EM 1996 FOI BEM PARECIDO…

ESTA NÃO FOI A PRIMEIRA VEZ QUE O DINHEIRO INTERFERIU NA ATUAÇÃO DE JOGADORES DO PALMEIRAS. 

Após o vexame diante do Mirassol/SP, recebi algumas críticas por parte de internautas. Em síntese, alguns de vocês não acreditam que o atraso no pagamento tenha sido a principal razão da vergonha que estes caras nos fizeram passar.

Quando escrevi isso, cometi apenas um erro: não eram todos os que estavam dispostos a agir como agiram. E a prova é visível: nossos gols foram marcados por jovens jogadores, que só agora chegam ao time principal ou a uma equipe grande. Não à toa, assim que encostamos no placar, rapidinho levamos mais três gols. Quem quiser creditar tudo isso a um “acidente”, que esteja à vontade.

Mas não quero me ater a este triste episódio mais do que já me ative. Quero, na verdade, lembrar outro caso em que a falta de grana atrapalhou o Palmeiras.

DJALMINHA JOGOU A 2ª. E DEU NO QUE DEU.

Em 24 de setembro de 1996 o Palmeiras foi a Bragança Paulista/SP enfrentar o Bragantino/SP pela Copa Mercosul. Luxemburgo, nosso treinador, poupou oito titulares, todos convocados por ele para a Seleção Paulista que enfrentaria, dias depois, a Carioca. Apenas o zagueiro Sandro Blum e os atacantes Viola e Luizão foram mantidos no time. Pois bem: por acidente – aí, sim: acidente – tudo deu errado para o Verdão: Rincón foi expulso ainda na etapa inicial e levamos de 5 a 1, mesmo sendo o adversário um time, na ocasião, horrível.

Mas ainda havia o jogo da volta, no qual uma vitória por 4 a 0 (algo fácil para aquele esquadrão palmeirense) nos garantiria a vaga na próxima fase. E foi então que a grana entrou na parada.

Um dos líderes do time, tido e havido até hoje como “ídolo”, procurou a diretoria e disse que, como a situação era delicada, os jogadores queriam um bicho-extra caso conseguissem a classificação. Obviamente, o tal líder levou um enorme “Não” bem no meio da cara, já que devolver o vexame era, no mínimo, obrigação. Além disso, todas as premiações já haviam sido acertadas no início da temporada.

Pois bem: na partida de volta, o Palmeiras terminou o primeiro tempo ganhando por 2 a 0, gols de Djalminha e Viola, e aos 22 minutos da etapa final fez 3 a 0, com o atacante Leonardo. Ou seja: tínhamos ainda mais de 20 minutos para fazermos mais um mísero golzinho e garantirmos a vaga. E o que se viu em campo foi um Palmeiras tocando a bola pros lados, fingindo atacar, arriscando chutes de fora da área (todos para bem longe da meta, claro), enfim, um time que simplesmente parou de jogar.

Ou seja: o que aqueles jogadores quiseram provar à diretoria é que a classificação seria algo simples, mas que eles não a obtiveram porque simplesmente o clube não aceitou pagar mais por isso.

Que fique cada um de vocês com a conclusão que desejarem.

P.S.: Após se reunir com os pseudojogadores, nosso presidente disse que eles têm vergonha na cara. Então, chego à conclusão de que, se não a tivessem, teríamos perdido de 12. 

16 Responses to EM 1996 FOI BEM PARECIDO…

  1. Sinceramente este time atual do verdão é ruim mesmo, independente de grana ou não,um time que toma de seis a zero do Mirassol não vai conseguir subir para a serie A do Brasileirão nunca,se a meta da diretoria é levar o Palmeiras para a serie A do Brasileiro tem que contratar no minimo seis jogadores de alto nivel para chegar e ser titular porque se não conseguir o acesso ai vcs vão ver o bicho vai pegar de verdade…..obs:Sou Palmeirense amo meu time mas atualmente da dó de ver este time jogar é muito ruim mais muito ruim mesmo que situação nosso verdão chegou é lamentavel.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Daniel.

      Agradeço seu depoimento e lhe dou s boas-vindas a esta seção.

      Abs.

      • Reinaldo Modena

        Concordo plenamente com o comentário do colega Daniel. Nem nos 16 anos de fila lembro de um elenco tão ruim como o dos últimos 2 anos. São 20:27 e acabei de ler que o Sr Wesley (aquele da vaquinha e que custou 6 Milhões de Euros sentiu ” a parte posterior da coxa” e não joga hoje. Não que ele faça muita falta mas é interessante como os jogadores do Palmeiras estão sempre com contusões musculares…o ano passado foram várias..o tal de Valdívia nem se recupera de uma e já tem outra contusão muscular..O Souza jogou o ano passado inteiro pelo Náutico e aposto não teve nenhuma contusão..e 3 meses de Palmeiras foi o 2º que mais se machucou..Pergunta: SERÁ QUE NINGUÉM QUESTIONA O TRABALHO DE PREPARAÇÃO FÍSICA E DO DEPARTAMENTO MÉDICO DO PALMEIRAS??? A DIRETORIA É TÃO INCOMPETENTE QUE NÃO PERCEBE ISSO..QUALQUER JOGADOR QUE SE MACHUCA NO PALMEIRAS, A VOLTA TORNA-SE UMA ODISSÉIA!!!…Obrigado pela oportunidade de me manifestar. Saudações Palestrinas!!!

        • Márcio Trevisan

          Olá, Reinaldo.

          Agradeço seu depoimento e lhe dou as boas-vindas a esta seção.

          Escreva sempre, ok?

          Abs.

  2. São tão ruins que não conseguem nem fazer corpo mole com competência. Passaram vergonha no Brasil inteiro. Nunca vi um time tomar 6 gols em 45 minutos.

  3. vamos parar de inventar o time e ruim de doer

    • Márcio Trevisan

      Olá, Sérgio.

      Concordo. Mas não existe ruindade suficiente que explique levar 6 gols em apenas um tempo.

      Isso, por sinal, era inédito na história do Palmeiras.

      Abs.

  4. Se entregaram a partida mesmo tem que descobrir os laranjas podres do elenco e punir rigorosamente para dar exemplos aos outros jogadores porque pelo que eu saiba só o direito de imagem que esta atrasado! nem vou comentar nada individualmente dos jogadores porque se não vou ficar a tarde inteira digitando aqui. Kleina ve se vira homem e escala o time sem inventar, o senhor não tem capacidade para ficar inventando moda, faz o feijão com arroz. Abraços.

    • Márcio só uma pergunta! você sabe da onde surgiu aquele zagueiro horroroso chamado Marcos Vinicíus? advinha? abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel, salve.

      A diretoria não pode punir porque deve dinheiro às laranjas podres.

      “Só” o direito de imagem está atrasado? Amigo: isso representa entre 60% e 70% dos vencimentos de cada profissional.

      Abs.

      • Márcio discordo que os jogadores não podem ser punidos, na empresa onde trabalho se caso os salários não forem pagos temos o direito de fazer greve fora da empresa, a pártir do momento que entramos lá dentro temos a obrigação de trabalhar e dar produção, se os jogadores se sentem prejudicados que não entrem em campo, aí sim eles estão corretos e não entrar em campo e fazer corpo mole punindo nós torcedores! é passível de punição sim! abraços.

  5. Márcio e Heber. Eu credito as duas coisas. A falta de dinheiro gera descompromisso e a mediocridade de alguns jogadores com o seu Kleina tendo sua parcela de culpa. Impossível ele não enxergar que o Araújo não é primeiro volante. Que o Weldon só toma nas costas e não fecha a marcação prejudicando os zagueiros. Que o Juninho não é lateral esquerdo pq não sabe marcar e deveria se jogar, ser meia de ligação. Que é preciso um primeiro volante para auxiliar o Léo Gago que fica prejudicado. Enfim, falta dinheiro, comprometimento, vergonha na cara e qualidade, muito difícil para certos jogadores. Abcs.

  6. Marcio, se for nessa linha de pensamento, Marcio Araujo esta a 3 anos sem receber salarios?!?!?!

    O terceiro gol poderia ter sido evitado se ele tivesse “matado” o lance no seu inicio, e no quarto gol, alem da falta estupida, ele não pulou, a bola passou por cima de sua cabeça e vai no angulo. Esse erros estupidos, desnecessarios, burros, comprometedores, fatais vem acontecendo desde sua chegada ao Palmeiras, todo ano ele começa bem, se destacando nos primeiros jogos e depois se transforma numa ameba.

    Marcos Vinicios, prata da casa, fez um gol contra estupido, coisa de amador, no segundo gol, todo mundo deixa o aracante do Mirassol impedido, menos o zagueirinho, alem de se mexer um ano depois para tentar ao menos evitar o gol com falta.

    Juninho, você mesmo cansou de escrever o quão fraco ele é.

    Não estou dizendo que você esta errado, o considero o melhor jornalista “Verde” de Brasil. Mas quarta foi um jogo que nunca conseguiremos explicar. Foi uma noite de terror, jogadores mediocres enterrando nosso time, todo ataque que aquele timinho fazia acabava dentro do gol do Prass, enquanto nossas chances acabavam nas mãos do goleiro, enfim, deu tudo errado para nós e tudo certo para eles.

    Estavamos sem sorte, com jogadores bizzarros que escolheram a mesma noite para jogarem mais mal que costuman jogar. Junta isso as escolhas erradas do treinador, um departamento medico que leva um mês para curar um torcicolo e salarios atrasados, temos o maior vexame de nossa historia.

    A melhor coisa que fazemos é esqueçermos, pois nunca encontraremos uma explicação logica para o que aconteceu.

    • Márcio Trevisan

      OI, Héber.

      Muito obrigado pelo elogio.

      Mas tenho certeza do que escrevi. E mais: alguns jogadores – como Maurício Ramos, por exemplo – não aceitaram participar, e então ou ficaram de fora ou jogaram pra valer.

      Márcio Araújo tem limitações, mas vc mesmo disse que, nesta quarta, elas foram excessivas.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>