PARA MANTER ACESA A CHAMA

Vitória sobre o Inter/RS deixa bem vivo sonho do 12º título nacional

WEVERTON – EXCELENTE
NOTA 8

Se hoje comemoramos esta importante vitória devemos principalmente ao nosso goleiro. Não fosse ele, o Inter/RS poderia ter aberto pelo menos 2 a 0 no placar e, também, empatado o jogo no começo do segundo tempo. Foram três grandes defesas e, espero, a volta da autoconfiança.

MARCOS ROCHA – ÓTIMO
NOTA 7 

Para quem atuou improvisado como zagueiro pela direita foi bem demais. Esteve preciso na marcação, eficaz nos desarmes, e ainda deu uma força na marcação pelo lado oposto ao seu e também na saída de bola.

LUAN – REGULAR
NOTA 5

Vinha cuidando bem de Valencia, dando pouco espaço ao centroavante do time gaúcho. Mas se machucou ao fim do primeiro tempo.

MURILO – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Começou, como sempre, pelo lado esquerdo, mas na etapa final, com a saída de Luan, passou a jogar na sobra. E não comprometeu. 

MAYKE – MUITO BOM
NOTA 6,5

Gostei bastante. Quando atacamos, foi o ala pela direita de quem se espera, indo à linha de fundo e buscando cruzamentos. Mas também realizou jogadas individuais e não se descuidou da marcação a Wanderson.

ZÉ RAFAEL – MUITO BOM
NOTA 6,5 

Como Ríos esteve mais próximo, lhe ajudando “male ma”, na marcação, hoje atuou um pouco mais solto. E quando isso acontece, torna-se mais uma opção ofensiva do nosso time. Não à toa, marcou o primeiro gol.

RICHARD RÍOS – BOM
NOTA 6

A verdade é  que, embora dando uma forçinha a Zé Rafael na marcação, deixou muitos espaços à frente da nossa zaga no primeiro tempo. Na etapa final, corrigiu seu posicionamento e melhorou muito sua atuação. 

RAPHAEL VEIGA – MUITO BOM
 NOTA 6,5

Se eu disser que brilhou, que acabou com o jogo, estarei mentindo. Mas, pelo menos, deu duas assistências para os dois primeiros gols. Pena que, a partir dos 25 minutos da etapa final, passou a andar em campo.

 

PIQUEREZ – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Como o Inter/RS não tinha muita presença ofensiva em seu setor, acabou tendo uma vida mais fácil nesta noite. Marcou bem nas poucas vezes em que precisou assim agir e não atrapalhou no apoio.

 

ENDRICK – EXCELENTE
NOTA 8

Ao lado de Weverton, o grande nome do Palmeiras e de toda a partida. Acertou uma bola na trave, fez mais um belo gol e criou várias chances para os companheiros. Sua substituição apenas seis minutos depois de balançar as redes foi um erro grotesco e absurdo de Abel Ferreira. 

BRENO LOPES – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Para variar, perdeu mais uma boa chance de marcar aquele que seria nosso primeiro gol. Mas, como sabemos, isso é o seu normal. Hoje, pelo menos, participou um pouco mais do jogo e não se pode dizer que atrapalhou o time.

ABEL FERREIRA – BOM
NOTA 6

Meus amigos.

Escrevo esta crônica pós-jogo minutos antes de ir dormir e, pela primeira vez desde que começou o Campeonato Brasileiro, dormirei na condição de líder (por pontos ganhos) do torneio. Sei bem que tal fato poderá não se repetir nem mesmo na próxima noite, já que possíveis vitórias de Botafogo/RJ e Grêmio/RS neste domingo já nos derrubariam da liderança.

Mesmo assim, sei que vou dormir o sono dos justos e, provavelmente, sonhar com os anjos, já que esta arrancada que o Palmeiras vem tendo – hoje conseguimos a sexta vitória em sete partidas, ou seja, chegamos a um aproveitamento de 85.7% dos pontos disputados desde então – não é fruto do acaso, mas sim de uma equipe ciente de sua capacidade e com uma força anímica fora do normal. Afinal, quantos clubes conseguem, após perderem feio para o seu maior rival nos últimos anos, dar a volta por cima já na partida seguinte?

Claro que nem tudo foram flores nesta noite na longínqua Arena Barueri. Tivemos dificuldades na marcação durante quase todo o primeiro tempo, demos espaços demais em nossa intermediária defensiva e, como quase sempre acontece, perdemos chances claras para abrir o placar bem antes dos 37 minutos, quando Zé Rafael acertou um chute de fora da área e, antes de entrar, a bola desviou em Vitão. Mas bastou que abríssemos o placar para passarmos a tomar conta da partida, e nem mesmo a sensacional defesa de Weverton após o chutaço do ex-palmeirense Alan Patrick, já na etapa final, foi capaz de diminuir nosso ímpeto de buscar os três pontos.

Por falar neles, talvez poucos tenham se dado conta da importância que têm. Independentemente dos resultados deste domingo e, principalmente, dos jogos adiados que acontecerão no próximo dia 23 (Fortaleza/CE x Botafogo/RJ e Flamengo/RJ x Bragantino/SP), a verdade é que quando chegarmos à 34ª rodada estaremos vivos na briga pela taça. E se ao final dela formos os líderes (algo difícil, sei, mas não impossível), aí creio que o dodeca não mais nos escapará, pois nas duas rodadas seguintes faremos dois jogos em casa, contra o já rebaixado América/MG e o já campeão (da Libertadores) Fluminense/RJ.

E como todo mundo sabe, quando o Palmeiras depende apenas de suas forças para atingir seus objetivos, é ruim de não os conseguir.

PS.: Não vou comentar a entrevista de Abel Ferreira por dois motivos. O primeiro é que ele, claro, não explicou a imbecilidade que cometeu ao sacar Endrick no momento em que o garoto mais rendia em campo, preferindo ofender os jornalistas presentes, o futebol brasileiro e até mesmo o País com a sua conhecida retórica supremacista europeia, algo que utiliza sempre que não sabe o que dizer ou erra em suas ações. E o segundo motivo é que, como lhes disse acima, espero sonhar com os anjos, e para tanto não posso permitir que o nojo invada a minha alma.  

RONY – MUITO BOM
NOTA 6,5

Entrou porque nosso treinador, de forma acertada, ainda espera que se recupere até o fim do Brasileirão (mas jamais deveria ter sido no lugar de Endrick). Hoje, contudo, foi um pouco mais participativo e ainda ganhou um gol de presente de Vanderlan.

ARTUR – SEM AVALIAÇÃO
SEM NOTA 

Jogou apenas quatro minutos, sem tempo para ser avaliado.

FABINHO – SEM AVALIAÇÃO
SEM NOTA 

Jogou apenas nove minutos, sem tempo para ser avaliado. 

NAVES – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5 

Mais uma vez entrou no decorrer de partida e mais uma vez não comprometeu. Parece ser mesmo um zagueiro com futuro promissor.

VANDERLAN – BOM
NOTA 6 

Foi a campo para ser um ponta pela esquerda, mas brilhou mesmo iniciando na lateral a jogada do nosso terceiro gol. O drible da vaca que aplicou em Vitão e o cruzamento perfeito para Rony foram dignos de aplausos.

FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

10 Responses to PARA MANTER ACESA A CHAMA

  1. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, vamos deixar de lado as polêmicas citadas pelo Abel, deixa ele desabafar, o que importa é que estamos na briga e temos mais 04 decisões pela frente.

    Valeu Palmeiras bela vitória de toda a equipe.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Não posso deixar pra lá as polêmicas de Abel Ferreira porque não são polêmicas – são desabafos e ofensas a profissionais, ao futebol brasileiro e até ao País – em minha opinião.

      Em relação aos jogos, você tem razão: serão quatro finais para nós. Mas temos mais uma, em que não entraremos em campo: Fortaleza/CE x Botafogo/RJ. Se os cariocas não vencerem, nossas c hances aumentarão muito.

      Abs.

  2. Deus Sol esta cansado, estressado vai pra…

    Disney !!!

    Ironias à parte Deus Sol entende muito de táticas e anti-táticas de futebol.
    Mas…como ser Humano é um ser inqualificável .

    (Vide o que ele fez com Patric de Paula, Renan e Menino no mundial da Fifa).
    (Vide o que ele fez, esta fazendo e fará com Endrick até o último dia que ele tiver o garoto sob seu comando)

    QUE SER HUMANO ABSOLUTAMENTE DESPREZIVEL. !

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      Entendo que ele queira recuperar Rony, e está correto nisso.

      Mas por que tirar Endrick quando ele era o jogador mais perigoso no nosso ataque? Um tal de Breno Lopes não estava em campo?

      E o pior é que quando foi confrontado por um jornalista, desconversou e não explicou.

      Abs.

  3. Com o devido respeito Marcio, sobre a entrevista do Abel ferreira, da qual você disse que não ia comentar, apesar que comentou atracando e, novamente, deturpando as palavras dele, acho que você vestiu a carapuça. Você, pelo que estou observando, tem alguma coisa contra ele. Está deturpando as falas dele que foi clara e verdadeira. Sei que não vai publicar, como da outra vez, jogou o comentário no processo da modernização. Mas tente fazer um esforço mínimo de comentar à verdade da fala do entrevistado pois como jornalista que é sabe qual é o princípio do jornalismo.
    Eduardo Sumaré só

    • Márcio Trevisan

      Olá, Eduardo.

      Em primeiro lugar, dou-lhe as boas-vindas a este espaço. Vamos por partes:

      1 – Todo primeiro comentário feito por um internauta vai automaticamente para a pasta de observação. Se não o aprovei, dou-lhe minha palavra que, por alguma razão, certamente um erro meu, não o vi. E a prova é que este comentário está no ar.

      2 – É claro que vesti a carapuça, assim como a vestiram todos os jornalistas que, mais uma vez, foram ofendidos pelo treinador. Mas, como disse logo abaixo, Abel Ferreira não é estúpido apenas com jornalistas. Ele o é também em relação ao futebol brasileiro e até mesmo com o País, já que não perde uma oportunidade para lembrar que é português, que é europeu e etc.

      3 – Não deturpei declaração nenhuma. Quem disse que está com o saco cheio do futebol brasileiro e de todos os problemas que ele contém foi o treinador. Daí, lembro uma frase que meu pai sempre dizia: a porta da rua é a serventia da casa. Se um dia deixaram o Palmeiras nomes como Ventura Cambon, Oswaldo Brandão, Rubens Minelli, Mário Travaglini, Vanderlei Luxemburgo e Luiz Felipe Scolari e o nosso clube não acabou, não seria e nem será a saída de Abel Ferreira que acabaria com ele.

      4 – Por fim, Abel Ferreira é um excelente treinador em vários aspectos, mas como ser humano é desprezível – em minha opinião.

      Espero contar sempre com seus comentários.

      Abs.

  4. Marcos Alvim

    Bom dia palestrinos
    O Abel não ofendeu somente jornalistas , ofendeu os torcedores do Palmeiras que não foram ao estádio e assistem os jogos no computador ou em casa e o criticam
    Pois bem BABACA VA EMBORA português arrogante. O Palmeiras é maior que você!!!
    Aliás mossa história e de time e clube DIGNO não somos reféns de pessoas somos uma HISTORIA! UMA LENDA
    FORA A B E L

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcos.

      Entendo sua revolta. Abel está extrapolando e não faz pouco tempo.

      Pode ser uma estratégia para tirar o foco do elenco? Pode, mas sua postura é ofensiva não só a jornalistas ou torcedores, mas também ao Brasil – isso em minha opinião, claro.

      Abs.

  5. Caro Trevisan, meu tutor futebolístico, estou também começando a achar que o nosso técnico Abel Ferreira, apesar de ser muito bom nos vestiários, nas entrevistas seria um filósofo de boca fechada. Quanta estupidez com os repórteres que estão ali trabalhando. Se não quer dar entrevista coloque outro em seu lugar. Quanto ao jogo, bela vitória e se formos capazes de vencer o Fortaleza lá no NE aí vai ficar difícil tirar o titulo do Palmeiras principalmente pelo fato dos outros times postulantes ao título terem confronto direto. Abraços. Ah, e já ia me esquecendo, ó eu aqui ó, em primeiro tal qual o Verdão. Hehehe.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      Abel Ferreira não é estúpido apenas com jornalistas. Ele o é também em relação ao futebol brasileiro e até mesmo com o País, já que não perde uma oportunidade para lembre que é português, que é europeu e etc.

      Em relação à sua previsão, ela pode, sim, estar certa. Mas tomara que antes de nos enfrentar o Fortaleza/CE não perca do Botafogo/RJ. Aí, sim, creio que ficaremos bem perto do dodeca.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>