AMIGOS, SOMOS FRAQUINHOS. NÃO É PRECISO NOS PREJUDICAR.

Veja as análises técnica e tática de todos os profissionais do Verdão,
que só não venceu o Grêmio/RS porque o árbitro-assistente nos prejudicou
.

FÁBIO – 5,5
SATISFATÓRIO

Sem praticar nenhuma defesa difícil durante todo o jogo, graças principalmente à ótima marcação realizada por todo o time, acabou se destacando apenas nas saídas de gol, nas quais foi bem.            

 WENDEL – 5
REGULAR

Começou levando um vareio de bola do tal Dudu, que durante os 15 primeiros minutos da partida fez de seu setor uma avenida. Aos poucos, e graças à ajuda que recebeu de Diogo e Renato, estabilizou-se e, se não pôde ajudar ofensivamente, também não complicou mais no aspecto defensivo.        

LÚCIO – 7
ÓTIMO

Cometeu um erro idiota no segundo tempo, quando quis sair jogando em vez de dar um bicão e se livrar da bola, o que poderia ter nos causado problemas. Porém, com exceção deste lance e de uma única jogada, ainda nos primeiro minutos de partida, não deixou o argentino mercenário ver a cor da bola, ganhando todas as disputas e sendo o responsável por grande parte da vaia que o ex-palmeirense (ou o correto seria “o nunca palmeirense”?) ouviu ao ser substituído. Pena ter recebido o 3º amarelo e, desta forma, já ser desfalque no primeiro jogo pós-Copa.    

WELLINGTON – 6
BOM

Atuou mais na sobra, já que a marcação ao Pirata Caolho (sim, é desta forma que os gremistas o chamam) coube exclusivamente a Lúcio. Mas sempre que foi chamado esteve pronto a agir, seja pelo alto, onde sempre vai muito bem, seja nas antecipações e coberturas. Não é o novo Luís Pereira, mas tem bola pra ser titular deste time.     

WILLIAM MATHEUS – 6,5
MUITO BOM

Parece que a provável saída de Juninho (Obrigado, Senhor!!!) lhe fez bem. Hoje, não só teve uma atuação bastante interessante no aspecto defensivo, como também impediu os avanços de Pará, pois sempre que pôde esteve no ataque.       

RENATO – 5
REGULAR

Se tivesse apresentado um futebol que não tem, por certo o argentino Alan Ruiz não teria sido o melhor jogador de seu time. Mas, diante das limitações que possui, pelo menos não deixou nossa zaga totalmente desprotegida, e ainda deu uma força na cobertura a Wendel e a William. Porém, creio que com Gareca o titular será Eguren.

   

 MARCELO OLIVEIRA – 5
REGULAR

Hoje jogou em sua verdadeira posição, mas nem por isso apresentou um futebol de arrancar suspiros. Aliás, seu destaque maior ficou para um chute tão horrendo, mas tão horrendo que nem merece ser detalhado. Se leva a nota e a avaliação acima é porque, pelo menos, se doou em campo, sobretudo nos primeiros minutos do jogo, únicos em que o Grêmio/RS de fato nos foi superior.  

FELIPE MENEZES – 6
BOM

Diante de sua enorme falta de qualidade, até que hoje, pelo menos, não nos fez passar raiva. Quando pôde, organizou nosso meio-campo e iniciou algumas de nossas jogadas ofensivas, mas se deu melhor, mesmo, ajudando na marcação e sendo, desta forma, mais uma a impedir que o time gaúcho nos sufocasse.       

MARQUINHOS GABRIEL – 6
BOM

Após ser o principal responsável pela nossa derrota no meio de semana, o amigo aí de cima teve nesta tarde uma atuação bem mais satisfatória. Se tecnicamente não apareceu como poderia, taticamente cumpriu importantíssima função, pois não só preencheu o meio-campo (e com isso sempre chamou a atenção de um marcador, quase sempre o ex-jogador do Verdão, Edinho) como auxiliou nas roubadas de bola em nossa intermediária defensiva. Não é jogador pra ser titular, mas pode compor este grupo.      

DIOGO – 8
EXCELENTE

Sem dúvida alguma, teve em Caxias do Sul/RS a melhor atuação desde que chegou ao Palmeiras. Embora não tenha aberto mão do auxílio defensivo a William Matheus, foi de longe o melhor e mais perigoso atacante do Palmeiras e, também, o principal destaque de toda a partida. Chamou o jogo, prendeu a bola, tentou – quase sempre com êxito – jogadas individuais e fez um belo gol de cabeça, erroneamente anulado pelo incompetente bandeirinha. Tomara esta parada não seja motivo para a sua queda de rendimento, pois se continuar a jogar assim talvez torne Leandro seu reserva.        

HENRIQUE – 4,5
RUIM

Pra não dizer que não fez nada, mais uma vez bateu boca com um marcador e foi advertido com o amarelo – por sinal, o terceiro, que o deixará de fora do clássico com o Santos/SP, nosso próximo jogo válido pelo Brasileirão, marcado para 16/07, provavelmente na Vila Belmiro. No mais, prendeu algumas bolas, deu uma força à defesa nos escanteios, mas de novo esteve muito mais ausente do que presente em campo. Dá a impressão de que ficou satisfeito com seu espetacular começo no Palmeiras e, agora, acha que já pode descansar.      

ALBERTO VALENTIM – 5,5
SATISFATÓRIO

Foi preciso que Wesley ficasse de fora para que, enfim, nosso interino treinador escalasse o miolo de zaga da forma, correta, ou seja, com Wellington ao lado de Lúcio, e também tornasse Marcelo Oliveira o que de fato é - segundo volante. Tais alterações, estou mais do que certo, tornaram-se o principal motivo do ótimo sistema de marcação imposto pelo Palmeiras nesta tarde, que não apenas impediu que o Grêmio/RS, como se esperava, nos fosse superior em todo o jogo mas também nos deu a real chance de vencer a partida. Mas também não vou negar o mérito que Valentim, em seu jogo-despedida, teve ao fazer com que todos os jogadores, sem exceção, não apenas marcassem, mas também saíssem para o jogo, buscando a vitória (que, como sabemos, só não veio devido ao erro do árbitro-assistente no lance em que Diogo marcou de cabeça). Contudo, uma alteração ele poderia ter feito, nem que tivesse sido lá pelos 30 da etapa final: se sacasse Henrique e colocasse Rodolfo, não perderia em nada na marcação, não mexeria taticamente no time e poderia, talvez, ter conseguido a vitória pois, no comando do nosso ataque, teríamos um jogador de mais velocidade para puxar um contra-ataque. Ainda não está preparado para assumir o comando de uma equipe com o tamanho, a importância e a pressão do Palmeiras, mas ao obter 13 dos 21 que disputou (contando-se nestes os válidos pela Copa do Brasil), podemos dizer que cumpriu com sua obrigação.  

JOSIMAR – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

 Jogou apenas 9 minutos, sem tempo para ser analisado.

Concorda com as notas e as análises acima? Sim? Não? Aproveite o espaço abaixo e avalie você também a atuação do Palmeiras nesta partida.

Quadro de Avaliação

10 – Magnifico
9,5 e 9 – Excepcional
8,5 e 8 – Excelente
7,5 e 7 – Ótimo
6,5 – Muito Bom
6 – Bom
5,5 – Satisfatório
5 – Regular
4,5 – Ruim
4 – Muito Ruim
3,5 e 3 – Péssimo
2,5 e 2 – Horrível
1,5 e 1 – Vergonhoso
0,5 e 0 – Ofensivo 

33 Responses to AMIGOS, SOMOS FRAQUINHOS. NÃO É PRECISO NOS PREJUDICAR.

  1. Marcio pegando esse tema do Ed Souza sobre a entrevista do Paulo Nobre, vou lhe fazer uma pergunta:-
    Como pode alguém antes de tomar posse fazer discursos sensatos, equilibrados, coerentes e depois que toma posse SÓ ABRE A BOCA PRA FALAR E FAZER BOBAGENS.
    Vou citar somente 2 frases do Paulo Nobre após tomar pose de Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras:-
    “Vendemos o almoço pra pagar a janta”.
    “O Gareca esta brincando”.

    • Márcio Trevisan

      Jair: muitas vezes, uma pessoa tem certeza absoluta de que está preparada para uma função, mas quando começa a desempenhá-la percebe que estava errado. Acho que respondi à sua pergunta.

      Abs.

      P.S. – Pode anotar: em dezembro, tenha ido bem ou mal o time no Brasileirão e na Copa do Brasil, PN se candidatará à reeleição e dirá que, no biênio 2015/2016, aí sim ele montará um grande time. E vai ter gente, inclusive torcedores, que acreditará.

  2. E a entrevista do Nobre hoje refutando a afirmação do Garece de que havia prometido jogadores. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK na boa, já tá virando gozação !!!

    • Márcio Trevisan

      Ed: não é gozação.

      É tristeza, mesmo.

      Abs.

      • Eu sei Márcio. Quis dizer que é gozação com a nossa cara. Chega a ser hilário de tão ridículo as atitudes desse presidente. Ele está conseguindo a proeza de me fazer sentir saudades do Tirone.

        • Se o Gareca for inteligente já coloca ele no devido lugar logo de cara, senão já vai chegar desmoralizado por esse imbecil.

  3. Estou com tanta saudades do ex-pseudo aprendiz de estagiário de técnico de futebol que não tenho mais nem vontade de fazer comentários!
    Se o ex-aprendiz de estagiário de técnico de futebol estivesse ainda como técnico do Palmeiras, ontem pra nossa satisfação estaríamos vendo Bruno mão de alface no gol, Marcelo Oliveira de quarto zagueiro, Juninho pampers de super titular da lateral esquerda, o craque Josimar titular de volante e por ai afora.
    PERDEMOS 6 MESES COM AQUELA FIGURA RIDÍCULA!
    JOGAMOS 6 MESES DE 2.014 NA LATA DE LIXO!

    • Márcio Trevisan

      Jair: eu disse, no fim do ano passado, que deveríamos demiti-lo.

      Mas ninguém me deu ouvido no clube…

      Abs.

  4. Marcio bom dia, faltou a nota pra nossa diretoria – ZERO. Sempre somos assaltados e não existe um Palmeirense pra bater de frente na cbf. Gol do Palmeiras é anulado, o fluminenC sempre tem uma ajuda.
    Essa diretoria é ridícula!
    Abraços!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Eli.

      A bem da verdade, tenho que recordar: na estreia, ganhamos do Criciúma/SC graças a dois pênaltis claríssimos não marcados para o time catarinense.

      Erros acontecem com todos os times, a gente é que lembra mais os que são contra o Verdão.

      Abs.

      • Márcio,

        Eu não iria voltar a esse assunto, mas essa observação mostra como passamos a aceitar os favorecimentos do futebol brasileiro e colaboramos para que continuem, ao contrário de qualquer outro torcedor.

        Vamos aos detalhes e não às citações genéricas perdidas no tempo, que passam a soar como veredito sem precisar de comprovação.

        Palmeiras x Criciúma – Duas penalidades claríssimas para o Criciúma? Quais? Uma foi clara, mas é a outra claríssima, qual foi? Pode até que alguém tenha dúvida sobre alguma interpretação, mas claríssima sobre algo que não teve destaque, até por ser a favor do Palmeiras, parece um pouco difícil.

        Quanto à penalidade que aconteceu, foi a única neste campeonato que o árbitro foi punido pelo STJD e o jogador foi suspenso. Isso significa que a favor do Palmeiras uma arbitragem não pode ter direito natural de errar ou de interpretar. A condição natural de erro aleatório não vale por aqui.

        Interessante é que a lembrança desse jogo não considera que o Zagueiro Escudero cometeu uma penalidade sobre Bruno César e logo em seguida chutou forte sobre ele uma bola (agressão passível de cartão), quando o jogador já estava no chão.
        Como de costume, ninguém percebeu e a penalidade não foi clara.

        Palmeiras x Botafogo – (com a equipe do Sportv ter admitido publicamente que houve erros a favor do Botafogo, em dois lances.) Foram cinco questionáveis, não tivemos avaliações pós jogo como: arbitragem ajuda Botafogo vence o Palmeiras. Graças a erros de arbitragem , Botafogo vence o Palmeiras. Tivesse ocorrido em condições idênticas, mas ao contrário, certamente essas seriam as conclusões sobre a vitória palmeirense.

        Já neste jogo contra o Grêmio, também a contragosto, quem cobriu a partida teve que admitir que houve interferência no resultado. Mas isso é assunto proibido, pois admitir que houve interferência de arbitragem no resultado do jogo seria admitir que o Palmeiras deveria ter vencido.

        O erro ocorrido no jogo do Criciúma (só aquele que interessa lembrar e que foi punido pelo tribunal e não o outro que prejudicou o Palmeiras) será usado como muleta durante toda a competição para justificar toda e qualquer falha de arbitragem, mesmo que a proporção seja de 20:1, por exemplo. Em 2012 foi nesse estilo no primeiro turno, depois foi só deixar que nos perdêssemos, sozinhos.

        Interessante também é como determinados times têm muita sorte com arbitragem e rodada sim, rodada não, os árbitros ou auxiliares se equivocam e o favorecem. Tem time badalado e que ganhou títulos nacionais recentemente tendo a mesma sorte com arbitragem. Estaria atrás do Palmeiras na classificação se os enganos não fossem tão constantes a seu favor. Até gol com o braço esticado, dando uma manchete na bola vale.

        Já imaginou a situação trocada, esse time tomando um gol de manchete, o barulho que seria feito? Só que eles não reclamam, têm repórteres treinados para levantar essas questões nos intervalos e saídas de jogo, basta prestar atenção nas entrevistas que parecem elaboradas pela assessoria de imprensa do clube.

        Apesar de tudo isso, muito mais importante do que qualquer penalidade marcada ou não, que um impedimento mal marcado ou que um toque de mão é a mentalidade de aceitação que passou a fazer parte do nosso meio.

        Palmeirense não pode reclamar, pois está arrumando desculpa, enquanto os outros times, quando se sentem prejudicados, manifestam sua opinião e defendem seus direitos.

        Os exemplos da punição ao árbitro de Palmeiras x Criciúma (punição pela penalidade do Tiago Alves e não pela do Escudero) e da total conivência após os jogos contra Botafogo e Grêmio, são mais uma evidência de que se errar contra o Palmeiras não haverá consequências, mas se cometer o crime de errar a favor, é prejuízo, é punição do Tribunal, é afastamento de escalas e constestação da própria torcida do Palmeiras. Então, na dúvida, por uma questão de preservar sua condição pessoal um árbitro ou auxiliar deve pensar duas vezes antes de decidir para qual lado decidir.

        Realmente, quando o Palmeiras joga e não apenas quando perde, eu cito as situações de arbitragens que prejudicam o time faço isso por vários motivos.

        Primeiro porque PRESTO ATENÇÃO em lances prejudicais ao time, ao contrário de boa parte da imprensa e da própria torcida. (se tiver erro a favor, sai até no NY Times e será lembrado até o século XXII)

        Segundo, porque arbitragem faz parte de um jogo de futebol e nessa condição tem influência nele.

        Terceiro (na verdade em primeiro lugar), porque analisar arbitragem em nada impede de avaliar todo o restante de uma partida e a condição do time. Análise de desempenho de um time e de seus jogadores não anula a análise de arbitragem e vice versa. Na partida contra o Botafogo, escrevi aqui sobre a interferência da arbitragem no resultado do jogo, da mesma forma que citei os gols absurdos perdidos pelo Marquinhos Gabriel.

        Ainda nessa partida, tivemos cinco lances questionáveis, quatro prejudiciais ao Palmeiras e um prejudicial ao Botafogo e na avaliação pós jogo, o destaque foi para o lance do Botafogo que era uma jogada de impedimento em linha, comum de acontecer no futebol contra e a favor a todos. Já o gol do Botafogo aconteceu em jogada que se tornou polêmica desde a semifinal do Paulista 2001 entre Corinthians x Santos, mas que ao acontecer contra o Palmeiras deixou de ser polêmica.

        Espero que este seja o meu último comentário sobre os motivos de citar arbitragens e quando escrever novamente sobre situações de uma partida, peço que o contexto seja viso dessa maneira e com esse objetivo, até porque as análises técnicas e táticas sobre o jogo e jogadores publicadas aqui são completas e temos apenas com pequenas observações a serem feitas. Em geral, como se ignoram as arbitragens e sua interferência, escrevo sobre elas.

        • Parabéns pelo comentário Marco!

        • Lindo comentário, sempre falei isto contra o Palmeiras é um bafafá, jogador punido por imagens, se é de outros times podem bater arrancar os dentes anular gol dar gol e por aí a fora mas nossa diretoria infelizmente ou coincidência, depois que Del Nero assumiu FPF, agora CBF, parece que querem deixar claro que o Palmeiras tem que ganhar e provar que foi “honestississimamente”. Duvido se fosse o Andrés Cara mijada no comando não ajudaria o time deles, sendo presidente deles conseguiu estádio, imagina o cara presidente da CBF. Cada dia mais me enojo do futebol.

        • Fábio P. R.

          Não tem como discordar de você, amigo Marco. É exatamente isso. Não é de hoje que a arbitragem tem sido decisiva em fracassos palestrinos. Em 1971, no fatídico jogo contra o SP, que valeu o título ao time do Jd. Leonor, a anulação de um gol legítimo de Leivinha, que só o juíz – o mau caráter Armando Marques – viu como irregular – pois até o bandeirinha, embora outro ladrão, o Boschilia, tenha corrido para o meio campo confirmando o gol – foi fundamental para que não conseguíssemos a virada, pois quem viu o jogo (meu pai, por exemplo) tinha a nítida impressão que o Palmeiras superaria o adversário, já que vinha sufocando o SP.

          • Márcio Trevisan

            Olá, Fábio.

            Sobre este assunto, duas informações interessantes:

            1 – Dulcídio era são-paulino, e mesmo assim validou o gol.
            2 – Dois anos manis tarde, em 1973, durante um jantar, Armando Marques pediu desculpas a Leivinha. Mas aí já era tarde.

            Abs.

  5. E o Barcos afundou de vez, para ele né, se tivesse no nosso lado estaria na seleção agora é um jogador comum.

  6. Bom dia …. descordo da nota do volante Renato acho um bom valor, um garoto que tem qualidade no passe, boa marcacao, falamos muito que os treinadores nao valoriza a base mas acho que o proprio torcedor o faz, e duvido que o caneludo do Eguren seja titular.

  7. Poderíamos ter vencido, sei bem que ontem não tínhamos banco, mas o Henrique nem entrou em campo, poderia o interino ter dado chance pro Chico ou rodolfo. Marquinhos gabriel prendeu muita bola, dava raiva, eu teria colocado no intervalo o Patric, tenho certeza que teria feito bem mais do que travar o jogo e ficar ciscando de um lado pro outro sem nenhuma objetividade. Desta vez o Menezes jogou bem, acho eu que só jogou menos que o Diogo e Wellington, (este segundo tem que ser titular), só não entendi pq tirou um dos melhores da partida pra entrada do horrível Josimar. Pra quem se entusiasmou com o interino e queria sua permanência, creio que já estariam não muito satisfeitos com o mesmo, e estaríamos criticando a diretoria pela não contratação de um novo técnico. Que o Gareca dê jeito neste time, dá pra conseguir vaga na libertadores, claro, se trouxerem reforços pra serem titulares. Um meia, um avante, um lateral direito e um zagueiro pra reserva de Lúcio e Wellington ou mesmo pra ser titular no lugar de algum destes. Segundo atacante precisamos tbm, Wellington Nem cairia bem neste time.

  8. PALESTRINO NATO

    Marcio, jogamos muito mas, muito melhor do que em Presidente Prudente contra o Botafogo (que alias é muito ruim). Estive em Presidente Prudente e vamos falar sério, sair da Capital pra ter um público de 5.600 e poucos torcedores é brincadeira. Em Presidente Prudente os jogos devem ser de sabado ou domingo a tarde. Mas, falando do jogo contra o Grêmio … precisamos de reforços …

    • Márcio Trevisan

      Bianco: de reforços o time precisa, claro, e todo mundo sabe disso.

      Mas parece que PN não pensa assim…

      Abs.

  9. Márcio,
    bom dia.
    Ainda bem que acabou a tortura, agora teremos pelo menos uns 45 dias pra tentar ajeitar este time.
    Não sei não mas o nosso Alberto vai precisar aprender muita coisa se quiser ser efetivamente um treinador. Parece que pegou a doença Kleinice. Espero que mude pra ser um bom técnico.
    E como agora é tempo de especulações, você tem alguma novidade? Vai nos brindar com boas notícias neste recesso?
    Seja nosso mensageiro de boas notícias. Estamos precisando.
    Abs

    • Márcio Trevisan

      Oi, Édson.

      Dar-lhes boas notícias era tudo o que que queria. Mas, pelo menos por enquanto, o time é esse que está aí.

      Paulo Nobre não tem vontade nenhuma de gastar com reforços, pois acredita que com esses caras que já estão o time pode cumprir uma boa campanha no Brasileirão. E boa campanha, para ele, é ficar mais ou menos onde estamos.

      Abs.

  10. Marcelo Dinardi

    Parabéns a todo o elenco do Palmeiras, mostraram raça, técnica e aplicação tática, discordo de alguns pontos: Renato para mim é titular e muito bom jogador. Eguren deve sair para abrir outra possibilidade de contratação. Qto a Rodolfo, também não mexeria pois o Henrique é goleador e está em melhor momento. Gostaria de reforçar com Piatti e Zarate (Argentina). Enfim Parabéns Paulo Nobre e Avanti Palmeiras.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcelo.

      O espaço aqui é democrático. Assim, esteja sempre à vontade para concordar ou discordar do que escrevo.

      Aproveito para lhe dar as boas-vindas a esta seção.

      Abs.

  11. pedrinho campos

    é impressão minha ou sem o Wesley o time joga muito melhor ???
    marca mais …não são fominhas …
    é p/ se pensar…
    se o pameiras tiver mais um meia que preste além do valdivia ,,,não vejo o Wesley tão fundamental assim como muitos dizem

    • Márcio Trevisan

      Olá, Pedrinho.

      Acho que depende da partida e da situação da equipe.

      Após as duas derrotas, os cara sabiam que, se perdesse de novo, iriam passar 40 dias no inferno. Daí, um empenho maior.

      Wesley, se escalado da forma correta, é bastante útil.

      Obrigado pelo seu depoimento e seja bem-vindo a esta seção.

      Abs.

  12. Márcio concordo com suas notas desta vez. Quem foi que disse que não tem mais amor a camisa, ao clube??? Juninho merece uma estatua na nova Arena, esse rapaz sim ama o Palmeiras. Parabéns Juninho por pedir para sair e nos trazer alegria. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maciel.

      Convivi anos com esses caras e posso garantir uma coisa: muitos deles, e o Juninho é um perfeito exemplo disso, acredita piamente que jogam muito, que são craques.

      Quero ver qual equipe grande via levar o Juninho.

      Abs.

  13. Roberto Alfano

    Muito bom seu comentário Trevisan, quem deveria sair com a vitória esse seria o Palmeiras, pela aplicação demonstrada em campo, pois no papel o time do Gremio é mais superior.

    Esta demonstrado que o Palmeiras necessita repor alguns atletas de nível e a volta dos titulares afim de mostrar reação no Campeonato Brasileiro e conseguir no mínimo uma classificação a Libertadores 2015.

    Abs.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Alfano.

      Agradeço seu elogio.

      Não sei se teremos time suficiente para sonhar com a Libertadores. De qualquer forma, como tudo está muito equilibrado, quem sabe?

      Abração.

  14. minha opinão –
    Fábio 5, Wendell 5, Lúcio 7.5 Wellington 6.5, William Matheus 7.0, Renato 5.5, M.Oliveira 5.5, Felipe Menezes 7.5; M.Gabriel 6.5;Henrique 4,0 e Diogo 7.0

    • Márcio Trevisan

      Olá, César.

      Obrigado por dividir conosco as suas notas.

      Espero que você repita isso após a volta do Brasileirão.

      Seja bem-vindo a esta seção.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>