POR FAVOR, CA-CBF: DÁ PRA PARAR COM A “ROUBALHEIRA”?

É inacreditável a quantidade de erros que os árbitros têm cometido contra o Palmeiras. E isso precisa acabar.

Quero começar este texto deixando bem claras duas posições que defendo com a tranquilidade de quem, por mais de 5 anos, trabalhou diretamente com os árbitros:

1 – Não existe árbitro ladrão, nem aquele que entra em campo com o firme propósito de prejudicar este ou aquele clube. Isso é coisa do passado, do tempo em que a bola ainda era de capotão.

2 – Não de agora, mas já há algum tempo, o que existe é uma enorme falta de talento na categoria. Nomes como Dulcídio Wanderley Boschillia, Roberto Nunes Morgado, Márcio Campos Sales, etc. não foram e, ao que parece, jamais serão substituídos.

Dito isso, quero tornar pública minha indignação com os constantes erros de arbitragem cometidos contra o Palmeiras nos últimos tempos. Não sou daqueles torcedores que, de forma idiota, culpam sempre o árbitro pelas derrotas, mas também não posso fazer de conta que as graves falhas não têm se repetido praticamente em todos os jogos.

Levando em consideração apenas as mais recentes partidas, fomos o que popularmente se chama de “roubados” nas duas partidas contra o Atlético/PR, no jogo diante do Grêmio/RS e, agora há pouco, em Recife/PE. Pênaltis claríssimos não marcados, faltas em nosso jogadores que, ao não serem anotadas, resultam em gols adversários, gols alviverdes pessimamente anulados por assistentes e árbitros mal colocados… Enfim, uma sucessão não de roubos, mas de erros que nos têm prejudicado.

Sou amigo, há muitos anos, de Sérgio Corrêa da Silva, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF (CA-CBF), e sei de sua idoneidade, seu caráter e sua seriedade no comando da arbitragem nacional. E por isso torno público, agora, um pedido pessoal:

“Serginho: peça aos árbitros que lidera a gentileza de dividirem os graves erros que têm cometido entre todos os clubes. O Palmeiras, meu amigo, já não tem uma diretoria atuante, já não dispõe de um  grande time, já não conta com um técnico competente e, se continuar a ser prejudicado desta forma, o que já é difícil ficará impossível”.

16 Responses to POR FAVOR, CA-CBF: DÁ PRA PARAR COM A “ROUBALHEIRA”?

  1. Ótima lembrança do Antônio Verdão.
    Esse assistente é bajulado pela imprensa como o melhor do país.
    Marcou um impedimento do ataque do Palmeiras onde nosso jogador estava com uns dois metros de condição legal.
    Um erro que ele não comete, pior ainda, é sempre elogiado por marcações “milimétricas”.
    Neste lance ficou evidente a má intenção.
    Outra situação que revelou a má intenção da arbitragem aconteceu no final da partida. Não teria maior consequência, mas o árbitro terminou o jogo vinte segundos antes do tempo porque o goleiro do Sport segurou a bola, matou o tempo e entregou ao árbitro para encerrar o jogo.
    Em condições normais, o árbitro não atenderia o jogador.
    Esses pequenos detalhes revelam o comportamento dos árbitros e auxiliares, pois mostram a intenção em situações que eles julgam não chamar a atenção.
    Nos demais jogos em que o Palmeiras foi prejudicado na Copa do Brasil e no campeonato brasileiro, os erros cometidos foram crassos e jamais ocorreriam sem que a intenção de errar existisse, não para árbitros e auxiliares que conseguiram chegar ao quadro da CBF. Foram erros que nem em campeonato de várzea acontecem.

  2. Antonio Verdão

    Olha, pessoal não posso falar do arbtro principal, mas sim do tal Banderinha o qual não lembro o nome,o mesmo que anulou o gol do Barcos e marcou um impedimento no qual o jogador palmeirense que estava em posição regular a disntancia de 1,50mt , e ele estava programado para rubar o Verdão, assistam o VT de como ele estava com má itenção o jogo inteiro. Não dava faltas a favor do Verdão e marcando impedimentos fantasiosos propositalmente.
    Mas, também posso dizer que o ataque do Verdão estava de dar vergonha

  3. Ronaldo - Laranjal Pta.

    Já teve um jogo no ano passado, em que fomos roubados, e eu perguntei aqui mesmo, se pelo estatuto do torcedor não teriamos como anular ou extinguir árbitros ridículos. Sou um simples comerciante e tenho que manter uma conduta retícima, pois se não o procom me ferra, agora nós torcedores também somos consumidores, compramos ingressos, camisetas, pagamos passagem ou gasolina para ir ao estádio, mas somos roubados. Chega não assisto mais não perco mais tempo pois sei que seremos assaltados no jogo ou fora dele.
    Abraços otimo final de semana, e que Deus nos livre da 2ª divisão denovo. Ps. Podemos até ir para 5ª divisão mas meu amor pelo verdão será o mesmo.

  4. PERFEITO MÁRCIO!!!!

  5. JOAO FRANCISCO CASANOVA ROCINO

    boa noite marcio trevisan , chama a policia , isto é roubo , bandeira ladrao , chama a policia , bando de ladroes , anular o gol do pirata do caribe , este bandeira é ladrao filho da mae vai roubar outro time ,o meu verdao nao ,mil vezes nao ,vai seu ladrao vai para a cadeia seu ladrao .abraços e boa noite marcio trevisan ,assi joao francisco rocino de sbcampo sp

  6. Quando leio ou ouço respostas como essa “vamos parar com essa de erro de arbitragem” entendo porque o Palmeiras criou sobre ele mesmo essa situação em relação aos bastidores e às arbitragens.
    Essa frase representa o pensamento limitado e omisso que nos caracteriza como instituição, pois reflete a falta de ação das nossas diretorias ao longo do tempo. A parcela da nossa torcida que não aceita que se trate desse problema concorda com a omissão da nossa direção nesse sentido.
    Criou-se a cultura de que o Palmeiras reclamar de arbitragem não é defender seus direitos e sim arrumar desculpa por resultados.
    Hoje, a imprensa completa o serviço feito ontem em Recife, impondo a imagem de que estamos reclamando demais. Temos que ser a Geni do futebol, apanhando e ficando quietos!
    Temos a torcida mais critica do Brasil, somos severos na avaliação de jogadores, treinadores e diretores, mas mesmo assim ainda tem gente que se incomoda quando parte das nossas criticas sejam direcionadas à falta de respeito que temos nos bastidores.

    Denunciar os abusos cometidos passou a ser desculpa e devemos ser obrigados a assistir calados as coincidências que dão vitórias e títulos para uns e derrotas constantes para outros.

    FALAR SOBRE ARBITRAGENS E APONTAR A PARCIALIDADE DELAS EM RELAÇÃO AO PALMEIRAS NÃO IMPEDE EM NADA QUE TODOS OS DEMAIS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA OS RESULTADOS EM CAMPO SEJAM ANALISADOS, CRITICADOS OU COBRADOS.

    A “censura” a esse assunto reflete apenas a covardia, a omissão e a total falta de malícia para entender o futebol de hoje.

    Particularmente não acredito em erros apenas por serem erros. Não é normal que as interpretações de arbitragens tenham sempre os mesmos destinos. Aquele deputado que ganhava sempre na loteria também tinha a seu favor o argumento da probabilidade de acertos, que apesar de infinitamente pequena, existia. As interpretações de arbitragem sempre com destinos comuns, para o bem o para o mal, também encontram nos números a possibilidade real de acontecer, mas na verdade é a mesma coisa de ganhar na Mega Sena toda semana. É possível, mas ninguém engole.

    Quanto ao time e ao rendimento em campo, não há como negar que a condição emocional afeta o desempenho. Um clube com tudo a favor terá muito maior condição de superar e corrigir suas falhas sabendo que não será sabotado fora de campo ou dentro dele. Por outro lado, quem encontra o ambiente desfavorável como encontra o Palmeiras, além das próprias falhas técnica terá ainda que superar os problemas que seus concorrentes não têm.
    Três empates já não seria uma campanha boa, mas um empate e duas derrotas são muito pior. Os próximos jogos teriam um peso bem menor sem as duas derrotas. O prejuízo dos erros nos jogos do Grêmio e do Sport não se restringem apenas aos resultados das partidas e aos lances, mas continuarão influindo no clima da equipe em campo, especialmente para a Copa do Brasil.

  7. In dubio pro adversário do Palmeiras!
    Apesar dos árbitros, nossa diretoria, Felipão, Kassab e “Patricks da vida”: AVANTI PALESTRA!

    Joab Barros

  8. jose aparecido - mogi das cruzes.

    Hei…. vamos parar com essa de erro de arbitragem……….se tivessemos um time competente, esses erros nem seriam notados…….o problema é esse time que só tem perebas…..comissão tecnica………diretoria…….etc…..pelo menos esse ano o sofrimento será menor……….na segunda metade do 2º turno ou um pouco antes, já estaremos rebaixados……

  9. jose aparecido - mogi das cruzes.

    Juntando os erros de arbitragem e esse time de perebas (só se salvam o Henrique e o Barcos), a série B está bem mais proxima do que o esperado………………avante VERDÃO…………rumo a serie B.

  10. Marcio
    Pelo que tenho lido, tando o Sr. Sergio chefe da arbitragem nacional, quanto o Cel Marinho da estadual são são paulinos apaixonados,
    Não tenho visto nenhum erro contra o São Paulo Futebol Club, SERÁ COINCIDENCIA!

  11. ROBERTO ALFANO

    É um absurdo o que cometem com o Palmeiras,está na hora de tomarmos providencia

    Desta maneira não dá,imagina na estréia do famigerado Ronaldinho Gaucho no Sábado!!!!

    Abs.

  12. Serginho ….
    minha vontade é de mandar vc bem longinho…. da comissão de arbitragem
    não sei do carater dele ….mas sua inoperancia é nitida ja faz tempo

  13. Existe um “sistema” que tudo controla, inclusive o esporte.
    A noveja já tem seu roteiro. As cartas já estão marcadas. Já sabem como será o último capítulo
    Torcedor palmeirense, esqueçam 2012.

  14. Ja virou palhaçada!!!!!!!!!!!!!!!!!!! é sempre contra o Palmeiras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>