AMARGO “DEBUT”

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras que, na estreia apenas regular de Marcelo Oliveira, até fizeram por merecer um melhor resultado, mas acabaram perdendo mais um jogo.

EM SÍNTESE - Há derrotas que me irritam, outras que me entristecem e outras, por mais paradoxal que pareça, que me dão esperanças. O revés que o Palmeiras sofreu em Porto Alegre/RS neste sábado se encaixa na última descrição. Perdemos, é verdade, mas apesar disso ficou claro, para mim, que não falta muita coisa para que, enfim, o time encontre o caminho para jogar o futebol que tanto esperamos e que, sabemos, ele pode jogar – aliás, as mais claras chances de gol foram verdes. É claro que erros aconteceram, inclusive cometidos pelo estreante da noite, mas eu realmente acredito que em breve esta situação se alterará.

FERNANDO PRASS – 6,5
MUITO BOM

Depois de passar quase todo o jogo como mero espectador, destacou-se no final com duas ótimas defesas, uma delas evitando claramente o segundo gol gremista. Sem culpa no lance capital da partida, teve de novo uma atuação bastante segura.

 

LUCAS – 5,5
SATISFATÓRIO

Nos primeiros minutos da partida, causou sérios problemas ao atacar deliberadamente e deixar um enorme vazio em seu setor, até porque Arouca não retornou para cobri-lo. Depois, fixou-se mais na marcação, resolveu esta questão e acabou jogando mais ou menos o que quase sempre joga – ou seja, mais ou menos.

 

VICTOR RAMOS – 5
REGULAR

Não fosse a ajuda do seu companheiro de zaga teria tido muito mais problemas do que teve com Pedro Rocha. Pelo segundo jogo seguido, pareceu meio aéreo, sem ter muita atenção às jogadas. Não chegou a complicar o time, mas esteve longe das atuações que o levaram à equipe titular.  Deverá perder o lugar assim que Leandro Almeida se apresentar.  

VÍTOR HUGO – 8
EXCELENTE

Vive uma ótima fase, muito melhor até do que o Palmeiras como um todo. Não perdeu uma bola pelo alto, foi perfeito nas coberturas e muito bom nas antecipações. Teve técnica quando foi possível e raça quando foi necessário.

EGÍDIO – 5,5 
SATISFATÓRIO

Se já era titular com o antigo treinador, não será com o atual que perderá o lugar na equipe. Hoje, novamente protagonizou lances ruins, em que errou passes ou mesmo o posicionamento. Mas se recuperou, sobretudo no segundo tempo, pois apareceu muito bem em três coberturas, numa delas evitando um gol certo do Grêmio/RS.

GABRIEL – 5
REGULAR

A nota e a avaliação acima não se explicam pela sua atuação, mas sim ao fato de ter jogado apenas 45 minutos. O cartão amarelo que recebeu fez com que o nosso treinador, de forma precipitada e equivocada, o substituísse. Sem ele, ficou evidente o esaço à frente da nossa zaga, já que Amaral – que substituiu –  não tem as mesmas qualidades defensivas.    

AROUCA – 5,5
SATISFATÓRIO

Sua presença ofensiva é sempre uma boa opção para o nosso time, mas como neste sábado ele não voltou para cobrir os avanços de Lucas (sobretudo no começo do jogo) é quase certo que, a partir das próximas partidas, se posicione um pouco atrás, até para reforçar a marcação, ponto falho na opinião de Marcelo Oliveira.

ROBINHO – 4,5
RUIM 

Ganhou a posição de Zé Roberto e de Cleiton Xavier porque Marcelo Oliveira o conhece desde os tempos do Coritiba/PR. De fato, já mostrou que pode ser um dos titulares da equipe, mas hoje deixou muito a desejar – não conseguiu realizar uma única jogada de efeito, esteve longe de ser o armador que o time precisava e foi muito bem substituído.

RAFAEL MARQUES – 5
REGULAR

Para não dizer que não fez nada, no primeiro tempo teve uma boa chance em chute cruzado, que no entanto passou à esquerda do ótimo – e reserva! – goleiro Tiago. No mais, fixou-se na ponta-direita, tentando realizar uma função à qual não está acostumado e não leva o menor jeito. Deveria ter sido substituído por Kelvin ou Leandro. 

ALECSANDRO – 6
BOM 

Pode até ser apenas uma questão de modo como se vê o futebol, mas em minha opinião a presença de um centroavante é fundamental ao sucesso de qualquer equipe. E o novo dono da posição no Palmeiras foi bem em sua primeira partida como titular – além de quase ter feito um belo gol de cabeça após ótimo cruzamento de Egídio, várias vezes voltou para buscar o jogo e, assim, manter a bola em nosso campo de ataque. Resta saber se manterá a titularidade assim que Lucas Barrios estiver à disposição.

DUDU – 5,5
SATISFATÓRIO

Há duas maneiras de se analisar a atuação deste rapaz contra sua ex-equipe. A primeira é que, mais uma vez, ele esteve bem longe daquilo que dele se espera e ainda mais distante daquilo que pode, e a segunda é que ele foi bem melhor do que fora em partidas anteriores. Hoje, ao menos se destacou com alguns toques rápidos e inteligentes e também em dois bons cruzamentos.

 

MARCELO OLIVEIRA – 5
REGULAR

Longe de mim “cornetar” nosso novo treinador logo em sua estreia, mas não posso – e não vou – utilizar este espaço escrevendo somente o que seria “politicamente correto” (expressão que, por sinal, odeio). Assim, a verdade é que Marcelo Oliveira se equivocou ao definir a equipe titular, já que Zé Roberto vinha bem pelo meio e não merecia ter perdido a posição para Robinho (falha que corrigiu quando mandou a campo o veteraníssimo jogador, aos 18 da etapa final). Além disso, não foi nada feliz em sua primeira alteração, sacando precipitada e equivocadamente Gabriel apenas porque ele já fora advertido com o amarelo. Até entendo que ele assim agiu por não conhecer, a fundo, as características do nosso principal marcador, algo que com o tempo se corrigirá, mas o bom Amaral não é, nem de longe, o cão-de-guarda que o time pode contar quando Gabriel está em campo – aliás, se não tivesse deixado o jogo, talvez o Grêmio/RS não tivesse conseguido seu gol. Nosso novo técnico também foi mal quando definiu sua última alteração – naquele momento (quase aos 30 do segundo tempo), precisávamos de um jogador mais agudo, como Kelvin ou Leandro (ex-Grêmio/RS), e não de mais um meia (Cleiton Xavier). A ideia de Oliveira foi ter um homem a mais de criação no meio-campo, já que a partir daquele momento o Palmeiras passou a jogar com três atacantes – Rafael Marques pela direita, Alecsandro no meio e Dudu à esquerda -, só que isso não rendeu frutos porque imediatamente o técnico adversário colocou Edinho (ex-Verdão) e ele praticamente anulou a presença de CX8. Por fim, e para não dizer que não falei de flores, ficou evidente a vocação de Marcelo Oliveira ao ataque e também a rapidez com que agiu para dar mais força ofensiva ao time.  

ZÉ ROBERTO – 5,5
SATISFATÓRIO

Ficou visivelmente decepcionado por ter perdido o lugar no time, mas assim que teve a chance de jogar procurou fazer o seu melhor. Além de ter aumentado a presença e a qualidade em nossa intermediária ofensiva, por vezes caiu pela lateral esquerda e de lá também realizou bos jogadas. Fez muito mais do que Robinho em muito menos tempo.  

CLEITON XAVIER – 4,5
RUIM

Mais uma vez deixou a desejar, o que mostra que o tempo que passou fora do País fez muito mal ao seu futebol. Seu maior problema foi não ter conseguido se livrar da marcação do ex-palmeirense Edinho. 

 

AMARAL – 5
REGULAR

Nem deveria ter entrado em campo, já que Gabriel não costuma abusar das faltas nem antes, nem depois de ser advertido. Mas não jogou mal – apenas não foi tão bem quanto o jogador que substituiu.

FOTO DA CAPA – CÉSAR GRECCO

24 Responses to AMARGO “DEBUT”

  1. Valdivia provando jogo a jogo pelo Chile o quanto foi sem vergonha no Palmeiras. Alguém viu ele colocando a mão na coxa, no joelho, na panturrilha ou qualquer outro lugar que seja ?? Alguém viu ele sentir falta de ritmo ?? Cansaço ??? Tomar cartão ???

    Acho que está indo embora pra enganar os árabes de novo. Que fique uns 50 anos por lá.

    • Márcio Trevisan

      Ed: cartão ele tomou ontem, por jogo violento, e merecidamente.

      Mas vc tem razão: ele se entrega muito mais em campo porque sonha com uma transferência.

      Abs.

      • E o pior Márcio, é que o DM do Palmeiras foi colocado em cheque por causa desse vagabundinho. O DM do Palmeiras é muito bom. O problema é que não tem médico que de jeito em quem não quer trabalhar.

        Abraços !!!

  2. #FicaMago… Mas com o Chi chi Chi le le le jogando essa bola, fica dificil… Chile Campeão.

  3. Bom na minha opinião o Treinador não tem culpa de nada, o cara chegou agora, não podemos cair no mesmo erro de quando o Tele Santana passou pelo Palmeiras e foi chamado de pé frio, saiu do Verdão e foi Bi mundial com *Elas*
    Deixemos o Marcelo trabalhar que com certeza ele vai arrumar esse time. abraços.

  4. Paulo Eduardo Michelotto

    Esta foi uma derrota que me deixou triste! Acho o time do Grêmio inferior ao Palmeiras, com alguns jogadores que não deram certo no futebol paulista, outros jogadores ruins. O Palmeiras tem um time bem melhor, uma folha de pagamento bem mais alta e não poderia ter perdido, principalmente porque não está numa boa posição na tabela.Vamos ver se o Marcelo acerta o time na próxima, contra o time delas. Ab., Paulo.

    • Márcio Trevisan

      Michelotto: concordo contigo na comparação entre os dois times.

      Mas o detalhe é que não merecemos perder, Na pior das hipóteses, poderíamos ter empatado.

      Abs.

  5. Roberto Alfano

    Bom dia, me desculpem mais está comprovado o que falta no Palmeiras é na minha opinião ainda é um bom camisa 10!!!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: pelo menos até agosto teremos um camisa 10, e vc sabe quem é.

      Depois disso, caso ele não permaneça, teremos de torcer para Cleiton Xavier voltar a jogar bola.

      Abs.

  6. bom dia marcio, o time jogou regular, perdeu , poderia ter empatado.Uma coisa que me chamou atençaõ, este marcelo oliveira jogador do gremio que jogou no mpalmeiras aqui erta um zé ninguem, o palmeiras perdia , se conformava.No gremio, discute com o mjuiz, não se conforma, joga com uma raça, este sintoma é interessante nao acha . um abraço canuso

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Canuso: os caras deixam o Verdão e parecem que melhoraram.

      Na minha opinião é porque a pressão em nosso clube é algo inimaginável.

      Abs.

  7. PALESTRINO NATO

    Marcio … como vc tambem achei que essa derrota não foi merecida e que não me afetou muito, pois com certeza veremos resultados em breve. O M.O aos poucos se acostumara com o elenco e fara melhor as substituições necessarias. Achei que o DUDU deveria ter sido substituido, parecia estar meio torpe diante do seu ex clube. De resto suas notas foram as mesmas que eu daria. Boa semana pra ti.

  8. Marcio, compreendo quando diz que há derrotas que nos trazem esperanças, mas a preocupação passa a ser com o psicológico.
    O lado bom da esperança senti tambem na entrevista coletiva do MO dizendo que o time jogou mal, viu muitas falhas e ai corrigir. Se fosse o OO iria dizer que o time teve mais posse de bola, deu azar na finalização e tomou um gol por acidente e blá blá blá.
    Quanto ao Gabriel, sinceramente não consigo ver muitas qualidades. Pode reparar que ele está sempre mal posicionado e correndo atras, quando ao contrario deveria estar de frente para o marcador protegendo a zaga. Segundo, quando ele sai para dar o bote tem que ser certeiro, senão deixa um buraco atrás dando o contra-ataque ao adversário. O MO viu isso acontecer 3 vezes no primeiro tempo, e terceiro além de errar muito passes perigosamente ele leva a bola ao invés de passar, Só que nesse caso ele leva a bola e mais um marcador junto para o coitado que recebe. Precisamos de um volante, o Gabriel deve ser banco. Eu iria atras do Romulo ex Vasco. O Amaral pode devolver pro Goias.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Marcos.

      Não vi o Marcelo dizendo que o time jogou mal, mas se disse discordo dele.

      Na minha opinião, fomos superiores ao Grêmio/RS, tivemos as melhores chances e, no mínimo, o empate seria o resultado mais correto.

      Quanto ao Gabriel, concordo quando você diz que ele passa mal e lança ainda pior, mas o fato é que ele também é o cara que mais desarma neste Brasileirão.

      Abs.

  9. Emilio Maranga

    Márcio cada vez mais ta evidente que contrataram LIXO em quantidade suficiente pra nenhum técnico do mundo,de jeito !!Dificilmente ganharemos 3 ou 4 seguidas !!Feliz 2016 SEmpre o time do proximo ANO !!!

    • Márcio Trevisan

      Maranga: nem penso em título neste ano (aliás, já até escrevi, em maio, o texto “Feliz 2106, palmeirense”.

      Mas também não podemos ficar sempre na parte de baixo da tabela.

      Abs.

  10. Feliz Natal, Palmeiras!
    Mais um ano que termina. E espero que seja sem rebaixamento.
    Esse Alexandre Mattos está fazendo do Palmeiras um balcão de negócios. Entra jogador, sai jogador. O tal de Aranha chegou, fez somente um jogo, e agora está deixando o clube pra jogar no Coritiba. Em que paga o salário? O Palmeiras, claro!
    Robinho, Dudu, Alan Patrick (que já se foi), Rafael Marques, Leandro Banana, Arouca, Amaral, Gabriel… todos sem a mínima condição de vestirem a camisa do Verdão. Dependemos ainda do Valdívia , que certamente nem irá voltar. E tem o Zé Roberto, motivador de firma!
    A única coisa boa foi essa nova camisa, que voltou a ter um verde adequado. Se bem que com esse time, era melhor que jogássemos de azul, amarelo, laranja..

    • Márcio Trevisan

      Olá, Cassiano.

      Respeito sua opinião, mas vc tem certeza de Arouca, Robinho, Dudu e Gabriel não têm, mesmo, condição de jogar no Palmeiras? Será que os quatro não seria titulares absolutos na esmagadora maioria dos outros demais 19 clubes do Brasileirão?

      É pra pensar.

      Abs.

  11. antonio carlos

    O time foi bem, estava melhor em campo ate tomar o gol..depois disso nao conseguiu reagir..mas acho que como voce disse ainda lutaremos no minimo por libertadores…vide cruzeiro que ja iam dizer , ou ja estavam dizendo que era a nova sensação, perdeu em casa para a chapecoense…

    • Márcio Trevisan

      Antônio Carlos: ganhar e perder neste Brasileirão será uma constante para todos os times.

      Nosso problema é que estamos muito abaixo na tabela, numa zona de perigo. Então, dos próximos quatro jogos (SP casa, Chapecó casa, PP neutro e Avaí casa) teremos de somar pelo menso 10 pontos para não só ficarmos longe da confusão como também nos aproximarmos do G4.

      Abs.

  12. Mais uma vez discordo em relação ao Dudu. Não há nada que justifique a insistência com esse jogador medíocre, a não ser que o treinador é novo e portanto acredita que possa recuperá-lo. Eu duvido. Não acerta um drible e quando acerta um passe é para se livrar da bola o mais rápido possível. Aquele lançamento do Alecsandro na esquerda onde ele ficou mano a mano com o zagueiro era pra ir pra cima e entrar com bola e tudo no gol ( era o que o Edmundo faria ). Eu sei, exagerei, não tem a menor condições de comparar esse rapaz com Edmundo. No máximo com o Maikon Leite. De resto, acho que o time vai melhorar com a chegada do Barrios.

    Abçs !!!

    • Pra não achar que é marcação com o jogador, pode ver que eu também criticava muito o Vitor Hugo, porém, jogo a jogo ele vem provando o contrário. É que realmente esse Dudu…tá difícil.

    • Márcio Trevisan

      Ed: pra mim o Dudu está com os dias contados no time titular (a menos, claro, que arrebente domingo, contra o SPFC).

      Motivo: além de Kelvin e Leandro, é possível que Barrios também possa atuar pelos lados do campo, formando assim a dupla de ataque com Alecsandro.

      Quanto ao Barrios, de fato é bom jogador – mas paramos por aí. Nada de esperar dele um novo Evair, como já ouvi por aí.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>