AMÉM, JESUS!

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras que, nesta noite, precisaram de seu caçula para espantar a zebra na Copa do Brasil.

EM SÍNTESE - Quem esperava um Arapiraquense/AL (sim, é este o nome do time alagoano) totalmente fechado e praticando o antijogo, surpreendeu-se com uma equipe que se postou defensivamente, é fato, mas que em nenhum momento abusou de pontapés para buscar seu objetivo no jogo – que, claro, era decidi-lo nos pênaltis. E dentre os que ficaram surpresos certamente estão nosso treinador e nosso time, que suaram mais do que imaginaram para se garantirem nas oitavas-de-final da Copa do Brasil (algo que, por sinal, só conseguiram graças a um menino de 18 anos…).

FERNANDO PRASS – 6
BOM

Foi muito pouco exigido, já que o poder de finalização do ASA/AL é quase nulo. Mas, mesmo assim, fes duas boas defesas, uma em cada tempo.

 

JOÃO PEDRO – 5,5
SATISFATÓRIO

Começou bem no apoio, partindo com a bola dominada em lindas jogadas individuais. Mas, como sempre deu um toque a mais do que deveria, perdeu todos os lances. Talvez por isso tenha caído tanto de produção na etapa final, limitando-se apenas à marcação.

 

VICTOR RAMOS – 5,5
SATISFATÓRIO

Teve alguns bons momentos, sobretudo nas jogadas pelo alto e nas divididas. Mas hoje se achou no direito de armar jogadas com chutões pra frente, algo que nem de longe está preparado para fazer.   

JACKSON – 5,5
SATISFATÓRIO

Com exceção de uma falha na cobertura, logo no começo do jogo, em que poderia ter deixado a equipe em uma situação delicada, teve uma atuação tranquila e ainda ajudou na saída de bola do campo de defesa. 

JOÃO PAULO – 4,5 
RUIM

Muito mal. Até entendo que teve que cuidar do bom Marco Antônio, que a toda hora caiu pelo seu setor, mas isso não explica o futebol tão sem graça e de pouca inspiração que mostrou. 

ANDREI GIROTTO – 6,5
MUITO BOM

Mais uma vez vou dizer algo sobre este rapaz, e espero que nossa diretoria tenha inteligência suficiente para entender: o amigo aí de cima é um jogador que precisa ser melhor avaliado e merecer mais oportunidades. Hoje, foi o grande destaque da equipe no primeiro tempo, fazendo a função de Arouca com muita qualidade – aliás, talvez até mesmo melhor do que o titular – e sendo responsável por dois lindos lançamentos, um deles deixando Leandro na cara do gol. Na etapa final, caiu um pouco fisicamente, mas este detalhe não atrapalhou sua atuação. Podem escrever: se ao final de seu empréstimo, em dezembro, não for contratado junto ao América/MG, é certo que um outro grande clube, talvez até mesmo rival, o fará.    

AMARAL – 5,5
SATISFATÓRIO

Tem um estilo que, às vezes, parece ser meio estabanado, mas nesta noite coube a ele a mais difícil missão defensiva da equipe: marcar o melhor jogador adversário – Didira. E, apesar da constante movimentação do destaque adversário, cumpriu fielmente seu papel.

CLEITON XAVIER – 6,5
MUITO BOM 

Enfim uma atuação positiva deste jogador que, em sua primeira passagem pelo nosso clube, atingiu o status de craque. Mas, a bem da verdade, só começou a jogar bem quando pôde sair de trás com a bola dominada, ou seja, somente a partir da entrada de Dudu no lugar de Andrei Girotto. Só então foi o meia de armação que dele se espera e também o autor da assistência que culminou no gol de Gabriel Jesus. 

LEANDRO – 4
MUITO RUIM

Lamentavelmente não sou aproveitar a chance que teve após tanto tempo – sua última partida como titular do Palmeiras fora em 10/09 do ano passado, portanto há mais de 10 meses. Dispersivo, errando passes de 0,5 metro e facilmente marcado, protagonizou o principal lance do primeiro tempo, quando recebeu um perfeito lançamento de Andrei Girotto e, na cara de Pedro Henrique, conseguiu chutar para fora. É verdade que está fora de ritmo, mas perder este gol feito não tem explicação. Foi corretamente substituído no intervalo da partida e, com atuações como esta, infelizmente perde cada vez mais espaço no grupo.  

CRISTALDO – 5,5
SATISFATÓRIO

Como sempre, não rendeu nesta noite, quando foi titular, o mesmo futebol que quase sempre rende quando entra no decorrer das partidas. Mas, ainda assim, conseguiu prender a bola no campo de ataque e, principalmente após a entrada de Gabriel Jesus, realizar boas jogadas. 

KELVIN – 5
REGULAR

Participou bastante do jogo, sempre buscando jogadas individuais. O problema é que abusou, mais uma vez, das firulas, e por isso desperdiçou algumas chances de finalização. 

 

MARCELO OLIVEIRA – 6,5
MUITO BOM

Nosso treinador é muito bom, sem dúvida, mas também é um homem de sorte. Agora que a vaga foi obtida quase ninguém vai questionar sobre sua decisão de levar a campo apenas dois titulares – Prass e Ramos. E nem adianta ele dizer que os Departamentos Médico e Físico assim o orientaram, pois a decisão final na escalação é sempre do técnico – ou seja: a responsabilidade é toda dele. O que quero dizer é que, ciente de que o ASA/AL não é um timeco qualquer e que fomos à Londrina/PR sem nenhuma vantagem significativa, ele poderia ter poupado apenas alguns jogadores, talvez uns quatro ou cinco titulares, mas ao decidir dar descanso a nove deles poderia ter colocado nossa classificação em risco. Afinal, de que adiantaria estar com o time descansado para o clássico com o Santos/SP se, agora, fôssemos novamente a piada da Nação? Deu certo? Sim, claro, mas foi uma decisão arriscada. Falando especificamente de sua atuação neste jogo, gostei bastante das alterações que promoveu, sobretudo ao sacar já no intervalo o sonolento Leandro e colocar Gabriel Jesus, que deu muito mais mobilidade ofensiva. Também foi muito bem quando optou por Dudu para ser mais um armador de nossas jogadas, pois com sua entrada em lugar de Gabriel Girotto obrigou Claiton Xavir a voltar para buscar o jogo, algo que fez com que nosso meia passasse a se destacar em campo. No fim, apenas para garantir o resultado, colocou o cão-de-guarda Gabriel em lugar de Kelvin, diminuindo assim os espaços em nossa intermediária defensiva.

GABRIEL JESUS – 7
ÓTIMO

O Palmeiras pode ser definido de uma maneira muito simples nesta noite: antes e depois de Gabriel Jesus. Antes, foi um time que mais errou do que acertou, que pouco incomodou a defesa da equipe alagoana e que começava a irritar os mais de 17 mil palmeirenses que foram ao Estádio do Café. Depois de sua entrada, o Verdão foi muito mais presente no campo de ataque, as jogadas (sobretudo pela esquerda, com a parceria de Cristaldo) começaram a surgir e, por isso, o gol que marcou – enfim! – foi um prêmio à sua ótima atuação. Aliás, toda a jogada começou na linha de meio-campo, quando ele próprio roubou uma bola e tocou para Dudu. Que seja este apenas o primeiro de muitos gols com que esta joia nos presenteará.

DUDU – 6,5
MUITO BOM 

Outro cuja entrada foi muito benéfica à equipe. Hoje, mostrou que além de jogar aberto pela esquerda também pode ser muito útil pelo meio, fazendo a função que eu defino como ponta-de-lança. E foi desta forma que deu o excelente passe para Cleiton Xavier cruzar para Gabriel Jesus marcar.  

GABRIEL – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Jogou apenas 9 minutos, sem tempo para ser analisado. 

FOTOS DA CAPA: CÉLIO MESSIAS E CÉSAR GRECCO

24 Responses to AMÉM, JESUS!

  1. Já to com ingresso na mão amigos. Vamos pro jogo amanhã ??? Boa sorte pra nós.

    3 x 0 pro verdão !!!

  2. Emilio Maranga

    Leandro calopsita só entra em campo, numa imposição do nosso NOBRE presidente que de futebol,não entende NIENTE—-8 milhões que foram pro lixo. Mais um chapéu dado pelo Gremio !!!!!!!!!!!1

  3. Boa tarde Márcio.

    G. Jesus mudou o jogo completamente ontem, alia velocidade e habilidade ao melhor estilo Edilson capetinha, deve ser ele a substituir o Dudu, que será julgado segunda, ou você prefere outro?

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Diego.

      Ele seria a minha primeira opção, mas acredito que em caso de nova suspensão a Dudu o escolhido será Kelvin, pois ele ajuda mais na marcação.

      De qualquer forma, mesmo que Dudu seja punido, ainda caberá recurso no STJD.

      Abs.

  4. Roberto Alfano

    Boa tarde, não foi fácil como muitos imaginavam, mais temos um Técnico sério que arriscou e deu certo, foi bom para ele conhecer o elenco.

    Valeu Gabriel Jesus você estava merecendo fazer o Gol.

    Força Palmeiras, agora é só pensar no clássico de Domingo e ir para cima deles.

    Abraço.

  5. Guilherme Santos

    Márcio, uma pergunta.

    Um amigo me disse que se perdessemos o jogo, e a classificação, disputariamos a Copa Sulamericana, isso procede?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Guilherme.

      Não. A vaga à próxima Copa Sul-Americana se dá a partir da classificação final do Brasileirão Série A (com exceção dos campeões da Copa Verde e da Copa do Nordeste, que têm lugar garantido).

      Abs.

  6. Antonio o Verdão

    Prezados, bom dia!
    Alguns ou todos vão me esculachar, mas não vejo este futebol de encher os olhos no G. Jesus. Já estou preparado para as opiniões contrárias.
    Aos 10 minutos do 2º tempo eu já estava a xingar o Cleiton Xavier, pois diferente da analise do Márcio, não vi o CX, fazer nada além de ter cruzado na área e terminar no gol que nos classificou.
    Quanto ao João Paulo, acho que o Verdão estar mal servido de lateral esquerdo reserva, pois este cara não marca e nem ataca, teve um lance no qual ele sozinho com a bola ao lado da grande área chutou a bola que saiu pela lateral do outro lado do campo, claramente este cara não sabe nem cruzar uma bola. Em outro lance furou um chute dentro da nossa area de defesa tsc tsc tsc…

  7. Márcio,
    bom dia.
    Duas discordâncias aos seus comentários:
    1 – a nota do Jackson deve ser menor pois errou demais.
    2 – Não concordo com você em relação ao MO ter colocado reservas. Por mais que achemos que o susto foi grande, é melhor ele sentir como os reservas jogam neste mata-mata contra um time pequeno.
    De resto alegria pelo primeiro gol do nosso Jesus.
    Domingo comer uma peixada no Allianz Parque.
    Abs

    • Márcio Trevisan

      Oi,Edson.

      Vc tem razão quando diz que o jogo de ontem serviu para que o MO conhecesse melhor o elenco. Apenas salientei que isso poderia ter nos custado caro, pois o ASA/AL não é um time tão ruim assim.

      Abs.

  8. PALESTRINO NATO

    Marcio … desencantou, agora segura o moleque.

  9. Módulo CORNETA !
    Leandro Calopsita, que jogador TÉTRICO !
    Má vontade, gordo, desleixado, descompromissado, perdeu um gol inacreditável, que podeira nos custar caro.
    Matou vários ataques com impedimentos, pontapés nos zagueiros, voltou na defesa pra entregar bolas perigosas, que figura RIDÍCULA !

    Módulo REALISTA e OTIMISTA !
    Gabriel Jesus = PEROLA do atual elenco, a maior revelação da LAMENTÁVEL divisão de base do Palmeiras neste SÉCULO !

    Pergunta que não quer calar !
    Será que estes ABSOLUTAMENTE INCOMPETENTES dirigentes da Sociedade Esportiva Palmeiras vão deixar esta gigantesca promessa se perder, ou pior, cair na mão dos nossos adversários/INIMIGOS ?
    Marcio você que tem acesso não só como Jornalista e Historiador do Palmeiras, mas também com contatos, inclusive com o ALTO escalão do nosso amado time, PODE ALERTAR para que os dito cujos que administram o Palmeiras fiquem ESPERTOS ?

    Um abraço

    • Lembrando que Leandro Calopsita jogou até como zagueiro do adversário ao cortar uma cobrança de falta do Cleiton Xavier. Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      Não acredito que percamos Gabriel Jesus tão cedo, já que se trata de um jogador muito jovem.

      A menos que ele seja convocado para as Olimpíadas (algo bastante possível, por sinal), arrebente no Rio e aí chame a atenção de grandes clubes europeus.

      O Palmeiras tem apenas 30% de seus direitos econômicos e, se ele e seus empresários forçarem, o clube será obrigado a negociá-lo.

      Mas, sinceramente, não acredito que isso acontecerá neste ou mesmo no próximo ano.

      Abs.

  10. Márcio não acredito que o Leandro seja tão ruim como tem se apresentado nos últimos 2 anos. Seus últimos bons jogos em sequencia foram na série B de 2013!

    Para mim ele parece desmotivado e com vontade de sair do clube, talvez até com alguns problemas pessoais. Você sabe de alguma informação sobre a situação dele? E qual a sua opinião sobre o garoto?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tiago..

      O que eu tenho certeza é que ninguém desaprende a jogar futebol. Pode passar por fases ruins, mas esquecer como se joga é impossível.

      Então, acredito que ele esteja desmotivado diante de tantas contratações para o nosso ataque. O problema é que o único time interessado que apareceu foi o Coritiba/PR e ele, claro, não se interessou.

      Abs.

      • Marcio/Tiago,

        Quero aproveitar para também comentar sobre o Leandro, pois tenho a mesma opiniao do Tiago, não é possivel que ele tenha desaprendido a jogar futebol… Ele foi muito bem e muito importante naquela campanha da serie B, mas infelizmente ele não vem bem ultimamente, talvez por esta tal desmotivação… acho que o Palmeiras deveria ter algum responsavel que pudesse analisar situações como a do Leandro e trabalha-lo para melhorar… Veja o Dudu, por exemplo, desde aquela expulsao contra o Santos, ele deixou de jogar e com a chegada do Marcelo Oliveira, voltou com tudo… o que fizeram com ele? Poderia ser feito com outros jovens? Penso que seria melhor do que perdemos bons jogadores que depois irão se valorizar em algum rival… Um abraço…

        • Márcio Trevisan

          Olá, Nelson.

          Vc tem razão: Leandro já mostrou potencial e merece mais oportunidades.

          Contudo, vale lembrar que ele ficou sete meses sem jogar, e isso influencia, sim, no desempenho de um atleta.

          Abs.

  11. pedro campos

    não é possível que cogitem negociar o Cristaldo e ficar com essa ameba do Leandro (pseudo jogador)
    alguém , um dia , falou que ele era jogador e ele acreditou ….pior …o palmeiras tb acreditou!!!
    vendam , emprestem, ou ate mesmo tome prejuízo ..mas ficar pagando um sujeito desse pra jogar no palmeiras é um absurdo!!
    O jogo de hoje o time ate foi bem …mas q poderia dar errado …ah poderia….se tomássemos um gol seria um Deus nos acuda!
    O que consola é que mesmo com time reserva agora vemos um padrão tático , vemos criações de jogadas , senso de marcação ou seja dá pra ver futebol sendo jogado ali , coisa que acho q desde aquele time de 2008 no paulista não viamos

    • Márcio Trevisan

      Oi, Pedro.

      O Palmeiras não quer negociar o Cristaldo – ele é que chegou a pensar em deixar o time diante de tantas opções ofensivas que temos. Mas as mais recentes informações que tive é que ele havia mudado de ideia e que iria ficar, pelo menos até o fim deste ano.

      Em relação ao jogo e ao time, vc tem razão: se o caras fizessem 1 a 0 seria terrível empatar, e mesmo no time suplente conseguimos ver qualidades.

      Abs.

  12. E esse Leandro hein, que jogador patético se tornou !!! E ainda por cima tá gordo. Agora eu entendo o porque estava afastado no Grêmio quando o Palmeiras o contratou.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Ed. Tem coisas que acontecem com jogadores de futebol que eu, apesar de tanta experiência, não consigo entender.

      Potencialmente, Leandro tem condições de jogar até no futebol europeu (se não em grandes equipes, ao menos naqueles que lutam por classificações intermediárias. Aí, o cara se machuca, fica um tempão longe da bola e, quando tem chance de ouro, não aproveita.

      Depois vira um bêbado e reclama da vida.

      Abs.

  13. Ainda bem que ganhamos, mas o jogo foi zoado !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>