UMA VITÓRIA DA “FAMIGLIA PALMEIRAS”

Veja as análises técnica e tática de todos os profissionais do Verdão,
que ao vencer o São Paulo/SP mostrou inegável e elogiável espírito de equipe.

  FERNANDO PRASS – 5
REGULAR

Logo no começo do jogo, saiu mal após uma cobrança de falta pelo lado esquerdo e poderia ter complicado a equipe. Depois, diante da inoperância ofensiva do adversário, tornou-se um mero espectador da partida. No finzinho do clássico, defendeu com competência a única bola que chegou ao seu gol.    

WENDEL – 6
 BOM

Hoje, claro, não poderia repetir as suas últimas e ótimas atuações, já que foi praticamente impedido de apoiar pois o São Paulo/SP teve, em seu setor, duas importantes opções – Álvaro Pereira e Osvaldo. Assim, limitou-se à marcação, mas o fez com talento suficiente para obrigar o treinador adversário a sacar seu atacante pela esquerda, que foi anulado pelo nosso lateral.   

LÚCIO – 7,5
ÓTIMO

Errou, é verdade, alguns passes, como aliás já havia errado nas partidas anteriores, mas zagueiro não tem a obrigação de armar jogadas, certo? No que lhe diz respeito, ou seja, a marcação, teve uma ótima atuação, antecipando-se com frequência e dando bicão quando foi preciso.           

WELLINGTON – 8
ÓTIMO

Se o centroavante do São Paulo/SP nem viu a cor da bola neste clássico foi graças a mais uma grande atuação deste rapaz que, pelo menos por enquanto, não permitiu que sentíssemos saudades de Henrique. Em seu primeiro clássico após ter ocupado o lugar do ex-capitão, mostrou-se tranquilo, não se intimidou com os adversários mais famosos e em nenhum momento deixou apreensiva a torcida palmeirense. Que continue assim.   

JUNINHO – 5,5
REGULAR

Poderia ter aproveitado para se tornar uma opção ofensiva, já que pelo seu setor apenas o esforçado Admílson apareceu (o tal do Luís Ricardo, a quem quase contratamos, nem disse a que veio). Mas, limitado como é, tratou apenas de fazer o mais simples, ou seja, marcar.

MARCELO OLIVEIRA – 7
ÓTIMO

Ou Eguren é muito azarado ou, então, é burro, pois a demora que mostra em se recuperar da lesão que sofreu logo na primeira semana de treinos deste ano poderá lhe manter apenas como reserva do Palmeiras – e olhe lá. O rapaz aí em cima vem tendo um começo de 2014 surpreendente, parece ter encontrado sua melhor posição à frente da zaga (que o diga Ganso, figura apática nesta tarde) e, de quebra, ainda foi bem na zaga após a contusão de Wellington.    

WESLEY – 6,5
MUITO
BOM

Coincidência ou não, assim que começou a história de que poderá ser negociado por falta de pagamento de seu vínculo, voltou a jogar um bom futebol. Hoje, confundiu a marcação tricolor deslocando-se por todo o gramado, mas não se furtou a ajudar na marcação sempre que o time perdia a bola. Inteligente, ainda armou alguma boas jogadas, sobretudo no segundo tempo.   

MAZINHO – 6,5
MUITO BOM

Se tecnicamente não teve uma atuação de arrancar suspiros, taticamente foi de suma importância para o ótimo desempenho da equipe neste aspecto. Preencheu importante espaço no meio-campo, enconstando em Valdivia quando pôde e ajudando na marcação quando foi preciso. Além disso, foi perfeita sua cobrança de falta no lance do primeiro gol, colocando a bola na cabeça de “El Mago”.   

VALDIVIA – 6,5
MUITO BOM

Mais até do que pelo belo gol de cabeça que marcou, sua atuação merece elogios por ter atuado como centroavante na maior parte do jogo. Este tipo de postura prejudicou tecnicamente seu futebol, mas foi de fundamental importância tática para o time, pois prendeu a marcação de dois e, por vezes, de três são-paulinos e abriu espaço para que seus companheiros criassem, sobretudo na etapa final, mais jogadas pelas laterais. 

LEANDRO – 5,5
REGULAR

Esteve bem abaixo do que pode produzir. Recebeu, no começo da partida, uma bola perfeita de Valdivia, poderia ter tido mais calma mas preferiu chutar, desperdiaçando boa oportunidade para abrir o placar. Talvez isso tenha mexido com seu psicológico e, a partir de então, praticamente fez número em campo. Mereceu ser substuído, mas poderia ter deixando a equipe já no intervalo.

ALAN KARDEC – 8,5
 ÓTIMO

Raríssimos são os centroavantes que se submetem ao que este rapaz se submeteu hoje, sobretudo em um clássico. Obedencendo a uma ordem tática de Gílson Kleina, ele jogou 75% da partida como um segundo atacante pela direita, tendo a incumbência de ajudar Wendel na marcação ao perigoso lado esquerdo tricolor. Ou seja: abriu mão de aparecer mais, de chegar próximo à meta adversária, de até de balançar as redes – sua principal obrigação – em prol do grupo, da equipe. Mas, como os deuses do futebol costumam perceber este tipo de postura, pôde voltar a jogar “na sua” na segunda metada da etapa final, e foi agraciado com o pênalti que sofreu e, posteriormente, converteu. Todos os elogios a quem abriu mão da vaidade para o bem comum, a quem primeiramente pensou em “nós” e não em “eu” e se tornou o melhor do time e do clássico.     

GÍLSON KLEINA – 8
ÓTIMO

Nosso treinador foi bem demais nesta tarde. Acertou ao manter a escalação das últimas partidas, mesmo em relação a Mazinho que, hoje, como dissemos acima, teve importante missão tática. Além disso, o que parecia inicialmente um erro – colocar Valdivia no comando ataque e tornar Kardec um segundo atacante e com obrigações defensivas – acabou se tornando um grande acerto, pois confundiu demais a marcação são-paulina e, ao mesmo tempo, impediu que qualquer tipo de perigo maior rondasse a nossa área. Tal postura, admito, tornou-se mais defensiva do que gostamos, mas se faz necessária quando uma equipe passa pelo momento de afirmação por que passa a do Palmeiras e, claro, quando se tem pela frente um adversário que, mesmo sem estar jogando muita coisa, não deixa de ser um tradicional e importante rival. Em síntese: o esquema tático que montou foi perfeito e essencial à nossa vitória. Quanto às substituições, acertou em todas, embora pudesse ter sacado Leandro e colocado Marquinhos Gabriel um pouco antes, talvez até mesmo durante o intervalo. Que a sua primeira vitória em um clássico seja a mola propulsora de sua passagem pelo Verdão e que, em breve, ele deixe de ser apenas um cara legal e se transforme, enfim, em um técnico de ponta.   

MARQUINHOS GABRIEL – 6
BOM

Confesso que esperava mais dele hoje, já que suas duas primeiras partidas foram bem acima do esperado. Mas nem por isso deixou de ter uma boa atuação, postando-se um pouco mais à frente do que costuma jogar e incomodando a defesa são-paulina ao prender a bola com competência

FRANÇA – 6
BOM

Se conseguir ter uma sequência talvez seja mais um a queimar a língua deste jornalista. Hoje, sua participação foi bastante importante, pois a partir do momento em que entrou o São Paulo/FC, que já não encontrava muitos espaços para trabalhar em nossa intermediária defensiva, passou a inexistir no setor.    

 

DIOGO – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Como atuou por apenas 6 minutos, não receberá nem nota e nem avaliação. Mas protagonizou um lance que me chamou demais a atenção: na entrada da grande área do SPFC, ele prendeu demais a bola e a perdeu, ocasionando um contra-ataque. Pois bem: atravessou todo o gramado, chegou à nossa linha de fundo e impediu o cruzamento de Álvaro Pereira. E, ao contrário do que outros fariam, não se vanglariou: em vez disso, levantou a mão e pediu desculpas aos colegas de equipe pelo erro que cometera. Este tipo de atitude me enche de esperanças, pois mostra que o grupo está fechado, e esta é uma das condições para que grandes objetivos sejam alcançados.      

Concorda com as notas e as análises acima? Sim? Não? Aproveite o espaço abaixo e avalie você também a atuação do Palmeiras nesta partida.

19 Responses to UMA VITÓRIA DA “FAMIGLIA PALMEIRAS”

  1. RENATO GAZOLA

    Caros Palmeirenses feito eu, lembrando q 2013c comecamos sem um time e o q tinhamos de jogadores precisava de aguentar a pressao e recuperar a autoestima do palmeiras e do torcedor, estamos em evolucao continua e fazendo um alicerce solido, quanto ao Josimar nao aprovo por ter rejeitado antes, pra mim nao merece usar o manto verde e se for pro Wesley sair , o Mendieta nao eh segundo volante mais do a um meia?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Gazola.

      Não, meu amigo: Mendieta não é volante, mas sim meia-armador.

      Veio para ser reserva do Valdivia, mas nem isso tem conseguido – até porque se machucou com gravidade no ano passado.

      Agradeço seu post e lhe dou as boas-vindas a esta seção. Escreva sempre, Ok?

      Abs.

  2. Perae…esse josimar ano passado se recusou a vir pro palmeiras por estarmos na série B. E agora o seu desejo é jogar pelo Palmeiras??? Diretoria imbecil, jogador idiota, babaca… Vai, agora se desfaçam do Wesley, um dos nossos melhores jogadores… Perder o Henrique e Wesley, pra mim é enfraquecer o time, independente da situação.

    • Márcio Trevisan

      É, Osni: trata-se do mesmo Josimar.

      Mas no ano passado ele quis vir porque não aceitou a proposta financeira. Agora, por baixo e na reserva do Inter/RS, mudou de ideia.

      Eu acredito, sim, que sua vinda já é uma preparação para a saída de Wesley, mais cedo ou mais tarde.

      Abs.

  3. Roberto Alfano

    Como já disse anteriormente o Palmeiras está montando um conjunto ou Fmiglia como disse o Trevisan, para ganhar-mos um Título ou mais.

    Parabéns Palmeiras pela dedicação de todos demonstrada no jogo contra o São Paulo, e ao Kleina que encarou nada menos que o Sr Murici várias vezes Campeão

    Avanti Palmeiras este é o caminho, não tenhas medo e continue jogando rumo a Vitória.

    Abs.

  4. Trevisan,o time está com um conjunto ótimo, temos peças que nem jogou este ano ainda…estamos com um elenco forte!

    até kleina desta vez deixou de ser o tradicional covarde e honrou seu cargo…vamos torçer para faturarmos títulos importantes este ano…está muito cedo para comemorar…tem muito trabalho e batalhas pela frente mas como te disse estou muito confiante este ano, tanto na diretoria como nos jogadores!

    AVANTI PALESTRA!!!!!

    CHUPA ceni!!!!!!! KKKkkkkkk Mago: destruidor de bambís….kkkkk

  5. Carlos Eduardo

    Boa tarde amigo Marcio.

    Prazer em escrever mais uma vez abaixo de seus bons comentários.
    Me diga uma coisa, a chegada do Josimar do Inter, está relacionada a saída do Wesley? Pra onde ele iria?

    Abraço

    • Márcio Trevisan

      Olá, Carlos.

      Que bom que vc reapareceu por aqui. Fazia tempo, não?

      Olha só: sem dúvida alguma, se Josimar vier é porque Wesley irá embora. Para onde? Esta é uma boa pergunta, pois o seu futuro clube terá de pagar a dívida com o fiador do Palmeiras e ainda a multa contratual.

      Ou seja: é uma grana preta.

      Abs. E escreva sempre.

      • pára…o palmeiras contratou o josimar é?….e vai mandar o wesley embora?….affe… as vz algumas atitudes do nobre me irritam. Então que com essa grana comprem o Kardec de vez.

  6. Olha, pelo que mostrou esse garoto WELLINGTON na zaga do Palmeiras nesses três jogos, não precisamos de outro zagueiro não. Prá mim a dupla de zaga titular está formada. Ele é o cara.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Tadeu.

      O menino realmente começou bem, e tomara que assim permaneça.

      Mas chegará uma hora em que cometerá um erro fatal, pois isso acontece com todos os jogadores. E será aí, então, que veremos como reagirá.

      Abs.

      • Trevisan acho muito cedo para esse garoto zagueiro…ele teve algumas chances ano passado e não foi muito bem…ficou meio encostado e me parece que foi emprestado…

        acredito que o titular desta temporada (ao lado de Lúcio) será o uruguaio Vitorino…pra mim é mais jogador…

        mesmo assim o Verdão necessita de mais um zagueiro contratado pois esse Thiago Alves é o mais fraco de todos…

        abraços, Francesco.

  7. Não assisti ao jogo por estar prestando concurso. Mas quando pude acompanhar as atualizações pelo celular e vi gol do Palmeiras, e ainda mais, gol do Mago, vibrei por dentro. Só não gritei de alegria e estravazei pq estava eu e mais 4 num carro voltando pra casa e a chance de me deixarem na pista seria grande. rsrs. MAs bem, realmente se Eguren não se recuperar, adeus titularidade. Diferentemente de alguns aqui e do MArcio mesmo,sempre acrediteie confiei nestas contratações (com exceção do Diogo), portanto só queimarei a língua se o Oliveira conseguir se firmar como primeiro volante e não nos fazer passar raiva. Quanto ao que disse sobre o Mago ter jogado de centro avante (foi isso mesmo?) vejo nessa hipótese um ataque com Bruno Cezar na meia centralizado, Kardec e Leandro pelas pontas e o Mago fazendo as vezes de avante. Só assim (ou não necessariamente assim) para o Mago e Bruno Cezar jogarem juntos, lembrando que o Mago não tem potencial pra marcação, e Kardec solidário pode fazê-lo com melhor desempenho tal como ontem. Boa vitória, mas pela fase delas, não vejo tanto como um bom parâmetro ainda. Quero ver contra os meninos da vila. Se jogarmos bem, mesmo que percamos, aí vou sonhar mais alto. Avanti Palestra.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Osni.

      Foi isso mesmo. Com exceção de uma ou outra jogada, Valdivia atuou centralizado, de costas para o gol, porque assim exigia o esquema tático montado por Kleina.

      Ele só voltou a atuar na meia, como de costume, quando Muricy Ramalho sacou Osvaldo e colocou Ganso pois, com isso, a ajuda de Kardec na marcação pela direita não se fez mais necessária, e então ele pôde jogar onde sempre joga.

      Abs.

  8. PALESTRINO NATO

    É ISSO MESMO MARCIO, SENHOR PALMEIRAS … ACHO QUE QUEIMAREMOS NOSSA LINGUA EM RELAÇÃO A ALGUMAS CONTRATAÇÕES. COM SINCERIDADE, PREFIRO QUEIMÁ-LA MESMO E VC? … KKK … FOMOS BEM NO CLÁSSICO, MAS AINDA TENHO RECEIO NO QUE TANGE A RESERVA DA NOSSA ZAGA … ESTOU CONFIANTE …AVANTI PALESTRA !!!!

    • Márcio Trevisan

      Bianco: se formos cammpeões paulistas, da Copa do Brasil e do Brasileirão, os jogadores poderão até exibir uma faixa com os dizeres: ‘Chupa, Trevisan!”.

      E eu vou achar é ótimo.

      Abs.

  9. Estou cm esperanças para este ano de centenario , time vem jogando bem , o elenco esta fechado e unido , Marcio você acha que o palmeiras cm este elenco pode brigar ou por um titulo da copa do brasil , ou acha que agente consegue uma vaga na liberta , ou nenhum dos dois ?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Róger.

      Se levarmos em conta de que no Brasil não existe, hoje, nenhum super time, e que os atuais campeões da Copa do Brasil e do Brasileirão são equipes sem grandes estrelas, é possível, sim, sonhar com a conquista de títulos.

      Mas, para tanto, será preciso manter este elenco e, se possível, reforçá-lo com contratações pessoais.

      Agradeço o seu post e lhe dou as boas-vindas ao nosso site.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>