CAIU DO CÉU

Palmeiras não joga bem, mas vence no fim e termina turno na vice-liderança do Brasileirão

MARCELO LOMBA – MUITO BOM
NOTA 6,5

Mais uma vez não nos deixou sentir saudades de Weverton. Fez duas importantes defesas no primeiro tempo. 

MAYKE – MUITO BOM
NOTA 6,5

Vive uma fase bastante positiva. Hoje, destacou-se na marcação, no apoio e sobretudo nas coberturas.

GUSTAVO GÓMEZ – BOM
NOTA 6

Como sua missão era marcar o tal do Papagaio (alguém aí com saudades dele?), não teve grande trabalho. Foi bem nos desarmes. 

MURILO – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Jogou mais na sobra. Uma atuação tranquila diante de um ataque pouco promissor. 

VANDERLAN – RUIM
NOTA 4,5

Infelizmente não conseguiu, outra vez, aproveitar a chance que teve. Defensivamente perdeu quase todas para Wesley, e ofensivamente é melhor nem comentar.

ZÉ RAFAEL – MUITO BOM
NOTA 6,5

Outra boa partida deste que é o melhor primeiro volante do País no momento. Marcou em cima, desarmou e ainda saiu para o jogo.

GABRIEL MENINO – REGULAR
NOTA 5

Vinha dando uma força a Mayke na marcação pelo lado direito, onde Arthur Gomes deu um pouco de trabalho. Contundiu-se no fim do primeiro tempo e teve de ser substituído.

RAPHAEL VEIGA – BOM
NOTA 6

Ok: a bola que resultou no gol de López saiu de seus pés. Mas paramos por aí: com ela rolando, esteve abaixo do que pode render.

JHON JHON – MUITO BOM
NOTA 6,5

Mais uma partida muito boa deste jovem, que parece estar crescendo de rendimento. Ajudou na marcação no meio-campo, criou jogadas ofensivas e deu bons passes. Poderia ter ficado até o fim.

ARTUR – REGULAR
NOTA 5

Se comprada às suas últimas apresentações, até hoje não foi tão mal. Teve uma ou outra jogada individual de sucesso, mas também perdeu uma chance de gol. 

RONY – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Concluiu a gol apenas uma vez, o que é muito pouco para um centroavante. Mas ajudou com jogadas pelos lados e também na marcação. 

ABEL FERREIRA – ÓTIMO
NOTA 7

Meus amigos.

Quero começar esta crônica pós-jogo elogiando nosso treinador. Não entrarei no mérito se ele acertou ou errou ao poupar Weverton, Piquerez e Dudu desta partida, pois talvez tal decisão nem tenha partido dele, mas sim de outros profissionais do clube. De qualquer forma, o fato é que mesmo sem estes três titulares o Palmeiras não mudou sua forma de encarar uma partida: mesmo em uma noite sem quase nenhuma inspiração, apresentando um futebol bem abaixo daquele que pode e sabe, nosso time jamais deixou de buscar a vitória.

Vitória que, por sinal, veio também e principalmente pelas mãos de Abel Ferreira. Com exceção de Richard Ríos, todas as outras alterações que promoveu foram no sentido de deixar a equipe ainda mais ofensiva. Ele chegou até mesmo a sacar um volante de marcação (Zé Rafael) e colocar em seu lugar um centroavante (López).

E a partir daquele momento, o esquema tático passou a ser o 4-2-4, ou seja, com apenas dois homens no meio-campo (e sendo apenas um de marcação) e quatro atacantes! Não à toa, a partir de então nosso time passou a ter mais a posse de bola e a jogar mais no campo de defesa do Cruzeiro/MG. Isso, claro, propiciou à equipe mineira alguns perigosos contra-ataques, mas correr alguns riscos é o preço que se paga para se alcançar qualquer objetivo nesta vida.

Estes três pontos que obtivemos na última rodada do Primeiro Turno deste Brasileirão podem parecer pouco importantes, mas na verdade representam justamente o contrário. Eu sei: a diferença de 13 pontos que temos para o líder momentâneo da competição é, sim, bastante considerável, e alcançá-lo parece, neste momento, uma tarefa improvável. E talvez de fato o seja. Só que, como diz antigo ditado, o improvável não é impossível.

Até porque, é muito simples: o time que mais chances tem de roubar a liderança de qualquer competição é aquele que ocupa a vice-liderança, certo?

RICHARD RÍOS – BOM
NOTA 6

Entrou e deu mais qualidade em nossa intermediária defensiva. Após a saída do ‘Trem”, sacrificou-se e foi jogar como primeiro volante.

LÓPEZ – MUITO BOM
NOTA 6,5

Talvez seja a hora de dar mais oportunidades a este rapaz. Está longe de ser craque, mas sempre que entra consegue ajudar nosso time, mesmo que em pouco minutos. Hoje, mesmo entrando apenas aos 36 da etapa final, deu trabalho à marcação cruzeirense e, claro, mostrou oportunismo ao marcar o gol da nossa vitória.

BRENO LOPES – BOM
NOTA 6

Hoje entrou para ajudar Vanderlan na marcação, já que o garoto perdia quase todas para Wesley. E cumpriu bem demais o seu papel. Além disso, foi dele o lançamento para Luís Guilherme sofrer a falta que culminou no gol de López.

 

LUÍS GUILHERME – BOM
NOTA 6

Foi bem superior a Artur. Após ir a campo, passamos a ter uma boa opção de jogada ofensiva pelo lado direito. E quase fez um belo gol de fora da área.

ENDRICK – RUIM
NOTA 4,5

Lamento muito ter de novamente criticar o garoto, mas a verdade é que ele tem sido uma figura nula quase toda vez que vai a campo. Hoje, teve quase 35 minutos para mostrar seu futebol e não fez absolutamente nada.

FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

8 Responses to CAIU DO CÉU

  1. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, valeu está vitória no último minuto do jogo pois coloca o Palmeiras na vice liderança do torneio, apesar de ser difícil mais como dito em sua boa crônica não é impossível.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Creio que o Palmeiras deve priorizar a Libertadores, pois nossas chances de ir a mais uma final ficaram muito grandes após a definição dos outros sete classificados.

      No que diz respeito ao Brasileirão, temos de tentar três ou quatro vitórias seguidas e torcer para que, nestas mesmas rodadas, o Botafogo/RJ perca duas ou três partidas. Se isso acontecer, de novo estaremos lutando pelo título com reais chances de obtê-lo.

      Abs.

  2. Bom dia, Márcio.

    Boa vitória obtida nos minutos finais, mas continuo a defender a tese de que o título é difícil e todas as atenções deveriam ser dadas à Libertadores. Joguemos para permanecer no G4, que deveria ser encarado como um plano B para a Libertadores 2024, mas sem grandes pretensões no Brasileirão.

    Sou fá incondicional do Dudu e fico chateado pela temporada que ele vem tem tendo. Espero, sinceramente, que ele recupere o bom futebol que possui e volte a nos dar alegria. Ver o Palmeiras em campo sem o baixola é decepcionante.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Neste momento, concordo com você em relação às nossas chances no Brasileirão. Mas já vi – e você também – acontecer tanta coisa no futebol…

      Quanto ao Dudu, ele faz neste ano sua pior temporada pelo Palmeiras. Mas, ainda assim, quando não contamos com ele perdemos uma boa opção de jogadas pelos lados do campo.

      Em outras palavras: mesmo em má fase, ele faz uma falta danada.

      Abs.

  3. Qual será o problema do Abel com o Kelvin. Na coletiva de ontem o Abel falou novamente em relação ao Kelvin que não o colocou pq só podem jogar 11. Então coloca o moleque entre os 11. O John John está tendo oportunidade e já demonstrou o quanto é grosso pq então não dar oportunidade pra quem ainda não teve ? E o Artur pq ainda é titular ? Abraço a todos e como disse o nosso tutor ‘essa vitória caiu do céu’.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      O português sempre tem uma certa resistência ao escalar um jovem jogador. Ele os promove ao time de cima mas os deixa de molho por algum tempo.

      De qualquer forma, acho que ele pintará no banco no jogo de sábado, pois Luís Guilherme está machucado.

      Abs.

  4. Que falta estão fazendo os pontos dos empates contra o Santos, Atlético PR, Atlético MG e derrota para o Bahia, jogos que normalmente o Palmeiras teria vencido. Estaríamos na briga ponto a ponto com o Botafogo.

    Sobre o Endrick: chamem o Procon, o Real Madrid foi enganado.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Ed.

      Coloco mais um jogo na sua lista: empate com o Bragantino/SP em casa.

      Quanto ao Endrick, ainda acredito que ele “acontecerá”. Só que não mais estará no Palmeiras quando isso acontecer.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>