 5
REGULAR 

Entrou dando a impressão de que colocaria fogo no jogo, com dribles e jogadas insinuantes. Mas bastaram algumas finalizações equivocadas (aliás, seu ponto mais fraco), para se inibir e sumir do jogo.

FOTOS DA CAPA: CÉSAR GRECCO

28 Responses to PRA BAIXAR A BOLA. E FAZER PENSAR.

  1. Emilio Maranga

    A verdade Márcio é que a vaca foi pro brejo até o chifre !!!nossa defesa agora sem Gabriel o único volante mesmo de contenção, Nossa defesa vai ficar exposta , e sempre correndo atras do resultado e ja que não temos meio-campo, a coisa vai ficar mais dificil ainda !!!( o pior , é que nosso M.O pra ganhar o grupo, disse que não iria precisar de mais ninguem ) ou ele ainda acredita em AMARAL,XAVIER, Girotto ou Zé Roberto????

    • Márcio Trevisan

      Emílio: vc está se precipitando.

      Perdemos um jogo após sete vitórias seguidas, e só por isso já não temos meio-campo e nem podemos acreditar em Zé Roberto, Cleiton Xavier, etc.?

      Calma, amigo: com o tempo veremos se precisaremos ou não contratar um substituto para Gabriel (se bem que eu tenho gostado bastante de Andrei Girotto).

      Abs.

  2. Boa noite Márcio e à todos!

    Na minha modesta opinião, faço as seguintes análises:

    Prass – OK
    Lucas – Caiu assustadoramente de produção após o Egídio se encaixar.
    Vitor Ramos – Tem altos e baixos. Mediano.
    Leandro Almeida – Fraco
    Egídio – Bom quando está focado.
    Gabriel e Arouca – OK
    Robinho – Bom na maioria dos jogos.
    Rafael M – Infelizmente vem caindo de produção.
    Dudu – Quando joga coletivamente ajuda muito.
    Leandro P – Sem um meia de ligação fica lutando apenas.

    CX – Tinha que ter entrado ontem no lugar do Gabriel.
    Zé Roberto – Tem que entrar mais.
    Girotto – Sabe jogar, falta ritmo.
    Amaral – ?
    Kelvin – Precisa aprender a chutar e não só abaixar a cabeça cortando para bater em gol.
    Cristaldo – Tinha que ter entrado no lugar do Leandro.
    Barrios – Mesma situação do Leandro, sem meia vai sofrer.

    Ainda temos Felipe Grabiel, Alecsandro, Gabriel Jesus, João Pedro etc……

    Eu acredito pelo menos na libertadores. Ontem assim como a maioria dos jogadores o MO foi mal.

    Abços. Bergo

  3. Márcio,
    boa tarde.
    Também como você, não esperava uma derrapada agora, mas não tenho muito o que lamentar.
    Foi até bom que ocorresse esta porrada agora.
    MO tem que estudar o que o adversário fez e treinar os antídotos.
    Mesmo com a derrota, estou contente, afinal, não chegávamos neste patamar a muito tempo e temos condições totais de reverter. Pode não dar um título mas se vier uma liberta, maravilha.
    Abs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Edson.

      Penso da mesma forma. Todos os times perdem pontos dentro e fora de casa, daí o equilíbrio do torneio e as chances que temos de cumprir uma ótima campanha.

      Abs.

  4. Bom dia Marcio, nao quero ser chato e ranzinza ( como se diz la no interior ) e tambem desculpe o meu termo xulo, mas enquanto essa M…. desse DUDU estiver sendo escalado no time do Palmeiras, eu nao irei mais ver na TV, nem ouvir no radio nossos jogos, pois sai um chinelinho ( VALDIVIA ) e vem esse cara mascarado, arrogante, que gosta de dar porrada na namorada, e joga mais nos tribunais, do que em campo, e pasmen, tecnicos sao todos iguais mesmo, porque esse cara nunca sai do time, com Cristaldo artilheiro no banco sempre. Ai que saudades de Osvaldo Brandao, Nelson Filpo Nunez.
    Marcelo e um bom tecnico…e, ja provou isso por onde andou, mas mexe muito mal no time.
    Abraços Marcio e boa recuperaçao na sua saude.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Birochi.

      Cristaldo até pode ser escalado no lugar de Dudu, mas não é bem a dele – o cara é centroavante, não segundo atacante.

      Muito obrigado pelo votos em relação à minha saúde – ainda estou convalescendo.

      Abs.

  5. Palavra de honra que eu não tinha lido nada na Imprensa antes de escrever o que eu escrevi abaixo sobre o VAGABUNDO chinelinho chileno !
    Mas agora que eu li em diversas matérias da Imprensa esportiva eu afirmo categoricamente:-
    VAZA VAGABUNDO CHINELINHO CHILENO, DEFENESTRA, DESAPAREÇA, SUMA !
    O cidadão esta incomodado com a posição atual do time do Palmeiras, e quer de todo jeito tumultuar MAIS UMA VEZ o ambiente!

  6. Existem algumas coisas no Palmeiras que são simplesmente SOBRENATURAIS.
    A 1ª delas é a tal da “SEMANA CHEIA DE TREINAMENTOS”.
    Praticamente toda vez que tem a tal da “semana cheia de treinamentos”, o futebol é simplesmente “FANTASMAGÓRICO”.
    Desde a época do Professor Luxemburgo, que poupava o time na Copa Sul americana, pra fazer a tal da “semana cheia de treinamentos” com os titulares pro Campeonato Brasileiro o futebol apresentado depois da tal semana, é simplesmente ridículo!
    Para nossa desgraça este fenômeno aconteceu com Luxemburgo, Murici, Antonio Carlos Zago, Felipão, Gilson Kleina, Dorival Jr. e esta bendita semana.
    Esta tragédia só não aconteceu com o Jorginho, com o interino Alberto Valentim e 2 vezes com o Marcelo Oliveira.
    VAI PROS QUINTOS DO INFERNO “SEMANA CHEIA DE TREINAMENTOS” !

    Em tempo :- Será que a presença do VAGABUNDO chinelinho chileno na Academia esta semana, foi suficiente pra contaminar os demais jogadores do elenco ?

  7. PALESTRINO NATO

    marcio …o salto alto do time, esse foi o detalhe. Serve pra nós torcedores tambem, pois não vai ser facil alcançar o Atlético. Tenho a impressão que iremos para a libertadores sim, mas é necessario mais seriedade daqui em diante.

  8. Roberto Alfano

    Está comprovado, o Brasileirão não é fácil, cada jogo é uma decisão, na minha simples opinião o Palmeiras não jogou bem hoje, principalmente nas finalizações.

    Temos mais 03 jogos importantes, antes de fechar o primeiro turno,afim de conseguirmos melhores resultados e recuperar os pontos perdidos em casa.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: minha projeção é a seguinte – se terminarmos o turno com 35 pontos (portanto, com mais duas vitórias e um empate), poderemos sonhar até com título.

      Abs.

  9. O duro não é perder, o duro é deixar um cara de 300kg fazer gol, agora o Gabriel saiu contundido, acho que deve voltar só o ano que vem se depender dos médicos do Palmeiras, ali parece o triângulo das Bermudas, entrou ali não sai mais.
    Márcio o Vitor Hugo está vivo ainda? abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: VH estará à disposição a partir de domingo. Resta saber se nosso treinador optará por sua volta ou manterá o zagueiro cuja contratação pediu, Leandro Almeida.

      Se não puder jogar em Minas, Gabriel fará muita falta. Mas confio bastante no Andrei Girotto.

      Abs.

  10. Fora Marcelo Oliveira !!!

  11. Boa noite Márcio, exatamente isso, pra baixar a bola… Ainda dá tempo de recuperar, mas tem que colocar a cabeça no lugar, não só ficar falando, é hora dos jogadores mostrar pra que vieram. Hora de jogar para ser Campeão!

    • Márcio Trevisan

      Eliângelo: tenho certeza de que o time se recuperará em breve.

      Mesmo jogando em BH, acredito em um bom resultado já diante do Cruzeiro/MG.

      Abs.

  12. Opa Marcio,

    Tudo bom? Chato perder depois de tantas vitórias bonitas né. Achei que o time estava displicente e errando muitos passes chaves. Concordo que o Rafael nem deveria ter sido escalado…e tbém achei que o Marcelo vacilou ao opter pelo Kelvin, tendo Zé Roberto e Cleiton à disposição. Mas enfim…concordo que foi uma derrota didática . Abs

    • Márcio Trevisan

      Carlos: naquele momento, Kelvin ou Gabriel Jesus eram as melhores opções, pois são jogadores que partem pra cima e quebram sistemas defensivos.

      Daí a opção de Marcelo Oliveira ter sido a mais acertada.

      Abs.

  13. Wagner Martins

    Acho que o Rafael Marques não deveria ter sido escalado, pois estava com sinusite! Foi uma substituição que certamente iria acontecer, pois ele estava sem condições físicas ideais!

    • Márcio Trevisan

      Wagner: foi o próprio Rafael Marques que disse que estava bem.

      Até entendo o motivo: a concorrência é altíssima no Palmeiras, e qualquer brecha pode significar a perda da posição.

      Abs.

  14. Fernando Tadeu

    O time hoje teve uma crise de Osvaldinho Oliveira. Perdemos em casa as duas partidas (Goiás e Atl. PR) desse horário (11 hs). Mas ainda dá tempo, os outros times também irão tropeçar.

    • Márcio Trevisan

      Com certeza, Tadeu.

      Como já havia dito, altos e baixos farão parte da campanha de todas as equipes.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>