COM A CALCULADORA NA MÃO

É triste, mas situação do Palmeiras já nos obriga a fazer as contas. E para não cair.

Talvez a mais desagradável das funções inerentes à minha profissão é o fato de ter de falar e escrever a verdade, independentemente de qual ela seja. É que muitas vezes nós, os jornalistas, gostaríamos bem mais de contar uma mentira agradável do que jogar na cara do nosso público informações que, sabemos, irão desagradá-lo. E este é exatamente o caso desta crônica.

Meus amigos: apesar de ainda faltar um turno inteiro para o fim do Brasileirão, não os enganarei: o Palmeiras nem em sonho poderá ser campeão neste ano, nem por milagre disputará a próxima Libertadores, nem com muita sorte conseguirá uma pré-vaga à Sulamericana do ano que vem. Nosso objetivo até o fim de 2014 será lutar, e muito, apenas para não passarmos mais um vexame de um novo rebaixamento. Sei que isso é horrível, sobretudo quando se refere ao maior campeão nacional, mas é a mais pura verdade.

Sendo assim, analisei a tabela que teremos pela frente, levantei dados das últimas oito edições do Campeonato Brasileiro (quando o torneio passou a ter 20 clubes) e cheguei aos números que, tenho certeza, serão suficientes para nos mantermos na elite da bola tupiniquim. São eles: 47 pontos e 12 vitórias.

Explicando: desde 2006, nenhum clube que atingiu estes dígitos foi rebaixado, conforme você pode conferir na lista abaixo, que mostra os 16ºs colocados em cada competição:

2013 – Criciúma/SC (46 e 13)
2012 – Portuguesa/SP (45 e 10)
2011 – Cruzeiro/MG (43 e 11)
2010 – Atlético/GO (42 e 11)
2009 – Flamengo/RJ (46 e 11)
2008 – Náutico/PE (44 e 11)
2007 – Goiás/GO (45 e 13)
2006 – Palmeiras/SP (44 e 12)

Como se vê, o Verdão até poderá escapar com números ainda mais modestos, mas para não chegar à última rodada precisando de algum resultado o ideal serão, de fato, 47 pontos e 12 vitórias.

Bem, como sabemos, o time conta, hoje, com 18 pontos e 5 vitórias. Assim, precisará somar neste returno de Brasileirão mais 29 pontos (ou seja: 7 vitórias, 8 empates e no máximo 4 derrotas em 19 partidas). Claro que se pode atingir estes 29 pontos com outras campanhas (por exemplo: com 6 vitórias e 11 empates. Mas neste caso a equipe só poderá perder duas vezes…). De qualquer forma, 29 pontos representam um aproveitamos de 50.8% dos pontos em jogo – ou pouco mais da metade.

Dorival Jr é a nossa maior esperança

Outro detalhe importante é que, embora todas as vitórias representem a soma de três pontos algumas delas – em razão da vergonhosa campanha neste primeiro turno – na prática valerão mais do que outras. Se quiser respirar aliviado o quanto antes, o Palmeiras terá, obrigatoriamente, de vencer Criciúma/SP, Vitória/BA e Chapecoense/SC em casa. Se obtiver a mesma sorte diante de Bahia/BA e/ou Coritiba/PR como visitante, tanto melhor. É que estes clubes, muito provavelmente, serão os que disputarão a permanência na Série A contra a gente até o fim.

Creio ser importante ressaltar, também, que algumas derrotas, parecem certas. É provável que percamos para Cruzeiro/MG, São Paulo/SP e Inter/RS fora de casa, pois estes resultados quase sempre acontecem. Desta forma, para que somemos pontos também longe da Capital, o ideal é mirar as partidas diante de Goiás/GO, Figueirense/SC e Botafogo/RJ – se ganharmos ao menos uma destas, já será ótimo, pois é claro que também temos condições de superar Atlético/PR e Sport/PE diante de nossa torcida.

Sei bem, prezado internauta, que este texto é também um exercício de futurologia. Mas meu objetivo ao escrevê-lo foi apenas deixá-lo ciente do quão delicada é a situação do clube que tanto amamos.

Como podemos ver, aquele ex-presidente de origem árabe e mais Belluzzo, Tirone e Nobre já conseguiram manchar as glórias tão brilhantemente obtidas por Bianco, Heitor, Jair Rosa Pinto, Oberdan, Djalma Santos, Dudu, Ademir da Guia, César Maluco, Luís Pereira, Marcos, Velloso, Sérgio, César Sampaio, Edmundo, Evair, Rivaldo, Paulo Nunes, Arce, Oséas, Zinho, Valdivia, Marcos Assunção, …

 

 

 

10 Responses to COM A CALCULADORA NA MÃO

  1. Tiago Henrique

    Márcio o Belluzzo é na minha opinião não deveria ser colocado entre esses 2 energúmenos fantoches do musgambá. Ele pecou por fazer com excesso o que sempre queremos montar time para ser campeão, errou nas cifras pagas há alguns jogadores, mas a última vez que nosso amado alviverde entrou numa competição com reais condições de título e sendo cotado como favorito, foi em 2008 e 2009. Depois só tivemos times medíocres. Tirone não sabe dirigir uma lanchonete vei ser presidente da SEP esse último ficou de olho nas finanças e esqueceu que o dinheiro que existe veio de uma razão o futebol.
    Por isso apesar de ter gastado muito mais do que era prudente eu ainda prefiro um Belluzzo deo que dois fantoches do musgambá. Além disso ele foi um dos principais responsáveis por estamos a beira de receber o estádio mais moderno do sul do Mundo!!!

    • Tiago Henrique

      Desculpe alguns erros de digitação. Só acrescentando se não fosse o Allianz Parque, ou Palestra Itália, que nos catapultará para cima assim que tivermos um presidente minimamente inteligente, que ao invés de, brigar com um dos nossos maiores aliados, o utilize de maneira positiva.

    • Fábio P. R.

      Concordo.

    • Márcio Trevisan

      Tiago: não critico Belluzzo por ter tentado montar um grande time, com Valdivia, Kléber, Vágner Love e o ex-treinador maldito e bigodudo. Nesse ponto ele agiu como eu ou você agiríamos.

      Eu o critico por ter negociado Keirrison antes da hora e, pior ainda, ter demitido Luxemburgo após ser criticado por este erro.

      E nem estou levando em consideração a nojenta e mentirosa camisa azul com a faixa branca e nem os gritos para matar bâmbis que ele fez numa festa à qual, se tivesse vergonha na cara, nem deveria ter ido.

      Belluzzo é um dos homens mais inteligentes do Brasil, mas de futebol não entende absolutamente nada.

      Abs.

  2. Hugo Velázquez

    É muito pouco para um time da grandeza do Palmeiras, para não dizer vergonhoso, ao invés de fazer contas de quantos pontos temos que fazer para sermos campeões, fazemos para não cair….. Quando isso vai passar?? Quando estes incompetentes deixarão pessoas sérias administrar nosso clube?? Quando veremos de novo aquele Palmeiras campeão, brigando por títulos, com grandes contratações, quando? Você vê isso num futuro breve Márcio?

    Desculpe o desabafo, abraço!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Hugo.

      Vou ser bem sincero: assim que pudermos jogar na Arns Palestra Itália a tendência é que a situação melhore.

      Mas sonhar com pessoas sérias administrando o nosso clube é querer muito.

      abs.

  3. Minha matemática é mais simples,é só criar vergonha na cara e vencer todos os jogos em casa! Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: vencer é um verbo bem difícil de se conjugar no Verdão.
      Este é um problema.
      Abs.

  4. Marcio, vou acrescentar mais um pequeno detalhe nesta ótima matéria que você fez.
    O Palmeiras em TODAS rodadas tem que jogar “de olho” na equipe que estiver posicionada na 17º colocação.
    Será uma batalha a cada rodada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>