INCOMPETENTE? SIM. E ROUBADO TAMBÉM!

Molecagem de Endrick e desonestidade de arbitragem fazem Palmeiras só empatar em Curitiba/PR

Meus amigos.

Erra-se nesta vida por vários motivos perdoáveis ou, ao menos, aceitáveis:

1 – Erra-se por incompetência – o que sempre é perdoável ou aceitável porque o incompetente não tem ciência disso.

2 – Erra-se por incapacidade – o que sempre é perdoável ou aceitável porque ao incapaz não se aplica o dolo.

3 – Erra-se por inexperiência – o que sempre é perdoável ou aceitável porque o inexperiente só aprende errando.

Porém, erra-se nesta vida também por motivos imperdoáveis e, por isso mesmo, inaceitáveis.

1 – Erra-se por irresponsabilidade, por desleixo, por soberba – como 0 erro imperdoável e inaceitável cometido por Endrick na cobrança do pênalti que nos colocaria à frente do placar nos primeiros minutos de jogo. Não interessa que ele tem apenas 16 anos, pois se está em campo com o time principal deve se comportar como homem, e não como moleque.

2 – Erra-se por desonestidade, por sacanagem, a mando de terceiros – como o erro cometido por Jean Pierre Gonçalves Lima, árbitro que viu no vídeo a claríssima intenção de Zé Ivaldo em agredir Endrick com a cotovelada e, inacreditavelmente, o advertiu apenas com o cartão amarelo!

Sobre o nosso centroavante nesta tarde falarei um pouco mais abaixo.

Já sobre o lance capital da partida, que faria com que atuássemos com um homem a mais até os 23 minutos da etapa final, quero deixar bem claro: o árbitro não expulsou o zagueiro do Atlético/PR porque isso deixaria o Palmeiras bem mais perto da vitória, e como disse muito bem João Martins, o nosso técnico nesta tarde, à CBF e as demais entidades não interessa que um mesmo time ganhe tantos títulos quanto vem ganhando o Palmeiras ultimamente. Por isso, agem na surdina, nos becos escuros, e se utilizam de todo o tipo de escusas ações para impedirem que isso aconteça (ou alguém já se esqueceu das grafadas que sofremos na Copa do Brasil e na Libertadores do ano ano passado?).

Já passou da hora de alguém da diretoria – seja o inexistente Ânderson Barros, diretor de futebol que milhões de palmeirenses sequer sabem quem é, seja Leila Pereira, presidente que adora aparecer nas redes sociais para se vangloriar de seus feitos como empresária de sucesso – fazer o que fez alguém alguns anos atrás: dar um murro na mesa e deixar bem claro que, na mão grande, ninguém vai tirar título nenhum do Palmeiras. Se não tem ninguém na diretoria com “colhões” suficientes, e parece que de fato não há, que peçam ajuda a Paulo Nobre – ele já fez isso antes. E depois de suas ações ninguém mais teve coragem de roubar o Palmeiras naquele campeonato.

Por fim, deixo aqui uma dica tanto à nossa diretoria quanto à nossa Comissão Técnica: se os assaltos descarados continuarem nas próximas rodadas, passem a andar e a c…. para o Campeonato Brasileiro e mandem a campo nosso time Sub-20. Quem sabe se, agindo assim, a arbitragem e a CBF fiquem com um pouco mais vergonha de agir como vêm agindo.

Se bem que esperar vergonha na cara deste tipo de gente é esperar demais.

WEVERTON – BOM
NOTA 6

Sem culpa nos gols que levou. Ainda fez uma boa defesa e armou com as mãos um excelente contra-ataque.

GARCIA – MUITO BOM
NOTA 6,5

Gostei bastante. Foi firme na marcação, na qual contou com o apoio de Luís Guilherme, e também apoiou sempre que pôde. Teve a infelicidade da bola bater em sua mão no lance do pênalti para o Atlético/PR.

MURILO – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Foi visível a sua falta de ritmo, sobretudo nos primeiros minutos do jogo. Depois, melhorou.

GUSTAVO GÓMEZ – BOM
NOTA 6

Foi bem na marcação ao ótimo Vítor Roque. Só não conseguiu que o centroavante fizesse o gol de empate.

VANDERLAN – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Teve um trabalho danado toda vez que Canobbio caiu pela direita, mas também ganhou várias disputas com ele. E ainda iniciou a jogada que terminou em nosso primeiro gol.

NAVES – BOM
NOTA 6

Boa atuação deste rapaz, que ora foi primeiro volante, ora foi terceiro zagueiro. E desempenhas duas funções na mesma partida não é fácil. Parece ser um jogador de futuro.

RICHARD RÍOS – REGULAR
NOTA 5

Sua atuação nesta tarde foi prejudicada logo nos primeiros minutos, quando passou a se queixar de problemas no olho esquerdo. Saiu no intervalo.

JHON JHON – REGULAR
NOTA 5

Tentou realizar a função de armador do time, mas não tem bola para tanto, pelo menos por enquanto. Fez o que pôde dentro de suas limitações, mas poderia ter sido mais efetivo nos lançamentos.

LUÍS GUILHERME – REGULAR
NOTA 5

Muito preocupado em dar uma força a Garcia na marcação, acabou prejudicando a si mesmo por aparecer pouco em jogadas individuais, justamente seu ponto mais forte. 

ENDRICK – REGULAR
NOTA 5

Como disse acima, não estou nem aí para o fato de ainda ser um adolescente. Isso não lhe dá o direito de cobrar o pênalti da forma como cobrou, num misto de molecagem, irresponsabilidade e arrogância. Mas como tem um talento inquestionável, teve todos os méritos no gol de cabeça que marcou, pois soube deslocar o goleiro do Furacão como só os grandes centroavantes sabem fazer.

BRENO LOPES – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Foi dele o cruzamento para o nosso primeiro gol. Além disso, ajudou na marcação pelo lado esquerdo da nossa defesa e tentou ajudar no ataque.

JOÃO MARTINS – DIVINO
NOTA 10

O amigo aí de cima poderia ter escalado errado, optado por uma tática equivocada e se equivocado em todas as cinco alterações que promoveu e, mesmo assim, mereceria todos os elogios. E sabem por quê? Porque, com educação e sem alterar a voz, deu um tapa na cara da arbitragem brasileira e da CBF ao dizer, com todas as letras, que ninguém aguenta mais ver o Palmeiras campeão. Hoje, muito mais do que sua atuação à beira do gramado, João Martins me encheu de orgulho pela coragem que teve, em apenas pouco mais de quatro minutos (tempo que durou sua coletiva), de falar o que todos sabiam mas que ninguém no clube tivera peito para dizer até hoje.  

GABRIEL MENINO – BOM
NOTA 6

Entrou e deu maior poder de marcação ao nosso meio-campo enquanto estivemos com 11 em campo. E ainda marcou nosso segundo gol com a ajuda das costas de Thiago Heleno.

FABINHO – RUIM
NOTA 4,5

Foi a campo para tentar evitar que o Atlético/PR tivesse muitos espaços em nossa intermediária defensiva. Mas não conseguiu seu intento e ainda perdeu uma bola que, por pouco, não resultou na virada dos caras.

LUAN – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Substituiu Naves porque com sua experiência poderia impedir que cedêssemos o empate. Foi bem, mas não evitou que isso acontecesse.

MAYKE – REGULAR
NOTA 5

Quase que ele entrega o jogo ao perder uma bola no campo de ataque. Sorte que se recuperou a tempo de evitar que Vítor Roque marcasse de novo.

RONY – REGULAR
NOTA 5

Tinha a responsabilidade de prender mais a bola no ataque, já que o Furacão pressionava muito. Mas com a expulsão de Garcia acabou tendo que ajudar mais na marcação na saída de bola – isso até torcer o tornozelo e passar a ser figura decorativa em campo.

FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALME

18 Responses to INCOMPETENTE? SIM. E ROUBADO TAMBÉM!

  1. Caro Trevisan, boa tarde.
    Parabéns pelo belíssimo post. Com todo respeito, este teu espaço, não obstante teus fiéis seguidores, merece 30 mil, 50, 80 mil seguidores a mais, pela qualidade e honestidade com que você sempre se manifesta.
    É um post muito contemplativo e profundo, como o momento que a SEP vive.
    Para não me alongar, vou me ater a 3 temas:
    1- Foi tão trágico e manipulado ontem, atos sequências em n partidas, que, não fosse a atual presidente uma deslumbrada e sim nosso grande PAULO DE ALMEIDA NOBRE, este sim, palmeirense de verdade e coração (você bem sabe o quanto ele fez pelo nosso amado, muito antes de ser presidente, e que ele próprio prefere manter sob sigilo) com certeza teriamos não a exposição do João Martins, mas presidente dando murros na mesa como fez Paulo Nobre contra o flamengo em 2018. Infelizmente temos uma deslumbrada como presidente e o inexpressivo Sr. Barriga.
    obs.: Na hora em que escrevo, a CBF já está na caça do João Martins enquanto a deslumbrada se omite. A nossa manifestação foi em nome da SEP. Por parte da deslumbrada, nada!
    2- Endrick: Virou “profi”. Mais um deslumbrado. Grande parte do calmante que precisei tomar para dormir, é dele.
    2.1- O topete com brilhantina no cabelo: mal comparando, vitor roque, muito mais efetivo que ele até agora, máquina 2.
    2.2- A estúpida, ridícula e patética dancinha de 3 minutos que faz após cada gol. Sambinha, reboladinho, bundinha para cá e para lá, etc. Comemore como homem!
    2.3- Sem dúvida, foi a cobrança de penaltí mais bizarra no Palmeiras. Suplante – e muito – o esperneio do Rony lembrado pelo colega Jair abaixo.
    Resumo: Endrick precisando urgente de uns “carinhos” nas orelhas!
    3- Lembrando que fomos bicampeões seguidos da Libertadores SEM DECISÕES POR PENALTIS em qualquer fase, creio que algo absolutamente inédito. Por que nosso goleiro já vai para a batida com a fisionomia de absoluto derrotado ? E, principalmente, ao invés de tentar defender, se joga feito um saco de batatas, ridiculamente e literalmente caindo de bunda no chão?

    Grande e forte abraço. E muito obrigado pelo desabafo.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jurandir.

      Muito obrigado pelos elogios que me fez.

      De tudo o que vc falou, palavras com as quais concordo, vou comentar apenas o último tema: Weverton já vaia para a cobrança do pênalti com cara de derrotado porque sabe que sua média de defensas em lances como este é de cerca de 1/30.

      Ou seja: se decidirmos algo nos penais, teremos de torcer para os adversários chutarem para fora.

      Abs.

  2. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, muito boa a sua crônica, pena que a verdade muitas vezes dói, mais o Palmeiras deixou escapar a vitória, vamos ter que buscar os pontos perdidos.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Alfano.

      Sem dúvida: pontos desperdiçados em jogos contra Santos/SP, Bragantino/SP e Vasco/RJ, por exemplo, terão de ser recuperados no returno.

      Abs.

  3. Essa nota 10 ao João Martins deve se estender ao Abel. Nada do que ele fez foi sem a orientação do Abel inclusive o que falou na entrevista. Quanto ao jogo, mesmo com o roubo da arbitragem foi um vacilo imenso a forma que tomou o empate, o jogo estava controlado, era só tocar a bola e administrar, parece que deu um branco nos minutos finais e por sorte não tomamos a virada.
    Sobre o Endrik, não vejo nada demais nesse garoto.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Ed, boas!

      Endrick é muito, mas muito bom. Só que somente chegará ao auge daqui a três ou quatro anos, ou seja, quando tiver 19, 20 anos.

      Até lá, irá errar muito. Só não pode errar por arrogância e displicência, como fez neste jogo.

      Abs.

  4. Essa nota

  5. Bom dia, Márcio.

    Um verdadeiro assalto o que ocorreu na partida de ontem. Não existem argumentos que justifiquem a não expulsão do Zé Ivaldo no lance do pênalti. O Sr. Jean Pierre Gonçalves Lima argumentou que deu cartão amarelo para o zagueiro por “golpear, de forma temerária, seu adversário na disputa de bola.” Uma vez que “temerário” significa arriscado, imprudente, perigoso, não existem argumentos para não ter sido o vermelho.

    Há diferentes adjetivos classificando a entrevista de João Martins. A grande maioria da mídia o classifica como arrogante e que a comissão de Abel quer se equipar ao estilo Mourinho de ser. Pessoalmente, penso que o conteúdo teve grande fundamento. O “sistema” realmente não deseja a onipresença de uma equipe no futebol brasileiro, a menos que seja o Flamengo/RJ ou o Corinthians/SP, por razões que todos nós conhecemos.

    Como eu escrevi em sua última crônica, o Palmeiras deve dar preferência para as copas e acredito que, baseado na escalação do Abel para a partida de ontem, ele pensa como eu. A diferença para o líder aumentou e os outros clubes na parte de cima da tabela tabela ganharam.

    Vamos buscar o tetra da Libertadores e o penta da Copa do Brasil.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Repito: ainda é muito cedo para abrirmos mão do Brasileirão, pois quem está muito à nossa frente é a tal vaca que, mais cedo ou mais tarde, descerá da árvore.

      Mas é claro que estamos mais perto dos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores.

      Só tem um problema: quem define os árbitros de campo e de VAR da CB é a CBF.

      Acho que vem vingança por aí.

      Abs.

  6. Nada como 1 dia depois do outro !
    Se há alguém que vem aqui, neste espaço gentilmente cedido pelo Marcio, para criticar o nosso técnico pelas atitudes quase a nivel de perseguição contra o Endrick sou EU !
    Mas … a cobrança da penalidade pelo Endrick, trotando igual 1 gazela, beira o RIDÍCULO.
    Não é fato inédito no Palmeiras !
    Se não me falha a memória o Rony já fez 1
    cobrança tão estapafurdia quanto esta.
    Qual é o grau de seriedade que são efetuado os treinamentos ?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      Mesmo menino, Endrick precisa ser cobrado pelos seus atos. E eu não sei se será.

      Ao lado do árbitro, foi o principal responsável por não termos vencido a partida.

      Abs.

  7. JORGE FARANI

    A julgar pela forma com que nossos jogadores estão batendo os pênaltis, temos que ficar com a “barba de molho” pois de agora em diante vamos participar das fases da Libertadores e Copa do Brasil que havendo resultados iguais a classificação será decidida no quesito que estamos pecando muito. Acho que está acontecendo de tudo: soberba, desleixo e principalmente falta de treinamento.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Farani.

      Em minha opinião, treinar pênaltis não significa absolutamente nada, pois quando eles acontecem em campo há uma série de fatores que influenciam positiva e negativamente o cobrador.

      Mas concordo contigo: Deus nos livre de decidirmos seja lá o que for nos pênaltis. Até porque, cá entre nós, nosso goleiro defende uma a cada 30 cobranças.

      Abs.

  8. Sei lá meus caros, num país governado pela corrupção o futebol é apenas um reflexo do sistema. Ontem, se pensássemos antes do jogo em empatar com o CAP lá no Parará jogando com o nosso time reserva acharíamos que seria um bom resultado e, acabou não sendo pelas circunstâncias. O juiz (FDP) errou em não expulsar o agressor de Endrik, sim. Mas não houve o discernimento da comissão técnica em substituir o Garcia no intervalo já que o garoto já havia tomado o cartão amarelo. Fomos muito prejudicados mas poderíamos ter estancado as sangrias e saído com a vitória. Abraços. E que venha os Trikas.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      Vc está coberto de razão, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra.

      Erramos, e muito, como bem disse na crônica pós-jogo, mas se atuássemos com um jogador a mais desde os 3 minutos do primeiro tempo talvez – repito: talvez – tivéssemos vencido a partida.

      Já o árbitro fez apenas aquilo que lhe foi determinado, se é que você me entende.

      Abs.

  9. Marcos Alvim

    Prezado Trevisan e amigos
    Ontem observei que a entrevista de João Martins foi refutada imediatamente pela Sport TV, Bandeirantes, Gazeta Esportiva toda mídia incrivelmente mobilizada como se fosse um consórcio a favor e a defender o “sistema ” lembrando até mesmo os tempos de defesa da vacina contra o Covid….toda mídia criticando joao Martins dizendo que ele teria que provar…a mais enfática foi o sport TV (globo) onde 2 jornalistas profissionais estavam inflamados contra as palavras do joao Martins…que estranha a posição do consórcio….o que transmite que sim existe um controle da arbitragem e interesses escusos e que Leila e nossa diretoria são incompetentes

    Pode escrever que João Martins deverá ser punido PELA CBF a mando da Globo

    Tal situação expõe que o sistema controla resultados sim , até na Copa do Mundo via VAR

    Quanto ao Endrick é mascarado e soberbo não deve mais vestir nosso manto mandem no para a Espanha hoje mesmo moleque sem vergonha

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcos.

      Vou responder a você como jornalista.

      Nenhum colega, muito menos se ligado à emissora que detém os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, aceitará as palavras de João Martins, e o motivo é simples: não se pode denegrir o produto que é o carro-chefe de arrecadação do seu patrão.

      Simples assim.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>