CEGO, SURDO E LOUCO

Declarações de presidente do São Paulo FC provam que nada mudou no comando deste rival. 

Em 1989, os atores Gene Wilder e Richard Pryor protagonizaram uma das melhores comédias do cinema americano em todos os tempos, cujo título em português era “Cegos, Surdos e Loucos”. Se pudessem ter esperado mais alguns anos, ambos poderiam convidar o recém-empossado presidente do São Paulo FC, Dr. Carlos Miguel Aidar, para também participar da produção.

Pensei nesta situação quando vi as declarações que ele deu na coletiva de Imprensa – e se só as comento agora é porque preferi deixar a poeira baixar para não colocar ainda mais lenha nesta enorme fogueira. Interessante: o presidente do Palmeiras convoca a Imprensa para jogar nas costas de terceiros uma burrice que cometeu; o presidente do São Paulo FC reúne a Imprensa para jogar nas costas do Palmeiras uma falta de ética que cometeu. E nenhum dos dois conseguiu convencer ninguém…

Mas voltemos ao filme. Vou provar, agora, porque este que é um dos melhores advogados do País, filho de uma das figuras mais importantes do judiciário brasileiro, Henri Cury Aidar, está hoje cego, surdo e louco.

Carlos Miguel Aidar está CEGO porque somente alguém nesta condição não consegue olhar para o próprio umbigo, não consegue ver todas as vezes em que seu clube, no passado, precisou da ajuda dos rivais Palmeiras e Corinthians para não morrer (sabiam que até um derby aconteceu, com arrecadação total para o time dele?), não consegue se lembrar de que muitos jogos que sua equipe venceu foi porque no banco se sentava o então governador paulista, Laudo Natel (e estávamos na época da ditadura…), que precisou de muitas partidas do Verdão para ajudar na construção do hoje arcaico Morumbi. E, principalmente, porque somente alguém desprovido da visão não consegue enxergar que, por mais mal administrado que tenha sido nos últimos anos, um gigante jamais se apequenará – as leis da física impedem. Como disse o Palmeiras em seu pronunciamento oficial, a vaidade de fato cega.

Carlos Miguel Aidar está SURDO porque somente alguém nesta condição não consegue ouvir o que todos (inclusive os torcedores do seu clube) dizem aos quatro cantos: o São Paulo FC foi, sim, antiético nesta negociação, como já o fora centenas de vezes no passado (e a prova disso é a péssima imagem que o clube tem perante quase todos os seus adversários no País), porque não consegue escutar mais de 16 milhões de palmeirenses espalhados pelos quatro cantos do mundo que, com ou sem Alan Kardec, continuam a gritar a plenos pulmões o orgulho que sentem por amar este clube. E, principalmente, porque não consegue ouvir os gritos de campeão que estes mesmos torcedores já cantaram – aliás mais vezes do que a torcida do seu time.

Carlos Miguel Aidar está LOUCO porque um presidente de um grande clube jamais poderia classificar publicamente como pequeno um de seus principais adversários, o clube que mais títulos ganhou em nível nacional, uma equipe que não precisou, jamais, de dinheiro público ou de ajuda de adversários para construir seu estádio, que mesmo comandada nos últimos tempos por pessoas que se mostraram despreparadas para tamanha importância em nenhum momento agiu de má fá e de forma antiética para com seus oponentes. E, principalmente, porque em tempos de extrema violência entre animais travestidos de torcedores, uma declaração como a que deu serve até de incentivo à guerra entre tais bandidos.

Tenho pena da torcida do São Paulo FC. Ela tinha certeza de que não passaria mais vergonha após a saída de Juvenal Juvêncio.

34 Responses to CEGO, SURDO E LOUCO

  1. Guilherme Santos

    Ótima matéria Márcio, parabéns…

    Melhor parte do texto “porque não consegue ouvir os gritos de campeão que estes mesmos torcedores já cantaram – aliás mais vezes do que a torcida do seu time”,
    e faltou falar que o velho gagá na entrevista, ao comer uma das banana que levara, fez questão de falar que ela estava VERDE, relamente SURDO, CEGO E LOUCO….

    E o Kardec podia ter ficado, não quiz, então vaza.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Guilherme.

      Agradeço os elogios. Muito obrigado.

      Interessante: conheci Aidar nos anos 90, na época em que fui repórter de a A Gazeta Esportiva. E ele sempre foi um cara educadíssimo e muito respeitado pro todos os adversários.

      Sei lá o que deu nele…

      Abs.

  2. Ouvir muito, ponderar e depois falar. Gostei do Post!

    Avanti, Palestra!

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Joab.

      Tive vontade, claro, de escrever logo após ter ouvido a besteira que ele disse, mas como jornalista sei que sou formador de opinião e o quanto um texto que escrevo pode influenciar algumas pessoas.

      Daí a decisão de ter deixado a poeria baixar um pouco.

      Abração.

  3. Par aqueles palmeirenses, que como eu, ficaram ultrajados com atitude do clube do Jd Leonor, tenho certeza que daremos a resposta aos mesmos nos próximos meses e até acredito que está querela tem algo relacionado a isso. Assim que o Allianz Parque for inaugurado, vamos aniquilar com uma das principais fontes de renda do clube da Vila Sônia, simplesmente todos os eventos de grande porte serão deslocados para o estádio alviverde, não há possibilidade do panetone que está localizado do outro lado do rio, na periferia, velho e acabado, competir com a Fantástica arena alviverde, e tenho certeza, isso pode não preocupar o torcedor comum, mas é uma enorme dor de cabeça aos pretensiosos dirigentes do spfc.

  4. Trevisan, bela matéria. muito boa mesmo!

    sabe no fundo eu sempre tive mais bronca dos bambís do que os gambás… o time canalha e aproveitador…

    e aquele episódio dos anos 40 em plena 2 guerra mundial ,esses bichas tentaram roubar o nosso Palestra Itália (estádio)… meu amigo que é descendente direto de italiano igual eu contou essa história para mim…

    Trevisan, porque vc não escreve um matéria sobre essa tentativa de roubo dos bichas nos anos 40.

    Aposto de muitos mas muitos Palmeirenses não sabem dessa história!

    abs

    • Márcio Trevisan

      Oi, Francesco.

      Agradeço seus elogios.

      Não é possível contar esta história do quase roubo do Estádio Palestra Itália (que na época se chamava Parque Antártica) em uma matéria, mas sim em capítulos.

      De qualquer forma, você poderá conhecê-la em detalhe muito em breve. Aguarde apenas alguns dias, poucos dias, e você saberá do que falo asism que acessar o nosso site.

      Abs.

  5. Aproveitando o Post sobre esta figura que esta de presidente do spfc no momento, a atitude mais DIGNA e HONRADA de um Presidente de Clube em 2.014 foi do Alexandre Kalil Presidente do Atlético Mineiro.
    Ontem, após o final da partida em que o time mineiro foi desclassificado da Libertadores da América, ele convocou a Imprensa e ASSUMIU toda a responsabilidade sobre a eliminação.
    Mais ou menos nestas palavras ele disse o seguinte “O único responsável pela eliminação do Atlético SOU EU. Eu sou o Presidente do Clube, tudo tem que ter a minha assinatura. Eu nomeei os Diretores, eu dispensei e contratei técnico. Eu contratei e vendi jogadores. Eu peguei jogadores emprestados e emprestei jogadores para outros clubes. Eu sou o único RESPONSÁVEL por 4 meses PERDIDOS do Clube em 2.014″.
    QUE ATITUDE DIGNA, não colocou a culpa em mais ninguém!
    Vamos falar agora do Sr. Paulo de Almeida Nobre.
    O Sr. Paulo de Almeida Nobre tem que vir a público e tomar a mesma atitude DIGNA do Kalil e dizer em alto e bom som “O único responsável por tudo de BOM e tudo de RUIM que acontecer ao Palmeiras em 2.014 é responsabilidade minha”. E parar de por a culpa nos outros.
    Perguntas:-
    1º) Quem renovou o contrato de Bruno mão de alface, após N falhas desse péssimo goleiro (É impossível que na base do Palmeiras não tenha um garoto pra ser reserva do Prass e menos frangueiro que o Bruno mão de alface)?
    2º) Quem renovou com Gilson Kleina?
    3[) Quem contratou Vitorino?
    4º) Quem contratou Felipe Menezes?
    5º) Quem contratou Josimar (o novo Marcio Araujo)?
    6º) Quem vai ABSURDAMENTE pagar empréstimo e renovar contrato com o simplório Serginho?
    7º) Quem nomeou profissionais caríssimos na área de Marketing e qual o resultado prático disso?
    8º) Quem nomeou um Assessor de Imprensa com laços fortíssimos com o time da marginal s/ nº.
    9º) Quem desautorizou explicitamente o seu Diretor no episódio Kardec.

    Marcio
    Você não acha que o Sr. Paulo de Almeida Nobre tinha que ter uma atitude digna da mesma forma que o Calil?

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jair.

      De todas as perguntas que você fez, apenas uma é injusta: Nobre não contratou Felipe Meneses por quis, mas sim porque a vinda deste jogador estava atrelada à chegada de Kardec (na época, eu expliquei esta história pra vocês).

      Quanto à pergunta que vc fez a mim, claro que acho que Nobre deveria assumir tudo. Mas, pelo que já vimos, ele não agirá desta forma, certo?

      Abs.

    • Boa Jair, penso igual.

  6. Caro Márcio, parabéns pela forma didática e competente de expor esse caso.

    A ação irresponsável e desleal do clube do Jardim Leonor não foi apenas contra o Palmeiras. Mesmo estando dentro da lei, foi contra todos os clubes brasileiros, pois aumentou a desconfiança entre eles, desconfiança que faz do time do Jardim Leonor o clube mais rejeitado entre todos, tanto que para as competições de base existe o movimento de boicote aos torneios nos quais eles participam.
    Hoje, os clubes estão fragilizados, reféns dos empresários, das comissões pagas, do alto custo dos salários, da CBF, da TV e por necessidade de sobrevivência precisariam se unir em torno de objetivos comuns, objetivos bem maiores. (refém da CBF para aqueles que não advogam para ela).

    O SP não só teve falta de ética, como teve falta de seriedade e comportamento nocivo ao futebol nacional, comportamento que mostra ser a cara do novo presidente Leonor. Não importa que as ações tenham sido legais, foram desleais, até pelas circunstâncias do atual futebol brasileiro.

    A prova dessa afirmação veio do outro rival, o Corinthians, cujo presidente teve atitude totalmente oposta ao ligar para o Presidente Paulo Nobre informando que tentaria contratar o jogador, caso o Palmeiras desistisse.

    Com relação a parte da imprensa que se aproveita da situação usando sensacionalismo, também é irresponsável, provando que não passa de “moleque de recado” a serviço de um clube cuja história é marcada pelo oportunismo, desde as falências da década de 30.
    O caso Kardec trouxe ao domínio público a real face desse clube e não pode ser resumido aos erros de procedimentos do Palmeiras. Trata-se de algo muito mais amplo e que envolve toda a relação entre clubes no Brasil. Infelizmente, por incompetência ou por defender interesses, grande parte da nossa imprensa não enxerga ou não quer enxergar.

    Para quem ainda não se convenceu da falta de ética e de inteligência do presidente falastrão, já temos textos, em veículos da imprensa esportiva (na parte responsável e consciente), alertando sobre a atitude do Presidente Leonor ter atrapalhado (eu diria inviabilizado) a criação da liga dos clubes.

    • Perfeito Marco.
      Nobre errou (ou disfarçou, não sei se ele tinha mesmo interesse em comprar os direitos do Karde por 4,5 milhões de euros), mas a atitude do presidente do spfc, com letras minusculas foi tétrica.

      • Jair, vc sabe que eu as vezes tenho essa mesmo impressão…eu acho que mesmo por Kardec o PN não estaria (ou não teria) grana suficiente para comprar Kardec em definitivo…sei lá…hoje em dia tudo soa meio como armação…pra mim o Palmeiras não consegui arrecadar toda essa grana para comprá-lo e deu no que deu…

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marco.

      E o detalhe é que, no passado, Aidar não era assim.

      Ao contrário: sempre foi um dirigente educadíssimo e que tinha respeito por todos os adversários.

      Às vezes, a idade piora as pessoas…

      Abs.

  7. Marcio, gostei de seu posicionamento, mas gostaria de expressar minha opinião sobre esta novela. Pelo menos para mim, foi um alívio o Kardec não ter permanecido, não pelo que ele representava tecnicamente para o time, mas o que representaria financeiramente a sua renovação, que eu avalio como uma catástrofe financeira. Sinceramente, vamos parar e pensar um pouco, será mesmo que valia a pena investir quase 20 milhões de reais em um atleta? alguém aqui já se esqueceu de Valdivia, Wesley e Leandro? Mais de 60 milhões para um retorno pífio. Se levarmos em conta nossos rivais então a lista só engrossa mais, Pato, Ganso, Damião, Forlan, Carlos Eduardo, entre muitos outros, todos contratados a peso de ouro e todos uma enorme decepção.

    • Em relação a este indivíduo que ocupa a presidência do Clube da Vila Sônia, para mim não representa nada mais que um indivíduo desprovido de educação, para não dizer outra coisa. Em todos seus pronunciamentos se demonstrou um sujeito arrogante, pedante, com um discurso permeado por ironia e desrespeito. Acabou de assumir o cargo e aprontou esta patifaria apenas para mostrar serviço, assumir esse papel tosco de “soberano”, clube rico, da elite, quando todos sabem bem a condição financeira de todos os grandes clubes brasileiros. Este senhor após conduzir uma eleição vergonhosa, para fazer frente as balbúrdias da diretoria palmeirense, assumiu, e em menos de 30 dias de mandato já cortou relações com a Portuguesa, por ser advogado da CBF, provou o time de Itaquera e cortou relações com o Palmeiras, que tipo de pessoa é essa? Mesmo com todos os erros do Paulo Nobre, prefiro muito mais ser representado pelo Paulo do que este patife que ocupa a presidência do spfc.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Lucas.

      Obrigado pelo elogio.

      O problema, meu amigo, é que clubes são, mesmo, reféns destes caras. E ao contrário de todos os outros que você citou, Kardec vinha dando certo e queira permanecer.

      Mas, concordo: 18 milhões de reais, valor pago ao Benfica pelo SPFC, é muito para um jogador que, na verdade, só no Palmeiras jogou alguma coisa de mais interessante.

      Abs.

      • Sinceramente Márcio, será que podemos mesmo dizer que o Alan Kardec estava dando certo? Me desculpe, mas que campeonato o Kardec jogou? Será que série B e campeonato paulista agora são parâmetros para avaliar um jogador?
        O Alan Kardec é um jogador que já está alguns anos no mercado, jogador mediano no Vasco, fracasso no Benfica, reserva no Santos, novo fracasso no Benfica, para então obter algum destaque no cenário do futebol nacional jogando série B e campeonato paulista.
        Vejamos, por este brilhante histórico, teríamos que pagar 4,5 milhões de euros ao Benfica, 500 mil euros ao pai e representante do jogador, além de quase 400 mil reais ao mês para o atleta por um contrato de 5 anos, ou seja, por baixo o prestimoso atleta custaria cerca de 35 milhões de reais aos cofres alviverdes e mesmo assim o mesmo não quis permanecer no clube e dizem as más línguas por 5 mil reais, isso porque ele queria ficar heim.
        Na minha opinião, se houve algum erro nessa negociação, foi ter iniciado ela. Agora, se fosse para criticar o senhor Paulo Nobre, deveríamos te-lo feito na ridícula e absurda transação do Barcos, mas o interessante é que não vi toda essa revolta naquela época.

        • Márcio Trevisan

          Oi, Lucas.

          Vamos por partes:

          1 – Seus números estão errados. Kardec havia aceitado R$ 220 mil mensais, depois topou R$ 210 mil e, por fim, Nobre ofereceu R$ 205 mil. Ou seja: mercenário Kardec não foi.

          2 – De fato, ele só jogou bem, mesmo, no Palmeiras, onde se tornou protagonista. Nas demais equipes foi, no máximo, coadjuvante, quando não mero figurante.

          3 – Houve, sim, um enorme barulho quando da saída de Barcos. A diferença é que o mercenário foi para o Grêmio/RS, e Kardec para um de nossos maiores rivais.

          4 – Vc também tem razão que, pelo Palmeiras, Kardec disputou apenas campeonatos medianos. O torneio mais difícil começaria agora.

          Abs.

  8. Boa Marcio, é bom estes caras ouvirem certas coisas. Mas vamos juntar nossos cacos e cobrar mais de perto o que está presidente do Palmeiras neste momento. Ou agora o Paulo Nobre priorizar o time de futebol que é a unica arma que ele tem para tirar o time do AZUL, ou vais assistir no final deste ano a entrega do documento de posse do novo presidente do bienio escrito com uma caneta AZUL.

  9. Eu sempre acesso o site e acompanho seus post Márcio,mas esse está sensacional! Melhor opinião que li sobre essa novela toda!E acho importante frisar os riscos de incitar os animais que se transvestem de torcedores!Parabéns mais uma vez!

  10. Grande Márcio!!Perfeita suas colocações..resumiu em poucas linhas o pensamento de toda coletividade Palestrina!!Grande Abraço

    • Márcio Trevisan

      Olá, Modena.

      Agradeço suas palavras e lhe dou as boas-vindas a esta seção.

      Espero ler sempre seus comentários por aqui.

      Abs.

  11. Tinnha me esquecido, “Chupa Barcos pirata perna de pau” abraços.

  12. Márcio tudo bem que o “Vaidar” foi antiético, mas que o Nobre estava precisando ouvir umas boas, isso estava.
    Nem estou irritado por esta saída do Kardec, mas sim por uma sucessão de erros( pra não dizer outra coisa) que vem acontecendo e que você já sabe quais são.abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maciel.

      Concordo que Nobre foi mal demais. Mas um presidente não pode chamar o clube adversário de “pequeno”, assim como um outro presidente não poderia ter dito “vamos matar bâmbis”.

      Abs.

      • Nossa Trevisan, bem lembrado!!!!!

        o Beluzzo até que tinha boas intenções e me parecia não ser corrupto igual aquele f.d.p do Tirone…mas ele (Beluzzo) nunca mais pode voltar a ser Presidente do Palmeiras…o cara me grita: mata bambís….. kkkkkk cada velho louco meu! rsrsrsrs só por deus…

  13. Marcelo Dinardi

    Prezados Palmeirenses
    perfeita a frase abaixo:
    “Pra um atleta que tinha mais dois meses de contrato, cláusula de preferência, etc., não foi uma negociação limpa. Os bambis tem todo o direito de negociar com atletas em fim de contrato, mas o que todos querem esconder é a forma suja com que o SPFW sempre age”.
    ou seja total falta de ética e príncipio de respeito em negociação.
    Infelizmente é a cara e personalidade destes cidadões inseridos na mídia como jornalistas, achar estes fatos normais é extrapolar as regras de cidadania e sociedade,enfim estamos construindo um país de bandidos e ladrões como se fosse tudo normal, continue assim Brasil com esses representantes (jornalistas) sem conceitos. Parabéns Nobre mantenha a qualidade de grande cidadão.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Dinardi.

      Obviamente não concordo com sua opinião sobre a forma como Nobre agiu neste caso, mas admito: alguns dos meus colegas têm uma predileção especial em criticar o Palmeiras (e alguns deles, acredite, são palmeirenses)

      De qualquer forma, seja bem-vindo a esta seção, muito obrigado pelo seu depoimento e escreva sempre.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>