ERRO À PORTUGUESA

Abel erra em substituição, recua time ao máximo e deixa escapar mais uma vitória.

Meus amigos.

Quero começar esta crônica pós-jogo me referindo à anterior, na qual cometi dois erros na avaliação dos profissionais que participaram da derrota para o São Paulo/SP. O primeiro se referiu a Piquerez, que não foi “ótimo” e nem mereceu a nota “7,5″. Na verdade, sua avaliação foi “regular” e sua nota “5″. O segundo foi no tocante ao auxiliar-técnico João Martins, que assim como o lateral recebeu as mesmas nota e avaliação – quando, na verdade, elas foram, respectivamente, “muito ruim” e “4″. Por tais equívocos, peço desculpas a todos.

Por falar em erros, “palmas” para o nosso treinador. Hoje, ele usou e abusou do direito de cometer imbecilidades à beira do gramado.

Após ver seu time dominar todo o primeiro tempo, vencê-lo por 1 a 0 (placar que poderia ter sido bem maior não fossem duas grandes defesas do goleiro do Flamengo/RJ) e ir para o vestiário com a sensação de que voltar a vencer no Campeonato Brasileiro era não apenas possível, mas também provável.

Porém, na etapa final posicionou nossa equipe toda atrás, exatamente como aconteceu no jogo pela Copa do Brasil, viu o adversário crescer a cada minuto e, graças aos craques que possui, encurralar nossos jogadores em nosso campo de defesa. Claro, ele esperava um contra-ataque, como se um time pequeno fôssemos (e embora nossa atuação bem se pareça com um deles, jamais admitirei algo semelhante). Só que na única vez em que conseguimos tal jogada, desperdiçamos após o excessivo individualismo de Dudu.

Ficar assistindo à casa cair sem nada fazer já seria algo ruim, mas Abel Ferreira conseguiu tornar tudo ainda pior. Quando Artur fingiu contusão para ser substituído, o que fez o portuga? Colocou Murilo!!! PQP, um zagueiro no lugar de um atacante??? Será que tinha um jeito mais fácil de mostrar para o Flamengo/RJ que ele estava se c…… de medo???

“Ah, Trevisan, mas com uma linha de três defensores centralizados os laterais se tornam alas e podem atacar…”. Podem, só que não o fizeram. E sabem por quê? Porque o treinador dos caras é esperto pra caramba e colocou dois ótimos jogadores para jogarem em cima de Piquerez e Mayke. Não à toa, a jogada do gol de empate deles saiu pelo lado esquerdo da nossa defesa, onde também aconteceu o pênalti cometido por Richard Ríos que, graças a Deus, nem o árbitro e nem o VAR viram.

Mas nada não está tão ruim que não possa piorar, certo? Então, o dito cujo resolve mexer no time de novo, colocando quatro meninos aos… 44 do segundo tempo!!! Na boa: hoje Abel Ferreira foi mesmo português!

Para finalizar, meus amigos, me parece que nossos jogadores perderam a confiança que tinham um no outro e nosso treinador também não confia mais em seus comandados. E quando isso acontece, é muito difícil reverter tal situação. Nossa única saída é, quinta-feira, garantir a classificação às semifinais da Copa do Brasil, seja lá de que forma for. Caso contrário, muito provavelmente teremos de nos contentar neste ano com os títulos do Paulistinha e da Supercopa do Brasil.  

E ainda lamber os beiços.

WEVERTON – BOM
NOTA 6

Sem culpa no gol que levou. E ainda fez duas boas defesas e armou dois contra-ataques em lançamentos com as mãos.

MAYKE – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Começou bem, marcando forte e apoiando bem. Foi seu o cruzamento para o gol de Dudu. Mas na etapa final caiu um pouco de rendimento.

GUSTAVO GÓMEZ – BOM
NOTA 6

Sua missão foi marcar Pedro, e o centroavante do Flamengo não apareceu em campo.

LUAN – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Atuação dentro do normal – nem muito boa, nem ruim. Mais do mesmo.

PIQUEREZ – RUIM
NOTA 4,5

No primeiro tempo, errou cinco cruzamento – um para fora e quatro nas cabeças ou nos pés dos zagueiros flamenguistas. N o segundo tempo, pensou ser Roberto Carlos, tentou marcar um golaço e quase mandou a bola pra fora do estádio.

GABRIEL MENINO -  RUIM
NOTA 4,5

Mais ama fraca atuação. Parece que não sabe jogar como primeiro homem de marcação, pois deixa espaços demais. E no fim da partida perdeu uma bola que poderia ter sacramentado nossa derrota.

RICHARD RÍOS – REGULAR
NOTA 5

Posso estar enganado, mas esse cara não é “8″ e muito menos “5″ – ele me parece ser um “10″. E como ainda não jogou nesta posição, pode estar aí a explicação de suas atuações quase sempre “mais ou menos”.

RAPHAEL VEIGA – PÉSSIMO
NOTA 3,5

Se tivesse ficado em casa assistindo a um filme teria ajudado muito mais o Palmeiras. Figura nula, escondeu-se o tempo todo, acovardando-se e aceitando a marcação. E só foi substituído aos 44 da etapa final.

ARTUR – PÉSSIMO
NOTA 3,5

Outro que, nesta noite, beirou o ridículo. Aliás, é incrível como oscila entre partidas muito boas, algumas até ótimas, com atuações pífias como a desta noite. Como sentiu que mesmo estando muito mal, errando dribles e passes à exaustão, mas nem assim seria substituído, fingiu uma contusão para deixar o campo.

RONY – BOM
NOTA 6

Não viveu uma noite especial, mas como sempre pelo menos lutou e tentou manter a bola o máximo possível em nosso campo de ataque.

DUDU – BOM, 
NOTA 6

Mostrou oportunismo no lance do gol, mas poderia sair de campo como o grande nome da partida se no segundo tempo, no único contra-ataque de fato que o Palmeiras conseguiu, não tivesse sido tão egoísta e passado a bola para Rony ou Artur marcarem aquele, com certeza, seria o gol da nossa vitória.

ABEL FERREIRA – PÉSSIMO
NOTA 3 

Tudo o que tinha de falar do cara aí da foto já disse no texto que abriu esta crônica pós-jogo. Ah, não, faltou uma coisa: esta foi a pior dentre todas as 198 atuações que teve com a nossa camisa.   

MURILO – RUIM
NOTA 4,5

Entrou para melhorar a marcação, mas não conseguiu nem chegar perto disso. E ainda perdeu uma bola que criou um perigoso contra-ataque.

ENDRICK – SEM AVALIAÇÃO
SEM NOTA

Jogou apenas 9 minutos, sem tempo para ser analisado.

LUÍS GUILHERME – SEM AVALIAÇÃO
SEM NOTA

Jogou apenas 9 minutos, sem tempo para ser avaliado.

FABINHO – SEM AVALIAÇÃO
SEM NOTA

Jogou apenas 9 minutos, sem tempo para ser analisado.

NAVES – SEM AVALIAÇÃO
SEM NOTA

Jogou apenas 9 minutos, sem tempo para ser analisado.

 

FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

25 Responses to ERRO À PORTUGUESA

  1. Marcos Alvim

    Desenham a linha que querem o VAR tem erro na tecnologia que pode chegar a 50cm com total interferência humana e ainda mostram isto como se fosse sério!!!

    • Márcio Trevisan

      Marcos: creio que a FIFA deveria definir um limite mínimo para o impedimento (30 cm? 50 cm? Não sei.).

      Se fizesse isso, acabaria a alegria dos árbitros de VAR no Brasil, que amam anular gols porque o atacante está 1 cm à frente do marcador.

      Abs.

      • Marcos Alvim

        Prezado Márcio a conclusão que chego é que a FIFA quer manter como está para que a interferência seja possível
        E notório que a FIFA + CBF + GGLOBO constroem um campeão ou destroem os desafetos ! Este controle eles não abrem mão! A CBF quando votou contra o Fantini em 2018 a partir daí a seleção brasileira foi roubada pelo VAR contra a Suíça, Bélgica e agora em 2022 contra a Croácia em lances capitais e nem replay para tirar dúvidas foi estimulado
        Veja o clamoroso lance contra o Bahia na última bola do jogo entre Palmeiras x Bahia nem replay passou ….somente valorizam o que querem !!!
        O Palmeiras sempre foi fraco em bastidores ! Sempre foi prejudicado

        O VAR foi o maior achado para oficializar a corrupção dando ares de seriedade sob manto de tecnologia….enganadores !

        • Márcio Trevisan

          Marcos: pode até ser que o Brasil tenha sido prejudicado nas últimas Copas, mas historicamente não existe seleção que tenha mais favorecida do que a nossa.

          Abs.

  2. Fiz questão de aguardar o término do jogo Gremio 0 X 2 Botafogo, pra mandar a minha mensagem.
    Com 12 pontos a menos que o Botafogo e com este futebol ACABOU o campeonato pro Palmeiras.
    Tomara que melhore e fique pelo menos entre os quatro melhores.
    Abçs

    • Jair, olhando pelo lado positivo dá pra concentrar as forças na Libertadores.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      De fato, a distância está muito grande. Mas não é inalcançável.

      Até porque faltam ainda 24 jogos e um hora esta vaca vai descer da árvore, pode ter certeza.

      Abs.

  3. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, uma pena, mais uma vitória desperdiçada, agora quero ver na próxima quinta-feira que o bicho vai pegar, tem que jogar pela vitória e classificação.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Na quinta teremos de nos classificar, nem que seja nos pênaltis.

      Uma eliminação dentro de casa para um rival indiscutivelmente mais fraco colocará fogo na Academia.

      Abs.

  4. Bom dia, hoje revendo o jogo com calma sem o calor da emoção volto a dizer: Calma !!! Muita calma !!! Empatar com o Flamengo é um resultado super normal, assim como é pra eles também pois hoje são as duas potências do futebol brasileiro, não é um jogo fácil pra nenhum dos lados.
    Podem criticar o Abel, não é imune a críticas, mas não caiam na armadilha de pressionar a ponto de tumultuar o clube e ele acabar sendo demitido ou pedir demissão. É o sonho de nossos rivais que isso aconteça.

    Um grande abraço a todos.

    • Márcio Trevisan

      Ed: vc tem razão.

      Empatar com o Flamengo/RJ é um resultado normal.

      O que não foi normal (e nem aceitável) foi, no segundo tempo, termos jogado como time pequeno diante de 40 mil palmeirenses.

      Quanto a Abel ser demitido, esqueça – isso não irá acontecer nem se perdermos todos os torneios até o fim do ano.

      Ele tem muito crédito acumulado.

      Abs.

  5. Bom dia, Márcio.

    Sua análise foi muito assertiva, mas me permita reescrever parte do seu penúltimo parágrafo:

    “Para finalizar, meus amigos, me parece que nossos jogadores perderam a confiança que tinham um no outro e nosso treinador também não confia mais em seus comandados.”

    Penso que esta é uma conclusão muito pessimista e, por mais que eu respeite a sua opinião, gostaria que ela não se tornasse comum entre os torcedores do Palmeiras. Afinal, é isto que todos querem que aconteça, ou seja, que uma crise abale o Verdão, que o elenco rache e o técnico vá embora.

    Todo time tem seus altos e baixos. O próprio Flamengo/RJ viveu um início de ano pra lá de horrível e hoje está se reencontrado com um bom futebol. O Palmeiras vive, sim, uma fase ruim. Nosso futebol caiu de nível e os bastidores estão agitados. Porém, é hora de nos blindarmos e acreditarmos na reação, que certamente virá.

    Nossos jogadores e comissão técnica tem crédito de sobra para errar de vez em quando e até mesmo serem eliminados de certas competições, desde que de maneira justa, ou seja, jogando futebol. Não se pode ganhar tudo e nem permanecer no topo infinitamente.

    Deixemos o Abel trabalhar.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Vamos às minha colocações às suas considerações:

      1 – Penso que esta é uma conclusão muito pessimista e, por mais que eu respeite a sua opinião, gostaria que ela não se tornasse comum entre os torcedores do Palmeiras. Afinal, é isto que todos querem que aconteça, ou seja, que uma crise abale o Verdão, que o elenco rache e o técnico vá embora.
      R – Escrevi o que vi e senti. Desde que acabou o Paulistão, nossa bola vem diminuindo rodada a rodada, e muitas das vitórias que conseguimos forma fruto mais do acaso do que do futebol que jogamos. Quanto à crise, se formos eliminados na quinta-feira, mesmo que nos penais, aí Abel e sua turma verão o que é uma crise no Palmeiras.

      2 – Todo time tem seus altos e baixos. O próprio Flamengo/RJ viveu um início de ano pra lá de horrível e hoje está se reencontrado com um bom futebol. O Palmeiras vive, sim, uma fase ruim. Nosso futebol caiu de nível e os bastidores estão agitados. Porém, é hora de nos blindarmos e acreditarmos na reação, que certamente virá.
      R – Concordo. Só que se blindarmos muito as derrotas se sucederão, e eu, você e milhões de palmeirenses sabemos muito bem como eram os tempos em que de cada 10 campeonatos ganhamos zero. Não gosto nem de me lembrar.

      3 – Nossos jogadores e comissão técnica tem crédito de sobra para errar de vez em quando e até mesmo serem eliminados de certas competições, desde que de maneira justa, ou seja, jogando futebol. Não se pode ganhar tudo e nem permanecer no topo infinitamente.
      R – Verdade. Você mesmo falou: derrotas e eliminações fazem parte do futebol, desde que o time lute contra elas. O que vimos nos últimos jogos não foi o Palmeiras ao qual nos acostumamos nos últimos tempos, mas sim uma espécie de XV de Jaú/SP com medo de seus adversários. E isso, meu amigo, eu não aceitei nem nos tempos do tal “bom e barato”, e não vou aceitar agora. E digo mais: só não perdemos porque o árbitro e o VAR não deram o pênalti cometido pelo Ríos.

      4 – Deixemos o Abel trabalhar.
      R – Eu deixo, sim. Aliás, é o que eu mais quero que ele faça. Só não sei se está fazendo como deveria ultimamente, já que aparece bem mais dando piti à beira do gramado, reclamando do futebol brasileiro, da CBF, do calendário, da Imprensa e até roubando celular da mão de jornalista.

      Abs.

  6. JORGE FARANI

    Faz tempo venho criticando esse plantel do Palmeiras por de falta de oxigenação, pelo menos com bons reservas, e agora é que tem muita gente achando que é fraco.
    Na verdade, os palmeirenses tem que entender que enquanto o clube não pagar tudo que deve “a patrocinadora”, nenhum de nós verá jogador de qualidade no plantel. Tudo isso está acontecendo porque quando ela era somente patrocinadora, foi colocado muito dinheiro a disposição do ex diretor de futebol AM, também conhecido como “Midas”, e com isso foi jogado muito dinheiro fora com contratações que só tomamos conhecimento porque toda vez que isso acontece tem aquela “farsa da apresentação com a camisa do clube”, e depois que constatam as “perebas contratadas”, demitem todos através de rede social como forma de disfarçar a “cagada” que fizeram, como casos com Matheus Fernandes, Carlos Eduardo, Lucas Lima e tantos outros que foram contratados no meio do ano passado e que com pouco tempo já estão querendo se livrar deles, pois se fossem bons não estariam procurando clubes para emprestá-los.
    Acho também muito engraçado que quando assumiu a presidência, “a patrocinadora” disse abertamente que não acreditava no “bom e barato” e isso tudo continua acontecendo com muitas contratações que foram feitas desde o tempo que ela era apenas “patrocinadora”.
    Só tendo muita paciência para aguentar tanta “ratada”.
    Como é bom dizer “melhor entregar tudo ao tempo”.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Farani.

      Contratações são assim mesmo: às vezes, dão certo as que nem imaginamos (como Murilo ou Scarpa, por exemplo), e errado as que mais apostávamos (aí são tantas que nem dá pra citar os nomes).

      Em relação à ausência de reforços, isso se deu até agora devido aos títulos que conquistamos (ninguém vai reforçar um time que é campeão quase toda hora, certo?) e, também, à politica adotada pela presidente, da qual discordo frontalmente.

      Mas, neste último caso, bem que o Abel poderia começar a reclamar. Afinal, só nesta “janela” três já foram embora e até agora ninguém chegou.

      Abs.

  7. Marcos Alvim

    Raphael Veiga parece estar jogando com calça jeans molhada ….o que acontece c este cara ???
    Arthur foi outro ridículo
    Abel sempre coloca esta molecada que nada faz
    Saco !!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcos.

      Veiga caiu muito de produção nos últimos jogos, atuando bem apenas diante do Bolívar/BOL. Mas talvez seja apenas uma má fase.

      Quanto aos meninos, precisamos ter calma. Eles são muito jovens e alguns ainda darão muitas alegrias para todos nós.

      Abs.

  8. Piquerez fez exatamente o que tinha que fazer no lance do cruzamento, tinha que chutar daquele jeito mesmo, errou o alvo mas passou perto, foi pra arquibancada porque agora a arquibancada fica próxima do gol.
    Discordo completamente das 4 últimas notas, 9 minutos da tempo de fazer muita coisa num jogo de futebol. A verdade é que esses garotos não tão jogando absolutamente nada. Endrick é uma decepção total.

    • Márcio Trevisan

      Ed: esteja à vontade para concordar ou discordar do que escrevo.

      Como vc bem sabe, o espaço aqui é democrático.

      Mas no próximo jogo, faça como eu: conte quantas vezes ele cruza e para onde a bola vai. Aí, talvez você passe e ver Piquerez como ele de fato é, e não um Roberto Carlos, um Júnior, um Pedrinho Vicençote…

      Abs.

      • Márcio minha discordância em relação ao Piquerez é com todo respeito a sua opinião, apenas não concordo com suas análises em relação a ele por isso bato tanto nessa tecla. Óbvio que não é um Roberto Carlos mas também está muito longe de ser um Misso. Alternar boas e más partidas acontece com muitos jogadores, Veiga é um bom exemplo disso.

        • Márcio Trevisan

          Entendo, mas mantenho a dica.

          A partir de agora, conte quantas vezes ele cruza e quantas vezes a bola chega no atacante do Palmeiras.

          Abs.

          • Desafio aceito, mas vou contar dos outros também, e não vou só contar os cruzamentos e sim também os passes, participação no ataque e desarmes na defesa. A análise tem que ser completa.

            Abraços.

          • Márcio Trevisan

            Perfeito.

            Mas vc irá se decepcionar – rs…

            Abs.

  9. Calma gente, foi um clássico entre os dois melhores times do Brasil, natural o nervosismo e tensão, Sampaoli não é tão esperto assim, se fosse, o Arrascaeta teria entrado bem antes. Quanto ao Abel critiquem bastante, até o momento dele ir embora, os rivais vão rir da nossa cara pois é justamente o sonho deles, que o Abel vá embola do Palmeiras e não tenham dúvida, quando o Flamengo ficar sem técnico o primeiro que eles vão procurar oferecendo um caminhão de dinheiro vai ser o Abel.
    A maior culpada de tudo isso é a senhora Leila que não reforça o time.

    • Márcio Trevisan

      Ok, Ed: de fato precisamos de reforços, é inegável, e a presidente é muito, mas muito mais mão fechada do que eu pensei que fosse.

      Só que nada justifica a covardia vista nos jogos contra São Paulo/SP e Flamengo/RJ. Mesmo ciente de que pela Copa do Brasil jogávamos fora de de casa e os cariocas têm um elenco melhor do que o nosso, estávamos na Arena Palestra Itália, fomos superiores no primeiro tempo e na etapa final jogamos como se fôssemos o XV de Jaú/SP. E isso é responsabilidade do treinador, cara, não da presidente.

      Não quero que o Abel saia, embora isso um dia acontecerá, é claro. Mas também não passo pano quando ele erra, seja em campo ou fora dele.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>