UM CENTROAVANTE DECENTE E UM TÉCNICO INTELIGENTE. SERÁ QUE É PEDIR MUITO?

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras, que mais uma vez provou ser um time carente de um homem-gol e de um treinador mais competentes.

EM SÍNTESE - Nada tenho contra Leandro Pereira, Cristaldo e muito menos Gabriel Jesus, mas o problema é que o primeiro finaliza bem, mas participa pouco do jogo; o segundo participa bastante, mas finaliza pouco; e o terceiro é um menino ainda imberbe. Para piorar, o time carece demais de um centroavante de verdade, que apareça durante todo o jogo, que chute a gol pelo menos umas cinco ou seis vezes durante a partida e que seja experiente o suficiente para segurar a bucha que é vestir a camisa 9 do Palmeiras. Hoje, claro, não foi apenas e nem principalmente do nosso centroavante a culpa pelo horrendo futebol apresentado (o nosso treinador que o diga), mas diante da fragilidade do Joinville/SC é fato que, se tivéssemos um comandante de verdade tanto no ataque quanto no banco, certamente teríamos vencido.

FERNANDO PRASS – 5
REGULAR

Com exceção de algumas saídas do gol e uma ou outra defesa mais simples, nada fez em todo o jogo. Também, um time que tem Kempes no comando do seu ataque…

LUCAS – 6,5
MUITO BOM

Este rapaz parece que está pegando no tranco, já que tem apresentado um bom futebol nos últimos tempos. Hoje, foi um dos raros destaques do time no primeiro tempo, e também o teria sido na etapa final se não tivesse se cansado tanto.

 

 VICTOR RAMOS – 6,5
MUITO BOM

Ficou encarregado da marcação do tal do Kempes, que de craque só tem mesmo o nome. Daí não ter tido tanto trabalho em campo. Mas a nota e a avaliação aí em cima se explicam: graças a ele, que travou na hora exata, Augusto César não marcou o gol que nos acarretaria a derrota.   

VÍTOR HUGO – 7
ÓTIMO

Esteve perfeito pelo alto, exímio nos desarmes e ótimo nas coberturas e antecipações. Seu único erro em todo o jogo foi perder a bola dominada em uma jogada individual à frente da nossa área. Sei que este rapaz não é muito confiável, pois vira e mexe comete um erro idiota ou infantil, mas na partida de hoje ele foi o nosso melhor jogador.

EGÍDIO – 5,5 
  SATISFATÓRIO

Não sei se a bola deste cara é só essa que tem mostrado ou se o problema ainda se deve à sua falta de ritmo de jogo, mas o fato é que fica difícil acreditar que ele foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Brasil no ano passado. De qualquer forma, se comparada às duas outras, a atuação de hoje até que foi razoável, já que esteve mais ligado à marcação e também apareceu um pouco mais no ataque. Sua substituição foi um grande erro de Oswaldo de Oliveira.

GABRIEL – 4,5
RUIM

Para quem tinha a missão de marcar o armador adversário – no caso, ora Augusto César, ora Marcelinho Paraíba -, acabou dando espaços demais a ambos. Graças a Deus que um não estava em uma noite muito inspirada e o outro já está mais pra lá do que pra cá. 

ROBINHO – 5
REGULAR

Vinha tendo sua pior atuação com a nossa camisa até realizar duas boas jogadas individuais, já quase no fim da partida. Noite atípica, em que pouco ajudou na marcação, nada realizou na armação e ainda errou passes fáceis.

ZÉ ROBERTO – 6
BOM

Vinha muito bem, mas muito bem, mesmo, atuando no meio-campo, já que era o único jogador do nosso time que tocava a bola com qualidade e protagonizava boas jogadas individuais. Mas um erro do nosso treinador o recolocou na lateral esquerda na etapa final, e com isso sua atuação caiu bastante, já que não tem mais pernas para apoiar e marcar. Resultado: o Joinville/SC passou a atuar insistentemente pelo setor e quase ganhou o jogo em suas costas. Sei que ele gosta de ser lateral, sei que foi eleito o melhor da posição no Campeonato Paulista, mas a verdade é que, por lá, pra ele não dá mais, infelizmente.

RAFAEL MARQUES – 4,5
RUIM

O único motivo de não ter sido substituído bem antes, talvez até mesmo no intervalo, é o fato de ser um dos protegidos de Oswaldo de Oliveira. Assim como já acontecera no meio de semana, mais uma vez teve uma atuação bem abaixo das que mostrou durante o Paulistão, ficando perdido em nosso campo de ataque sem saber exatamente onde deveria atuar. 

LEANDRO PEREIRA – 5
REGULAR

Participou muito pouco do jogo, limitando-se a disputar bolas pelo alto com os zagueiros adversários. É verdade que, no finzinho, quase marcou um belo gol de bastante oportunismo, mas isso é muito pouco para alguém que foi contratado para marcar os gols do Palmeiras. Deus que me perdoe, mas nesta noite ele me lembrou o Henrique (socorro!!!).

DUDU – 4,5
RUIM

Ainda bem que será julgado nesta segunda-feira pela besteira que fez na finalíssima com o Santos/SP. Assim, já saberá se poderá continuar jogando ou se pegará um gancho que o impedirá de atuar por algum tempo. Digo isso porque a queda em sua produção se deve, em muito, a esta indefinição e ao medo que ele tem de ver seus vencimentos caírem sensivelmente (afinal, ele aceitou a produtividade…). Desta vez não conseguiu ser nem o ponta-esquerda rápido e insinuante e nem o jogador para dar o último passe antes do gol. Ou seja: não conseguiu ser quase nada. 

OSWALDO DE OLIVEIRA – 4
MUITO RUIM

Nosso treinador é bom de papo, mas a verdade é que já não convence mais ninguém com seu perfeito português, com suas explicações muito bem argumentadas e com suas promessas de melhora rápida da equipe. Nesta noite, Oswaldo foi mal demais. Começou ao errar, de novo, na escalação – mesmo diante de um adversário inferior, não dá pra jogar apenas com Gabriel na marcação, já que Robinho até dá uma força, mas nunca foi, não é nem jamais será volante – é meia. Se não há Arouca, então que jogue Amaral ou, então, Andrei Girotto, um jovem que ainda não teve nenhuma chance real desde que chegou. Mas se foi mal antes da bola rolar, o amigo aí de cima foi ainda pior quando ela começou a desfilar pelo gramado da Arena Joinville. Primeiro, errou duas vezes quando optou pela saída de Egídio para a entrada de Valdivia: tirou do nosso meio-campo o cara com quem o Mago poderia dividir as jogadas de criação e colocou na lateral esquerda um jogador de quase 41 anos, permitindo que o Joinville/SC deitasse, rolasse e quase vencesse o jogo pelo setor. Muito mais fácil seria sacar seu protegido, Rafael Marques, manter Zé Roberto e o chileno no meio e dar uma dor de cabeça dos infernos ao adversários. Aliás, o protegido-mor do treinador só foi deixar o campo para a entrada de Kelvin aos 29 do segundo tempo, quando poderia ter saído muito antes, já que vinha jogando mal demais. Também não gostei de ele ter aberto nossos zagueiros, tornado-os alas, quando atacávamos pois, se tivéssemos tomado um contra-ataque em um destes lances, todos agora estaríamos lamentando uma derrota. Outra coisa: será que ele não percebe que nosso time toca a bola, toca a bola, toca a bola e não chuta a gol? Será que ele não percebe que, às vezes até mesmo já dentro da área, tem jogador que prefere passar a bola pra trás em vez de tentar a finalização? Isso é falta de treinamento e falta, também, de alguém com capacidade para treinar. Todos nós temos aqueles dias em que não nos saímos bem em nosso trabalho – o problema é que para o nosso treinador quase todos os dias têm sido assim. 

KELVIN - 6
BOM

Não vou dizer que arrebentou, que jogou demais, nada disso. Mas nos 20 minutos em que esteve a campo fez pelo menos uma coisa a mais do que qualquer outro palmeirense: chutou duas bolas a gol. E só não finalizou mais porque, devido à saída de Lucas, precisou dar uma força a Ayrton que, como sabemos, não consegue marcar nem mesmo uma idosa em uma cadeira de rodas.

 VALDIVIA – 4
MUITO RUIM

Gostaria de estar enganado, mas infelizmente creio que não estou: esse cara está visivelmente se poupando e evitando jogadas individuais (e consequentemente sofrer faltas mais fortes) porque quer se apresentar inteiro à seleção do Chile  para a disputa da Copa América. Hoje, ele conseguiu ser o pior jogador de um time que não jogou nada – errou passes fáceis, não deu um lançamento que prestasse e, ainda por cima, desperdiçou duas boas chances de gol, a última delas já nos acréscimos. Para a alegria de 50% da torcida palmeirense, pode ter realizado uma de suas últimas partidas pelo Verdão. 

AYRTON – 4,5
RUIM

Não se pode exigir muito de alguém que é reserva do reserva, por isso quando ele foi a campo comecei a temer pelo Palmeiras. Aliás, ele só não pôs tudo a perder por dois motivos: o Joinville/SC preferiu atacar pelo lado esquerdo da nossa defesa e Kelvin retornou algumas vezes para ajudá-lo a marcar. O amigo aí de cima só funciona (e neste caso admito que muito bem) se o esquema tiver três zagueiros. Caso contrário, é uma autêntica avenida.  

FOTOS DA CAPA: CÉSAR GRECCO

31 Responses to UM CENTROAVANTE DECENTE E UM TÉCNICO INTELIGENTE. SERÁ QUE É PEDIR MUITO?

  1. Mauricio Mahfud

    Oi Marcio, sobre o treinador, tb não gosto, mas eu não o demitiria, por 2 motivos: 1. sendo realista, quem (nomes?) colocaríamos no lugar que realmente possamos contratar (O Tite não vem, o Cuca, dificil pagar o que ele ganha), quem sobra de verdade? Tudo “japonês” igual ao OO, não acha? Ou vc tem um nome viável (leia-se, à nossa altura e que possamos pagar?). 2. esse elenco foi montado principalmente pelo oportunismo (no bom sentido) e conexões no mercado do A. Mattos, esse é o estilo dele, ele escuta o treinador mas se tiver que contratar sem escutar, tb contrata (dizem que foi assim no Cruzeiro tb). Mas, de qqer modo, o OO opinou sobre muitos desses jogadores, trazer outro agora significa que o treinador novo vai começar sua panela no meio da temporada, terá de conhecer os boleiros, aquele blablabla de sempre. Haja visto os 4 argentinos do Gareca…

    Abraços!

  2. emilio Maranga

    márcio . se com DUDU nosso ataque ja era uma M…,Imagine sem DUDU !!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Emílio.

      Concordo: apesar de até agora não ter brilhado, Dudu fará falta se, de fato, ficar impedido de jogar (mas eu acredito que a punição será reduzida).

      Peço desculpas por ter editado o seu depoimento, mas em nosso site não é permitido, por uma questão de ética profissional, comentar ações de jornalistas (caso da apresentadora da TV que vc citou).

      Abs.

    • Márcio Trevisan

      Então, Maranga, também acho que ele fará falta, apesar de não estar tão bem.

      Mas acredito que ele não ficará tanto tempo de fora – daqui a pouco a pena será diminuída.

      Abs.

  3. marcio, se não tomar uma atitude agora, será tarde o treinador perdeu a mão do time, ja tentou de tudo, so falta colocar o ze robero no gol, acorda nosso diretor de futebol

  4. PALESTRINO NATO

    Urgente…Urgente …nosso verdão precisa de um centro avante que marque gols.

  5. Márcio o time teve a semana inteira para treinar, (jogo contra o Sampaio Correia para mim é treino também) salários em dia, tudo de bom e melhor é oferecido a esses jogadores, aí vai jogar contra o poderoso Joinville e apresenta um futebol ridículo, vou dizer o que???? Nota zero para esses vagabundos. abraços.

    • Márcio Trevisan

      É, Maciel, os caras pisaram na bola.

      O treineiro não ajudou, mas mesmo assim eles poderiam ter jogado mais.

      Abs.

  6. Emilio Maranga

    Márcio quem sabe o ASA ou Vitória nos ajude a mandar esse pesudo treineiro paneleiro, de volta ao JAPÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!111

    • Márcio Trevisan

      Emílio: não torça para o mal apenas porque isso pode proporcionar o bem.

      Este tipo de pensamento é o que mantém o Palmeiras no século retrasado em termos de disputa política.

      Não acho que O. O. seja um bom nome para o nosso time, mas toda vez que o Verdão estiver em campo eu torcerei para ele vencer, seja lá quem estiver defendendo a nossa camisa (e mesmo que ela não seja verde ou branca, o que me dá ódio).

      Abração.

      • PALESTRINO NATO

        marcio … independente se sai ou não um tecnico …serei sempre palestrino … jamais desejarei o mal ao clube e portanto, assino embaixo suas declarações.

        • Márcio Trevisan

          Tenho certeza disso, Bibanco.

          Vc, eu e todos os palmeirenses querem o bem do Palmeiras. É que nosso sangue italiano às vezes não nos deixa agir com a razão.

          Abs.

  7. Emilio Maranga

    È como chover no molhado, Mas com OXXXVALDO não ganharemos 3 seguidas no brasileirão !!! Nosso time é o SONO do nosso treinador !!!Vamos ganhar do Goiás, depois, perdemos no Itaquerão e do INTER……E assim seguiremos no brasileiro uma no CRAVO e DUAS na FERRADURA !!!

  8. Roberto Alfano

    Boa tarde caro Marcio, muito bom seu comentário no que foi o pior jogo creio eu o de ontem!!!!

    E o pior é que treinam a semana inteira e não aprende a finalizar no Gol, bem como a bater pênalti!!!!

    Já perdemos 4 pontos, em um campeonato de pontos corridos faz muita falta.

    O que interessa é vitória seja de 1 X 0, e não show de bola, está faltando vontade e tática!!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Obrigado pelo elogio.

      Além de tática e de jogadores que finalizem a gol, acho que falta também técnico.

      Abs.

  9. Boa tarde Márcio,
    ontem foi um show de horror!!!
    Será que ficaremos assim???? Cade o CX, Arouca?????
    Num post anterior, eu havia dito que a partir da 7ª rodada poderíamos ter um time lutando por melhores posições e você disse que poderia ser tarde. Realmente, você está com a razão!!!!
    Abs

    • Márcio Trevisan

      Édson: Cleiton Xavier se recupera de nova lesão e poderá ser novidade no domingo, contra o Goiás/GO.

      Aliás, vale lembrar que o cafra mal chegou e já teve dois problemas musculares.

      Abs.

  10. Marcio,

    “futebol” (isso mesmo, minúsculo e entre aspas) apresentado ontem pelo PALMEIRAS foi digno da era Kleina/Dorival, ou seja aterrorizante. Só que naquela época o time era desprovido de competência técnica – atenuante para os treinadores citados, mas não que não tivessem muita culpa nos vexames sucessivos do ano passado.
    Agora hoje, nosso time tem um dos elencos mais equilibrados do futebol brasileiro, e nosso treinador, após cinco meses, com pré-temporada mais longa e várias semanas cheias para trabalhar a equipe, vem a público para alegar que a equipe não está rendendo, devido a série de contusões e que não consegue repetir a equipe que ele considera ideal. Ora! para quê formar um elenco tão forte se, ao perdermos algumas peças, o time apresenta um futebol tão bisonho como o de ontem.
    É dado ao treinador o direito de escolher o seu esquema de jogo e os jogadores que ele considera ideal para executá-lo, contudo o time tem que apresentar resultado dentro de campo. Se ele tem os seus “queridinhos” e se apega ao seu esquema tático – sem busca por variações conforme o adversário, ele que faça o time render bem dentro das suas concepções do futebol moderno, com, no mínimo apresentações de equipes dignas de série A do campeonato brasileiro. Veja que eu não disse nem dignas de UM PALMEIRAS CAMPEÃO DO SECULO XX, porque para isso precisaríamos de outros BRANDÕES, TELES, LUXAS (dos bons tempos), etc..
    A ampulheta do O.O está cada vez com menos areia para que ele consiga apresentar um time digno de PALMEIRAS e fazer esse time render coletivamente e sem oscilações de uma partida para outra.

    P.S.: Tendo assistido a todos os jogos do PALMEIRAS este ano, os raros momentos que me fizeram lembrar de suas grandes atuações foram o primeiro tempo contra o Audax (primeiro jogo do Paulista 2015) e contra o SPFC, mas neste caso, não sabemos se a expulsão e a postura do adversário não influenciaram decisivamente a nossa atuação.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Hélio.

      Tudo o que vc escreveu sobre o nosso treinador está correto.

      Porém, conheço o nosso clube, e afirmo: não serão mais dois ou três maus resultados que o derrubarão. O fato de ter levado à equipe quase ao título paulista (algo que pode náo ter acontecido devido àqueles pênalti não marcado em Vítor Hugo quando a finalíssima ainda estava 0 a 0) conta muitos pontos a seu favor.

      De qualquer forma, os quatro próximos jogos lhe serão importantíssimos: Goiás (C), Corinthians (F) e Inter (C) e Figueirense (F). Se nestes compromissos o Palmeiras não somar pelo menos 9 pontos a situação poderá se complicar para o culto treinador.

      Abs.

      • Ola, Marcio.
        Permita-me discordar de você. Não creio que perdemos o título do Paulista apenas pela não marcação do pênalti, que realmente existiu, mesmo porque não estamos convertendo muitos pênaltis ultimamente, mas pela postura do time durante o primeiro tempo do jogo. Muito nervoso e ainda não fez a marcação corretamente, pois deveria ter subido a marcação para pressionar a saída de bola dos sardinhas, bem como explorar os contra-ataques com velocidade, abrindo as jogadas pelas pontas para espaçar a marcação deles e com a penetração dos jogadores vindo de trás para finalizar. Creio, também, que se não conseguirmos vitórias nos próximos jogos a pressão sobre o treinador se tornará insustentável uma vez que lhe foi dado todas as condições para apresentar um trabalho mais eficaz (jogadores por ele solicitado e segundo ele escolhido segundo o perfil que ele desejava). Não há desculpas para apresentações tão patéticas quanto a de ontem. Nem mesmo a ausência de Arouca e Cleiton Xavier já que estes jogadores pouca participaram desde o início da preparação.

        Abs…

        • Márcio Trevisan

          Hélio: claro que não foi apenas pelo penal, mas se saíssemos na frente a pressão seria enorme sobre o Santos, certo?

          Quanto a tudo o que vc escreveu taticamente, beleza: só que nosso técnico é o O. O., não o W. L.

          Abs.

  11. Venho dizendo aqui semana após semana: NÃO TEMOS TÉCNICO. É só analisar a história desse treinador. O cara conseguiu perder a final para o Ituano o ano passado tendo vantagem do empate. Esse ano conseguiu a mesma proeza. Precisa dizer mais alguma coisa ?

    VITOR HUGO: não confio nesse zagueiro.

    RAFAEL MARQUES: Será que está voltando ao normal ?

    VALDÍVIA: Esse jogador é um dos mais sem vergonhas que vestiram a camisa do Palmeiras. É vagabundo, só joga de acordo com seu interesse pessoal. Assinar um novo contrato com ele vai ser o maior atestado de burrice da história. Ele vai rir muito ( da nossa cara ) se isso acontecer.

    DUDU: Ele jogou bem alguma vez antes ?? Pra mim não houve queda de rendimento alguma. O futebol dele é esse mesmo. Quem tomou chapéu fomos nós. Se tiver que escolher entre os dois eu prefiro o Maikon Leite.

    Abraços !!

  12. Ontem foi terrível mesmo. Deu NOJO ver o Palmeiras. Um time tão apático como o técnico. Esse time precisa de um técnico mais vibrante imediatamente. Ontem deu saudade de um Luxa, um Leão e até mesmo do Jair Vicerne (péga, péga, péga).

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      Acho que vc tocou no ponto exato: é preciso um treinador que seja mais vibrante, que jogue junto com a equipe. Que tal Abel Braga?

      Abs.

  13. Bom dia!
    Podemos contratar até o Messi. Não temos TÉCNICO! Perdemos o Paulistão por culpa dele e vamos nos ferrar no Brasileiro também! Lá pela 16, 17 rodada os caras acordam, pensam na troca e aí amigos……..a vaca já estará no brejo!!!! Meu voto de confiança pra esse treinador (ultrapassado) terminou ontem!

    Abços à todos!

  14. Eli Cardoso

    Bom dia Marcio, olha que o Palmeiras vem jogando mal faz algum tem, mas ontem bateu todos os recordes. O Mattos fica querendo contratar esse ou aquele jogador, mas e o técnico? Esse senhor não fez um time ainda esse ano! Sem falar do Depto Médico, ainda tem mais jogar que o antigo INPS. Achava que poderíamos ter um time para o brasileiro, mas vamos brigar pra não cair de novo. Estou cansado de gastar tempo e dinheiro com esse time. Agora vamos perder o Dudu, tudo bem que não está jogando nada, mais foi uma puta e uma grana no moleque, isso mesmo, moleque.
    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Eli.

      Mesmo que O. O. seja mantido e um centroavante não venha, não creio que lutaremos para não cair, e por duas razões: a primeira é que não há um supertime, ou seja, está quase todo mundo no mesmo nível, e a segunda é que, como vimos ontem, tem time que é bem pior do que o nosso.

      Abs.

  15. Já que eu estou com insonia por causa destes desgraçados !
    Concordo com todas as analises e notas, menos a do MAGO.
    Pra mim, sua nota é 9,99.
    Ele não leva 10, por culpa dos médicos, dos fisioterapeutas, da nutricionista, dos massagistas, dos roupeiros, dos carregadores dos materiais, do motorista do ônibus que levou a delegação ao estadio, dos seguranças, do técnico, dos colegas de time, dos reservas que não ajudam ele nos treinamentos, dos dirigentes, dos torcedores que não gostam dele e fazem criticas destrutivas, dos estatísticos que teimam em levantar seus números, etc…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>