QUANDO O BRASIL FOI MAIS VERDE DO QUE AMARELO

Torcedor pergunta quantos craques do Verdão já vestiram a camisa da Seleção em sua categoria principal.

“Em tempos de Copa América, ocorreu-me uma curiosidade: quantos jogadores do Palmeiras já atuaram pela Seleção Brasileira? E em relação a outros clubes, estamos à frente ou atrás?

Enviada por George Rodrigo, de Campinas/SP

George: responderei à sua pergunta, mas apenas em parte.

A história palmeirense na Seleção Brasileira principal começou em 1917, com a convocação do médio Picagli e do ponta-direita Caetano. De lá para cá, e incluindo estes dois, foram nada menos do que 103 jogadores do Verdão a atuar com a camisa do Brasil.

O ápice de nossa participação se deu em 1965, quando todo os jogadores do Palmeiras foram convocados para um amistoso diante do Uruguai, no torneio de inauguração do Estádio do Mineirão, em BH. Além disso, obviamente deve-se ressaltar, também, os seis jogadores do nosso time que disputaram a Copa da Alemanha, em 1974: Leão, Luís Pereira, Alfredo Mostarda, Leivinha, Ademir da Guia e César Maluco.

Os mais recentes palmeirenses convocados para o selecionado nacional foram o atacante Diego Souza e o meia Cleiton Xavier, em 2010.

Quanto a sermos ou não o clube que mais jogadores já cedeu à Seleção, infelizmente não tenho a resposta porque ela necessitaria de um levantamento de todas as demais grandes equipes, o qual evidentemente não possuo.

Obs.: Esta seção será atualizada em 07/07/2011.

Tem alguma dúvida ou curiosidade sobre o Palestra/Palmeiras? Então, aproveite o espaço abaixo e envie sua pergunta. Ela será respondida nesta seção.

3 Responses to QUANDO O BRASIL FOI MAIS VERDE DO QUE AMARELO

  1. George Rodrigo

    Obrigado Marcio, um abraço.

  2. George Rodrigo

    Valeu Marcio, obrigado.

    Se não estiver enganado, nesse epsodio em que o verdão todo serviu a seleção ocorreu um outro fato historico. Foi a unica vez em toda a historia da amarelinha que um tecnico extrangeiro dirigiu ela.

    Estou certo ou me enganei?

    Um abraço, avanti Palestra.

    • Márcio Trevisan

      Olá, George.

      Está certíssimo. O técnico em questão foi o argentino Ernesto Filpo Nuñes.

      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>