ARTIME: SEU NOME DEVERIA SER “GOL!”

Como todo mundo sabe, lamentavelmente a memória e muito fraca quando o assunto é a história do futebol. No Palmeiras, por exemplo, existem dezenas de craques que o tempo fez com que fossem apagados da lembrança. E pior: por alguns, sobretudo os mais jovens, eles sequer são conhecidos.

É o caso do argentino Artime. Aliás, se há algo que todos nós, palmeirenses, deveríamos lamentar é o fato deste atacante ter jogado apenas um ano no Verdão. Se nos tivesse brindado com sua presença por mais tempo, a Segunda Academia – que surgiria pouco depois de sua saída – teria sido ainda mais vencedora, com toda a certeza.

A facilidade com que este craque marcava gols era algo espantoso. Já nos argentinos River Plate e Independiente, seus primeiros clubes como profissional, ele mostrava todo o seu potencial. Ídolo em seu país, disputou a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, e marcou três dos cinco gols que Argentina fez nas quatro partidas que disputou.

Ao Parque Antártica o jogador chegou em 1968. Aqui, conseguiu viver uma das melhores fases de sua carreira, marcando 49 gols em apenas 57 jogos. É isso mesmo: o cara tem uma média de 0.85 gol por partida, uma das maiores dentre todos os principais goleadores de nossa história.

Artime assina contrato ao lado do então presidente Paschoal Walter Byron Giuliano

Sua mais completa atuação se deu em 16 de janeiro de 1969, numa partida contra o Rapid Viena/ÁUS pelo Torneio de Mar del Plata: ele fez todos os cinco gols do Verdão na goleada por 5 a 1 !

Até hoje, além dele apenas outros sete jogadores conseguiram marcar tantos gols numa só partida: Osses, em 1930; Heitor, em 1926, 1927 e 1930; Caxambu, em 1943; Canhotinho, em 1951; Mazzola, em 1957; Dario, em 1965; e Cardoso, em 1969.

Apesar de todo o sucesso, Artime deixou o Palmeiras no meio daquela temporada – uma irrecusável proposta do Nacional/URU seduziu o clube e o jogador que, além do dinheiro, vislumbrou a chance de ficar mais próximo da sua família.

E lá se foi o artilheiro – que hoje, aos 69 anos, dirige as cinco lojas de materiais esportivos que possui em Buenos Aires/ARG –  encantar outra torcida…

Ficha Técnica

Nome: Luís Artime
Data e Local de Nascimento: 25/11/1941, em Mendoza/ARG
Posição: Atacante
Estréia: 14/07/68 – Palmeiras 4 x 0 Independiente/ARG
Despedida: 06/07/69 – Maringá-PR 0 x 1 Palmeiras
Jogos: 57
Gols: 49
Título: Torneio de Mar del Plata/1969

Quer opinar sobre texto? Escreva para [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>