PALMEIRAS CLASSIFICADO. VIVA O “XV DE JAÚ”!

ÀS VEZES, TIMES GRANDES TÊM QUE JOGAR COMO SE FOSSEM PEQUENOS. DESTA VEZ, PORÉM, NÃO FOI UMA  OPÇÃO, MAS UMA NECESSIDADE. SE O QUE VALE É O RESULTADO, PALMAS À RETRANCA DE SCOLARI.

Sempre que o Palmeiras joga fechado – ou seja: em todas as partidas desde que Luiz Felipe Scolari reassumiu o comando da equipe – eu confesso que me irrito muito. E o motivo é simples: mesmo nos piores momentos da história do clube, como nos 80, por exemplo, sempre entrávamos em campo pensando exclusivamente na vitória. Nem sempre ela acontecia, claro, mas nem por isso o time deixava de lutar por ela.

Ultimamente, porém, raríssimos são os momentos durante as partidas que se vê o Verdão buscando o resultado positivo – daí classificá-lo como “XV de Jaú”. Se está na frente, a ordem é sempre se fechar para garantir a vitória; se está empatado, mas jogando fora de casa, idem; e se está perdendo… Bem, aí dependerá do placar. Trata-se de filosofia de jogo, e esta é a que sempre utilizou (até mesmo no comando da Seleção Brasileira), o nosso treinador. Em outras palavras: é o jeito Scolari de ser.

Nesta noite, porém, concordo que não havia muito que fazer. A ampla vantagem obtida em Barueri/SP nos dava uma tranquilidade quase que total. O péssimo futebol apresentado pelo Botafogo/RJ no primeiro tempo (resultado de uma perfeita marcação – olha o “XV de Jaú” aí de novo…) a fazia crescer ainda mais, e o gol de empate marcado logo depois de termos sido – DE NOVO !!! – roubados de forma escandalosa praticamente nos garantia a classificação.

Porém, dizem que a bola pune, e hoje por muito pouco não fomos severamente punidos. Bastou o limitado time carioca forçar só um pouquinho para que alguns de nossos jogadores ou sumissem em campo ou, então, passassem a cometer erros grotescos, frutos evidentes da falta de confiança em si próprios. Este é o problema de todas as equipes pequenas - ou mesmo as grandes, mas que jogam como tais: chega uma hora em que o jogador se convence de sua inferioridade em relação ao adversário, ainda que nem sempre ela de fato exista.

Mas, fazer o quê? Muitos dirão que o que importa é o título da Copa do Brasil (e este foi nosso), que o que vale é o resultado (e este nos foi favorável). E enquanto este senhor comandar a nossa equipe, nada neste sentido irá mudar.

Afinal, vale lembrar: o “XV de Jaú” já ganhou até uma Copa do Mundo…

 

19 Responses to PALMEIRAS CLASSIFICADO. VIVA O “XV DE JAÚ”!

  1. Danilo francisco frateani

    o XV de jau e um clube pequeno mais jogava como um grande

  2. O porque da comparação com o XV DE JAÚ … ??? Não entendi

    • Márcio Trevisan

      Olá, Oswaldo.

      Usei o XV de Jaú como poderia ter usado o XV de Piracicaba, o Taquaritinga ou similares.

      Na verdade, a imagem que procurei mostrar é a que conseguimos mais uma classificação jogando tão retrancados como equipes pequenas.

      Agradeço seu comentário e lhe dou as boas vindas ao nosso site.

      Abs.

  3. ANDRE LUIZ CARNIEL

    MÁRCIO, SAUDADES DE VOCÊ NA PONTO VERDE,ONDE TE “CONHECI” MAS CONFESSO QUE SEU SITE TÁ SHOW DE BOLA. NEM ENTRO MAIS NO PONTO VERDE, HEHE. PARABÉNS.

    • Márcio Trevisan

      Olá, André.

      Agradeço o carinho e o fato de acompanhar meu trabalho há tanto tempo.

      Seja bem-vindo ao nosso site.

      Abraços.

  4. Antonio Verdão

    Márcio.

    Parece que meus sentimentos para com o Palmeiras é irmão univitelino do seu, explico:
    Eu estava com uma vontade danada de torcer para o Verdão perder e ser eliminado, mas, não consigo. Eu disse a minha esposa antes do jogo o seguinte o plcar vai ser 4 a 1 para o Botafogo eu torco para isto, mas foi só a bola rolar para meus nervos ficarem a flor da pele por uma possivel eliminação do Verdão. Xingeui nos gols do Botafogo e comemorei meio sem graça o gol do Patrik.
    E também me mordo por dentro de tanta raiva quando vejo o Palmeiras jogando na defeza, com tres Zaguiros, dois laterais (que deveria defender, mas juninho da raiva de ve-lo marcando alguem) tres volantes de defesa e ainda obriga os atacantes voltarem para ajudar a defesa, o pior que ainda com tanta gente a defender ainda tomamos 3 gols, um caso paranormal.
    Viu como nos Palmeirenses estamos conectados pelo mesmos sentimento atualmente? espero que eles sejam de alegrias doravante.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Verdão.

      Sempre digo que, se um dia apenas cachorros vestirem a camisa do Palmeiras, eu irei para a arquibancada latir.

      Abs.

  5. Olha Marcio até um time jogar o tempo todo na defesa eu aceito.
    Mas tem que ter pelo menos 1 (uma) bendita jogada de contra-ataque treinada.
    Por incrivel que pareça o Palmeiras é um time profissional que não tem 1 jogada de contra-ataque!

    • Márcio Trevisan

      Jair: Scolari jamais foi adepto deste tipo de jogada.
      Ele ganhou tudo o que ganhou (e perdeu tudo o que perdeu) apostando na marcação e em jogadas individuais.
      Ele, na verdade, não tem nem mesmo capacidade para criar uma jogada ensaiada, esta é a verdade.
      Abs.

  6. Esse técnico destruiu o Palmeiras e a maioria dos torcedores que o reverência não percebe isso. Transformou o Palmeiras num clube gaúcho de 5ª categoria. O Palmeiras perdeu sua essência, sua personalidade e nem se conhece mais graças a esse senhor. Por que ficamos conhecidos como Academia ?? Certamente não foi por esse estilo ridículo e vergonhoso de jogar. Torci muito ontem pelo quarto gol do Bostafogo. Prefiro perder a ganhar dessa forma patética.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Ed.

      Faço minhas as suas palavras. Só não torci pela eliminação porque não consigo torcer contra o Palmeiras. É mais forte do que eu.

      Abs.

      • Olha Márcio, quando torço para ser eliminado como ontem, por mais absurdo que possa parecer, é para o bem do Palmeiras. A vitória esconde os erros e enaltece os incompetentes. As vezes perder faz um bem que vc não tem idéia amigo. Abraços !!

        • Fábio P. R.

          Cara, se fosse assim, o fato de já termos sido rebaixados(!) resultaria em um time que ganharia todos os campeonatos no dez anos seguintes…

          Desculpe, mas esse tipo de negativismo não leva a nada. Também quero a mudança dessa comissão técnica (embora não haja nada melhor no mercado atual), mas o problema fundamental a ser resolvido, embora o Márcio não acredite nisso, é político. Profissionalizemos a gestão do futebol palmeirense e as coisas voltarão a ser grandiosas.

          • Márcio Trevisan

            Fábio: é claro que acredito que nosso maior problema sempre foi, é e sempre será político.
            Só que este problema é quase impossível de ser solucionado e, mesmo existindo, não nos impediu de sermos o maior campeão deste País.
            Em outras palavras: se esperarmos uma resolução para a nossa Política, morreremos de fome.
            Abs.

        • Márcio Trevisan

          Oi, Ed.

          Concordo.E por isso temia a conquista da Copa do Brasil – nesse ponto, ela foi prejudicial.

          Vou te confessar: estou morrendo de medo. A menos que a CBF ou Portugal convidem Felipão, acho que ele renovará.

          Abs.

  7. Márcio. Além do gol impedido do cara, houve um penalti para o Palmeiras quando o zagueiro do Foguinho colocou a mão na bola num drible do Barcos. Detalhe, a bola estava no chão. Até o Neto falou que foi penalti. Quando eu revi, vi que foi escandaloso.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: não reparei neste lance.
      Mas o impedimento no 1º gol do Botafogo/RJ foi vergonhoso.
      Abs.

  8. Marcos Vinicius

    Marcio, creio que a explicaçao racional é: Em 2002 rechado de craques o Felipao nao precisava se esforçar em levantar a moral do grupo, no Plameiras 2012 com o elenco que possui Felipao nao tem o talento e a capacidade ou talze o tesao mesmo,de levantar a moral de limitados como Patrick, Joao Vitor, Marcio Aruajo ,emtre outros, creio ser uma mistura de treinador em fim de carreira e elenco fraco, resultado bom nao pode sair !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>