AS VOLTAS QUE A BOLA DÁ

APÓS “AJUDAR” O PALMEIRAS, MIRASSOL PRECISA QUE O PALMEIRAS O AJUDE. SERÁ?

Quando se é um historiador do futebol, caso específico deste amigo de vocês, não se o analisa por rodadas, semanas, meses ou mesmo anos. No mínimo, nossa medida de tempo é em décadas. Assim, por exemplo, afirmo sem medo de errar que, com exceção do título mundial de 1951 e do Supercampeonato Paulista de 1959, as anos 50 foram horríveis para o Verdão, que entre 1952 e 1958 montou algumas de suas piores equipes nestes quase 100 anos de vida – e olha que naquela época atuaram nomes como Mazzola, Waldemar Fiúme, Humberto Tozzi, Zequinha, Valdemar Carabina, Jair Rosa Pinto, Nardo e vários outros craques.

O JOVEM ZAGUEIRO MARCOS VINÍCIUS FOI “O” E “A” CARA DAQUELA HUMILHANTE DERROTA

O que quis dizer com o parágrafo acima é que o futebol, assim como a vida, dá muitas voltas e, às vezes, elas não precisaram demorar décadas para acontecerem. Um bom exemplo disso teremos já neste domingo, quando se realizará a última rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista. De olho em nossa partida na cidade de Itu/SP – além de todos os palmeirenses, claro – estarão também os torcedores do Mirassol, justamente aqueles que mais de nós riram neste torneio – e não sem motivo.

A situação é simples: para que continuem na elite do futebol estadual em 2014, eles terão obrigatoriamente de vencer o Linense, em casa, e torcer para que Paulista, São Bernardo ou Ituano não vençam. Ocorre que o time de Jundiaí enfrentará o já rebaixado São Caetano, enquanto a equipe do ABC pegará o Oeste, outro time que nada tem a fazer na competição. Ou seja: vitórias de ambos são resultados bem prováveis. Resta, assim, ao Mirassol torcer pelo Verdão pois, se perdermos para a equipe de Juninho Paulista, provavelmente rebaixaremos nosso maior algoz neste Paulistão.

Há quem diga que, após nos impor uma das mais humilhantes derrotas de nossa história, o Mirassol acabou por nos ajudar. Afinal, após a tragédia (e também de parte do dinheiro atrasado começar a pingar na conta dos jogadores), o grupo passou a atuar de outra forma e conseguiu, além de cinco vitórias seguidas, classificações antecipadas nas duas competições que disputa. Ou seja: foi um mal que se transformo em um bem. Assim, nada mais justo que devolvamos a “gentileza” com uma vitória no Novelli Jr.

Pois é: chegou a vez dos amarelos se tornarem verdes. 

25 Responses to AS VOLTAS QUE A BOLA DÁ

  1. Comentário após a derrota de Lima:

    TIME BURRO NÃO PODE SER CAMPEÃO,
    TIME BURRO NÃO MERECE SER CAMPEÃO,
    TIME BURRO NÃO CONSEGUE SER CAMPEÃO.

    Terminar em sexto lugar entre os primeiros era fundamental para o chaveamento da Libertadores.
    Provavelmente, ninguém do clube estudou a tabela, ninguém do clube mostrou aos ignorantes jogadores que a vitória era importante para a sequência da competição.
    Com o sexto lugar estaria do outro lado da chave, não enfrentando brasileiros.
    Jogaram como se fosse uma pelada. Brincaram em campo como irresponsáveis, como moleques no sentido pejorativo da palavra.
    No Paulistão, contra o rebaixado Guarani fizeram dois a zero e pararam de jogar, esquecendo que o saldo de gols pode definir uma vaga no G4.
    Será que dentro da comissão técnica, dentro do elenco ou dentro da Assessoria de Imprensa não tem ninguém alfabetizado que tenha capacidade para ler e entender regulamentos, que conheça aritmética básica para conta de saldo de gols? Não tem ninguém no clube que faça projeção das tabelas nas competições?
    Quando o Palmeiras vai deixar de ser um time burro? A irresponsabilidade, o descaso, a burrice de hoje pode ter custado um melhor destino na Libertadores.
    Um jogo sem torcida, sem pressão, contra um adversário fraco que apenas treinava e a irresponsabilidade que a burrice do elenco e da comissão técnica jogou fora.
    Por muita sorte conseguiram terminar em primeiro lugar graças ao gol do Libertad no último lance e como prêmio ganharam uma viagem para o fim do mundo, para jogar no gramado sintético de Tijuana.
    Quem não tem cérebro, o corpo padece!

  2. Fábio P. R.

    É uma pena que o Márcio não deixe postar links para outros sites esportivos aqui, mas saiu uma lista com os times para os quais torcem alguns árbitros brasileiros.

    Adivinhem para que timinho sujo torce aquele pulha do PCO?

  3. Isso não apaga a derrota de 6 gols que nos impuseram. Ficar na primeira ou segunda divisão pra eles não faz muita diferença, é um time pequeno. Nunca vou esquecer essa derrota. Eles nos ajudaram no segundo tempo tirando o pé pois era pra ter sido uns 10 naquela noite horrorosa.

  4. “AS VOLTAS QUE A BOLA DÁ”. É por esse e outros motivos, que o futebol é apaixonante.

  5. Mário de Queiroz Motta Junior

    OLÁ, GRANDE MÁRCIO, VOU AQUI DAR MEU PITACO: NÃO TEMOS QUE AJUDAR NINGUÉM, TODOS QUISERAM NOS PISAR E HUMILHAR, QUE SE DANE O TAL DE MIRACHUVA. É JOGAR PARA GANHAR. E NÃO PENSANDO EM CLASSIFICAR-SE AQUI OU ALÍ, ESCOLHENDO ADVERSÁRIOS. EU CREIO QUE SEJA BOM PEGARMOS LOGO OS GRANDES, PARA APROVEITAR O EMBALO DESSA NOVA FILOSOFIA DE JOGO, OU SEJA, VENCER OU VENCER, DISPUTAR CADA JOGADA COMO SE FOSSE UM PRATO DE COMIDA, TENHO CERTEZA QUE O VERDÃO VAI VENDER MUITO CARO ALGUMA DERROTA DAQUI PARA A FRENTE. ATÉ O VALDÍVIA ESTÁ SE ESFORÇANDO NOS TREINAMENTOS. ABRAÇOS,

    • Márcio Trevisan

      Olá, Mário.

      Eu sabia que vc sempre passava pelo nosso, mas nunca antes havia inserido um comentário.

      Por isso, agradeço e lhe dou as boas-vindas! E apareça sempre por aqui.

      Abração.

      P.S.: Para quem não ligou o nome à pessoa, trata-se do ex-centroavante Mário, que brilhou com a nossa camisa nos anos 70. Se hoje tivéssemos um cara como ele no time, estaríamos muito melhor.

      • Participe mais Sr. Mário de Queiroz Motta Junior, é uma honra a nós simples torcedores participarmos de debates onde estão pessoas como Márcio Trevisan e um ex jogador de nosso amado Palmeiras.

        Abraços !!

        • Márcio Trevisan

          Ed: muito obrigado pela parte que me toca.
          Abs.

        • Mário de Queiroz Motta Junior

          Querido Ed Sousa, amo o Palmeiras desde criança, muito antes de ser profissional, é um prazer muito grande para mim ter contato direto com nossos torcedores, abração…….

      • Mário de Queiroz Motta Junior

        Bondade sua, meu amigo Márcio Trevisan, tenho muita honra de desfrutar de sua amizade…..

    • PALESTRINO NATO

      SEU MÁRIO … QUE FELICIDADE HEINNN …CONCORDO CONTIGO, O PALESTRA VAI VENDER CARO QUALQUER DERROTA, MAS AINDA SINTO FALTA DE UNS DOIS JOGADORES DE NOME NESSE ELENCO. OWW !!! TEMOS DOIS NA SELEÇÃO DO FELIPÃO …

      • Mário de Queiroz Motta Junior

        Verdade, Palestrino….pelo menos se o Valdívia voltasse a jogar como em 2.008, nos deixaria bem mais forte para encarar a libertadores……mas tenho fé que vamos chegar longe, quem sabe o título…….

  6. Eu não tenho certeza do que vou afirmar, mas acho que a melhor colocação para o Palmeiras era ficar em 6º, os MARGINAI5 em 5º, e o Santos em 4ª.
    Ai se matariam São Paulo, Santos e MARGINAIS, ficando o Palmeiras pra disputar a final com o vencedor desses 3.

  7. Júnior Colletti

    Boa tarde Márcio!

    Pelo momento; por moral; por gana de sempre querer vencer, penso que os jogadores não devam nem pensar em ajudar quem seja com derrotas. Muito menos para prejudicar, nossa história não permite isso.

    E destoando um pouco do assunto aqui tratado, que coisa chata ter acontecido esse acidente na Arena, não!? Será, como falamos aqui no interior, “um bom pega” pra essa diretoria mostrar a que veio.

    Acho que farão de tudo para melar a construção, embora eu duvide que isso aconteça, não por sermos o país da impunidade – seja quem for, inclusive o Palmeiras, deve ser punido se comprovada a culpa na morte do funcionário (uma vida vale mais que todos os estádios do mundo), mas, pelo simples fato de tudo estar seguindo os preceitos legais na construção, tais como: alvarás, licenças, SOMENTE recursos privados…

    O que me enojou, ontem a noite, foi ter sido burro ao ponto de ler comentários de torcedores rivais em outros sites. Não há preocupação com a morte em si, com a dor de filhos e esposa que se orgulham do pai/marido ir trabalhar, ganhar seu dinheiro com honestidade e, de repente, chegar a notícia de que morreu num acidente de trabalho! Não! Eles despejam ódio clubistico contra o Palmeiras, que o clube deveria deixar de existir; acusar direção de homicídio culposo; demolir o estádio… Sempre escrevo que o ser humano merece todas as chances de recuperação e mostrar que pode mais. Mas, pra esses casos penso que não há mais nada.

    É inveja do tamanho do Palmeiras e do amor que ele proporciona. Medo de voltarem as épocas da academia e década de 90, onde ninguém conseguia seu lugar, nem que fosse por uma temporada, ao sol, sempre ofuscados pelo brilho ALVIVERDE!

    Não sou profissional do marketing, nem tenho formação em publicidade e propaganda. E, infelizmente, não faço parte da direção do clube (jamais queria isso!!). Mas, percebo que o clube com mais presença em portais de notícias é o Palmeiras. Seja em fase boa ou ruim. Ninguém é tão agredido quanto o Palmeiras. E ninguém é tão temido como ele. Até pelas bandas do sul, o “Injustiçado Pofexô” quando aparece na mídia não é pelo seu Grêmio, mas, pelo Palmeiras.

    É essa imagem que a diretoria deve explorar!

    Acaba de sair a convocação da seleção. Dois jogadores nossos. Os adversários: “Ah, com jogadores de segunda divisão, só podemos passar vergonha no mundial mesmo”… Será que não tinha jogadores melhores que Henrique e Leandro na primeira divisão”! Esse é o tamanho do Palmeiras, essa é a projeção que ele oferece. O maior de todos! Li na bandeira de um menino no jogo de quinta escrito assim: “Na 1ª, na 2ª ou na PQP, EU SOU PALMEIRAS!”

    O time é feito de guerreiros? Conversa! É a torcida que “canta e vibra”, empurra, exige, MANDA! Aquelas mais de 35 mil vozes quinta passada faz o que quer e pode levar o Palmeiras aonde quiser. Basta que tenha um comando no clube que entenda isso. Torcida mais passional que a do Palmeiras, meu amigo, não há! Não é a maior em quantidade, concordo, mas é a maior em qualidade e capacidade.

    Me desculpem o desabafo e, de repente, a falta de nexo nas coisas que escrevi! Ignorância me tira do sério, cara!

    E desculpa, também, pelo tamanho do texto, ficou maior que a crônica, rs!

    Abraço e vamos à luta!

    • Márcio Trevisan

      Colletti, salve.

      Se você contrata um pedreiro para reformar o muro da sua casa e este muro desaba no quintal do vizinho, a responsabilidade é do pedreiro. Afinal, foi ele – e não você – quem construiu o muro.

      O exemplo acima explicita o fato de o Palmeiras não ter culpa alguma no lamentável episódio citado por você.

      Abs e escreva sempre.

    • Boa Colletti!!

    • BIBANCO, ILDEBRANDO

      DESCULPE SENHOR COLETTI, MAS VC TEM UM QZINHO DE CORINTHIANO … RESPONSABILIAR O PALESTRA PELO DESABAMENTO? TÁ DE BRINCADEIRA NÉ?

  8. Olá Márcio.

    Um abraço.

    Gostei do preâmbulo do seu editorial onde lembra com muita propriedade sobre os anos 1950 que foram funestos para o Palmeiras, com exceção do biênio 50/51 (as 5 Coroas)e 1959 (Supercampeonato).
    Porém, lembro que dos jogadores citados por você, somente o Altafini e o Humberto não ganharam títulos pelo Palmeiras e foi uma pena, sendo que o primeiro brilhou na Copa do Mundo de 1958 e o segundo na Copa de 1954, ambos defendendo a Seleção Brasileira; pois os outros citados foram campeões antes ou depois de 1952 e 1958 respectivamente.
    Mas a fase 1952-1958 foi terrível mesmo. Veio um tal de Edgard do Atlético Mineiro, para substituir o grande Fábio Crippa (morto recentemente em 2011, se não me engano), que era um terror: não pegava nem resfriado. Em 1958 tinha um ponta-direita chamado Renatinho, pelo amor de Deus!
    Sem mais, agradeço o espaço com um grande abraço e até a próxima

    Roberval

    • Márcio Trevisan

      Olá, Roberval.

      Naquele período outros grandes jogadores também apareceram, mas brilharam antes ou depois.

      Aproveite sempre o espaço.

      Abs.

  9. O Palmeiras precisa de uma vitória por dois gols de diferença para ter maiores chances de vaga no G4.

    Ponte Preta – 37 pontos – 10 vitórias – saldo 14 – Gols a favor 27
    Mogi – 36 pontos – 11 vitórias
    Santos – 36 pontos – 10 vitórias – saldo 13 gols – Gols a favor 33
    PALMEIRAS – 34 pontos – 9 vitórias – saldo 11 gols – Gols a favor 33

    Mogi Mirim – Tem 11 vitórias e só pode ser superado por pontos – Uma vitória do Palmeiras e uma derrota do Mogi em casa para os Bambis.

    Ponte Preta – Se perder por um gol de diferença do Bragantino, em Bragança, poderá ser ultrapassada pelo Palmeiras, caso a vitória palmeirense seja por dois gols de diferença.

    Santos – Em caso de empate do Santos, o Palmeiras precisará vencer o Ituano por dois gols de diferença para ultrapassar o time santista no saldo de gols.

    Portanto, se o Palmeiras vencer apenas por um gol de diferença, pode não ter a condição de superar Ponte e Santos, em caso dos resultados desses times favorecerem ao Palmeiras.
    Esses números indicam que o Palmeiras corre o risco de perder a vaga no G4 por um gol de saldo.
    Mostram também que o regulamento de uma competição deve ser conhecido desde o início e que tirar o pé em jogos fáceis, onde o saldo de gol pode ser aumentado com facilidade, pode trazer consequências para a classificação no final da disputa.

    • Correção:
      Nas condições descritas, o Palmeiras igualaria o Saldo com Santos e/ou Ponte e passaria à frente no critério de gols marcados.

      Obs: Existe uma vaga em disputa. Ficará entre o Penapolense que enfrentará o Santos na Vila e o Linense que jogará em Mirassol. O Penapolense tem um ponto a mais, mas terá o Santos fora de casa.

    • Márcio Trevisan

      Marco: parabéns pelo seu trabalho.
      Abs.

  10. Não é por nada não, mas a raiva que (nós, milhões de Palmeirenses) passamos aquele, se acontecer do Mirassol cair, mesmo que sejamos derrotados no domingo, não vamos achar ruim não hem? É aquela velha história: “quem ri por último…” Rsssss.

    • A tendência é que o Linense vença o Mirassol, pois seu time é muito melhor, mesmo jogando em Mirassol. O Palmeiras tem que fazer a sua parte e jogar para tentar uma vaga no G4.
      Fazer um jogo em casa nas quartas de finais é vantagem técnica e estádio cheio, que significa mais dinheiro para o clube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>