AÍ, FOGUINHO: DÁ UMA OLHADA NO SEU RETROVISOR!

Palmeiras volta a vencer e cola no líder momentâneo do Brasileirão

Meus amigos… Voltei!!!

Quem teve a chance de ver o jogo desta noite, na Arena Palestra Itália, notou que o Palmeiras esteve longe de apresentar um futebol de encher nos olhos. Aliás, até que conseguisse abrir o placar, e isso aconteceu já aos 29 minutos, a bola que o Verdão jogava era bem pequena. Mas, como quase sempre acontece, assim que abrimos o placar tudo se desanuviou e a vitória (que, por sinal, poderia ter sido por um placar mais elástico) veio sem maiores problemas.

O mais importante, porém, não foi o fato de voltar a vencer no Brasileirão, o que não acontecia havia três rodadas, e nem mesmo os três pontos que somamos. O que realmente importou foi termos encostado no Botafogo/RJ – a diferença, que estava em cinco pontos, agora caiu para dois. E como ainda temos duas partidas contra a equipe carioca, significa que, neste momento, o Palmeiras só depende de suas próprias forças para chegar ao dodecampeonato brasileiro.

Isso ainda está longe? Claro que sim. Mas toda longa caminhada começa com os primeiros passos, certo?

PS.: QUERO AGRADECER, DE CORAÇÃO, AS CENTERNAS DE MENSAGENS DE APOIO E INCENTIVO QUE RECEBI DURANTE O TEMPO EM QUE ESTIVE AFASTADO DEVIDO A PROBLEMAS DE SAÚDE. GRAÇAS A DEUS, ELES FORAM SUPERADOS E HOJE PUDE, COM ENORME ALEGRIA, VOLTAR A TER CONTATO COM TODOS VOCÊS. SAIBAM QUE CADA RECADO RECEBIDO ME AJUDOU MUITO A ME RECUPERAR COM MAIOR RAPIDEZ. MUITO OBRIGADO.

WEVERTON – REGULAR
NOTA 5

Vinha tendo uma boa atuação, com defesas importantes (ainda que nada milagrosas). Mas cometeu o erro ridículo no lance do gol do Coritiba/PR.

MAYKE – BOM
NOTA 6

Mais uma boa atuação deste rapaz que, quando não precisa se preocupar muito com a marcação, quase sempre se destaca. 

GUSTAVO GÓMEZ – REGULAR
NOTA 5

Não teve muito trabalho, pois seu “homem” foi o fraco Zé Roberto. No final, exagerou na reclamação (aliás, justíssima), recebeu o amarelo e desfalcará o time no clássico com o São Paulo/SP.

LUAN – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Estava sendo um dos destaques do jogo, até cometer mais uma “luanice” e, juntamente com Weverton, dar de graça um gol para o Coxa.

PIQUEREZ – MUITO BOM
NOTA 6,5

Muito boa partida. Como o adversário praticamente inexistiu em seu setor, debandou-se ao ataque e, lá, destacou-se em vários lances, como no cruzamento que originou nosso primeiro gol.

ZÉ RAFAEL -  BOM
NOTA 6

Muito bom nos desarmes e na marcação no setor no qual o Coritiba/PR mais se fez presente.

GABRIEL MENINO – REGULAR
NOTA 5

Teve uma atuação burocrática na etapa inicial, até certo ponto atacando mais do que deveria. Contundiu-se no primeiro minuto da etapa final. 

LUÍS GUILHERME – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Em sua primeira partida como titular e também em sua real posição, sentiu o peso da responsabilidade. Esteve mais preso do que de costume e, por isso, realizou apenas duas boas jogadas, numa delas quase colocando Rony na cara do gol.

ARTUR – MUITO BOM
NOTA 6,5

Bem melhor no primeiro tempo, quando mostrou oportunismo e marcou mais um gol. Na etapa inicial, como quase sempre acontece, caiu de produção, mas só não balançou as redes outra vez porque Richard Ríos se intrometeu entre a bola e o goleiro.

RONY – EXCELENTE
NOTA 8

Voltou a mostrar o futebol com o qual todos nós estamos acostumados. Além dos dois gols que fez, aliás mérito principal de seu próprio talento, ajudou na marcação quando da saída de jogo adversária. Foi o melhor em campo.

DUDU – ÓTIMO
NOTA 7

Ele acertou todas? Não. Mas acertou a maior parte das jogadas que realizou. Foi seu o primoroso lançamento para Rony marcar o terceiro gol. Pena que o gol que marcou realmente estava impedido.

ABEL FERREIRA – MUITO BOM
NOTA 6,5

Nosso treinador foi muito bem nesta noite. De cara, acertou ao manter o máximo de titulares possível, já que a derrota do Botafogo/RJ propiciaria uma considerável redução na distância em relação à equipe carioca caso vencêssemos esta noite – e isso, claro, seria bem menos provável se atuássemos apenas com suplentes. Outro acerto do portuga foi dar uma chance real a Luís Guilherme, e melhor ainda pelo fato de o escalar em sua real posição. O menino não brilhou, é verdade, mas pelo menos quebrou o estigma de nunca ter sido titular. Nas substituições, fez o que mais se esperava, sacando Zé Rafael devido ao cartão que recebeu e optando por Ríos quando Menino se machucou. Só lamento o fato de não ter dado uma nova oportunidade a Endrick – parece que o garoto está mal no conceito de Abel Ferreira. Resta saber por quê.   

RICHARD RÍOS – SATISFATÓRIO
NOTA 5,5

Poderia ter aproveitado a chance que teve de jogar praticamente o segundo tempo inteiro para tentar jogadas ofensivas. Mas ficou mais preso á marcação e, por afobação, impediu um gol de Artur por se posicionar mal.

FABINHO – REGULAR
NOTA 5

Entrou apensas porque Zé Rafael estava “amarelado”, mas o excesso de confiança o fez perder duas bolas importante. Pelo menos recuperou ambas antes que o pior acontecesse.

JHON JHON – REGULAR
NOTA 5

Para não dizer5 que não fez nada, se envolveu numa confusão com Henrique, que brilhou no Palmeiras em 2008 e 2012. Pelo menos não atarapalhou.

BRUNO TABATA – REGULAR
NOTA 5

Teve quase 20 minutos para tentar jogadas pela direita, mas não conseguiu se destacar em nenhum lance.

LÓPEZ – REGULAR
NOTA 5

Como, ao que tudo indica, Endrick está “queimado” com Abel, vem tendo mais chances. Mas não tem conseguido aproveitá-las.

 

FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

10 Responses to AÍ, FOGUINHO: DÁ UMA OLHADA NO SEU RETROVISOR!

  1. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, muito bom seu retorno com saúde que é o principal, valeu Verdão por mais uma vitória na busca de encostar no “Lider” Botafogo.

    Agora na próxima quarta-feira vamos para cima deles na Libertadores.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Nem se preocupe com o Foguinho, pois é como aquela história da vaca em cima da árvore.

      Em relação ao jogo desta quarta, não acredito que teremos muitas dificuldades para vencer – o time deles é fraquinho.

      Agradeço o apoio e a torcida.

      Abs.

  2. Junior Colletti

    Bom dia Márcio!
    Pelas correrias dos últimos tempos, não tenho conseguido interagir com suas – sempre – excelentes crônicas (mas, leio todas). Porém, estive muito preocupado com o amigo ao ler o post sobre sua saúde e, agora com tudo resolvido, quero desejar melhora contínua e que Deus continue abençoando sua jornada.
    Grande abraço!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Colletti.

      Sentimos muito sua falta por aqui, embora entendamos os motivos dela.

      Sabe como é, meu amigo: a idade vai chegando – já são 55… E contando – e a saúde dando seus probleminhas.

      Agradeço o apoio e a torcida.

      Abs.

  3. Bom retorno com muita saúde.
    Dos 100 bilhões de seres humanos que os cientistas dizem que já passaram por este planeta, acredito que o que mais acredita em teorias conspiratórias seja eu.
    Desde o episódio que o Deus Sol recomendou que Endrick ao invés de ser relacionado pra ir disputar o mundial deveria ir pra Disney, enquanto nós tivemos que ver Atuesta, Jailson e Navarro enfrentar o Chelsea, isto se transformou numa perseguição IMPLACÁVEL contra o Endrick.
    Mas esta situação tem data pra acabar, julho de 2.024, quando finalmente Endrick ficará livre das garras do Deus Sol.
    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      Não acredito em perseguição.

      Na verdade, Endrick não correspondeu como se esperava em quase todas as partidas que jogou até agora. O que é normal, dada a pouca idade do menino.

      Como disse ao Valter, parece que ele não tem se dedicado muito nos treinamentos, e isso vem irritando muito o português.

      Agradeço o apoio e a torcida.

      Abs.

  4. Bom dia, Márcio.

    Que bom tê-lo de volta. Espero que os problemas tenham sido superados e que você volte ainda mais forte. Acredite, você fez falta.

    Em relação ao jogo contra o Coxa, nada de novo. Aliás, qualquer outro resultado que não fosse a vitória teria sido uma imensa surpresa. Por isso, gostaria de lhe fazer uma pergunta que só você pode responder.

    O que aconteceu com o Endrick?

    Como se não bastasse a reserva já estabelecida, no segundo jogo contra o Fortaleza na Copa do Brasil viajou com o elenco e não ficou nem no banco. Foi cortado e assistiu a partida como torcedor.

    Eu até me arriscaria a dizer que Abel estaria poupando o menino para que ele não se lesionasse, já que foi negociado por uma bela grana, mas tenho plena convicção de que não é isso. Me parece que tem gato na tuba.

    Como você conhece os bastidores desse meio, creio que você possa nos informar melhor.

    Um abraço e muita saúde!

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve.

      As informações preliminares são de que Endrick, justamente por não receber tantas oportunidades, tem se dedicado menos aos treinamentos. Daí a postura adotada por Abel Ferreira, que ao agir como vem agindo acredita mexer com os brios do garoto.

      É uma filosofia até certo ponto coerente, mas não sei se dará certo. Endrick é muito jovem, já está milionário e pode se acomodar ainda mais e aopenas espertar julho de 2024, quando irá embora.

      Agradeço o apoio e a torcida.

      Abs.

  5. Oba, o nosso tutor voltou! Com certeza sentimos a sua falta meu caro amigo Trevisan. Graças a Deus tudo voltou ao normal, inclusive o rigor do nosso tutor nas notas atribuídas aos atletas (hehehe). Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      É aquele tal negócio: o lobo perde o pelo mas não perde o vício.

      Agradeço o apoio e a torcida.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>