JOGO DE SÉRIE B, ÁRBITRO DE NÍVEL E – PARTE II

Veja as análises técnica e tática de todos os profissionais do Verdão que atuaram neste jogo, em que mais uma vez o Palmeiras foi profundamente prejudicado pela arbitragem.

  FERNANDO PRASS – 5,5
REGULAR

Não teve culpa alguma em nenhum dos três gols que levou, e no decorrer de toda a partida fez apenas uma defesa importante.      

WENDEL – 6
BOM

Mais uma partida positiva deste esforçado rapaz. Foi bem no aspecto defensivo e se destacou, também, no campo de ataque, fazendo dois perfeitos cruzamentos para Alan Kardec – um deles terminou em gol.    

ANDRÉ LUIZ – 5
 REGULAR

Face à fragilidade dos atacantes potiguares, poderia ter se imposto mais em campo. Mas teve uma atuação muito discreta.         

VÍLSON – 6,5
MUITO BOM

Marcou um gol – mais graças à falha de Wilson Jr. do que por mérito próprio, é verdade. Mas gol é gol, certo? – e foi o autor do toque de cabeça no fim da partida em que Caio Mancha só não balançou as redes porque foi escandalosamente seguro e derrubado dentro da área. No mais, algumas jogadas individuais de qualidade e um certo vacilo, assim como Kardec, no lance do terceiro gol.    

 MARCELO OLIVEIRA – 5
REGULAR

Começou muito mal, sendo uma verdadeira avenida pelo lado esquerdo de nossa defesa. Aos poucos, porém, se equilibrou em campo, passou a marcar melhor e só não apoiou porque, como sabemos, tal função não se aparece em seu currículo. Sentiu muito o longo tempo em que ficou sem jogar – sua última partida acontecera em 13/08.    

 CHARLES – 6
 BOM 

Revezou com Araújo nas funções de proteção à zaga e saída de bola, realizando ambas com competência. Assim que levamos o terceiro gol, quando mais precisaríamos de seus chutes de fora da área, teve de se fixar na marcação.     

  MÁRCIO ARAÚJO – 4,5
RUIM

Outra partida ruim do meu xará. Como sempre, errou passes em demasia, e para piorar nem mesmo suas arrancadas com a bola dominada conseguiu fazer. Não fossem um ou outro desarme e sua presença em campo nesta tarde teria sido de uma nulidade ímpar.         

WESLEY – 7
ÓTIMO

Outra vez foi o melhor do Palmeiras. De seus pés saíram as bolas do segundo gol e de outras boas chances que o time teve para marcar. Além disso, não se furtou em ajudar na marcação no meio-campo e, no fim da partida, até de lateral-direito foi jogar (e continuou a se destacar também nesta função). Sei que pode parecer exagero, mas este rapaz já merece uma chance na Seleção Brasileira.    

MENDIETA – 3,5
PÉSSIMO 

Às vezes, este paraguaio parece ser tão “legítimo” quanto o whisky fabricado em seu país. Jogou durante uma hora e não conseguiu realizar uma única jogada de qualidade, sendo na verdade um estorvo para toda a equipe. Hoje, nem mesmo os raros lances de habilidade que já mostrou ter conseguiu apresentar. Posso estar enganado, quero estar enganado (até porque ele ainda se habitua a um novo país, a um novo futebol, etc), mas acho que será apenas mais um estrangeiro a jogar pelo Palmeiras – e nada mais do que isso.   



SERGINHO – 6
BOM

Se não fez uma partida de encher os olhos, também não chegou a irritar com lances bisonhos. Dentro de suas qualidades e limitações, procurou ajudar com jogadas pela esquerda, depois pela direita, enfim, fez o que pôde.  

ALAN KARDEC – 6,5
MUITO BOM

Fez um lindo gol de cabeça, quase marcou outro, mais lindo ainda, teve alguns lances de habilidade e de corta-luz dignos de elogios. É verdade que vacilou no lance do terceiro dos caras, mas centroavante não tem obrigação de saber marcar dentro da grande área de sua equipe.  

GÍLSON KLEINA – 4,5
RUIM

Lamentavelmente, nosso treinador voltou a ir mal. Não na escalação inicial, quando acertou não apenas na opção do esquema tático – 4-4-2 – como também pelos jogadores que o colocaram em prática. Mas o amigo aí em cima, certamente um grande profissional e um grande caráter, pisou feio na bola em questões essenciais a técnicos de futebol: demorou demais para enxergar o jogo, não conseguiu corrigir os erros de posicionamento do nosso time, sobretudo os do meio-campo, não encontrou uma forma de incendiar nossos jogadores, demorou demais para sacar Mendieta, esteve visivelmente satisfeito com o empate (um absurdo: jogávamos contra um time do Rio Grande do Norte (!!!) e que luta para não ser rebaixada à Terceira Divisão (!!!) e só resolveu mexer taticamente – e corretamente, admito –  no time quando levamos o terceiro gol. O fato de termos sido muito prejudicados pela arbitragem, que marcou um pênalti inexiste para o ABC/RN e não apontou outro, claríssimo, para o Palmeiras – não o exime de parte da responsabilidade por esta derrota. Será, certamente, apenas mais um Jair Picerni em nossa história.       

 FELIPE MENEZES – 6
BOM 

Este lento e às vezes apático jogador foi bem nesta tarde. Até porque Mendieta esteve péssimo, após sua entrada nosso setor de meio-campo melhorou. Além disso, jogou como segundo volante assim que Araújo deixou a equipe, mostrando espírito de grupo.       

ANANIAS – 6,5
MUITO BOM

Se tivesse entrado antes certamente não teríamos perdido este jogo. Pôs fogo na partida pelo lado esquerdo, realizou jogadas de habilidade individual e mostrou que deveria ter sido ele o escolhido para substituir Leandro.

  CAIO MANCHA – 6
BOM

Já disse e continuo afirmando: este cara vai dar em nada  no futebol. Hoje, porém, tenho de ser justo e admitir: ele só não marcou o gol de empate porque foi seguro e derrubado dentro da pequena área, em um lance safadamente não anotado pela arbitragem.

Concorda com as notas e as análises acima? Sim? Não? Aproveite o espaço abaixo e avalie você também a atuação do Palmeiras nesta partida.

22 Responses to JOGO DE SÉRIE B, ÁRBITRO DE NÍVEL E – PARTE II

  1. O árbitro nível E foi punido pela CBF. Vai apitar jogo da série A nesta quarta feira.
    E ainda tem torcedor preocupado com o Márcio Araújo e com o Juninho!!!!!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marco.

      O árbitro vai apitar um jogo da Série A porque fez exatamente aquilo que tinha de fazer.

      Abs.

    • Boa tarde, Marco!
      Discordo das colocações que você faz chamando de inocentes úteis quem, na sua opinião, desvia o foco do que você considera principal – os erros de arbitragem.
      De que forma seria possível mudar esse panorama?
      Que instrumentos e providências a torcida teria para evitar derrotas injustas? Seriam utilizadas manifestações através de blogs, páginas do leitor de cadernos esportivos e mídias sociais? Enfim, Marco, qual é a saída? Desculpa, mas o seu discurso será vazio se não indicar uma saída.
      Eu acho uma grande empreitada, porque o Palmeiras parece o teatro grego, é trágico por excelência.
      Mudar o Palmeiras é muito difícil. Cobri o clube inúmeras vezes, como jornalista e radialista, e também durante todo o período que dediquei para a realização do filme “Um craque chamado Divino”, sobre Ademir da Guia e boa parte da história palmeirense. O que eu vi no Parque Antártica não foi nada bom. Os maiores adversários do Palmeiras estão no Palmeiras. Eu não gostei nem um pouco de conhecer certas figuras da direção e do conselho.
      Agora, francamente, Marco, com juízes roubando ou não, eu vou continuar considerando Márcio Araújo um dos piores jogadores que já vestiram a nossa camisa. E isso não vai influir absolutamente em nada quanto ao resto. Para ganhar, independente de apito ou outras manobras, é preciso bom futebol. Agora, o nosso time não tem. É simplesmente péssimo!
      Com respeito, receba meu abraço.
      Penna Filho

  2. Robinson - Poços de Caldas

    Segue abaixo trecho do desabafo do Brunoro:

    Texto retirado do site oficial do verdão

    “Minutos depois da derrota deste sábado (05) para o ABC-RN, por 3 a 2, em Natal, no Rio Grande do Norte, pelo Campeonato Brasileiro Série B, o diretor executivo do Palmeiras, José Carlos Brunoro, concedeu entrevista coletiva para falar sobre os recorrentes erros de arbitragem que têm prejudicado o Verdão durante a competição nacional. Com discurso forte, o dirigente mostrou-se incomodado com alguns lances polêmicos do duelo deste final de semana.

    “Neste ano, esta é a primeira vez que o Palmeiras se posiciona sobre erros de arbitragem depois de uma derrota. Esses erros têm sido comum nos jogos do Palmeiras, principalmente na Série B. Erros de arbitragem que têm prejudicado demais a equipe. O time tem mostrado uma garra impressionante em todos os jogos. Temos de correr contra o nervosismo do jogo e do árbitro. Hoje (sábado), foi a gota d’água nesse sentido”, declarou o palmeirense, que negou má intenção dos árbitros durante as partidas.

    “Tivemos erros cruciais, erros de comportamento e erros técnicos contra o Palmeiras. Pênalti contra o Palmeiras, tem de ser marcado, mas não pode ter problema de marcar a favor do Palmeiras também. Já faz muito tempo que isso está acontecendo. Sempre tivemos uma postura muito ética e nunca falamos nada sobre a arbitragem. Não estamos falando de má-fé, mas de erros técnicos que têm acontecido”, afirmou.

    Brunoro, inclusive, pediu uma atenção especial a este caso. “Gostaria que a CBF tomasse uma postura de analisar os vídeos e colocar árbitros mais serenos para apitar os nossos jogos. A gente já sofre muito por todo mundo querer ganhar do Palmeiras, e isso é natural. A garra dos nossos jogadores é muito grande. Teve jogos que descemos ao vestiário para acalmar o grupo porque o árbitro estava terrível. Dessa vez, não deu para aguentar. Às vezes, a gente passa por bonzinho e acaba sendo prejudicado”, explicou o diretor.”

    • Marcos Vinciius

      Diretoria do Palmeiras desde Tirone ate Paulo Nobre sao coroinhas !!! nao fazem trabalho de bastidores, sao uns inocentes !!! onde está a responsabilidade do presidente omisso do Palmeira s???

      Caimos para a B , pois Tirone foi um fiasco e agora continuamos longe da CBF

  3. Volto a dizer. Prass não teve culpa em nenhum dos gols, mas um goleiro um pouquinho acima da média teria evitado pelo menos 2 dos gols. Quanto ao nosso Presidente, começo a achar que é tão banana quanto o anterior. Parece um menino deslumbrado com o cargo de Presidente.

  4. Robinson - Poços de Caldas

    Marcio,

    Voce avisou antes que isto aconteceria, esta roubalheira descarada.

    Ouvi numa radio que o Brunoro estava preparando um tipo de Dossiê contendo os erros de arbitragem para encaminhamento junto a CBF.

    Voce acha que surtirá algum efeito?

    Pela primeira vez ouvi os jornalistas da TV mostrando insistentemente o assalto que esse juizinho de várzea cometeu, será que este tipo de divulgação ajuda?

  5. Esse nosso zagueiro reserva o André Luiz, eu esperava + dele, afinal jogou muito tempo na Europa, mas meusDeus, o cara dando chutão (me fez lembrar o Nem) em jogo contra time da série C. E o Marcelo Oliveira hem, coitado é esforçado, mas acabou participando dos TRÊS gols do ABC, e pensar que o titular é o juninho-pampers. O paraguaio Mendieta é um jogador falsificado, prá mim até agora é só um enganador: 3,5 nota perfeita prá ele. O tal de Felipe Menezes não é a toa que era reserva do Sport Recife, é grosso demais. E o pior de todos é o fred flintstones Gilson Kleina e venhamos e convenhamos ele é bem pior do que o Jair Picerne.

  6. Antonio o Verdão

    Olá Márcio, bom dia!

    Wesley e Serginho, ambbos prenderam demais a bola, retardando os ataques, por isso acho que as notas deles deveriam ser menores, muito menores. no mais concordo com todos.

  7. bom dia marcio, é unmq questão moral para esta diretoria, tem que reclamar e começar a vetar arbitros, atingeatodos nos palmeirensses esta vergona toda, um abraço canuso

  8. Marcio

    Acho que vamos passar nervoso neste final de rodadas
    e para o ano que vem também.
    Ta certo que garfaram nosso time mas
    Não devemos esquecer que jogamos com time de
    Série c

    • Perfeito, enquanto pensarmos dessa forma estaremos dando o aval para essa palhaçada continuar.
      Basta levantar o grave e histórico problema da arbitragem em relação ao Palmeiras para parecer alguém desviando o foco para a questão técnica do time.
      Então, vamos sonhar que o clube se organizará em termos financeiros e administrativos, que vai montar o elenco dos sonhos, que trará o treinador mais identificado com a necessidade de vitórias. Teríamos o quadro ideal para os inocentes úteis que acham que devemos apenas nos preocupar com as condições técnicas do futebol e de forma infantil continuaremos a ignorar que no futebol de hoje o extra campo é quem manda.
      Vamos continuar nos blogs “alertando” que jogamos como time de série C, pois assim não passaremos a imagem de que estamos reclamando por um resultado (mesmo que o jogo não mude a história desse campeonato).
      Fomos rebaixados no apito em 2012, com erros grosseiros de arbitragem, erros que não seriam cometidos por árbitros da segunda divisão do Taiti. Fomos tirados da Copa do Brasil por dois auxiliares que estavam em Curitiba desde o final de semana e trabalham em dois jogos seguidos do Atlético e nada disso chamou a atenção da direção e da torcida.
      O Palmeiras tem tudo para se ajustar dentro de campo, mas se diretoria e torcida continuarem a viver no século passado, achando que o extra campo não pode ser discutido, até em aberrações como essa do último sábado, nosso time será a eterna Geni do futebol. Pode contratar o Barcelona completo, com Messi e Neymar, que o Palmeiras seria sabotado como vem sendo.

      • Perfeito seu comentário Marco. Está na hora da Diretoria (principalmente o Nobre) ter “sangue na veia” e não só os jogadores.Vamos brigar com a CBF como fez o São Paulo com a FPF e a própria CBF.

        • Márcio Trevisan

          Olá, Décio.

          Acho difícil o Nobre brigar na CBF, pois não me parece ser do seu perfil. Infelizmente.

          Abs.

      • Onde eu assino!

      • Márcio Trevisan

        Oi, Marco.

        Eu já avisara a todos que este tipo de erro seria mais comum daqui pra frente.

        Não interessa nada para a CBF que o Palmeiras obtenha o acesso e nem mesmo o título com muita antecedência. Então, quando der para atrapalhar, melhor pra a CBF.

        Abs.

        • Henrique Vaz

          Mas, então, por que estes mesmos erros grosseiros de arbitragem não ocorrem contra o cruzeiro que já disparou na série A? Não deve,também, ser interessante para a cbf que ele ganhe o título do campeonato principal do pais com tanta antecedência.

          • Márcio Trevisan

            Oi, Henrique.

            Isso se dá por duas razões: a primeira é que o Cruzeiro/MG não é a única atração da Série A, e a segunda é que o Cruzeiro/MG – acredite! – tem mais força política do que o Palmeiras.

            Abs e seja bem-vindo a esta seção.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Sérgio.

      É verdade. Como eu disse, erros da arbitragem não podem justificar o futebol dos primeiros 25 minutos do segundo tempo, quando jogamos visivlemente satisfeitos com o empate.

      Abs.

  9. Márcio você sabe que não sou puxa-saco de ninguém, quando discordo não estou nem aí a quem vou atingir, mas desta vez você foi perfeito em seus comentários e notas, vi o mesmo jogo que você viu, sendo assim minha nota é 10 para você! abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maciel.

      Fico feliz com a sua aprovação.

      E muito obrigado pelo “10″ que me concedeu.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>