ALECSANDRO – OU QUALQUER OUTRO – É MELHOR DO QUE NADA

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras, que de novo provaram ser covardes na hora de concluir e, por isso, deixaram mais uma vitória escapar.

EM SÍNTESE - Nunca vi grande coisa em Alecsandro, e vejo menos ainda após ouvir suas declarações de que preferiria permanecer no Flamengo/RJ a jogar no Palmeiras. Mas sou obrigado a admitir que precisamos do cara, pois se hoje ele já estivesse em nosso time certamente teríamos vencido. É impressionante a covardia de quase todos os nossos jogadores que, mesmo de frente para o gol, não têm autoconfiança suficiente para chutar. Não à toa, 4 dos 5 gols que marcamos neste Brasileirão foram de cabeça. Isso é falta de treinamento? Sim. É falta de qualidade? Também. Mas é falta, principalmente, de culhões. E um time de covardes não chega a lugar nenhum. Por isso, que venha Alecsandro – ou qualquer outro, pelo amor de Deus!

FERNANDO PRASS – 5,5
SATISFATÓRIO

A  verdade é que falhou no gol, pois rebateu pra frente uma bola que deveria ter sido defendida ou, no máximo, espalmada para o lado. Mas, depois, evitou a derrota ao praticar duas defesas seguidas.

LUCAS – 5,5
SATISFATÓRIO

Foi melhor defensiva do que ofensivamente, embora tenha se apresentado bem no campo de ataque, sobretudo no primeiro tempo. Mas errou passes que poderiam ter complicado a nossa vida. Como está suspenso, não poderá jogar no domingo e será substituído por Ayrton, já que João Pedro está na Seleção Brasileira de Juniores. Então, vou avisar desde já: é melhor jogarmos com três zagueiros, pois o ex-lateral do Coritiba/PR não marca ninguém.

 

 JACKSON – 5,5
SATSIFATÓRIO

Jogou mais na sobra, já que a marcação de Nilmar ficou a cargo de Vítor Hugo. Mas sempre que foi preciso esteve atento e ajudou seu colega de zaga.    

VÍTOR HUGO – 6
BOM

Errou duas saídas de jogo, mostrando que quando não faz o simples costuma se complicar. Mas se recuperou a tempo com boas coberturas e também por anular completamente Nilmar. Além disso, marcou mais um gol – o quinto desde sua chegada, excelente número para um zagueiro.

EGÍDIO – 6 
BOM

O rapaz aí de cima esteve longe de brilhar nesta noite, mas pelo menos não foi tão mal quanto nos jogos anteriores. Desta vez, esteve mais atento à marcação (embora o Inter/RS praticamente não tenha atacado pelo seu setor) e também aparEceu com um pouco mais de qualidade no campo de ataque.

GABRIEL – 6
BOM

No que diz respeito às roubadas de bola e aos desarmes, esteve perfeito. O problema é que quando resolve sair jogando normalmente só faz bobagens. Mas, em síntese, esteve em uma boa noite.   

AROUCA – 5,5
SATISFATÓRIO

Se comparada à atuação que teve diante do Corinthians/SP, a de hoje foi bem mais modesta. Percebendo que o Inter/RS só se defendia, largou mão da marcação e apareceu bastante no campo ofensivo, inclusive pelas laterais – mas não teve sucesso em uma única jogada importante.

ZÉ ROBERTO – 6
BOM

Mais uma vez, teve um primeiro tempo bastante elogiável, organizando as jogadas da equipe com muita qualidade e ainda dando uma força a Egídio na marcação. Já na etapa final, seu único ponto positivo foi a cobrança do escanteio na cabeça de Vítor Hugo. Visivelmente pregado em campo após os 20 da etapa final, demorou demais para ser sacado. 

RAFAEL MARQUES – 4,5
RUIM

O que mais irritou em sua atuação nesta noite não foi nem o fato de não saber exatamente onde jogar e nem em nenhum momento ter ocupado o espaço que havia no comando do nosso ataque, mas sim ter tido em seus pés uma das bolas do jogo e, em vez de chutá-la a gol, covardemente tê-la tocado para trás. Acho que o fato de sempre salientar que não quer jogar como atacante se deve muito mais à sua falta de coragem do que à sua falta de categoria. 

KELVIN – 5,5
SATISFATÓRIO

Dois pontos positivos devem ser destacados neste rapaz: não uma, mas algumas vezes, voltou para ajudar na marcação, sendo assim muito útil, e foi o único jogador a de fato tentar chutes a gol. O problema é que ele tem um chute tão potente quanto o de uma velhinha cadeirante, e por isso não consegue ser mais efetivo em campo.  

DUDU – 4,5
RUIM

Pra não dizer que não fez nada, acertou um lindo toque de calcanhar no segundo tempo. No mais, alguma correria, uma ou outra jogada de habilidade e… Só isso. Não teve um grande lance em todo o jogo, e o fato de tê-lo terminado foi apenas mais um erro de Oswaldo de Oliveira.  

OSWALDO DE OLIVEIRA – 4,5
RUIM

Uma das minha principais preocupações é não passar a você, amigo palmeirense, a falsa ideia de que pego no pé do nosso treinador, mas o que eu posso fazer se, em quase todas as partidas, ele me dá motivos para criticá-lo? E mesmo que tivéssemos vencido, asseguro que não mudaria nem a nota e nem a avaliação acima. Hoje, por exemplo, até escalou bem a equipe titular, já que Dudu fazia parte dela antes de ser suspenso, mas seus acertos se limitaram a este. Afinal, errou ao sacar Kelvin e não Dudu para a entrada de Cleiton Xavier, errou ao demorar demais para perceber que, após a entrada de Anderson, o Inter/RS passou a dominar o meio-campo porque Zé Roberto, fisicamente morto, dava espaços demais, e errou ao escolher Cristaldo e não Leandro Pereira para o lugar do nosso capitão, já que o “Banana” pelo menos tem a jogada aérea, algo que o argentino, devido à baixa estatura, não consegue ter. Já perdemos Wanderley Luxemburgo, mas quiseram os deuses do futebol nos dar um nova e melhor opção para resolver o problema. Assim, não posso ser mais claro: Marcelo Oliveira já!   

CLEITON XAVIER – 4,5
RUIM

Sua entrada piorou a equipe. Na verdade, parece que precisará de algum tempo para se readaptar ao futebol brasileiro, já que nem de longe lembra aquele meia que deixou o Palmeiras. Para piorar, ainda poderia ter feito o gol da vitória mas, covarde como quase todos os seus colegas de time, preferiu tocar a bola – e errou o passe.  

AMARAL – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Jogou apenas 7 minutos, sem tempo para ser analisado.  

 AMARAL – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Jogou apenas 10 minutos, sem tempo para ser analisado.

FOTOS DA CAPA: CÉSAR GRECCO

20 Responses to ALECSANDRO – OU QUALQUER OUTRO – É MELHOR DO QUE NADA

  1. marcio, desculpa voltar a sua coluna, mas hoje foi um dos dias mais tristes para min, deixar a vitoria escapar, logo com essa gente do internacional, voce não pode imaginar a prepotencia deste time dirigentes e torcedores, eles não gosta do palmiras, como gremio tambem não, porem o inter é pior que o gremio, >Eu acho que o clovis roosi tem razão. O PALMEIRAS PERDEU A ALMA. Quem acompanha o palmeiras desde 1963 pela radio nacional e tupi, tem que se revoltar realmente é uma tristeza desculpa pelo desabafo

    • Márcio Trevisan

      Canuso: não há com o que se desculpar.

      O espaço é seu e você o utiliza quantas vezes quiser e da forma como quiser.

      Escreva sempre!

      Abs.

  2. emilio Maranga

    Márcio definitivamente OSVALDO ja deu no SACO.Esse time vai sempre fica sair r entre o Décimo e décimo segundo , quem sabe a torcidinha que fica se olhando no telão, caia na realidade !!Márcio como sou fánatico, eu sempre ligo o rádio depois do jogo e escuto mais uma pérola do nosso treinador !! —–Por que o sr sacou Kelvin que vinha jogando bem ?? Resposta —-Alguém tinha que sair né ????

    • Márcio Trevisan

      Emílio: eu também ouvi esta frase.

      Ele não explicou porque não tinha como explicar que errou. Mas a repórter também foi “foca” demais, pois deveria ter insistido na explicação.

      Abs.

  3. Roberto Alfano

    Boa tarde, é um absurdo os nossos jogadores de ataque terem medo de chutar em Gol, pois foi o que faltou ontem!!!!

    Também o nosso amado Técnico demora demais para substituir e ainda o faz errado!!!

    Em pontos corridos não pode perder pontos importantes como tem acontecido, vai ter que buscar fora a diferença.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano, boas.

      Pode anotar: até podemos ganhar do Goiás no Serra Dourada, mas será muito difícil não perder de Galo e Inter fora de casa.

      Estes pontos, meu amigo, já eram.

      Abs.

  4. Concordo com o Tiago quanto à demissão do Oxxxvaldo, apesar de tudo.

    E, Marcio, reforçando outro ponto que incomoda. O técnico deveria mexer mais no intervalo, pra variar. Por que não usar metade do tempo o Zé Roberto e na outra o Cleiton Xavier, que é da mesma posição? Ele só vem escalando o cara em posições tortas, como segundo volante, ponta… assim fica difícil.

    Não sei o que tanto ele fala do “treino forte”, que acabou ajudando nas lesões de vários jogadores, se Dudu e Kelvin, que não tem porte físico, não conseguem ter explosão ou equilíbrio suficientes pra resolver qualquer coisa. Alias, outra troca habitual, não poderia ser a do Robinho pelo Dudu, um em cada tempo? Se os perebas não aguentam jogar os 90 minutos?

    Que venha o Figueira!

    • Márcio Trevisan

      Luigi: quando faz estas perguntas relacionadas a Oswaldo de Oliveira, acaba exigindo demais de quem pode dar muito pouco.

      O que o cara demora para enxergar taticamente o jogo é algo inimaginável.

      Abs.

  5. Marcio,

    Concordo plenamente com a troca de treinador, mesmo porque a oportunidade está aí, com o Marcelo Oliveira disponível, além do que ele e o Alexandre Mattos já trabalharam juntos e todos nos conhecemos os resultados que eles obtiveram (“o cavalo está passando celado, temos que montar nele”) .
    Existem aqui os que são contra e eu os respeito, contudo não percebemos evolução na produção da equipe desde o início do ano, e como sabemos a justificativa apresentada pelo O.O. é que o time teve muitas contusões, então, porque não se avaliar os seus métodos de treinamento como sendo o responsável por tal fato. No Inter o treinador deles vem fazendo rodízio entre os jogadores e o time não sofre grandes quedas de produtividade e o mesmo assumiu a direção do clube praticamente ao mesmo tempo que o O.O. assumiu no Palmeiras. Podem alegar que o Palmeiras trocou o time todo e o Inter manteve o time do ano passado, mesmo assim a produção da equipe até agora está bem aquém do esperado, uma vez que mal consegue duas vitórias consecutivas, o que deixa claro a grande oscilação que o time vem sofrendo no campeonato, perdendo pontos que dificilmente serão recuperados com vitórias sobre os postulantes ao título fora de casa.

    P.S.:
    1- Durante o jogo de ontem tivemos vários momentos em que os nossos zagueiros estavam com a bola na nossa defesa, e o Arouca, que imagino tenha a função de buscar a bola para dar início a armação da equipe não se apresentava, ficava lá na intermediaria adversária esperando o lançamento dos zagueiros, produzindo um buraco no nosso meio campo, descompactando a equipe e forçando o “chutão”, quase sempre improdutivo, para frente. Será que estas aproximações, não deu tempo de ser treinado em cinco meses de trabalho?
    2- Sabemos que nosso time não é espetacular, mas é muito bom em termos de valores, por isso acredito que o nosso maior erro está no posicionamento de alguns jogadores dentro de campo, e isso é sim uma função primordial de nosso técnico, bem como insistir em treinos de finalizações de media distância. Jogadores como Dudu, Arouca tem potencial para produzir muito mais do que estão apresentando. Cabe ao treinador obter o máximo de cada jogador.

    “TODO PLANEJAMENTO DEVE SOFRER AVALIAÇÃO CONSTANTE E AS DEVIDAS CORREÇÕES QUANDO NÃO ESTIVER ATINGINDO OS OBJETIVOS TRAÇADOS.”

    Abs…

  6. Márcio, desculpe, mas não consigo concordar contigo na questão da demissão do OO.

    O nosso problema é finalização. Temos que contratar um CA matador é isso o nosso grande problema hoje.

    Demitir técnico no meio da temporada está errado, se fosse a maneira correta de gestionar o futebol a Europa estaria fazendo. Defendo a permanência dele por que por princípio de gestão é errado fazer isso. Não que nunca se possa demitir um técnico no meio da temporada, mas na maioria gigantesca das vezes é um grande erro.

    Quero que o Palmeiras se espelhe no que há de melhor no mundo em gestão de futebol não na cultura que nos levou ao 7×1.

    Sei que não te convencerei do contrário. Mas, você entende o meu ponto de vista?

    • Márcio Trevisan

      Tiago: não só entendo seu ponto-de-vista, como o respeito.

      E jamais será preciso me pedir desculpas por discordar do que eu penso – o espaço aqui, como vc bem sabe, é sempre democrático.

      Abs.

  7. JORGE FARANI

    Marcio, bom dia!
    Acho que isso que acontece atualmente no Palmeiras é falta de treinamento especifico que o “treinel” não tem como oferecer. No entanto, penso que o fato do Alecsandro falar que prefere continuar no Flamento é simplesmente o medo de ter que enfrentar a exigente torcida do Palmeiras. Aliás isso é um fato que acontece constantemente com muitos jogadores que passam pelo nosso clube e quando saem vão fazer sucesso em outros times. O Palmeiras precisa colocar o nome desses jogadores no “caderninho dos excluidos” e deixa-los de fora das indicações dos treinadores. Se o presidente no ano passado não demorasse tanto tempo namorando e contrasse logo o Lucas Pratto a falta de gol já estaria resolvida, no entanto, ele preferiu contratar quantidade trazendo o Pablo Mouche e o Cristaldo que não estão servindo para nada. Agora, ele que fique com o prejuizo.

    • Márcio Trevisan

      Farani, salve.

      Duas coisas:

      1 – O prejuízo não é do nosso presidente é de todos nós.
      2 – Quem o nosso presidente namorava no ano passado?

      Abs.

  8. marcio bom dia, na~p preciso comentar nada do jogo. ja que voce diise tudo que eu penso. Agora,cristaldo,arouca,rafael marques,dudu, o que é isso? quem desarmava ontem era o ze roberto não o arouca engraçado ne? eara uam otima chance de ganharmos o jogo ontem dava tranquilo , so que não temos treinador um abraço canuso

  9. Mário,
    bom dia.
    O time joga até bem mas a grande deficiência em chutar pro gol mata qualquer bom comentário!! Até o Clayton não chuta! É de doer.
    Que venha logo Alecsandro, este pelo menos não tem medo de chutar.
    Abs

  10. Márcio o segundo gol do Palmeiras contra o Atlético MG, o gol do Rafael Marques não foi de cabeça, sobre o Alecsandro o Palmeiras continua o mesmo né, esse cidadão em outras oportunidades também não quis vir jogar no Palmeiras e agora que está de bengalas ainda esnoba nosso time, se eu fosse o Nobre não contrataria esse verme, Se lembra do Kleber Pereira? Então né Márcio o Maikkon Leite já fez seu golzinho pelo Sport, e o nosso Dudu já fez quantos mesmo? abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: grato pela correção. Fui traído pela memória.

      Quanto ao Alessandro, o título desta crônica pós-jogo exprime com exatidão minha opinião.

      Por fim, MK7 só rende em times menores – está mais do que provado.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>